Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

[Guia do tio Virtual] Consoles vs PC, qual comprar?

Compartilhe
    VirtualBoy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1293
    Posts Posts : 4581

[Guia do tio Virtual] Consoles vs PC, qual comprar?

Mensagem por VirtualBoy em Ter 21 Jan 2014, 22:55

Olá pessoal! Venho aqui com mais um de meus guias. Aqui sanarei um dos maiores impasses dos gamers hoje: PC ou Consoles?

Então vamos ver:

ALERTA: Não existirá conclusão minha nesse guia, a sua conclusão geral dependerá de qual pontos você prefere entre as plataformas comparadas. Além disso, não iremos comparar plataformas de consoles diferentes ( PS4, Wii U ou Xbox One) e também não iremos comparar portáteis. Eu também não estou puxando sardinha para nenhum dos lados.

GERAL

Muitos jogadores estão em um impasse em escolher seu próximo console. E outros estão em um impasse para decidir qual é mais benéfico: um Computador Gamer ou um Console. Vamos dividir esse teste em tópicos diferentes, cabendo a você escolher qual você quer por meio destes.

GRÁFICOS

Gráfico é o maior diferencial entre uma versão de um jogo multiplataforma nos PCs e nos consoles. No computador, como o Hardware (componentes físicos do computador, tais como placa de vídeo e etc) não é limitado, então os gráficos podem atingir o máximo de qualidade na qual os desenvolvedores colocaram no jogo dependendo do hardware do computador. Já nos consoles onde o hardware é limitado, os desenvolvedores limitam os gráficos do jogo para rodar "fluidamente" no console. Ainda assim, os gráficos dos consoles podem ser muito bonitos. Mesmo gráficos não sendo o principal de um jogo, é uma boa adição a ele.

JOGABILIDADE

Nos consoles, você pode usar controles padrões, customizáveis e especiais, dependendo do console. Você também pode usar um mouse e um teclado, mas isso necessita de certo periférico. Já no computador, você pode usar tanto o teclado e mouse, como controles e etc. Tanto nos consoles e no computador, você pode usar volantes para jogos de corrida em geral. No computador, na questão de visuais, você pode usar mais de um monitor para um campo de visão maior em jogos, mas isso pode exigir mais do computador. Se você gosta de jogar na televisão da sala, é só conectar o seu computador em uma televisão compatível com a entrada de vídeo de seu computador e um controle e pronto!  

MODIFICAÇÕES

Uma das vantagens de jogos do computador, é ter as modificações ou "Mods". Eles podem permitir várias mudanças nos jogos, tanto em questões de jogabilidade, quanto em gráficos, som e etc. Nos consoles, isso também é possível, mas não é oficial e é proibido pelas empresas fornecedoras dos mesmos. 

JOGOS

A maioria dos jogos que existem nos computadores lançados por empresas famosas são lançados também nos consoles. Quando se trata de exclusivos de qualidade, os consoles se saem melhor, já que não existe uma empresa que domina todos os computadores para criar conteúdo exclusivo para o mesmo. Mesmo assim, o computador tem ótimos exclusivos, tais como a série ARMA, DayZ Standalone, Dota 2, League of Legends, World of Warcraft, StarCraft e vários outros. Já nos consoles, existem franquias exclusivas consolidadas como os da Nintendo: Mario, Zelda, Metroid, Donkey Kong, Kid Icarus e outras. No lado da Sony: Little Big Planet, Uncharted, inFamous, Killzone e outras franquias. E no lado da Microsoft: Halo, Gears of War, Fable e outras franquias.

PREÇO

Nos preços de jogos físicos de consoles, é um pouco caro: um jogo no lançamento custa entre 150~200 reais. Já no computador, onde o mercado de jogos de computador físicos é bem fraco, existem meios de compras digitais, como a Steam, que tem jogos de lançamento em valores de no máximo de 80 reais (exceto Call of Duty, pois não sei por que, mas é mais caro do que qualquer outro jogo). 
     Já no preço de hardware, vamos comparar o console mais caro do Brasil, no caso, o Playstation 4, custando 2500 reais o importado (melhor preço que eu encontrei), com um computador de potência semelhante: um computador com uma GTX 660, com um processador FX 6300 com uma memória RAM de 8GB.

Segundo esse computador já montado da ChipArt: Link (Só alterei a memória RAM, mas mesmo assim não ultrapassa os 2.500 reais do PS4).

O computador sairia a uns 2400 reais e o PS4 sairia a 2500 sem jogos. Com esses 100 reais que lhe restaram do computador você poderia comprar alguns jogos da Steam para seu computador. Seria um bom custo benefício. Sim, eu sei que tem gente que compra computadores além de 5.000 reais e tem gente que compra consoles de preços menores, mas só usei isso para comparar os "brucutus" do mercado. A vantagem de um computador, é que o mesmo tem uma ótima vida útil, durando de 6 a 9 anos de uso. 

CONCLUSÃO:

Vamos avaliar os pontos fracos e fortes entre os computadores e consoles:

Computador:

Pontos positivos:

*Gráficos melhores
     *Você é livre para jogar do jeito que quiser
     *Preço menor devido aos preços de lojas digitais.
     *Modificações

Pontos negativos:

*Pouca longevidade das peças
     *É mais fácil de pegar vírus (dependendo do Sistema Operacional e anti-vírus).
     *Ás vezes é difícil de mexer com as peças e com programas.

Consoles:

Pontos positivos:

*Longevidade do console
     *Ótima biblioteca de exclusivos de qualidade.
     *Na maioria das vezes, fáceis de usar.

Pontos negativos:

*Jogos no lançamento caros, tanto digitais e físicos.
     *Não é possível modificar jogos

Agora cabe a você escolher qual você quer!

-----------------------

Qualquer erro, sintam-se livres para me corrigir!

Última edição por VirtualBoy em Ter 21 Jan 2014, 23:37, editado 1 vez(es)
    Visionnaire
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1278
    Posts Posts : 1842

Re: [Guia do tio Virtual] Consoles vs PC, qual comprar?

Mensagem por Visionnaire em Ter 21 Jan 2014, 23:18

Bom artigo, Virtual!

Um PC pra games é viável pra qualquer gamer. As oportunidades são diversas e a facilidade de acompanhar as futuras gerações gastando menos do que com consoles convencionais é o que mais manda nessa hora.
    Jogar games no Full também é um ótimo atributo.
    VirtualBoy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Mensagem por VirtualBoy em Ter 21 Jan 2014, 23:24

visionnaire escreveu:Bom artigo, Virtual!

Um PC pra games é viável pra qualquer gamer. As oportunidades são diversas e a facilidade de acompanhar as futuras gerações gastando menos do que com consoles convencionais é o que mais manda nessa hora.
    Jogar games no Full também é um ótimo atributo.

Valeu Smile
    Shiny
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1270
    Posts Posts : 2269

Mensagem por Shiny em Ter 21 Jan 2014, 23:26

Só não concordo na parte de "falta de exclusivo de qualidade" no mais, bom tópico.
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus

Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

Mensagem por lpslucasps em Ter 21 Jan 2014, 23:26

A vantagem de um console, seria sua longevidade, já que os jogos são feitos para a capacidade dele, contrário do computador, já que vocÊ tem que comprar um novo componente a cada 3~4 anos.
    Errado. A não ser que você cague muito na montagem do seu PC, ele terá longevidade comparável a de um console (de 6 a 9 anos). A longevidade só é pequena se você é um graphics-fag que quer jogar tudo no super máximo deluxe hyper HD 3.0 plus a 120fps.

No mais, falta de exclusivo de qualidade doeu minha alma.

Edit: antes que me esqueça, há uma vantagem nos PCs que é enorme se comparada aos consoles: retrocompatibilidade quase infinita. Se eu quiser posso rodar jogos que comprei há 15 anos atrás em meu PC novinho sem problemas ou necessidade de recomprar em virtuais consoles da vida.
    VirtualBoy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Mensagem por VirtualBoy em Ter 21 Jan 2014, 23:37

lpslucasps escreveu:
    A vantagem de um console, seria sua longevidade, já que os jogos são feitos para a capacidade dele, contrário do computador, já que vocÊ tem que comprar um novo componente a cada 3~4 anos.
    Errado. A não ser que você cague muito na montagem do seu PC, ele terá longevidade comparável a de um console (de 6 a 9 anos). A longevidade só é pequena se você é um graphics-fag que quer jogar tudo no super máximo deluxe hyper HD 3.0 plus a 120fps.

No mais, falta de exclusivo de qualidade doeu minha alma.

Edit: antes que me esqueça, há uma vantagem nos PCs que é enorme se comparada aos consoles: retrocompatibilidade quase infinita. Se eu quiser posso rodar jogos que comprei há 15 anos atrás em meu PC novinho sem problemas ou necessidade de recomprar em virtuais consoles da vida.

Arrumei.
    Cortex
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 612
    Posts Posts : 2500

Mensagem por Cortex em Ter 21 Jan 2014, 23:56

PC tem bem mais exclusivos do que os dos consoles... embora o dos consoles pra mim são bem melhores.

E se vc comprar peças extremamente novas hoje, ele dura até 2022 facilmente (ou n), mas vai desembolsar muita grana mesmo
    pikachuboy'
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 649
    Posts Posts : 2349

Mensagem por pikachuboy' em Qua 22 Jan 2014, 00:25

Virtual você é tio? .-.

Estou gostando do seu trabalho no forum,mas para com lance de tio
    lukazz
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 586
    Posts Posts : 2426

Mensagem por lukazz em Qua 22 Jan 2014, 00:27

A maioria prefere console por ter menos dor de cabeça pra eles (por mais que hoje seja super tranquilo montar e configurar computadores) outra coisa que o pessoal tem na cabeça é esse fato de não ter de se preocupar com trocar peças e coisas do tipo.

Mas pensa, se montar um PC de 3k hoje, ele vai rodar todos os jogos com bons gráficos até o fim dessa gen tranquilamente... ou pelo menos acredito que sim kk. Fora a maravilha da Steam né, poder comprar games a preços insanamente baratos é uma delicia xDD

O bom dos consoles são jogos exclusivos mesmo, e no caso da Sony, a PLUS que é tão boa quanto a Steam, dá jogos de graça pros assinantes, descontos altos em jogos e etc.

Uma boa ideia é combar Consoles + PC, assim da pra usar o console apenas pra jogar exclusivos, e os multi comprar na Steam e economizar a lot. Problema é o gasto inicial hehe, pegar apenas um sistema ja doi no bolso ^^'
    Priscilla05
    Membro Nv.30
    Membro Nv.30

Karma Karma : 154
    Posts Posts : 329

Mensagem por Priscilla05 em Qua 22 Jan 2014, 01:13

Essa é uma decisão que não consigo tomar. Já pensei várias vezes que o PC poderia ser mais vantagem, o problema são os exclusivos.
    Por mais que a gente saiba que a maioria dos jogos sai também pra PC, esses poucos que ficam no console muitas vezes valem por 10 multiplataformas em termos de qualidade. 

Zelda, Mario, The Last of Us, Journey, Heavy Rain...Enfim, dentro das minhas preferências é impossível comparar a qualidade desses jogos com qualquer exclusivo de PC.
    Por outro lado tem a Steam e as suas facilidades , que são inegáveis, então fica complicado tomar uma decisão final. Mas acho que pra quem realmente gosta muito de jogar acaba sendo fundamental ter um PC pronto pra isso, mesmo que a configuração não seja a melhor possível e o console ainda seja prioridade.
    ari789
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1975
    Posts Posts : 6452

Mensagem por ari789 em Qua 22 Jan 2014, 01:22

Essa geração na minha opinião ta um verdadeiro saco...

Se pudesse iria de PC , mais detesto jogar no PC e como divido com toda a família aqui compensa mais um console.

To naquela trava Wii U x PS4...
    Mais é né por um lado os melhores exclusivos de todos...

Por outro forte e longo apoio das thirds...

Quem dera eu pudesse ter os dois em um só...
    DeLarge
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 772
    Posts Posts : 3433

Mensagem por DeLarge em Qua 22 Jan 2014, 01:56

Faltou outra coisa muito importante: E-Sports.

O cenário competitivo de PC é INFINITAMENTE maior que dos consoles(que quase não existe).
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus

Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

Mensagem por lpslucasps em Qua 22 Jan 2014, 03:12

DeLarge escreveu:Faltou outra coisa muito importante: E-Sports.

O cenário competitivo de PC é INFINITAMENTE maior que dos consoles(que quase não existe).
    Mesma coisa para MMOs. Tem nem como comparar o mercado de MMOs para PCs e consoles.
    ari789
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1975
    Posts Posts : 6452

Mensagem por ari789 em Qua 22 Jan 2014, 04:27

Essa geração ta diferente das anteriores...

O PC ta muito mais apena...
    Você pode gastar menos no PC para ter o mesmo resultado de um PS4 ou XONE

Alem disso sempre a versão PC ira ter melhores gráficos , 1080p e 60 FPS.

Alem disso também os jogos no PC são MUITO mais baratos contando com Steam e uma pilha enorme de indies e vários tipos diferentes de jogos.

O PC Sem duvida é oque mais compensa nessa geração...

Mais alguns como eu ainda preferem jogar no Bom e velho console... , Com o controle na mão , sentado no sofa , com as pernas na mesa e de boa na TV ;P

Eu mesmo nunca vou me acostumar a jogar no PC '' Alem de FPS''

O Problema maior dos consoles atuais... O PS4 e XONE são apenas melhorias... tem quase as mesmas funções dos seus anteriores e os jogos so melhoraram os gráficos... O Wii U trouxe uma nova forma de jogar mais é pouco utilizado...

Não mudou muito da 7 Geração...

O Pior que no Wii U você tem os melhores exclusivos de todos e mesmo que pouco utilizado o GamePad ainda conta com os recursos que ele tem... porem cada vez mais um jogo não lançando , outro jogo não lançando... extrema falta de apoio...Acaba que o Wii U so compensa pelos exclusivos da Nintendo e so atraindo Nintendistas...

O PS4/XONE como disse antes são quase que melhorias dos seus antecessores , mais por outro lado do Wii U eles recebem forte apoio '' DE TUDO '' e sempre recebe variados jogos de todos os tipos e PS Vale lembrar que sempre dura uns 10 Anos ou mais de Vida ou seja vai durar bastante o console...

Na questão de exclusivo varia de gosto para gosto , Mario... God of War... Halo ... Ambos 3 são ÓTIMOS , SÃO FODAS , SÃO IGUALMENTE FODAs a questão varia de gosto para gosto , no meu caso eu prefiro muito mais os Exclusivos da Nintendo Mario...Zelda...Kirby...StarFox...Donkey Kong...Smash Bros do que os das concorrentes... Sou viciado em Mario e Kirby desde que tive meu SNES lol , Star Fox e Zelda desde o Emulador XD , DK e Smash logo depois também do emulador ;P

O Problema é que pesa é essa falta de apoio mesmo...

Enfim essa geração ta bem confusa .-.
    VirtualBoy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Mensagem por VirtualBoy em Qua 22 Jan 2014, 09:54

pikachuboy' escreveu:Virtual você é tio? .-.

Estou gostando do seu trabalho no forum,mas para com lance de tio

É que eu sou um usuário antigo do fórum, além de que uma vez, um usuário que pediu ajuda para mim me chamou de "tio".

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 19 Out 2017, 10:49