Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Wii U - uma visão após um ano

    Compartilhe
    avatar
    omag0
    Iniciante Nv.3
    Iniciante Nv.3

    Karma Karma : 10
    Posts Posts : 6

    Wii U - uma visão após um ano

    Mensagem por omag0 em Qua 13 Nov 2013, 17:19

    Lançado no dia 18 de novembro de 2012, com uma proposta de inovar e ser o sucessor do Wii, a Nintendo nos presenteia com seu console da 8ª geração. O Wii U percorreu um caminho difícil até a presente data, sendo alvo de inúmeras críticas, baixas vendas e em casos mais extremos, previsões de cancelamento do console e falência da empresa. Mas, será que estavam todos certos? Ou erraram de uma maneira vergonhosa? Tentarei, nos próximos parágrafos, mostrar o que se tornou o Wii U hoje, seus pontos positivos e negativos.

    Wii U - primeiros passos...
    Os meses que antecederam seu lançamento, foi cercado de muito euforia pela industria especializada e por nós jogadores, devido a promessa da Nintendo de um video-game inovador com gráficos HD. Promessa essa alicerçada sobre uma história de sucesso e acerto que a Big N obteve com seu Wii e o portátil carro chefe, Nintendo DS (posteriormente o 3DS). Com o produto lançado e nas mãos daqueles que tanto o desejavam, a recepção que a empresa esperava não veio. Veio sim criticas, em muito das vezes negativas, e um sentimento de ser enganado por falsas promessas. Mas, estavam certas essas pessoas, em criticar um produto que mal havia dado seus primeiros passos rumo ao desconhecido? A resposta é: SIM! Nós como consumidores, queremos e exigimos, com toda razão, que o produto a qual adquirimos seja o produto final, sem erros ( ou a menor quantidade possível deles). Vimos o quão triste e caótico foi para os proprietários do 360 e para a Microsoft, o infame 3RL (ou luz vermelha da morte) que acometeu os primeiros modelos. Ou o problema de superaquecimento ou danos no leitor de Blu-Ray nos aparelhos da Sony. A Nintendo gozava (e ainda goza) de prestigio quando o assunto é qualidade de seus produtos. Mas não podemos esquecer dos incidentes de donos de Wii U que viram seu brinquedo virar peso de papel devido a erros que davam durante a atualização. Também, de forma menos grave mas igualmente irritante, o excesso de tempo que o console demandava para sair de uma tela de jogo para a tela do menu principal ou outra opção. Não consigo entender, a não adição de filtros anti-aliasing, ou outros melhoramentos na emulação de jogos do Wii. É terrível e incômodo as imagens extremamente "borradas" em aparelhos com polegadas acima de 40. E por último e talvez um dos mais graves erros: a falta de jogos.

    - Wii U - uma grande inovação! Será?
    A maior das promessas da Nintendo é, foi e, acredito eu, sempre será na INOVAÇÃO! Ela está constantemente procurando novos modos de proporcionar diversão de maneiras nunca antes exploradas ( ou em alguns casos, vagamente explorada) a seus consumidores.
    O nintendo 64 veio o analógico, o DS veio a tela dupla, no Wii o controle total por movimento, e com o Wii U o controle com tela sensível ao toque. Quando vi a apresentação pela primeira vez do controle, confesso que não me agradou. Fiquei imaginando como aquilo poderia dar certo. Me perguntava, se não seria desconfortável, pesado ou mesmo se não iria estragar a imersão ter que olhar para a tela do controle e depois para a tv. Até falei em alguns foruns a fora que a Nintendo havia errado em sua escolha. Mas quem errou e por muito foi EU! Aqueles que não tiveram ainda o prazer de jogar no Wii U não sabem o que estão perdendo. Devo confessar que nem tudo são flores, e alguns jogos, na verdade a maioria não usa tudo o que o GamePad tem a oferecer. Mas aquelas desenvolvedoras que o usam, a meus amigos, que deleite! Não tenho palavras para falar o quão imersivo, fluido e divertido foi por as mãos no GamePad e iniciar uma partida de ZombiU. Sim o jogo tão massacrado pela crítica (mas isso será falado em outro momento) mas tão divertido e competente naquilo que se propõe. Igualmente posso falar sobre jogar o Wonderful 101. Pode-se parecer perdido no começo, mas depois de se acostumar, o meu desejo é não querer mais voltar para os antigos controles. O GamePad é leve, confortável, além de possuir funcionalidade extras, como teclado virtual, webcan e mic. Nesse aspecto a BigN cumpriu e superou todas as minhas expectativas.

    Wii U - Arquitetura.
    Nesse quesito não tenho muito o que falar, por, apesar de ser formado em analise de sistemas, detenho pouco ou nenhum conhecimento (humildade em primeiro lugar) nesse aspecto. Apenas acho estranho adotar um processamento da IBM (apesar bom, extremamente complexo) e não uma arquitetura mais conhecida. Tomo como exemplo o ps3. Que saiu de uma arquitetura cell (feita em parceria com a IBM) que apenas poucas desenvolvedoras (exclusivas da Sony) souberam aproveita-la de maneira total, podemos assim dizer, e foi para uma mais parecida com a do pc, x86. Creio que os mesmos problemas que a sua concorrente teve, a Nintendo terá. E somente iremos ver todo o poder do Wii U nos seus exclusivos.

    Wii U - Jogos
    Aqui mora(va) o calcanhar de Aquiles do Wii U. O que mais importa em um video game? É o seu poder de processamento? Sua vasta capacidade de armazenamento? Seus incontáveis gigas de RAM? Sim, de certa forma todos esses aspectos são importantes para um novo produto. Mas de nada adiantam se não existe o principal: JOGOS! Sim caros amigos amantes da milésima arte (carinhosamente apelidada assim por mim!). Compramos um VG único e exclusivamente por seus jogos. Todos o resto é valor agregado (mas não, não agrega valor nem a seu camarote nem ao meu). Quanto mais funcionalidades melhor, mas elas também serão nulas sem uma biblioteca considerável de jogos. E foi isso o que aconteceu com o Wii U. Sem jogos ( e com o pouco que tinha ainda tiveram alguns adiados) a Nintendo viu suas vendas congelarem. E em momentos poucas vezes visto por mim, o presidente da Nintendo reconheceu o seu erro e correu atrás para concerta-lo. Pikmin 3, Wonderful 101, Zelda WW HD, Wii Fit U e Wii U Sports, de pouco a pouco as vendas vem crescendo de forma tímida, até que essa semana houve um salto enorme. E mais jogos estão chegando ao console. Sonic, Mario, Donkey Kong, Assassins Creed, Batman. A lista agora é vasta e há gênero para quase todos os gostos. Como nem tudo são flores, infelizmente algumas desenvolvedores cortaram apoio ao Wii U, como a EA e seus ótimos jogos de esporte. É cedo falar se voltarão a programar para a Big N. Mas não se sinta abandonado por isso. Os exclusivos que já estão no mercado e os que estão vindo, são motivos de sobra para horas e horas de muita diversão, sozinho ou em família.

    Wii U - vale a pena comprar?
    Uma única palavra: SIM! Na verdade duas: SIM! SIM! Tá, três.... (melhor parar né?)
    Vindo de um lançamento quase desastroso, a um redenção poucas vezes vista por uma empresa de jogos, o Wii U é um acessório obrigatório aquelas pessoas que procuram: A: diversão em família. B Jogos desafiadores (zerar NSMBU é fácil. Zerar NSMBU 100%, bom, ai senhores, é um pouco mais complicado). C: Um video game inovador, diferente. Nem tudo são flores e ainda há coisas para mudar. Nada grave, mas ainda sim dificultam em alguns momentos, aproveitar 100% do que o video game tem a oferecer. Mas ele ainda é uma criança, que agora que aprendeu a andar. Vamos dar tempo ao tempo, aguardar um pouco mais, tenho certeza que iremos nos surpreender de forma positiva.

    Bom, este é meu primeiro post do site. Sintam-se livres para criticar, de forma construtiva ou não, corrigir ou adicionar mais informações. Abraços.
    avatar
    Geovany
    Membro Nv.28
    Membro Nv.28

    Karma Karma : 124
    Posts Posts : 303

    Re: Wii U - uma visão após um ano

    Mensagem por Geovany em Qua 13 Nov 2013, 18:41

    Bom ótima matéria mas, acredito que no começo o Wii U foi elogiado pela critica, somente depois que começaram a critica lo. E Zombi U foi massacrado pela critica americana pois na Europa principalmente ele foi muito elogiado e foi considerado a volta dos Survival Horros.



    E bem vindo ao forum.
    avatar
    Priscilla05
    Membro Nv.30
    Membro Nv.30

    Karma Karma : 154
    Posts Posts : 329

    Re: Wii U - uma visão após um ano

    Mensagem por Priscilla05 em Qua 13 Nov 2013, 19:18

    Bom texto. Tenho meu WiiU faz um tempinho e desde o começo gostei muito do console e do gamepad, só que mesmo assim não consigo considerar esse controle uma inovação.

    Ele é sim confortável, eu adoro jogar off TV,ver filmes, sei que em NL tivemos mini games explorando o microfone aliado ao movimento e tudo mais ...Só que não é o bastante pra me fazer ver o console como inovador, até porque tudo isso já se podia fazer em portáteis e tablets. Na verdade, acho até que o Wii U vai ser a plataforma dos saudosistas da Nintendo, como eu.

    Sei que Zombi U proporcionou uma experiencia interessante, gostei demais do game, mas além de tudo a própria Nintendo tem tradição em não explorar as suas próprias ideias, então jogos assim serão raros. 

    Na maioria das vezes é possível que as funcionalidades do controle, quando usadas, virem até um certo incomodo, como aconteceu em Lego City.  Do nada vc tinha que levantar pra caçar aquele bendito sinal na TV e isso ainda impediu que tivesse o off TV.

    Enfim, isso não é uma critica ao console, acho que todas as tentativas da Nintendo de inovar são validas, mesmo o Wii remote, que eu pessoalmente detesto, mas reconheço o valor. 
    Só que no caso do Wii U, vejo o gamepad como um "plus" divertido, mas nada que se aproxime dessa revolução que muitos pregam e que o Wii sim acabou sendo na época.
    avatar
    omag0
    Iniciante Nv.3
    Iniciante Nv.3

    Karma Karma : 10
    Posts Posts : 6

    Re: Wii U - uma visão após um ano

    Mensagem por omag0 em Qua 20 Nov 2013, 17:41

    Obrigado pelas boas vindas, já frequentava por essas bandas, mas somente como observador. Resolvi me inscrever pelo bom nível de usuários que vi, em fóruns afora o nível é lamentável, somente agressões gratuitas. 

    Voltando ao tópico:

    Realmente a critica europeia aceitou melhor o conceito do ZombiU que a critica norte americana. Sempre acompanhei a critica mundial (lendo os reviews e não somente vendo as notas) e pelo que me parece, o pessoal NA gosta mesmo é de mais ação desenfreada (bem verdade que survival horror sempre foi um jogo de nicho, e creio eu, continuará sendo por um bom tempo). Já os europeus não se incomodam em jogos com uma curva de aprendizado lenta, uma mecânica cadenciada. Posso estar errado mas isso que percebo.

    Esqueci de mencionar anteriormente o off TV. Obrigado por colocar.

    Jogando aqui outro jogo que foi bem desmerecido pela critica (novamente a NA), o Sonic LW. Sinceramente: nunca fui fã do ouriço azul. Sempre achei os jogos dele, em sua maioria, bons, mas nada mais que isso. Cumpriam bem o papel que prometiam (jogo sonic desde o master system. lembro que demorei muito pra aprender o funcionamento da asa delta Razz ). Mas esse novo Sonic eu achei fantástico. Não sou uma pessoa que gosta de atribuir valores para análises, mas diria que esse Vale a pena ter na coleção! 
    E no aguardo para o dia 22! Esperando o retorno triunfal do bigodudo no mundo 3D.
    avatar
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    Re: Wii U - uma visão após um ano

    Mensagem por JonathanAlis em Qui 21 Nov 2013, 02:04

    sobre a arquitetura, ela é bem parecida com a do x360, complexa sim, nas muitas desenvolvedodas ja sabiam programar pra ela. portar um jogo de x360 era facilimo, segundo as proprias desenvolvedoras.
    dificil é tirar o maximo da arquitetura, mas pelo q andei lendo, é saber usar a edram de 32mega(q alias, o x1 tbm tem, ps4 nao). a alema shinen diz ja ter a formula, heheh.
    bem, eh mais ou menos o q vc falou, mas so acho q o caso do wii u eh muito mais simples q o do ps3 com o cell.
    avatar
    skybite
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 268
    Posts Posts : 1637

    Re: Wii U - uma visão após um ano

    Mensagem por skybite em Seg 25 Nov 2013, 15:00

    1 ano depois, nesse 1 ano acho que a Nintendo deu um tiro no pé, ela mesma admitiu isso...

    ela lançou 1 ano antes o console da nova geração, uma pena seria abandonar os fãs na época do lançamento sem títulos novos. 

    hj a BIG_N tem vários bons jogos lançados e muitos outros vindo pra 2014, mas agora ela tem a concorrência do PS4 e do X_ONE
    avatar
    prince_nagato
    Membro Nv.26
    Membro Nv.26

    Karma Karma : 150
    Posts Posts : 281

    Re: Wii U - uma visão após um ano

    Mensagem por prince_nagato em Seg 25 Nov 2013, 16:07

    Realmente, a Nintendo errou feio ao deixar o Wii U sem jogos no início desse ano, se o console tivesse tido games tipo Mario 3d Word, Mario Kart8, X, Zelda WWHD, Pikimin 3 e DK nos 6 primeiros meses, ixii.... Podiam adicionar ai 10 milhões de Wii U's vendidos...rsrsrsrsrs

    Mas como o console foi recebendo "quebrado" durante esse ano, a partir da E3 começou um sobe e desce nas vendas, oque provou que o console não está morto, só precisa de uma constante!

    E quando se olha para os 3 consoles next gen para 2014 o Wii U é o único que com seus games Laughing  anima qualquer um!!!

    :guino:
    avatar
    skybite
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 268
    Posts Posts : 1637

    Re: Wii U - uma visão após um ano

    Mensagem por skybite em Seg 25 Nov 2013, 16:16

    @prince_nagato escreveu:Realmente, a Nintendo errou feio ao deixar o Wii U sem jogos no início desse ano, se o console tivesse tido games tipo Mario 3d Word, Mario Kart8, X, Zelda WWHD, Pikimin 3 e DK nos 6 primeiros meses, ixii.... Podiam adicionar ai 10 milhões de Wii U's vendidos...rsrsrsrsrs

    Mas como o console foi recebendo "quebrado" durante esse ano, a partir da E3 começou um sobe e desce nas vendas, oque provou que o console não está morto, só precisa de uma constante!

    E quando se olha para os 3 consoles next gen para 2014 o Wii U é o único que com seus games Laughing  anima qualquer um!!!

    :guino:
    eu quero muito comprar um wiiU pra ficar com 3DS + WiiU... mas do jeito que está hoje, não me animo a comprar, vou esperar mario kart 8
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Wii U - uma visão após um ano

    Mensagem por Convidado em Qui 26 Dez 2013, 15:52

    Ótimo tópico, preciso de um Wii U urgente!!!!  Laughing

    Conteúdo patrocinado

    Re: Wii U - uma visão após um ano

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 17 Ago 2017, 08:58