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    Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

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    Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por Convidado em Qua 09 Out 2013, 08:47

    O Designer chefe de Killzone Shadow Fall falou um pouco sobre desenvolver para o PS4 em entrevista ao portal VG24/7.

    Falando sobre a arquitetura e desenvolver para o PS4 ele disse:

    "É um bocado mais normal"

    e acrescentou:

    "A arquitetura é realmente legal e fácil de se desenvolver, você tem mais memória, mais espaço de HD, mais poder de processamento e então a arquitetura é fácil."

    entretanto ele também destacou:

    "É mais exigente, porque os esforços necessários apenas para se fazer um titulo de nova geração não é dobrado, é quadruplicado; isso porque tudo tem que parecer muito melhor, precisa de mais pessoas, mais comunicação. Então as coisas são mais fáceis de um ponto de vista técnico, mas para um ponto de vista profissional faz coisas um bocado mais dificeis."

    Durante o restante da entrevista ele fala sobre o que pretendem melhorar no Killzone, etc..


    fonte base - http://www.vg247.com/2013/10/07/killzone-ps4-why-being-first-demands-excellence/

    ----------------------------------------------------------------------------------------------

    O ponto em questão é, como o trabalho quadruplica então os custos também, será que nessa geração veremos algum jogo ao custo de 500 milhões de dólares?

    Outro fator é, se os custos aumentarem muito poderá acontecer duas coisas, ou alguns estúdios fecharem, ou termos mais DLCs; afinal, não é todo jogo que consegue vender 3-4 milhões.

    Apenas para efeitos comparativos, a lista abaixo (que possui os valores equivalentes a atualmente) contém os 10 jogos mais caros da história, com destaque para que a maior parte da lista é composta por jogos da 7ª geração, tendo apenas 2 intrusos de 1999 e 1997, sendo que um foi da Sega e deu prejuízo.

    Atenção - A lista está relativamente desatualizada por não conter GTA V, mas ela é apenas para se ter uma noção.

    1º - Star Wars: The Old Republic - 2011 cerca de US$ 204 milhões
    2º - GTA 4 - 2008 cerca de US$ 106 milhões
    3º - Shenmue - 1999 cerca de US$ 98 milhões
    4º - The Elder Scrolls 5: Skyrim - 2011 cerca de US$ 86 milhões
    5º - Gran turismo 5 - 2010 cerca de US$ 84 milhões
    6º - Metal Gear Solid 4 - 2008 cerca de US$ 54 - 74 milhões
    7º - Final Fantasy VII - 1997 cerca de US$ 65 milhões
    8º - Too Human - 2008 cerca de US$ 64 milhões
    9º Final Fantasy XIII - 2009 cerca de US$ 53 - 64 milhões
    10º - Killzone 2 - 2009 cerca de US$ 42 - 64 milhões

    Infelizmente nem todos conseguiram "se pagar" e deram prejuízos, a lista completa e detalhada esta aqui:

    http://www.tecmundo.com.br/video-game/36580-10-dos-jogos-mais-caros-da-historia.htm


    Última edição por Hunk em Qua 09 Out 2013, 12:29, editado 1 vez(es)

    Duco
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por Duco em Qua 09 Out 2013, 09:02

    Na verdade não é todo estúdio que vai ter capacidade de criar jogos assim, não é que a nova geração traz automaticamente um custo maior, na verdade a plataforma mais simples de se desenvolver abre várias portas, mas quem pretende criar jogos que explorem ao máximo a capacidade gráfica, que é o caso do Shadow Fall vai precisar de muito mais recursos.

    Quem vai sugar o máximo da capacidade gráfica dos novos consoles vão continuar sendo os grandes estúdios, que de certa forma já tinham suas engines otimizadas para apresentar gráficos mais avançados em suas versões no PC, Battlefield, Crysis e The Witcher são bons exemplos. Outras empresas com certeza vão conseguir um melhor aproveitamento gráfico desses consoles mas não a esse ponto.
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por Flpgneves em Qua 09 Out 2013, 10:19

    Ainda discordo de você Duco. Mesmo que as plataformas facilitem o desenvolvimento,  o custo médio de produção ainda vai aumentar. Ou seja, mais difícil ainda dar lucro, pois o preço dos jogos será o mesmo. Várias empresas não conseguem lucro mesmo com jogos vendendo bem, como a Square e o reboot de Tomb Raider esse ano. E com o custo médio de produção aumentando, o prejuízo será maior ainda, pois, como disse meu amigo Hunk, nem todo jogo vende 3-4 milhões.

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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por Duco em Qua 09 Out 2013, 10:54

    @Flpgneves escreveu:Ainda discordo de você Duco. Mesmo que as plataformas facilitem o desenvolvimento,  o custo médio de produção ainda vai aumentar. Ou seja, mais difícil ainda dar lucro, pois o preço dos jogos será o mesmo. Várias empresas não conseguem lucro mesmo com jogos vendendo bem, como a Square e o reboot de Tomb Raider esse ano. E com o custo médio de produção aumentando, o prejuízo será maior ainda, pois, como disse meu amigo Hunk, nem todo jogo vende 3-4 milhões.
    Mas é uma questão de cada estúdio e não está ligado diretamente as novas plataformas, isso que eu quis dizer. A Sony quando anunciou que The Last of Us vendeu 3mi de cópias estava feliz da vida com o resultado, a Square com 5mi de unidades vendidas do Tomb Raider dizendo que o jogo era um fracasso.  O problema maior nisso tudo é a expectativa totalmente errada que empresas como a Square fizeram desses jogos.

    Repito o que eu disse ali em cima, não são todos os estúdios que vão abusar da questão gráfica, veremos a principio só os grandes como EA, Ubisoft e mais algumas. E não é porque poucas empresas vão aproveitar o potencial gráfico do aparelho que a nova geração não terá utilidade, teremos jogos com melhor I.A, mais capacidade de processamento permitindo mais objetos simultaneamente na tela, 1080p e 60 fps, entre outras vantagens. E essas vantagens não se traduzem automaticamente em custos maiores. 

    O custo não está ligado diretamente a plataforma mas sim ao interesse das empresas em desenvolverem jogos com gráficos ainda mais avançados, e só veremos esses gráficos em empresas com muita grana no bolso, como a Ubisoft que tem 7 estúdios só pra trabalhar no Asssassins Creed. Quando se procura fazer um jogo com os melhores gráficos possíveis você precisa de mais artistas, mais técnicos trabalhando com Shaders, otimização da engine, entre outros recursos.

    Fora isso, a nova geração traz vantagens, a quantidade de memória por exemplo facilita o desenvolvimento, não necessitando de otimizações absurdas nas engines. E no caso da Microsoft onde empresas Indies vão poder utilizar o próprio console pra desenvolver, sem necessidade de um dev-kit é praticamente uma revolução no desenvolvimento de jogos em console e espero que a Sony consiga fazer algo similar.

    No mais, todas nova geração trouxe um aumento de custos e vale lembrar que atualmente já se vê medidas que as empresas estão tomando para driblar isso, como venda de itens cosméticos ingame e outras bobagens que a principio sempre atraíram muitos consumidores.
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por lpslucasps em Qua 09 Out 2013, 11:26

    Acho que interpretei o texto um pouco diferente de você, Hunk. Pelo o que entendi, o dev disse que desenvolver ficou mais fácil, mas a equipe também está mais exigente com seu próprio trabalho e mirando mais alto.

    Não quer dizer que os custos dos jogos como um todo aumentarão na mesma proporção, entretanto, apenas que eles estão investindo pesado nesse novo Killzone em relação aos anteriores - e, sendo um dos primeiros títulos first-party do PS4, você esperava menos?

    I.e., o problema não está na tecnologia - ela até facilita e barateia o trabalho. O "problema" está na "ousadia" de algumas produtoras.
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por Convidado em Qua 09 Out 2013, 12:14

    @Duco escreveu:Na verdade não é todo estúdio que vai ter capacidade de criar jogos assim, não é que a nova geração traz automaticamente um custo maior, na verdade a plataforma mais simples de se desenvolver abre várias portas, mas quem pretende criar jogos que explorem ao máximo a capacidade gráfica, que é o caso do Shadow Fall vai precisar de muito mais recursos.

    Quem vai sugar o máximo da capacidade gráfica dos novos consoles vão continuar sendo os grandes estúdios, que de certa forma já tinham suas engines otimizadas para apresentar gráficos mais avançados em suas versões no PC, Battlefield, Crysis e The Witcher são bons exemplos. Outras empresas com certeza vão conseguir um melhor aproveitamento gráfico desses consoles mas não a esse ponto.
    Ponto interessante esse que você levantou, mas, o unico problema é que ele pode ser adotado facilmente por empresas indies, empresas maiores sofreriam o preconceito de "esse jogo parece jogo de ps3" (o mesmo preconceito que assola alguns jogos de WiiU).

    Mas realmente, nem todos os estúdios farão superproduções, mas acredito que boa parte deles tentarão fazer, como ocorreu nessa 7ª geração.=D


    ---------------------------------------------------------------------------------------------

    @lpslucasps escreveu:Acho que interpretei o texto um pouco diferente de você, Hunk. Pelo o que entendi, o dev disse que desenvolver ficou mais fácil, mas a equipe também está mais exigente com seu próprio trabalho e mirando mais alto.

    Não quer dizer que os custos dos jogos como um todo aumentarão na mesma proporção, entretanto, apenas que eles estão investindo pesado nesse novo Killzone em relação aos anteriores - e, sendo um dos primeiros títulos first-party do PS4, você esperava menos?

    I.e., o problema não está na tecnologia - ela até facilita e barateia o trabalho. O "problema" está na "ousadia" de algumas produtoras.
    Então, é justamente essa "mira para o alto" que aumenta os custos, boa parte dos jogadores estão esperando gráficos ultra-realistas e muito melhores que PS3; para fazer o design dos personagens, ambientação, etc... (esses pequenos detalhes) exige mais tempo dos desenvolvedores e trabalho, além de criar novas engines.

    Pelo que ele falou é porque nessa geração, boa parte dos jogos teriam que ser recriados do zero, o que aumentaria ainda mais o tempo e trabalho.

    Tipo, vamos supor que as "novas" arquiteturas diminuíssem o trabalho na produção de jogos à nível de PS3 em valor X, como muitos esperam que o PS4 tenha gráficos melhores, efeitos, IA, etc... isso aumentaria o valor em Y; o X amenizaria esse aumento, mas o aumento ainda existira por conta do trabalho adicional que muitos esperam com a nova tecnologia.

    eu acredito que os custos irão aumentar (como toda geração aumenta), a diferença é que por eles já estarem altos isso torna cada aumento preocupante (por conta do que eu citei, dos jogos terem que vender 3-4 milhões); é claro que nem todos os jogos custarão o que GTA V custou (isso é lógico), mas as maiores produções provavelmente estarão a nível (custando mais de 100 milhões) e provavelmente terá algum jogo para superar (mas acredito que só no fim da geração).

    Lembrando que jogos como Max Payne 3, Dead Space 3, Star Wars: The old republic, Skyrim, etc... foram jogos caros, as pessoas esperam que as superproduções dessa nova geração sejam muito superiores a eles, o que consequentemente vai torná-los com preço a nível pra cima.=D
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por prince_nagato em Qua 09 Out 2013, 12:17

    É um pouco mais caro, alguns desenvolvedores já falaram... Não muito, tipo se um jogo pra PS3 e X360 (juntos) sai 60 milhões, pra PS4 e X1 sairá 70 milhões.... 

    Essa geração PS4 e X1 estão mais semelhantes a PCs, então paras 3ths é um prato cheio, do tipo, Elas ja possuem o game pra PC, ao passar para PS4 e X1 não vai ser tão alto o investimento.

    O Wii U, também é semelhante a um PC, só que um tipo diferente com arquitetura diferente... Power PC7, ou seja: Se as 3ths gastam 10 milhas (número imaginário) pra converter um game de X1 para PS4, para fazer o mesmo para o Wii U gastaria 20 milhas (devido o desvendamento de um hardware diferente dos outros.
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por Convidado em Qua 09 Out 2013, 12:31

    Tópico atualizado com lista de fevereiro desse ano dos 10 jogos mais caros da história.=D

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    @prince_nagato escreveu:É um pouco mais caro, alguns desenvolvedores já falaram... Não muito, tipo se um jogo pra PS3 e X360 (juntos) sai 60 milhões, pra PS4 e X1 sairá 70 milhões.... 

    Essa geração PS4 e X1 estão mais semelhantes a PCs, então paras 3ths é um prato cheio, do tipo, Elas ja possuem o game pra PC, ao passar para PS4 e X1 não vai ser tão alto o investimento.

    O Wii U, também é semelhante a um PC, só que um tipo diferente com arquitetura diferente... Power PC7, ou seja: Se as 3ths gastam 10 milhas (número imaginário) pra converter um game de X1 para PS4, para fazer o mesmo para o Wii U gastaria 20 milhas (devido o desvendamento de um hardware diferente dos outros.
    Exatamente, mas como os custos já estão altos esse "pequenos aumentos" já são preocupantes, embora eu acho que seja na proporção 60 milhões para 80 milhões.=D
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por lpslucasps em Qua 09 Out 2013, 13:08

    Hunk, pergunto: para você, qual seria a solução, exatamente? Parar de lançar consoles mais poderosos? Prolongar o tempo de vida da geração atual? Cancelar superproduções, independente do fato de grande parte dar lucro (muito lucro)? Destruir a Activision?

    Edit:
    Hunk escreveu:Apenas para efeitos comparativos, a lista abaixo (que possui os valores equivalentes a atualmente) contém os 10 jogos mais caros da história, com destaque para que a maior parte da lista é composta por jogos da 7ª geração, tendo apenas 2 intrusos de 1999 e 1997, sendo que um foi da Sega e deu prejuízo.

    Atenção - A lista está relativamente desatualizada por não conter GTA V, mas ela é apenas para se ter uma noção.

    1º - Star Wars: The Old Republic - 2011 cerca de US$ 204 milhões
    2º - GTA 4 - 2008 cerca de US$ 106 milhões
    3º - Shenmue - 1999 cerca de US$ 98 milhões
    4º - The Elder Scrolls 5: Skyrim - 2011 cerca de US$ 86 milhões
    5º - Gran turismo 5 - 2010 cerca de US$ 84 milhões
    6º - Metal Gear Solid 4 - 2008 cerca de US$ 54 - 74 milhões
    7º - Final Fantasy VII - 1997 cerca de US$ 65 milhões
    8º - Too Human - 2008 cerca de US$ 64 milhões
    9º Final Fantasy XIII - 2009 cerca de US$ 53 - 64 milhões
    10º - Killzone 2 - 2009 cerca de US$ 42 - 64 milhões

    Infelizmente nem todos conseguiram "se pagar" e deram prejuízos, a lista completa e detalhada esta aqui:
    Dos citados na lista que são dessa geração, apenas Too Human deu prejuízo - mas convenhamos, os 10 anos de desenvolvimento e ingerências técnicas pesaram demais nesse "jogo", que saiu uma bagunça.
    Todos os outros deram lucro. Até Star Wars: The Old Republic, que atualmente é free to play, cobriu o investimento com sobra em 24 horas após o lançamento (precisavam de 500.000 assinaturas para lucrar, conseguiram mais de um milhão em um dia). GTAV, que seria o novo jogo a ficar no topo do ranking, também já cobriu seus gastos com sobra - e ainda tem muito o que vender nos próximos meses, com certeza.

    Se qualquer coisa, essa lista apenas mostra como investir pesado nessa geração dá retorno.


    Última edição por lpslucasps em Qua 09 Out 2013, 14:58, editado 2 vez(es)
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por J.Biermann em Qua 09 Out 2013, 13:39

    Notem que nenhum jogo é da Nintendo, por isso ela continua de pé, onde acerta a mão com um Nintendogs ou Wii Sports enche o bolso pra fazer Zelda e Metroid.
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por Ulquiorra - Sama em Qua 09 Out 2013, 13:54

    @lpslucasps escreveu:Hunk, pergunto: para você, qual seria a solução, exatamente? Parar de lançar consoles mais poderosos? Prolongar o tempo de vida da geração atual? Cancelar superproduções, independente do fato de grande parte dar lucro (muito lucro)? Destruir a Activision?
    Eu diria evolução do hardware, que é sempre focado em uma única caixa e não distribuído em vários entregáveis, a mesma coisa para os "jogos", com certeza é sacanagem lançarem 13132 DLC's apos o lançamento de um game, mas acho que as desenvolvedoras deveriam começar a trabalhar com metodologia "SCRUM", entregar algo de proporção baixa e depois ir aumentando mas isso por um custo único para o cliente final ou deixando bem claro que o jogo NÃO ESTA COMPLETO.
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por Convidado em Qua 09 Out 2013, 15:49

    @lpslucasps escreveu:Hunk, pergunto: para você, qual seria a solução, exatamente? Parar de lançar consoles mais poderosos? Prolongar o tempo de vida da geração atual? Cancelar superproduções, independente do fato de grande parte dar lucro (muito lucro)? Destruir a Activision?
    Na verdade segundo a sony o PS3 duraria 10 anos, de todos os modos, o melhor seria as empresas focarem em produzir hardwares com foco em uma evolução na jogabilidade e não na potencia em si.

    Wii, WiiU, DS, 3DS e até mesmo PS1 são exemplos.

    @lpslucasps escreveu:
    Edit:
    Hunk escreveu:Apenas para efeitos comparativos, a lista abaixo (que possui os valores equivalentes a atualmente) contém os 10 jogos mais caros da história, com destaque para que a maior parte da lista é composta por jogos da 7ª geração, tendo apenas 2 intrusos de 1999 e 1997, sendo que um foi da Sega e deu prejuízo.

    Atenção - A lista está relativamente desatualizada por não conter GTA V, mas ela é apenas para se ter uma noção.

    1º - Star Wars: The Old Republic - 2011 cerca de US$ 204 milhões
    2º - GTA 4 - 2008 cerca de US$ 106 milhões
    3º - Shenmue - 1999 cerca de US$ 98 milhões
    4º - The Elder Scrolls 5: Skyrim - 2011 cerca de US$ 86 milhões
    5º - Gran turismo 5 - 2010 cerca de US$ 84 milhões
    6º - Metal Gear Solid 4 - 2008 cerca de US$ 54 - 74 milhões
    7º - Final Fantasy VII - 1997 cerca de US$ 65 milhões
    8º - Too Human - 2008 cerca de US$ 64 milhões
    9º Final Fantasy XIII - 2009 cerca de US$ 53 - 64 milhões
    10º - Killzone 2 - 2009 cerca de US$ 42 - 64 milhões

    Infelizmente nem todos conseguiram "se pagar" e deram prejuízos, a lista completa e detalhada esta aqui:
    Dos citados na lista que são dessa geração, apenas Too Human deu prejuízo - mas convenhamos, os 10 anos de desenvolvimento e ingerências técnicas pesaram demais nesse "jogo", que saiu uma bagunça.
    Todos os outros deram lucro. Até Star Wars: The Old Republic, que atualmente é free to play, cobriu o investimento com sobra em 24 horas após o lançamento (precisavam de 500.000 assinaturas para lucrar, conseguiram mais de um milhão em um dia). GTAV, que seria o novo jogo a ficar no topo do ranking, também já cobriu seus gastos com sobra - e ainda tem muito o que vender nos próximos meses, com certeza.

    Se qualquer coisa, essa lista apenas mostra como investir pesado nessa geração dá retorno.
    Na verdade não, essa lista foi apenas para mostrar os custos que chegaram os 10 jogos mais caros, entretanto vemos outros como Max Payne 3, Red Faction, Dead Space 3, etc... que foram superproduções, não apareceram no top 10 e não deram o lucro necessário.

    Se formos olhar o preço não interfere necessariamente na qualidade e vendas de um jogo, mas serve apenas como um risco a mais para a empresa. Um jogo vende pela criatividade e/ou diversão que proporciona, não pelo custo de produção; talvez o melhor exemplo disso seja Minecraft, que vendeu muito, não foi uma superprodução e foi criativo ao ponto de concorrer como jogo do ano em alguns sites.=D

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    @Ulquiorra - Sama escreveu:
    @lpslucasps escreveu:Hunk, pergunto: para você, qual seria a solução, exatamente? Parar de lançar consoles mais poderosos? Prolongar o tempo de vida da geração atual? Cancelar superproduções, independente do fato de grande parte dar lucro (muito lucro)? Destruir a Activision?
    Eu diria evolução do hardware, que é sempre focado em uma única caixa e não distribuído em vários entregáveis, a mesma coisa para os "jogos", com certeza é sacanagem lançarem 13132 DLC's apos o lançamento de um game, mas acho que as desenvolvedoras deveriam começar a trabalhar com metodologia "SCRUM", entregar algo de proporção baixa e depois ir aumentando mas isso por um custo único para o cliente final ou deixando bem claro que o jogo NÃO ESTA COMPLETO.
    Ou DLCs que prestam como New super Luigi U, GTA IV: Episodes from Liberty city, Elder Scrolls 4: Shivering Island, etc...

    Pra mim, uma DLC paga só tem sentido quando incrementa algo realmente novo (quase um jogo novo), não roupas de Tekken Vs Street Fighter.

    O Problema é que as empresas andam abusando muito dos DLCs o que faz eles acabarem tendo o aspecto negativo que tem atualmente.=D
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por Omnimon em Qua 09 Out 2013, 16:08

    Pode ter certeza até final desta geração vai sobra metade das empresas que criam jogos que temos hoje em dia pelo descontrole em poder gráfico que a industria se encontra n sabendo medir consequências, e cada vez o mercado de games ira diminuir em variedade de software acabando na triste realidade de 500 mil FPS e nada mais pq é o gênero que vende, e querendo ou n a empresa precisa lucrar para recuperar o valor absurdo de produção do jogo e ainda lucrar se n fecha as portas.
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por prince_nagato em Qua 09 Out 2013, 16:56

    Hunk
    Na verdade segundo a sony o PS3 duraria 10 anos, de todos os modos, o melhor seria as empresas focarem em produzir hardwares com foco em uma evolução na jogabilidade e não na potencia em si.
    O PS2 por exemplo, foi encerrado no final de 2012 (início de 2013), vários sites relataram o fim do console, mas ainda assim ele consegui durar um pouco mais recebendo games, duro cerca de 12/13 anos.... Mas a média certa mesmo são 6/7 anos que uma tecnologia pode aguentar, tem que haver novas gerações, caso contrário eles não sobreviveriam...

    Creio que seu ponto é que a solução seria se as empresas (Sony/Micro) parassem de investir em hardware de peso e equilibrar, a Nintendo já se ligou nisso e mudou a postura com o Wii, agora o foco dela é no console dela e não em ter um hardware melhor que a concorrência, em meados de 2012 Miyamoto, Reggie e Iwata relataram em público que o ideal era construir uma maquina equilibrada (com INOVAÇÃO, mas com Hardware Suficiente), essa na visão deles seria o hardware perfeito, acessecível e tals, sendo a casa dos jogos....

    Um problema é que as 3ths estão mal acostumadas, e dão mais suporte a quem tiver o melhor hadware, porém isso só começou na 7º gen, nas sexta era diferente... Mas com certeza as 3ths ficaram nos consoles que tiver uma boa base, agora que a Sony e Micro diminuirão o ritmo..
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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

    Mensagem por Ulquiorra - Sama em Qua 09 Out 2013, 18:07

    HEu diria evolução do hardware, que é sempre focado em uma única caixa e não distribuído em vários entregáveis, a mesma coisa para os \"jogos", com certeza é sacanagem lançarem 13132 DLC's apos o lançamento de um game, mas acho que as desenvolvedoras deveriam começar a trabalhar com metodologia "SCRUM", entregar algo de proporção baixa e depois ir aumentando mas isso por um custo único para o cliente final ou deixando bem claro que o jogo NÃO ESTA COMPLETO. escreveu:Ou DLCs que prestam como New super Luigi U, GTA IV: Episodes from Liberty city, Elder Scrolls 4: Shivering Island, etc...

    Pra mim, uma DLC paga só tem sentido quando incrementa algo realmente novo (quase um jogo novo), não roupas de Tekken Vs Street Fighter.

    O Problema é que as empresas andam abusando muito dos DLCs o que faz eles acabarem tendo o aspecto negativo que tem atualmente.=D
    Mas você entendeu o que eu quiz dizer com uma engenharia diferente, tanto para hardware tanto para software, coisa que já acontece no Steam, so desenvolvedores vendem um jogo com 1 fase por R$1 ( exemplo ) quem comprar recebera todas as atualizações de graça, o preço só aumenta quando sair a versão 2 e assim por diante.

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    Re: Esforço para Criar jogos de 8ª geração quadruplicou?

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