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    [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

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    Nyails
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    [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por Nyails em Qui 02 Jan 2014, 16:13

    Fonte da imagem

    Opa, e aí Pokémon Trainers, de boa? Vim trazer um guia pra vocês que estão interessados no mundo competitivo de Pokémon, para expor quais Items e Abilities são mais frequentes no metagame atual!

    Este guia vai servir mais como um filtro, pois nele será destacado entre a grande massa de Items e Abilities do jogo, aqueles que são mais viáveis e comuns no cenário competitivo de Pokémon, além de exemplos de Pokémon para tais Items e Abilities. Podemos dizer então que a Ability desse tópico é a Filter! HAAAAA /parei

    Para ter um conteúdo de competitivo completo em mãos, recomendo ler também em conjunto com este guia, o guia de Team Building Básico do DarkRoxas (Em construção), e o Guia Aurélio do Kenny².

    Vamos começar com os Items, e depois seguiremos para as Abilities!

    ___________________________________________________________________

    Items

    Primeiramente, este guia foi feito tendo em mente as Tiers OU, UU e Ubers, com alguns poucos exemplos de Pokémon RU e NU que possam ser viáveis em Tiers superiores. Portanto, os exemplos de Pokémon dados focarão nas 3 primeiras Tiers que citei, para não saturar demais. O tópico está aberto para vocês discutirem e darem opiniões e sugestões de qualquer Item, Ability e Pokémon para aprimorarem o guia!




    • Items viáveis

    Spoiler:
    Leftovers - Recupera 1/16 do máximo do HP do Pokémon ao fim de cada turno*. De longe, um dos items mais usados competitivamente por diversos Pokémon, de todas as Tiers. Pokémon de defesas altas e/ou HP alto fazem melhor uso do item, já que aguentam bem hits e ainda recebem um pequeno recovery no fim do turno. Exemplos disso são  como Latias, Blissey, Ferrothorn, Aegislash, Sableye, Florges, Skarmory, Togekiss, entre outros. Até mesmo Pokémon rápidos e com ataque alto podem se aproveitar de Leftovers, como Gyarados, Talonflame, Scizor, Starmie entre outros.

    *O ganho de HP ocorre após o dano de Hail ou Sandstorm, porém antes de Burn, Poison, Leech Seed e Nightmare.

    Life Orb - Aumenta o dano do Pokémon em 33%, porém reduz seu HP em 10% após cada ataque usado. Um dos principais items usados pelos sweepers, tanto físicos quanto especiais. Exemplos são Gyarados, Talonflame, Lucario, Espeon, Scizor, Volcarona, Salamance, Garchomp, Dragonite, Gengar, Latios, Latias, Infernape, Alakazam, Venusaur, Breloom, Tyranitar, Medicham, Cloyster, entre diversos outros.

    Choice Band - Aumenta o dano físico do Pokémon em 50%, porém este só poderá usar um move apenas enquanto não der switch. Physical Sweepers usam este item para alavancar ainda mais seu dano físico, abrindo buracos no time adversário. Exemplos são Azumarill, Diggersby, Talonflame, Terrakion, Heracross, Tyranitar, Scizor, Garchomp, etc.

    Choice Scarf- Aumenta a velocidade do Pokémon em 50%, porém este só poderá usar um move apenas enquanto não der switch. Revenge Killers e ambos Sweepers usam este item para dar "outspeed" nos Pokémon do adversário, ou seja, atacar antes deles no turno. Exemplos são Latios, Latias, Salamance, Chandelure, Garchomp, Gengar, Terrakion, Scizor, Tyranitar, Heatran, Landorus, Jirachi, etc.

    Choice Specs - Aumenta o dano especial do Pokémon em 50%, porém este só poderá usar um move apenas enquanto não der switch. Special Sweepers usam este item da mesma maneira que Physical Sweepers, dando uma tremenda quantidade de dano especial. Exemplos são Keldeo, Latios, Latias, Salamence, Jolteon, Magnezone, Rotom-W, Starmie, Alakazam, Politoed, Noivern, etc.

    Focus Sash - Permite o Pokémon sobreviver a um ataque que seria fatal (OHKO - One Hit Knocked Out), com 1 HP. Este item é geralmente usado para Leads, como Smeargle, Galvantula, Espeon (dual screen), Mamoswine, Froslass, Dugtrio etc; porém também pode ser usado em certos Pokémon com grande poder de ataque mas baixas defesas, como Alakazam, Gengar, Chandelure, Genesect, Garchomp, Cloyster (Shell Smash), etc.

    Air Balloon - Permite o Pokémon flutuar e ser imune a golpes do tipo Ground, até ele ser atingido e o balão estourar. Extremamente útil para Pokémon como Excadrill e Heatran, dando-lhes a oportunidade de dar switch-in em cima de um Earthquake previsível, sem levar dano, e atacar em seguida.

    Black Sludge - Recupera 1/16 do HP de um Pokémon do tipo Poison ao fim de cada turno. Funciona exatamente como um Leftovers para Poison Types, servindo como alternativa para o item caso você esteja jogando com Item Clause (regra que proibe a repetição de items no time). Além disso, impede o adversário de usar Trick e trocar de item com você, já que ele irá perder 1/8 do HP por turno se não for Poison type. Exemplos são Scolipede, Gengar, Toxicroak, Venusaur, Tentacruel, Roserade e Amoonguss.

    Light Clay - Light Screen e Reflect usados pelo Pokémon durarão 8 turnos em vez de 5. Usados em Pokémon Dual Screen que tem a função de erguer ambas as telas, como Espeon, Bronzong, Azelf, Cresselia, Latias, Mew, Jirachi, Celebi, etc.

    Smooth Rock - Sandstorm (Tempestade de Areia) causada pelo Pokémon dura 8 turnos em vez de 5. Usado principalmente por Tyranitar.

    Damp Rock - Rain (Chuva) causado pelo Pokémon dura 8 turnos em vez de 5. Usado principalmente por Politoed.

    Heat Rock - Sunny (Ensolarado) causado pelo Pokémon dura 8 turnos em vez de 5. Usado principalmente por Ninetales.

    Icy Rock - Hail (Granizo) causado pelo Pokémon dura 8 turnos em vez de 5.  Usado apenas por Abomasnow.

    Toxic Orb - Induz status Poison no Pokémon que estiver segurando. Este item é usado juntamente com os Pokémon que possuem a ability Poison Heal, que são apenas Gliscor e Breloom. Ao entrarem em campo, a Toxic Orb irá deixa-los automaticamente com Poison, o que lhe permitirão recuperar 1/8 do seu HP por turno, o dobro de Leftovers e Black Sludge. Também pode ser utilizado em Pokémon com ability Guts como Conkeldurr, Heracross e Flareon, aumentando seu ataque em 50%.

    Flame Orb - Induz status Burn no Pokémon que estiver segurando. Usado em Pokémon com ability Guts como Conkeldurr e Heracross (Flareon não é possível pelo fato de Pokémon Fire agora ser imune a Burn).

    Expert Belt - Aumenta o poder de ataque de um move em 20% caso ele seja Super Effective contra o adversário. Diversos Pokémon podem utiliza-lo, porém Greninja com Protean é o melhor dentre todos, visto que pode aproveitar-se da sua mudança de tipo para acrescentar o STAB (Same Type Attack Bonus) de 50% em cima dos 20% do Expert Belt.

    White Herb - Restaura todos os Status Drops para 0 quando estão abaixo de 0. Por exemplo, utilizadores de Shell Smash como Cloyster, Barbaracle, Shuckle, Crustle e Smeargle com Baton Pass. Após usar Shell Smash para aumentar em x2 seu Attack, Special Attack e Speed e diminuir em 1.5x ambas Defense e Special Defense, a White Herb será ativada e ambas as defesas voltarão ao normal.

    King's Rock / Grip Claw - Aumenta a chance para 10% de moves com 0% de chance de dar Flinch. Geralmente usados em Pokémon com Skill Link como Cloyster e Cinccino (dando 41% de chance de dar Flinch com moves de 5-hits), ou então com Pokémon com a Ability Serene Grace que dobra as chances de dar Flinch, fazendo King's Rock e Grip Claw darem 20% de chance em vez de 10%. Exemplos são Togekiss, Jirachi e Meloetta.

    Assault Vest - Aumenta a Special Defense do Pokémon em 50%, porém este só é permitido usar moves de ataque. Nada de Swords Dance, Nasty Plot, Stealth Rock, Toxic, etc. Principal exemplo é Goodra, com um Special Defense alto e um movepool com diversos ataques, tornando-o uma excelente Special Def Wall.

    Weakness Policy - Aumenta ambos Attack e Special Attack de um Pokémon em 100% ao ser atingido por um move Super Effective. Temos como maior exemplo Dragonite, que resiste bem a um ataque super efetivo graças a Multi Scale.

    Eviolite - Aumenta ambas Defense e Special Defense em 50% de um Pokémon que não é totalmente evoluido. Transforma Pokémon como Chansey, Dusclops e Porygon-2 em paredes quase inquebráveis.

    Rocky Helmet - Toda vez que o oponente fizer contato físico com o Pokémon, sofrerá dano de 1/6 do seu HP total. O Pokémon que mais faz uso desse item é Ferrothorn, estando presente em todos os seus movesets. Outros Pokémon que costumam usar este item também, são Druddigon com Rough Skin, e raramente Garchomp com Rough Skin.

    Gems - Gemas consumíveis que aumentam em 50% o dano de um ataque do mesmo tipo da gema, antes dele ser executado. Cada um dos 18 tipos possui sua gema, com seu respectivo nome seguido de Gem (Fire Gem, Water Gem, Electric Gem, etc). As gemas mais usadas são Flying Gem com Acrobatics, Fire Gem com Lava Plume ou Fire Blast, e Ground Gem com Earthquake ou Earth Power. Em X/Y, apenas a Normal Gem está disponível por enquanto.

    Plates - Placas que aumentam em 20% o dano de um ataque do mesmo tipo da placa. Cada um dos tipos possui sua placa com excessão de Normal, e cada uma pode ser vista aqui. Na falta de um item melhor, as plates podem ser utilizadas para dar um boost acumulado de STAB em alguns Pokémon. Se equipadas por Arceus, ele irá mudar seu próprio tipo para o da placa que estiver segurando. Arceus Ghost é o mais comum em Ubers.



    • Berries


    Spoiler:
    Sitrus Berry - Recupera 25% do HP do Pokémon, quando o HP do mesmo chega na metade. Boa alternativa para Leftovers, e usado principalmente com Trevenant e Exeggutor de Harvest, Ability que lhe permite ter uma chance de 50% (100% debaixo de weather Sunny [Ensolarado]) de recolher uma berry usada no fim do turno para usa-la novamente.

    Lum Berry - Elimina qualquer Status Problem, que são eles Burn, Poison, Paralysis, Sleep, Confusion e Freeze. Geralmente usado em Pokémon com Outrage como Dragonite, Garchomp, Salamance e etc, Rotom-W, e Pokémon com Harvest.

    Chesto Berry - Elimina Sleep. Usado em movesets "ChestoRest", onde o Pokémon utiliza o move Rest para recuperar todo o seu HP e acordar no mesmo turno com a berry. Exemplos são Rotom-W, Snorlax, Walrein, Jirachi, Azelf, Slowking, Vaporeon, Umbreon, Blissey, Bronzong, Cresselia, Gourgeist, e Pokémon com Harvest.

    Salac / Petaya / Liechi Berry - Aumenta Speed, Special Attack e Attack, respectivamente, em 50% quando o HP do Pokémon chega a metade. Salac é usada principalmente em Terrakion e Lucario com Reversal.

    Custap Berry - Aumenta a Priority (Prioridade) em 3 estágios por um turno, quando o HP do Pokémon chega a metade. Pode ser usado em Pokémon com Sturdy como Skarmory e Forretress, ou ofensivamente com Aggron e Donphan.

    Berries que reduzem dano - Há uma Berry pra cada um dos 18 tipos no jogo que reduz em 50% o dano tomado por um move deste tipo. Exemplo disso é Occa Berry que reduz em 50% o dano tomado por moves do tipo Fire, e é geralmente usada em Ferrothorn. Vejam aqui todas as 18 berries.



    • Items Exclusivos


    Spoiler:
    Soul Dew - Aumenta ambos Special Attack e Special Defense em 50% se equipado em Latios ou Latias. Soul Dew e pode ser usado apenas em Ubers, sendo Banido de OU.

    Adamant Orb - Aumenta o dano de ataques do tipo Dragon e Steel em 20% se equipada em Dialga.

    Lustrous Orb - Aumenta o dano de ataques do tipo Dragon e Water em 20% se equipada em Palkia.

    Griseous Orb - Aumenta o dano de ataques do tipo Dragon e Ghost em 20% se equipada em Giratina, além de transforma-lo em Origin Forme fora do Distortion World.

    Burn Drive - Muda o tipo do ataque Techno Blast para Fire se equipado em Genesect.

    Chill Drive - Muda o tipo do ataque Techno Blast para Ice se equipado em Genesect.

    Shock Drive - Muda o tipo do ataque Techno Blast para Electric se equipado em Genesect.

    Douse Drive - Muda o tipo do ataque Techno Blast para Water se equipado em Genesect. É o mais usado competitivamente devido a sua fraqueza a Fire.

    Light Ball - Ambos Special Attack e Attack são dobrados se equipada em Pikachu.

    Mega Stones - Permite alguns Pokémon Mega Evoluirem. Aqui está a lista de todas as Mega Evoluções. Até o momento, Gengarite (Mega Gengar), Kangaskhanite (Mega Kangaskhan), Blazikenite (Mega Blaziken), Mewtwonite X (Mega Mewtwo X) e Mewtwonite Y (Mega Mewtwo Y) estão banidos do OU, podendo ser usados apenas em Ubers.



    • Items Banidos


    Spoiler:
    BrightPowder - Aumenta as chances do Pokémon de esquivar-se de um ataque (Evasion) em 10%. É banido apenas se a regra Evasion Clause estiver presente.

    Lax Incense - Aumenta as chances do Pokémon de esquivar-se de um ataque (Evasion) em 5%. É banido apenas se a regra Evasion Clause estiver presente.




    Abilities

    As Abilities expostas aqui são aquelas que possuem algum uso competitivamente, sendo que as listadas em azul são as mais usadas e efetivas no metagame atual. Novamente, sinta-se livre para dar sua opinião e sugestão aqui no tópico, referente ao destaque das Abilities, seus exemplos e dizendo se faltou ou excedeu alguma coisa. As Abilities viáveis estão apresentadas em ordem alfabética, enquanto as exclusivas de lendários, em ordem de geração!



    • Abilities Viáveis


    Spoiler:
    Adaptability - Dobra o poder de um move do mesmo tipo do Pokémon, ou seja, o STAB (Same Attack Type Bonus) vai de 1.5x pra 2x de dano. Exemplos são Mega Lucario, Porygon-Z e Crawdaunt.

    Aerilate - Aumenta o poder de um move do tipo Normal em 30%, e ainda troca o seu tipo para Flying, acumulando STAB. Único exemplo é Mega Pinsir.

    Arena Trap - Impede que qualquer Pokémon que não seja Flying ou que tenha Levitate, dê Switch Out, fazendo-o ficar preso. Único Exemplo é Dugtrio.

    Bulletproof - Protege o Pokémon de alguns ataques do tipo Bomba e Projétil. Único exemplo é Chesnaught

    Chlorophyll - Aumenta a Speed do Pokémon em 50% debaixo de weather Sunny (Ensolarado). Temos como exemplo Venusaur, Tangrowth e Leafeon.

    Competitive - Aumenta Special Attack em 100% quando o Pokémon sofre redução de stat pelo oponente. Único exemplo é Milotic.

    Compoundeyes - Aumenta a precisão dos ataques em 30%. Exemplos são Galvantula com Thunder e Vivillon com Hurricane.

    Countrary - Inverte a ganha e perda de status: Qualquer move que normalmente reduziria algum(s) status de um Pokémon após seu uso, irá nesse caso aumentar. Exemplos são Malamar, Shuckle e Serperior (que infelizmente é uma Hidden Ability ainda não disponibilizada para Serperior).

    Cursed Body - Quando o adversário faz contato físico com o Pokémon, há 30% de chance do ataque do adversário ser disabilitado. Exemplos são Jellicent e Froslass.

    Defiant - Aumenta Attack em 100% quando o Pokémon sofre redução de stat pelo oponente. Temos como exemplo Bisharp e Braviary.

    Download - Aumenta o Attack em 50% caso a Defense do Pokémon ser menor que a Special Defense, ou aumenta o Special Attack em 50% caso a Special Defense do Pokémon seja menor que a Defense. Exemplos são Porygon-2, Porygon-Z e Genesect.

    Drizzle - Induz weather Rain (Chuva) quando o Pokémon entra em campo. Exemplos são Politoed e Kyogre em Ubers.

    Drought - Induz weather Sunny (Ensolarado) quando o Pokémon entra em campo. Exemplos são Mega Charizard Y, Ninetales e Groudon em Ubers.

    Filter - Reduz em 25% o dano levado de moves Super Effective. Exemplos são Mr. Mime e Mega Aggron.

    Flame Body - Quando o adversário faz contato físico com o Pokémon, há 30% do adversário de ser induzido com Burn. Único bom exemplo é Volcarona.

    Flash Fire - Quando o Pokémon recebe um ataque do tipo Fire, ele recebe um boost de 50% de dano nos seus próprios moves do tipo Fire. Will-o-Wisp ativa Flash Fire e não deixa o Pokémon com burn. O Pokémon fica totalmente imune a ataques do tipo Fire. Exemplos são Chandelure, Arcanine e Heatran.

    Fur Coat - Reduz pela metade o dano tomado por ataques físicos. Único exemplo é Furfrou.

    Gale Wings - Todos os moves do tipo Flying recebem aumento de Priority (prioridade) em 1 estágio. Único exemplo é Talonflame.

    Gooey - Toda vez que o adversário faz contato físico com o Pokémon, o adversário tem sua Speed reduzida em 50%. Único exemplo é Goodra.

    Guts - Poder de ataque é aumentado em 50% quando o Pokémon está induzido com algum Status Problem (Burn, Paralyze, Sleep, Poison e Freeze). Exemplos são Conkeldurr, Heracross e Flareon.

    Harvest - O Pokémon tem 50 % de chance de recuperar uma Berry usada no fim de cada turno (100% em weather Sunny [Ensolarado]). Exemplos são Exeggutor e Trevenant

    Huge Power - O poder de ataque do Pokémon é dobrado, caso a ability seja mudada, é reduzida pela metade. Exemplos são Azumarill, Mega Mawile e Diggersby.

    Illusion - Quando lançado em campo, o Pokémon toma o nome e a aparência do último Pokémon de sua party. A ilusão acaba quando o Pokémon recebe dano direto. O único exemplo é Zoroark.

    Imposter - O Pokémon se transforma no Pokémon adversário em frente, no mesmo turno, copiando seus moves. Único exemplo é Ditto.

    Infiltrator - A proteção e o aumento de status causados por Protect, Reflect, Lightscreen, Safeguard e Substitute são ignorados. Exemplos são Noivern, Meowstic e Crobat.

    Inner Focus - Protege o Pokémon de receber Flinch. Exemplos são Lucario e Bisharp.

    Intimidate - Reduz o Attack do adversário em 50% quando o Pokémon entra em campo, com excessão de Pokémon com Clear Body, Hyper Cutter, White Smoke, Contrary e Defiant, sendo que nesses dois últimos casos, o adversário ainda recebe um aumento de 50% em Attack. Exemplos são Gyarados, Mawile, Mega Manectric, Salamance, Staraptor, Arcanine, Landorus-T e Scrafty.

    Iron Barbs - Se o adversário fizer contato físico com o Pokémon, o adversário recebe dano de 1/8 do máximo de seu HP. Único exemplo é Ferrothorn.

    Justified - Aumenta o status Attack do Pokémon em 50% se ele receber um ataque do tipo Dark. Exemplos são Terrakion, Virizion, Cobalion, ambas as formas de Keldeo, Absol, Lucario e Gallade.

    Levitate - O pokémon levita, tornando-o imune a ataques do tipo Ground, incluindo Spikes, e lhe permite escapar de Arena Trap. Exemplos são Gengar, Latios, Latias, Bronzong, todas as formas de Rotom, Azelf, Crescelia e Hydreigon, com Giratina Origin Forme em Ubers.

    Liquid Ooze - Quando o adversário utiliza um ataque de absorção de HP como Giga Drain ou Leech Seed, ele receberá dano em vez de se curar. Único exemplo é Tentacruel.

    Magic Bounce - Reflete qualquer move de status-change e limitação de volta para o adversário. Aqui está a lista com todos os moves que Magic Bounce reflete. Exemplos são Espeon, Xatu e Mega Absol.

    Magic Guard - Previne o Pokémon de receber qualquer dano exceto de ataques diretos. Status Problems como burn e toxic, e Entry Hazards como Stealth Rock e Spikes não irão lhe causar dano. Exemplos são Alakazam, Sigilyph e Reuniclus.

    Magnet Pull - Permite que o Pokémon prenda em campo qualquer Steel Type do adversário, impedindo-o de dar Switch e funcionando como um Arena Trap ou Shadow Tag exclusivo para Steel Types. Único exemplo é Magnezone.

    Mega Launcher - Aumenta o poder de moves do tipo Pulse e Aura, que são eles: Aura Sphere, Dragon Pulse, Dark Pulse, Water Pulse e Heal Pulse. Exemplos são Mega Blastoise e Clwitzer

    Mold Breaker - Anula a Ability do oponente enquanto o Pokémon estiver em campo. Aqui está a lista das Abilities anuladas por Mold Breaker. Exemplos são Mega Gyarados, Mega Ampharos, Haxorus, Excadrill e Hawlucha.

    Moxie - Attack é aumentado em 50% a cada Pokémon do adversário o seu Pokémon derrota. Exemplos são Pinsir, Gyarados, Salamance e Honchcrow

    Multiscale - Quando o Pokémon está com o HP cheio, quanquer ataque que receber o dano será reduzido pela metade. Único exemplo é Dragonite, com Lugia em Ubers.

    Natural Cure - Todos os Status Problems como Burn, Poison, Paralyzis, Sleep e Freeze são curados quando o Pokémon dá Switch Out e sai do campo. Exemplos são Chansey, Starmie, Celebi, Roserade, Shaymin e Trevenant.

    No Gaurd - A precisão de todos os moves de ambos Pokémon e adversário são alavancadas para 100% de chances de acerto, enquanto este Pokémon com No Guard estiver em campo. Exemplos são Machamp e Doublade.

    Own Tempo - Impede que o Pokémon fique com Status Problem Confused (Confuso). Exemplos são Smeargle, Slowbro, Slowking, Lilligant e Ludicolo.

    Parental Bond - Todo move usado pelo Pokémon irá acertar o oponente duas vezes, sendo que o segundo hit inflige 50% de dano em comparação ao primeiro. Os efeitos adicionais/secundários dos ataques também são dobrados. Único exemplo é Mega Kangaskhan em Ubers.

    Pixilate - Aumenta o poder de um move do tipo Normal em 30%, e ainda troca o seu tipo para fAIRY, acumulando STAB. Exemplos são Mega Gardevoir e Sylveon.

    Poison Heal - Restaura o HP do Pokémon em 1/8 do máximo de seu HP no fim de cada turno, se o Pokémon estiver com o Status Problem Poisoned. Exemplos são Gliscor e Breloom.

    Prankster - Qualquer move que não é de ataque (categoria Status Move), recebe um aumento de Priority (prioridade) de 1 estágio. Aqui está a lista de todos os Status Moves. Exemplos são Sableye, Thundurus, Mega Banette, Whimsicott, Klefki, Liepard e Meowstic (macho).

    Pressure - O Pokémon dobra o gasto de PP dos moves do adversário. Exemplos são Dusclops, Weavile, Bisharp, Zapdos, Raikou, Suicune, Entei, Kyurem, e em Ubers são Dialga, Palkia e Giratina.

    Protean - Muda o Tipo do Pokémon para o mesmo do move, antes de usa-lo, acumulando STAB com qualquer move. Único exemplo é Greninja.

    Pure Power - O poder de ataque do Pokémon é dobrado. Exemplos são Medicham e Mega Medicham.

    Rain Dish - O Pokémon recupera 1/16 do máximo de seu HP por turno, se debaixo de weather Rain (chuva). Exemplos são Ludicolo, Blastoise e Tentacruel.

    Regenerator - O HP do Pokémon é regenerado em 1/3 (33.3%)do total toda vez que ele der Switch Out e sair do campo. Exemplos são Mienshao, Tangrowth, Tornadus-T, Slowbro, Slowking, Reuniclus, Amoonguss e Ho-oh em Ubers.

    Rough Skin -  Toda vez que o oponente fizer contato físico com o Pokémon, sofrerá dano de 1/16 do seu HP total. Exemplos são Garchomp e Druddigon.

    Sand Force - Os moves do tipo Ground, Steel e Rock tem seu poder aumentado em 33% em weather Sandstorm (Tempestade de Areia). Exemplos são Mega Garchomp, Excadrill e Landorus em Ubers.

    Sand Rush - A Speed do Pokémon é dobrada em weather Sandstorm (Tempestade de Areia). Exemplos são Stoutland e Excadrill.

    Sand Stream - Induz weather Sandstorm (Tempestade de Areia) quando o Pokémon entra em campo. Exemplos são Tyranitar, Mega Tyranitar e Hippowdon.

    Scrappy - Permite que moves do tipo Normal e Fighting acertem Pokémon do tipo Ghost. Exemplos temos Exploud, Stoutland e Kangaskhan (cuja Mega Evolução, Mega Kangaskhan, está em Ubers devido à Ability Parental Bound.)

    Serene Grace - Dobra as chances de efeitos adicionais/secundários em moves tenham efeito, como chances de dar Flinch, Burn, Toxic, etc. Exemplos são Jirachi, Togekiss, Meloetta e Shaymin Sky Forme em Ubers.

    Shadow Tag - Previne o adversário de escapar do campo dando Switch Out, prendendo-o. Exemplos são Wobbuffet, Mega Gengar em Ubers, e infelizmente Chandelure na 5ª gen que não tinha sua Hidden Ability liberada, e agora na 6ª gen que é liberada, passou a ser Infiltrator.

    Shed Skin - O Pokémin tem 1/3 (33.3%) de chance de se curar de um Status Problem no fim de cada turno. Único exemplo é Scrafty.

    Sheer Force - Ataques com efeito adicional/secundário perdem seu efeito, porém o poder do ataque é aumentado em 33%. Exemplos são Darmanitan e Nidoking.

    Skill Link - Moves que atacam entre 2 e 5 vezes irão sempre atacar 5 vezes. Exemplos são Cloyster, Mega Heracross e Cinccino.

    Snow Warning -  Induz weather Hail (Granizo) quando o Pokémon entra em campo. Exemplos são Abomasnow e Mega Abomasnow.

    Solid Rock - Assim como filter, reduz o dano de moves Super Effective em 25%. Único exemplo é Rhyperior.

    Speed Boost - Ao fim de cada turno, a Speed do Pokémon é aumentada em 50%. Exemplos são Ninjask, Scolipede, Sharpedo, Yanmega e Blaziken e Mega Blaziken em Ubers.

    Stance Change - O Pokémon muda de forma entre ofensivo e defensivo dependendo do Move escolhido, antes de realiza-lo. Único exemplo é Aegislash.

    Storm Drain - Todos os ataques do tipo Water são atraídos para o Pokémon, e ainda aumenta o Sp. Attack em 50% quando atingido. Único exemplo é Gastrodon.

    Strong Jaw - Aumenta em 50% o poder de moves de mordida, que são Bite, Crunch, Fire Fang, Hyper Fang, Ice Fang, Poison Fang e Thunder Fang. Único exemplo é Tyrantrum.

    Sturdy - Funciona como Focus Sash, permitindo o Pokémon sobreviver com 1 HP contra um ataque fatal, caso esteja com o HP cheio. Exemplos são Forretress, Skarmory, Donphan, Crustle e Avalugg.

    Swift Swim - Speed do Pokémon dobra debaixo de weather Rain (Chuva). Exemplos são Kingdra, Ludicolo, Gorebyss e Kabutops. Swift Swim junto com Drizzle é banido de OU, ou seja, essa combinação só é permitida em Ubers.

    Synchronize - Burn, Poison e Paralyzis induzidos no Pokémon, também serão induzidos no adversário. Temos como excessão Pokémon Fire Types e com ability Water Veil que não podem receber Burn, Poison Types, Steelç Types e Pokémon com Immunity não podem receber Poison, e Electric Types e Pokémon com Ability Limber não podem receber Paralyzis. Exemplos são Umbreon e agora Gardevoir que está sendo mais usada, devido à sua Mega Evolution.

    Technician - Moves com 60 de Base Power ou menos têm seu poder aumentado em 50%. Exemplos são Scizor e Breloom.

    Thick Fat - Ataques dos tipos Fire e Ice têm seu dano reduzidos em 50%. Exemplos são Mega Venusaur, Mamoswine e Snorlax.

    Thought Claws - Aumenta em 30% o poder de ataques que fazem contato físico com o oponente. Exemplos são Mega Charizarx X, Mega Aerodactul e Barbaracle.

    Unaware - Ignora os stat changes do adversário, impedindo-o de fazer set up com moves como Swords Dance, Nasty Plot, Shell Smash e etc. Exemplos são Clefairy e Quagsire.

    Unburden - Speed é dobrada quando o item segurado pelo Pokémon é consumido. Exemplos são Hawlucha e Accelgor.

    Volt Absorb - Recupera 1/4 do HP total se o Pokémon for atingido com algum move do tipo Electric. Exemplos são Lanturn, Jolteon e Thundurus-T.

    Water Absorb - Recupera 1/4 do HP total se o Pokémon for atingido com algum move do tipo Water. Exemplos são Vaporeon e Jellicent.

    Wonder Guard - Somente ataques Super Effectives irão dar dano no Pokémon. Único exemplo é Shedinja.



    • Abilities Exclusivas de Lendários


    Spoiler:
    Air Lock - Todas as mudanças de weather (clima) são anuladas enquanto este Pokémon estiver em campo. Exclusivo de Rayquaza

    Slow Start - Attack e Speed são cortados pela metade nos 5 primeiros turnos. Exclusivo de Regigigas.

    Bad Dreams - Reduz o HP do oponente que estiver dormindo / sob o Status Problem Sleep. Exclusivo de Darkrai.

    Multitype - Muda o próprio Tipo para o mesmo da Plate que estiver segurando. Exclusivo de Arceus

    Victory Star - Precisão dos moves do próprio Pokémon e dos aliados é aumentada em 10%. Exclusivo de Victini.

    Turboblaze - Mesma função que Mold Breaker, anula a Ability do oponente enquanto o Pokémon estiver em campo. Aqui está a lista das Abilities anuladas por Turboblaze. Exclusivo de Reshiram e White Kyurem.

    Teravolt - Mesma função que Mold Breaker, anula a Ability do oponente enquanto o Pokémon estiver em campo. Aqui está a lista das Abilities anuladas por Teravolt. Exclusivo de Zekrom e Black Kyurem.

    Fairy Aura - Aumenta o poder de ataque de moves do tipo Fairy em 1/3 (33.3%). Exclusivo de Xerneas.

    Dark Aura - Aumenta o poder de ataque de moves do tipo Dark em 1/3 (33.3%). Exclusivo de Yveltal.

    Aura Break - Os efeitos das Abilities Fairy Aura e Dark Aura são invertidas. Exclusivo de Zygarde.



    • Abilities Banidas

    Spoiler:
    Moody - No fim de cada turno, o Pokémon irá ganhar um aumento de 2 estágios em um status aleatório, enquanto irá diminuir em 1 estágio um status aleatório.

    Sand Veil - Se o Pokémon estiver debaixo de weather Sandstorm (Tempestade de Areia), o Pokémon tem 25% de chances de esquivar-se de um ataque (Evasion). É banida apenas se a regra Evasion Clause estiver presente.

    Snow Cloak - Se o Pokémon estiver debaixo de weather Hail (Granizo), o Pokémon tem 25% de chances de esquivar-se de um ataque (Evasion). É banida apenas se a regra Evasion Clause estiver presente.

    ___________________________________________________________________

    -- Aquele que estiver em dúvida sobre qual Item ou qual Ability colocar em um ou mais Pokémon, e quer pedir a opinião de alguém, fique a vontade para perguntar neste tópico!


    Última edição por Tails em Qua 08 Jan 2014, 08:40, editado 10 vez(es)
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por Mateµs ®. em Qui 02 Jan 2014, 17:02

    Ótimo tópico, esclareceu bastante o uso dos itens...
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por Convidado em Qui 02 Jan 2014, 19:30

    Muito bom!
    Vai-me ajudar muito! 
    Wink
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por resh em Qui 02 Jan 2014, 20:07

    mt bom o tópico, mas quero avisar que a ability Prankster n ta com a lista dos status moves
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por Nyails em Qui 02 Jan 2014, 20:39

    @resh escreveu:mt bom o tópico, mas quero avisar que a ability Prankster n ta com a lista dos status moves

    Consertado! Obrigado por avisar o/
    E obrigado a todos pelo feedback. Se tiverem alguma contestação sobre o destaque das Abilities mais usadas, ou se acharem que falta algum item ou coisa do tipo, fiquem a vontade pra darem suas sugestões.
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por Convidado em Qui 02 Jan 2014, 20:46

    Ace Trainers fixem os tópicos dos tutoriais.
    Wink
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por LegionTwo em Qui 02 Jan 2014, 22:06

    Falta Apicot (SP. DEF) e Ganlon Berry (DEF) na lista de pinch berries. Elas podem parecer meio toscas, mas funcionam bem com baton passers. Fora isto, parabéns pelo tópico. Vai ser útil para o pessoal que caiu de para-quedas na série ou que vai jogar o competitivo pela primeira vez.
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por Convidado em Qui 02 Jan 2014, 22:08

    Ótimo tópico, só que faltou Arena Trap aí :v
    De resto, muito bom mesmo, vai ajudar muita gente. Parabéns!

    EDIT: AHHH
    NEVERMIND
    Li mas não vi, que droga Face Palm Sorry :/
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por LegionTwo em Qui 02 Jan 2014, 22:37

    Ah é. Falta Defiant na lista (Bisharp tem como first ability ou second, mas lembro que tem). E Competitive também (A segunda habilidade que Milotic ganhou).
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por Nyails em Qui 02 Jan 2014, 22:58

    Apicot e Ganlon Berry são praticamente não usadas ao meu ver. Até mesmo Petaya e Leichi quase não são. Baton Passers geralmente usam Lum Berry, ou moves que aumentam Def ou Sp. Def. Não vejo muita utilidade em acrescenta-las como berries viáveis -q

    Já Defiant e Competitive... Bom, eu vou considerar já que Sticky Web está em jogo e Bisharp tem Sucker Punch pra suprir o drop em Speed, além de Inner Focus ser bastante situacional. Já Milotic, pode levar um Intimidate pra receber o boost, e pode funcionar bem com a Ability.

    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por Julio-Sama em Sex 03 Jan 2014, 01:21

    AEAEAEAE PARABÉNS PELO TÓPICO, TAILZITO \O\ Apesar que esqueceu dos meus créditos nisso aí ;-; -NNNNNN

    Ficou bem explicado, e bem destacado para o competitivo, ótimo guia tanto para iniciantes quanto para experientes ^^
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por GraveWalker em Sex 03 Jan 2014, 09:37

    Drizzle + Swift Swim não esta mais banido?

    Alias, Defiant é muito bom em Double. E ficar considerando X habilidade em Y cenário, levaria a mesma teoria de desconsiderar Iron barbs como habilidade viavel em imaginar um Ferrothorn contra um grupo só de ataque especial. 

    Bom que agora pesquisa as habilidades por aqui, inves de ir no Smogon e.e
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por JPetrillo em Sex 03 Jan 2014, 09:59

    A descrição do Assault Vest está errada. O item aumenta a defesa especial Very Happy
    Ótimo guia Very Happy
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por Nyails em Sex 03 Jan 2014, 10:36

    @GraveWalker escreveu:Drizzle + Swift Swim não esta mais banido?

    Alias, Defiant é muito bom em Double. E ficar considerando X habilidade em Y cenário, levaria a mesma teoria de desconsiderar Iron barbs como habilidade viavel em imaginar um Ferrothorn contra um grupo só de ataque especial. 

    Bom que agora pesquisa as habilidades por aqui, inves de ir no Smogon e.e

    Ainda não houve nenhum pronunciamento por parte da Smogon sobre o desban de Drizzle + Swift Swim, então estou levando em consideração a banlist de B/W onde essa combinação é banida.

    E eu não entendi nada do que você disse... Eu não vejo problema nenhum em comparar algumas Abilities com um cenário COMUM do metagame atual. Afinal, são visões assim que determinam a utilidade de Abilities como Inner Focus e Steadfast. Os Pokémon que se utilizam mais do Flinch atualmente são Togekiss e Jirachi. Mas me diga, quem vai colocar um Lucario ou um Bisharp com essas Abilities contra um Pokémon que resiste a ambos Fighting e Dark, e ainda hita com Air Slash e Flamethrower/Fire Blast? Bullet Punch quase não dá 3HKO mesmo contra um Togekiss que é focado em Sp. Defense.

    Já Jirachi, é ameaçado não pelas abilities, mas sim por Crunch e Sucker Punch, além das resistências a Iron Head. Ou então, vira a mesa e usa Fire Punch diretamente contra Lucario ou em cima de um Switch-in do Bisharp, ligando o dane-se pras Abilities em jogo.

    Eu acho que não tem nenhum problema em considerar situações COMUNS no Metagame pra determinar a utilidade de uma Ability na prática, do que dizer que fazer isso é a mesma coisa que criar um cenário totalmente improvável e fora dos padrões como um time somente de Special Attackers em pleno OU tornando Iron Barbs inútil. Defiant e Competitive são sim Abilities boas na teoria, e podem TAMBÉM ser boas na prática em certas situações do metagame atual, tanto Singles quanto Doubles como você mesmo disse.

    @JPetrillo escreveu:A descrição do Assault Vest está errada. O item aumenta a defesa especial Very Happy
    Ótimo guia Very Happy

    Valeu pelo toque, pensei em uma coisa e escrevi outra. Arrumado o/
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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

    Mensagem por Convidado em Sex 03 Jan 2014, 11:18

    Muito bom

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    Re: [GUIA] Items e Abilities - Competitivo

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      Data/hora atual: Qua 13 Dez 2017, 20:35