Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Pokémon] Guia avançado de Breeding

    Compartilhe
    avatar
    murilofd
    Membro Nv.10
    Membro Nv.10

    Karma Karma : 29
    Posts Posts : 125

    [Pokémon] Guia avançado de Breeding

    Mensagem por murilofd em Ter 20 Ago 2013, 14:09

    Não sei se já existe um tópico destes, mas acredito que meu guia seja completo e possa ajudar bastante, espero que gostem!


    Guia de Breeding
         Olá a todos, meu nome é Murilo e este é meu guia sobre breeding. Este guia é detalhado e destinado especialmente a pessoas que querem jogar competitivamente e gostariam de ter Pokémons mais fortes. Se alguma parte do guia estiver elementar demais, sinta-se livre para passar para o próximo assunto.
         Atualmente estou jogando a versão Black 2, e este guia será melhor aproveitado durante a geração V.
     
    Como conseguir um ovo
         Pokémons do mesmo Egg Group ou de espécies iguais, de sexo diferente deixados no casal de idosos do Day Care normalmente produzirão um ovo. Deste ovo nascerá um novo Pokémon da linhagem da mãe, normalmente em seu primeiro estágio evolutivo.
         Por exemplo, ao deixar um Raichu macho e uma Pikachu fêmea no Day Care, seu ovo produzirá um Pichu. Isto porque eles são da mesma espécie, e consequentemente do mesmo Egg Group, mas de sexos diferentes.
         Tão estranho quanto possa parecer, se você colocar para cruzar uma Wailord fêmea com um Skitty macho, eles vão produzir um ovo, e nascerá um Wailmer. Estes dois Pokémons têm o mesmo Egg Group, e o filhote será sempre da linhagem da fêmea.
     
    Sobre Egg Groups
         Pokémons que podem se cruzar pertencem ao mesmo Egg Group. Alguns deles possuem dois Egg Groups, tendo assim mais opções para cruzar. Os grupos são: Amorphous, Bug, Ditto, Dragon, Fairy, Field, Flying, Grass, Human-like, Mineral, Monster, No Eggs, Water 1, Water 2 e Water 3.
         Para saber exatamente o Egg Group de um certo Pokémon, você pode consultar uma Pokédex online ou tentar adivinhar pelo seu formato. O importante é saber que o Ditto, único de seu grupo, pode cruzar com qualquer Pokémon, exceto com o grupo No Eggs, que não produz ovos. Um Ditto sempre produz ovos do tipo do outro Pokémon, e não é possível cruzar dois Dittos.
         Ao colocar dois Pokémons no Day Care, ao falar com o velho na entrada, ele irá dizer como eles estão interagindo. Aqui estão as frases dele, e o que elas significam:
         “The two seem to get along very well”: chance de 70% de produzir um ovo a cada 256 passos, somente ocorre com Pokémons de mesma espécie e treinadores diferentes.
         “The two seem to get along”: chance de 50% de produzir um ovo a cada 256 passos, ocorre com Pokémons de mesma espécie e treinador, ou diferentes espécies e treinadores.
         “The two don’t seem to like each other”: chance de 20% de produzir um ovo a cada 256 passos, ocorre com Pokémons de diferentes espécies, mas com Egg Groups em comum, ou Ditto.
         Nota que o Ditto, apesar de versátil, demora muito a fazer ovos, assim que você tiver 2 Pokémons de mesma espécie e sexo diferentes, a chance pula para 50%.
     
    Egg Moves
         Alguns Pokémons podem aprender certos golpes apenas pelo processo conhecido como chain breeding, e tais golpes são chamados Egg Moves. Os golpes são passados sempre pelo pai, logo, a mãe irá determinar qual Pokémon nascerá. O processo também pode ser utilizado para que o Pokémon já nasça sabendo um golpe que aprenderia apenas depois.
         Por exemplo, uma Machamp fêmea cruzando com um Magmar macho que possua os golpes Fire Punch e Thunderpunch darão origem a um Machop que terá estes dois golpes no level 1! Em alguns casos que você queira um golpe específico, será preciso cruzar um, para cruzar com outro, e por isso chamam de chain breeding, ou cruzamento em cadeia.
         Sugiro observar os Egg Moves dos Pokémons que deseja utilizar, pode ser que consiga surpreender seus adversários com golpes inesperados.
     
    Natures
         Um dos aspectos mais importantes das batalhas competitivas é a Nature de seu Pokémon.  Existem 25 Natures, e elas podem modificar em +10% um atributo e diminuir em -10% outro atributo, ou ser neutro e não modificar nada. O atributo HP é o único que nunca poderá ser alterado.
         Muitas dessas Natures são bem ruins, então listarei as que julgo serem as mais viáveis:
    +Attack: Adamant(-Sp.Atk)
    +Defense: Bold(-Atk); Impish(-Sp.Atk)
    +Sp.Atk: Modest(-Atk);
    +Sp.Def: Calm(-Atk); Careful(-Sp.Atk)
    +Speed: Timid(-Atk); Jolly(-Sp.Atk)
         Não acho que reduzir velocidade ou defesas seja de forma alguma viável, a não ser num time de Trick Room ou alguma estratégia louca que você tenha.
         Para passar a Nature para seu recém chocado Pokémon, basta que a mãe esteja segurando uma Everstone, ou o Ditto, se estiver usando ele. Então você vai querer capturar Dittos das Natures que lhe interessam, leve suas pokébolas ao Giant Chasm e capture muitos, uns 30, 50, 100. Sério, você vai acabar capturando muitos.
         A minha estratégia para capturar Dittos facilmente é ficar na grama baixa, onde o lvl deles é 45 ou 47 e deixar um Watchog lvl 55 na frente. Seus golpes foram escolhidos para não serem bons: Work Up, Return, Fling e Baton Pass. Não é tão medíocre, mas fica horrível quando o Ditto se transforma nele. Em seguida troco para meu Magneton e uso Thunder Wave para paralizá-lo, troco para Haxorus e o deixo com 1 de HP com False Swipe. Ultraball, pronto!
         Não jogue fora seus Dittos de Natures ruins ou repetidas, voltarei a falar neles na parte de IVs.
         Mas por que capturar um monte de Pokémons com diversas Natures? Nosso objetivo é passar a Nature de um dos Pokémons originários para um ovo, e isso é possível colocando um deles no Day Care segurando a Everstone, aquele item que impede que o Pokémon evolua. Diz-se que o Pokémon segurando a Everstone tem 50% de chance de passar sua Nature para os ovos, mas meus testes em B2 indicam que este valor possa ser agora de 100%
        
    Synchronize    
         Você pode querer também capturar outros Pokémons com Natures específicas para aumentar as chances de produzir ovos. Se você iniciar batalhas com um Pokémon com a habilidade Synchronize, existe 50% de chance que a Nature do Pokémon encontrado seja a mesma do seu. Então você pode capturar Pokémons com esta habilidade e diferentes Natures.
         Os Pokémons mais fáceis de encontrar em B/W/B2/W2 com Synchronize são Munna e Elgyem. Munna pode ser encontrado no Dream Yard e Elgyem pode ser encontrado nos andares superiores da Celestial Tower.
         Cuidado ao capturar estes Pokémons, pois se eles tiverem a habilidade Synchronize, ao paralizá-los para capturar, eles o deiixarão paralisado também! Se isto não acontecer, então o Pokémon tem outra habilidade e não deve ser capturado. Note que Elgyem é Ghost e, portanto, imune a False Swipe.
     
    Magma Armor e Flame Body
         Se você colocar um Pokémon com Magma Armor ou Flame Body à frente de sua party, os passos necessários para seus ovos chocarem serão reduzidos à metade. É imprescindível ter um destes Pokémons, e os mais fáceis de se encontrar são Larvesta, Volcarona e Litwick. Você encontrará uma Volcarona no andar mais baixo do Relic Chamber, após terminar o jogo. Ensine Fly para ela e verá que será muito útil.
     
    Introdução aos IVs
         Vamos complicar um pouco as coisas agora e falar sobre os IVs, abreviação de Individual Values, Valores Individuais em Português. Cada Pokémon tem 6 IVs que variam de 0 a 31, um em cada atributo; este valor é o número de pontos extras que o Pokémon adquire ao passar de level entre o level 1 e o level 100.
         É como se os IVs fossem os genes dos Pokémons, se você pegar dois Pokémons idênticos, em level e Nature inclusive, e comparar seus atributos, verá que eles são diferentes, pois possuem IVs diferentes.
         Conseguir capturar um Pokémon com bons IVs é pura sorte, mas para nossa alegria é possível manipular os IVs e conseguir os tão sonhados IVs perfeitos. Não, não fique tão contente, a natureza é cruel e só nos permite manipular os IVs até certo ponto, continue lendo...
         Em média, 1 a cada 6 Pokémons capturados possuem 1 IV perfeito, lembra-se do exército de Dittos que você (provavelmente não) capturou? Pegue carona em sua Volcarona e mais 5 Dittos e vá para Nimbasa City.
         No meio da cidade fica a entrada para os trens de batalha, logo ali existe um NPC de cabelo azul que fala o potencial de seus Pokémons, inclusive qual é o seu melhor atributo (é preciso vencer o campeão para que ele apareça). Teste seus Dittos, um por um, pegue mais, até testar todos, depois jogue fora os que não tiverem pelo menos um IV perfeito ou não possuir uma Nature importante.
         Mas como saber se ele tem IVs perfeitos? Vou explicar as falas do nosso querido npc:
         Sua primeira frase irá dizer sobre a soma dos IVs, são quatro frases.
    ·         This Pokémon´s potential is decent all around: total de 0 a 90 IVs.
    ·         This Pokémon´s potential is above average overall: total de 91 a 120 IVs.
    ·         This Pokémon has relatively superior potential overall: total de 121 a 150 IVs.
    ·         This Pokémon has outstanding potential overall: total de 151 a 186 IVs.
         Em seguida, ele dirá qual é o melhor dos IVs, ou falará de mais de um, caso haja empate.
    ·         It´s rather decent in that regard: o maior IV é um valor entre 0 e 15.
    ·         It´s very good in that regard: o maior IV é um valor entre 16 e 25.
    ·         It´s fantastic in that regard: o maior IV é um valor entre 26 e 30.
    ·         It can´t be better in that regard: o maior IV é 31.
         Pronto, agora você já sabe quais Dittos têm IVs perfeitos, aproveite para marcá-los com aqueles símbolos que pareciam inúteis mas que podem ser usados para saber quais Pokémons têm IVs perfeitos e em quais atributos apenas olhando. Se ainda não conseguiu um de cada atributo, pegue mais, eu tive que capturar uns 100!
     
    Mas vamos breedar logo cara!
         Tá bom, vamos lá, mas prepare-se para encrenca. Encrenca em dobro! Vamos supor que breedaremos Machops para obter um Machop com IVs perfeitos em HP e Atk, Nature Adamant e habilidade No Guard. Difícil? Mais do que imagina. Veja até onde você é hardcore e pare na etapa que desejar.
         Primeiro, vamos fazer um Machop Adamant. Se você já tiver um, ótimo, pule para a próxima etapa. Se não, pegue seu Ditto Adamant, dê a ele a Everstone e coloque-o junto com um Machop no Day Care.
    Obs.: não precisa ser necessariamente Machop, tanto Machoke quanto Machamp servem.
         Fique andando de bicicleta ali perto, logo o velhinho lhe entregará um ovo, ande mais um pouco até chocar. Certamente ele será Adamant, não se preocupe com stats ou habilidades agora. Chance se sucesso: 100%.
         Agora coloque o Machop Adamant com Everstone junto com um Ditto de IV 31 em Atk segurando um Power Bracer. Com isso, nascerá um Machop Adamant com IV 31 em Atk. Chance de sucesso: 100%. Para facilitar, este Machop se chamará Goro.
    Nota sobre geração de IVs: quando um ovo é criado, três IVs são escolhidos aleatoriamente entre os doze IVs somados dos dois parentes. Os outros três IVs são aleatoriamente criados pelo jogo, e eu comprovei isso nos meus testes. Para piorar, dois dos três valores escolhidos podem ser do mesmo atributo, o segundo sobrescrevendo o primeiro, salvo o caso em que um Power Item é segurado. Os Power Itens garantem que o IV seja passado ao ovo, sendo eles: Weight(HP), Bracer(Atk), Belt(Def), Lens(Sp.Atk), Band(Sp.Def) e Anklet(Spd) e são vendidos na estação de trem por 16 BP cada.
         No próximo passo, vamos breedar o Goro segurando a Everstone com um Ditto segurando um Power Weight. Assim, o ovo terá Nature Adamant e IV 31 em HP. Em alguns casos, o IV 31 de Atk do Goro será passado ao ovo, que é nosso objetivo. Chance de sucesso: 29%.
         Mas o nosso querido Machop, que se chamará Kintaro precisa ter a habilidade No Guard, então as chances são de 14,5%! O meu Machamp é exatamente assim, precisei criar uns 15 ovos desde o começo do processo, boa sorte!
         Digamos que você não tem vida, e quer três IVs perfeitos, até porque é possível passar três IVs. Ok, tudo bem...
         Kintaro já tem IVs perfeitos em HP e Atk. Repita o processo acima para criar um outro Machop, desta vez fêmea, com IVs perfeitos em HP e Spd, por exemplo. Eu sei que o primeiro é macho! Criar a Kintara será muito mais fácil porque você não precisa manter uma Nature, apenas coloque Power Weight em um e Power Anklet no outro.
         Cruze Kintaro com Kintara, Kintaro segurando a Everstone e Kintara segurando o Power Anklet. Com sorte, com muita sorte, um dos ovos terá um Pokémon com IVs perfeitos em HP, Atk e Spd, Nature Adamant e habilidade No Guard. Número de ovos necessários: mais de 8000!
         Aqui termina o guia de Breeding, mas vou continuar com algumas curiosidades que podem ser úteis, continue lendo se gostou!
     
    Extras
    O sexo dos Pokémons
         Calma, não é pornografia, é um estudo sobre o sexo deles. Se você breedou Pokémons com IVs perfeitos em Atk, deve ter percebido que todos eles eram machos. Isto porque Pokémons fêmeas nunca tem IVs altos em Atk, ou seja, IVs altos em Atk garantem que o Pokémon sempre seja macho. Quanto menor a população amostral de fêmeas em determinada espécie, menor deve ser seu IV em Atk, e é preciso levar em consideração estes fatos quando se quer manipular o sexo deles.
         Note que Pokémons que são todos do sexo feminino ou sem sexo fogem a esta regra.
    Hidden Power
         Todos os Pokémons, exceto Ditto, podem aprender o golpe chamado Hidden Power, um golpe da categoria Special, de tipo de poder variados, determinados pelos IVs de cada Pokémon.
         Acertar um Hidden Power, ainda mais com poder bom, que varia de 30 a 70 é extremamente difícil, e por isso, inviável tentar manipular os IVs para isso.
         O tipo do Hidden Power é calculado pela fórmula:
    TIPO = (a + 2b + 4c + 8d + 16e + 32f)x15/63
         Onde a, b, c, d, e e f são, respectivamente, o resto da divisão dos IVs de HP, Atk, Def, Spd, Sp.Atk e Sp.Def por 2. Em outras palavras, se um IV é par, seu valor correspondente será 0, e se ele for ímpar, seu valor correspondente será 1.
         Do resultado dessa conta, arredonda-se o valor para baixo, que resultará num número entre 0 e 15, o tipo será conforme a tabela:
    0: Fighting
    1: Flying
    2: Poison
    3: Ground
    4: Rock
    5: Bug
    6: Ghost
    7: Steel
    8: Fire
    9: Water
    10: Grass
    11: Electric
    12: Psychic
    13: Ice
    14: Dragon
    15: Dark
         Note que, se um Pokémon tiver todos os IVs de valor 31, seu Hidden Power será do tipo Dark, assim como será Dark se ele tiver todos os IVs com o último dígito ímpar, pois:
     (1 + 2 + 4 + 8 + 16 + 32)x15/63 = 15
         Também é possível calcular o poder do Hidden Power, através da fórmula:
     PODER = (u + 2v + 4w + 8x + 16y + 32z)x40/63 + 30
         Onde u, v, w, x, y e z são, respectivamente, resultado do resto da divisão dos IVs de HP, Atk, Def, Spd, Sp.Atk e Sp.Def por 4. Se o resto for 0 ou 1, seu valor será 0; se o resto for 2 ou 3, seu valor será 1
         Novamente, arredonda-se o resultado da conta para baixo, que resultará num valor entre 30 e 70.
         Para IVs perfeitos, o poder seria:
    (1 + 2 + 4 + 8 + 16 + 32)x40/63 + 30 = 40 + 30 = 70
         Porém, é possível obter o mesmo poder, desde que todos os restos das divisões dos IVs sejam 2 ou 3.
         Conclusão: é humanamente impossível breedar Pokémons para se obter Hidden Power forte e do tipo desejado, é pura sorte, ou cheat!
    avatar
    Golden Bob-Omb
    Membro Nv.31
    Membro Nv.31

    Karma Karma : 287
    Posts Posts : 335

    Re: [Pokémon] Guia avançado de Breeding

    Mensagem por Golden Bob-Omb em Ter 20 Ago 2013, 18:38

    Parabéns pelo tópico  cara, muito explicativo ! Queria eu ter achado algo assim na época que eu estava super perdido sobre o assunto.
    avatar
    Jessien
    Veterano Nv.23
    Veterano Nv.23

    Karma Karma : 289
    Posts Posts : 958

    Re: [Pokémon] Guia avançado de Breeding

    Mensagem por Jessien em Qua 21 Ago 2013, 17:11

    Cara, ficou foda Clap 

    é sempre muito bom ter essas apanhados de informação em um lugar só

    mas se aceita uma sugestão, coloque links que levam para a informação que deixou de incluir no texto, como na parte dos grupos de ovos

    colocas um link direto para uma lista de quem está incluso no grupo, por exemplo:
    Fairy, Field, Flying
    avatar
    neoroide
    Iniciante Nv.7
    Iniciante Nv.7

    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 15

    Re: [Pokémon] Guia avançado de Breeding

    Mensagem por neoroide em Qui 19 Set 2013, 06:55

    Ótimo tópico, aliás Elgyem é Psychic e não Ghost. Contudo, excelente tópico...

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Pokémon] Guia avançado de Breeding

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 16 Ago 2017, 19:03