Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Compartilhe

    Super Mario Fan
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 811
    Posts Posts : 4680

    [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por Super Mario Fan em Qua 11 Set 2013, 18:09



    Ah, o Wii U. Aposta da Nintendo para vencer a oitava geração dos consoles. O início foi ótimo, tudo tranquilo, até que... puf. Vendas lá embaixo. Falta de jogos. Problemas. Então é hora de se perguntar: O quê, por quê e como deu errado?

    Voltando ao início

    Para começar a analisar tudo, devemos voltar ao início. 2011. Naquele ano tínhamos milhares de rumores sobre um peculiar aparelho chamado em seu protótipo de Project Cafe. Os primeiro e mais consistentes destes rumores diziam o que veio a ser verdade: gráficos em HD, e uma tela de 6,2 polegadas no controle. Chegando a E3 daquele ano, todos esperavam que veríamos finalmente o que a Nintendo estava planejando, já que o Wii já estava praticamente morto. E então tivemos o anúncio do Wii U. Um anúncio bem... ruim.



    O primeiro Wii U GamePad, ainda sem nome oficial.

    Ainda me lembro bem da cobertura dessa E3 do próprio blog Nintendo Blast. Assim como mais de 90% dos espectadores, eles não estavam entendendo muito bem o que era aquilo que estava sendo mostrado no telão, a não ser por uma única frase, dita sem ênfase nenhuma, "... é um novo console..." . Tanto que eles tiveram de pegar uma imagem qualquer, que mostrava o console em si, minúsculo, circularam ele, postaram e disseram: "O console, gente". Isso prova como foi uma péssima ideia da Nintendo ignorar o console em si, e mostrar somente o seu "revolucionário" controle.



    A primeira e a versão final do controle, juntas.

    Já na E3 de 2012, as coisas foram um pouco melhores. Tivemos um Nintendo Direct Pre E3 2012 (imagem, mostrando a mudança do Wii U GamePad em um ano) para falar de alguns trunfos do aparelho, como o Miiverse, o sistema da Nintendo Network (que depois provou não ser trunfo nenhum), etc. Com isso a conferência foi focada em jogos, que foram bons. Até aí, tudo bem.

    Depois de uma apresentação em setembro, onde recebemos a data e o preço do console (que acredito que todos saibam), ele foi lançado, no dia 18 de Novembro. A partir daqui, passamos aos fatos/detalhes que podem ter prejudicado o console. Vamos a eles.

    O Wii U Pro Controller



    O QUÊ? UM CONTROLE? MAS ISSO É SÓ UM ACESSÓRIO, IMPOSSÍVEL TER O PREJUDICADO! Ok. Vamos a explicação:
    O Pro Controller foi apresentado ao mundo no NDirect antes da E3. E acabou sendo uma das primeiras coisas a receber uma reação aparentemente negativa das pessoas. O motivo é simples: a sua semelhança (quase total, aliás) com o controle do Xbox 360, da Microsoft, salvando algumas coisas, como a posição do segundo analógico.



    Comparação entre os dois controles.

    Infelizmente é inegável a semelhança de ambos, o que causou polêmica e acusações de plágio da Nintendo. Atualmente a poeira se abaixou, mas é lógico que a impressão ainda causa certa polêmica para quem o vê pela primeira vez, tornando esta comparação quase que inevitável, infelizmente.

    O hardware



    Admita: O Wii U é fraco. Bem fraco comparado aos concorrentes. A efeito de comparação, o Wii U possui 2GB de memória RAM, enquanto que ambos os seus concorrentes terão 8GB. Além disso, a arquitetura do console da Nintendo é baseada no já "batido" PowerPC, da IBM, enquanto que as da concorrência são baseadas na x86. E como atualmente a maioria dos jogadores só ligam para os gráficos dos jogos (e também para a violência de alguns), o Wii U ficou para trás nesse quesito, que podia ter sido muito mais melhorado e explorado. Sem falar que o hardware do PlayStation 4 e do Xbox One são semelhantes, facilitando o desenvolvimento de jogos para ambos ao mesmo tempo, sendo necessário para o console da Nintendo um investimento maior para uma conversão.

    Acabou saindo cedo demais

    O Wii U foi lançado nas Américas no dia 18 de novembro de 2012, caso você não se lembre. E aí é hora de pensar que a Big N se antecipou excessivamente:

    -Anunciou o console em 2011, onde, por descuido, todos os consoles estavam perfeitamente bem e vivos, exceto o Wii;
    -Fez um anúncio concreto em 2012, que foi bom, onde ela finalmente exaltou o console, esquecido na E3 de 2011;

    E, principalmente, lançou o console ainda em 2012. Ao MEU ver, se a Nintendo tivesse adiado o console ara o início de 2013, ele poderia ter sido melhorado ainda mais, principalmente no já citado quesito de hardware, como a Microsoft fez (e quem sabe até continua fazendo) com o seu console, o Xbox One. Sem falar que, com o anúncio das datas de lançamento dos concorrentes, o Wii U acabou sendo lançado praticamente 1 ano antes dos outros console, tempo este que não serviu para praticamente nada, já que o console não emplacou nenhum system seller e acabou vendendo muito pouco.

    O sistema online



    O "mapa múndi" do online do sistemas Nintendo.

    O sistema online da Nintendo é decepcionante. Por mais que o eShop  funcione bem (ao menos o do 3DS, na minha opinião), há lag no modo online de alguns jogos, o Nintendo Network ID e sua conta são até agora restritos ao console de mesa e o Miiverse ainda não deu as caras no portátil. Ou seja: não há unificação dos sistemas online, o que deve ser feito o mais rápido possível.

    Falta de jogos



    Certamente este é o problema mais crônico do Wii U até agora. Em março, se não me engano, a Nintendo pediu desculpas pela falta de títulos para o aparelho em janeiro e fevereiro - SOMENTE NESSES MESES. Porém, nós ficamos até AGOSTO sem o console receber um título decente - coisa que Pikmin 3 e New Super Luigi U em versão física consertaram. Mas, mesmo assim, o console não vendeu. Pikmin era até uma das promessas de vendas do console, junto com The Wonderful 101 (que já foi lançado em alguns lugares), e nenhum deles fez o Wii U explodir. Pikmin só aumentou MESMO o console no Japão em sua primeira semana, e, no resto, as vendas do console e do jogo caíram. Já TW101 teve um lançamento péssimo no japão, com apenas 5.258 cópias vendidas na semana do lançamento, não tendo sequer aparecido no Top 20 nipônico nas semanas seguintes. Eu particularmente, não achava que o título de Hideki Kamiya iria ser um system seller, mas só isso? Mesmo assim, há tudo para que os números sejam bem maiores no lançamento americano.

    Nesta categoria ainda poderíamos contar a apresentação na E3 2011 já mencionada, que até hoje cria duvidas as mais leigos sobre o quê o Wii U exatamente é.

    Agora devemos responder as perguntas:
    O quê deu errado? - A estratégia da Nintendo de criar um substituto para o Wii relativamente diferente mas para ter um mesmo sistema de altas vendas. Porém faltou pensar em alguns determinados pontos do aparelho.

    Por quê deu errado? - Por que além dos motivos acima, faltou organização e suporte da própria Nintendo.

    Como deu errado? - A Nintendo não acertou a mão em diversos pontos do aparelho, e com o seu insucesso, acabou deixando-o um pouco de lado. Agora que o console vende muito pouco e as third parties pularam fora do barco, a Nintendo deve de se apressar em soluções para estes problemas.

    Agora tudo depende do futuro. Com grandes trunfos do fim de ano, como Super Mario 3D World, Donkey Kong Country: Tropical Freeze e The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, o console deve começar a voltar ao seu ritmo de vendas do lançamento. E com Mario Kart 8, Bayonetta 2, X e outros títulos em 2014, estas vendas tem tudo para ser até melhores. Veremos o que irá acontecer.

    O texto foi feito por mim. Obrigado pela leitura, e você está livre a dar ou não sua opinião respondendo. Novamente, obrigado.
    avatar
    ~ Fight
    Veterano Nv.9
    Veterano Nv.9

    Karma Karma : 335
    Posts Posts : 619

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por ~ Fight em Qua 11 Set 2013, 18:28

    Discordo em pontos, cara.
    O Pro Controller pode ter sido acusado de plágio, mas a quantidade de consoles que não foram vendidos por esse motivo, se é que existe, é mínimo.
    O Hardware realmente podia ser melhor, mas é Full HD, ja é um avanço.
    O Miiverse fora do 3DS é um ponto negativo? A unificação vira com o tempo, não consideraria isso.
    Realmente concordo com o tempo de lançamento. A Nintendo teve bastante problema com a definição HD nesse console. Pikmin demorou por isso.
    Pikmin nunca foi System Seller, mas quando a base instalada for maior ele devera vender mais.
    Ja TW101 foi um projeto. A Platinum e a Nintendo botaram fé, mas realmente os japoneses não compraram a idéia.
    avatar
    ZoruaLink
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 317
    Posts Posts : 1627

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por ZoruaLink em Qua 11 Set 2013, 18:31

    kkkkk,desculpe mas...Voltando ao inicio ???
    Nos mal entramos no Inicio
    avatar
    justiceiro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1071
    Posts Posts : 1801

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por justiceiro em Qua 11 Set 2013, 18:37

    Aff, de novo esse assunto. Tanto tópico falando sobre a a mesma coisa. Os moderar deviam unir esses tópicos num só, pois tá chato já.

    Primeiro, E3 2011 > E3 2012. Foi na E3 daquele ano que conhecemos mais do console e que muitas empresas insistiram em dizer que iriam apoiar o console, até mesmo a EA com Battlefield 3. Em 2012 tivemos o anúncios de ports de jogos do ano passado, nenhum anúncio de qualquer system seller, e o que eu vi depois do término da conferência foi pura frustração, todo mundo xingando a nitendo pelos títulos fraco que ela apresentou.

    O controle: olha, o que eu vi é mais pessoas se interessando pelo console por causa do controle mais tradicional, mesmo que sendo uma cópia. Não se engane, as pessoas não gostam de mudança, e a nitnendo ofereceu isso com seu pro controller, que uitos acham ser o mais ergonomico já feito.

    Hardware, concordo.

    Cedo não, tarde. Se tivesse saído ainda em 2011 o console não pareceria tão datado, as empresas não reclamariam tanto do poder dele, os que tinham comprado o wii ainda estariam ávidos por mais alguma coisa da nitnendo, e hoje, coma nova geração as portas, ele estaria mais barato, com com base instalada maior, e o online estaria razoável.

    Falta de jogos, concordo em parte, por que lego city e monster hunter ajudou por um tempo, pois eram exclusivos bons pra quem já tinha comprado.
    avatar
    p_loc
    Veterano Nv.21
    Veterano Nv.21

    Karma Karma : 462
    Posts Posts : 914

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por p_loc em Qua 11 Set 2013, 19:06

    PS Move is a copy of Wii Remote and Nunchuk and no one bats an eye.

    Wii U Pro Controller looks like XBOX 360 controller and everyone loses their minds.



    Traduzindo: PS Move é uma cópia do Wii Remote com o Nunchuk e ninguém se importa. Wii U Pro Controller aparenta ser como o controle do XBOX 360 e todo mundo perde a cabeça.





    Última edição por lopes.catharina em Qua 11 Set 2013, 19:11, editado 1 vez(es)
    avatar
    Priscilla05
    Membro Nv.30
    Membro Nv.30

    Karma Karma : 154
    Posts Posts : 329

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por Priscilla05 em Qua 11 Set 2013, 19:07

    Sinceramente eu ainda não tenho uma opinião definitiva sobre o WiiU, apesar de estar até bem satisfeita com o meu. 
    Mesmo assim acho precipitado falar sobre porque ele "deu errado", afinal a geração mal começou.

    Em relação aos pontos negativos que vc citou, concordo plenamente com a questão da precipitação. A Nintendo não tinha nada pra mostrar de tão urgente e podia ter aprimorado muita coisa nesse meio tempo. 

    Quanto ao hardware , a questão do online, serviços e tudo mais ligado ao avanço tecnológico, aí que entram as minhas primeiras duvidas. 
    Não sei até hoje se isso é uma fraqueza do console ou uma opção consciente da empresa, uma linha que ela decidiu seguir como forma de se destacar e correr por fora da concorrência. Cada vez mais me parece que a segunda opção é a realidade.

    Se for, fica minha duvida se a Nintendo está demonstrando "fé" no seu produto a ponto de não sentir necessidade de seguir os fluxos de mercado ou simplesmente sendo arrogante ao achar que por ter grandes franquias não precisa suprir o consumidor com mais nada. 

    Tudo bem que software vende hardware, mas daí a achar que o consumidor só precisa de 3 franquias, ainda que lendárias, pra se sentir satisfeito com um console é uma decisão perigosa. 

    Fora isso, como experiencia própria, uma coisa que notei que atrapalha muito, fora o próprio nome do console (que achei um fail enorme) é a questão dos controles.
    Não tenho tantos amigos que jogam, até pela questão da idade, mas quando alguém vem aqui e quer jogar a primeira coisa que fica "estranha" é uma pessoa monopolizar o game pad e as demais ficarem com aquele wii remote tão limitado. Isso pros leigos passa uma impressão de que alguém está em vantagem ou "controlando o jogo". 

    O que sinto é que o gamepad só cai bem numa experiencia single player, enquanto a Nintendo é uma das poucas empresas que ainda aposta no ultrapassado multiplayer local.

    Enfim, quanto ao WiiU e mesmo ao Wii, ainda não sei se admiro a Nintendo pela "personalidade" em não se render a um mercado que toma rumos diferentes dos que ela acredita ou se critico a empresa por tomar tantas decisões controversas e polemicas uma atras da outra e com isso acabar nunca fornecendo um produto a altura da sua época ao consumidor. Coisa que ela com toda certeza poderia fazer se realmente quisesse.
    avatar
    shaocam
    Membro Nv.32
    Membro Nv.32

    Karma Karma : 138
    Posts Posts : 343

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por shaocam em Qua 11 Set 2013, 19:14

    Po cara tem muito nintendista aqui, e a maioria não vai gostar muito do seu texto. Mas ele é bem imparcial , gostei.
    avatar
    ~ Fight
    Veterano Nv.9
    Veterano Nv.9

    Karma Karma : 335
    Posts Posts : 619

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por ~ Fight em Qua 11 Set 2013, 19:21

    @shaocam escreveu:Po cara tem muito nintendista aqui, e a maioria não vai gostar muito do seu texto. Mas ele é bem imparcial , gostei.
    Nintendista é diferente de Fanboy. E ninguém aqui falou "hurr durr falou mal do Wii U, vou ficar em rage"
    Todos nós concordamos em alguns pontos e discordamos em outros, sempre usando argumentos concretos.
    O Wii U esta fazendo o mesmo caminho que o 3DS. O 3DS é um fracasso?
    Texto muito antecipado.
    Falhas aconteceram, como acontece com TODOS os consoles.
    avatar
    Flpgneves
    Veterano Nv.10
    Veterano Nv.10

    Karma Karma : 555
    Posts Posts : 627

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por Flpgneves em Qua 11 Set 2013, 19:22

    3DS:

    O Hardware:
    -Fraco;
    -Ultrapassado;
    -Bem atrás do concorrente.

    O Design:
    -Falta de um segundo analógico foi muito criticado.

    Jogos:
    -Praticamente nenhum jogo de peso no primeiro ano de vida, o que resultou em vendas horrendas.

    Mídia:
    -Julgava o 3DS e a própria Nintendo em sérios problemas; Nintendo ia falir.

    Hoje (pouco mais de dois anos do lançamento):


    -Mais de 30 milhões de unidades vendidas;
    -Console mais vendido do momento;
    -Biblioteca de jogos aclamada;
    -Vários títulos de diferentes gêneros;
    -Nintendo é quem mais vendeu consoles no ano de 2013;
    -Mais lucro que a maioria das outras empresas de games;
    -Grandes títulos, que vendem muito (leia-se Pokémon e Zelda) ainda estão para chegar;


    Discordo que o Wii U foi um erro. O console vendeu bem nos 2 primeiros meses, mas depois caiu muito. Porquê? Falta de jogos. Mas é claro! Qual console vende sem jogos?! O pior é se vendesse bem nesse período de seca! Imagina, a Nintendo nem ia precisar se esforçar pra fazer do console um sucesso! Ia virar uma desenvolvedora preguiçosa só fazendo Mario, Mario e mais Mario... 

    Eu quero que a Nintendo sinta que ela precisa se esforçar mais pro console fazer sucesso. E acho que eles perceberam isso já e estão tentando mudar. Esse fim de ano já está muito bom pra mim. Pensa: eles tem 3 Zeldas em desenvolvimento. Três!! Quando agente pôde falar que tem 3 Zeldas vindo! E mais, um Mario 3D, DK Country, um Sonic exclusivo, Pikmin 3, Bayonetta 2, X (nova IP), Smash Bros, Mario Kart, TW101 (nova IP), a nova IP do Myamoto, o novo Zelda HD, talvez um Metroid, Star Fox, Pilotwings... Eu to é feliz demais com tudo que tá vindo. É claro que pode melhorar (e deve), mas eles tão no caminho certo...
    avatar
    Bagatela
    Membro Nv.12
    Membro Nv.12

    Karma Karma : 27
    Posts Posts : 147

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por Bagatela em Qua 11 Set 2013, 20:22

    Em 2014 os titulos dos posts vão ser mais ou menos assim: " Como um fadado a morte conseguiu dar a volta por cima?porque?quando? saiba mais sobre o Wii U"..
    avatar
    NPower
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1214
    Posts Posts : 2644

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por NPower em Qua 11 Set 2013, 20:23

    Sei lá,eu prefiro esperar pra ver.Melhor não dar uma de Patcher e prever o futuro errado @_@
    avatar
    Liam Kurosaki
    Veterano Nv.25
    Veterano Nv.25

    Karma Karma : 62
    Posts Posts : 1011

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por Liam Kurosaki em Qua 11 Set 2013, 20:38

    O único motivo prao Wii U não vingar, é o que o Myamoto já disse "sem softaware, não há hardware"

    Wii U = VITA.

    Tinham ótimas expectativas, mas no quesito JOGOS, foram um fiasco.

    Esse fim de ano vai ser tudo ou nada pro Wii U.
    A não ser que a Nintendo tenha um ás na manga.
    avatar
    Visionnaire
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1278
    Posts Posts : 1842

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por Visionnaire em Qua 11 Set 2013, 21:28

    A Nintendo criou um problema na geração anterior e pensou que poderia repetir a façanha com o WiiU. É um pena pra nós todos! Um Hardware bem mais potente ajudaria muito o WiiU a pelo menos receber mais jogos.
    avatar
    ZoruaLink
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 317
    Posts Posts : 1627

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por ZoruaLink em Qua 11 Set 2013, 21:34

    A Nintendo tenta sempre trazer a melhor experiência ao jogador, e como Jony Ive diz:
    experience is defined by software and hardware working harmoniously.
    Eu acho que o problema já foi identificado e esta sendo resolvido.
    avatar
    ari789
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1975
    Posts Posts : 6452

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por ari789 em Qua 11 Set 2013, 21:41

    Esse vídeo responde tudo :

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Opinião/Debate] Wii U: O quê, por quê e como deu errado?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 18 Dez 2017, 09:06