Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Compartilhe
    avatar
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero

    Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

    Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por Robert Prado em Ter 13 Ago 2013, 00:48


    O Vita é um console polêmico e que divide opiniões. Uma das principais reclamações de seus donos e também dos “futuros compradores em potencial” é que ele não tem uma boa biblioteca de jogos.

    Tenho um Vita a pouco mais de um ano e já joguei bastante coisa nele. De Uncharted a Limbo, passando por Gravity Rush, Zen Pinball, Sly Cooper, Sound Shapes, Hotline: Miami, Rayman e por aí a fora. Hoje, digo com conhecimento de causa, que o motivo exposto no parágrafo acima é uma falácia.

    Mas antes de tocarmos no assunto, vamos tentar entender o porque.

    Jogos AAA

    Vocês sabem o que é um jogo AAA, certo? Quem respondeu “jogo nota 10”, “jogo foda”, “GOTY” ou coisas do gênero, passou longe. O termo AAA está muito mais para quantidade do que para qualidade – embora muitos deles sejam ótimos jogos. Mas quantidade de que? De tudo: capital investido, recursos alocados, nomes que aparecem nos créditos finais, espaço que ocupa no seu HDD, etc. São os jogos huge.

    Em jogos dessa categoria você pode encontrar CGs absurdamente belas (Final Fantasy XIII),  apreciar uma trilha sonora composta por Hans Zimmer (Modern Warfare 2), babar com texturas impressionantes (RAGE) e até mesmo, jogar com Ellen Page e Willem Dafoe (Beyond: Two Souls).

    E o que é preciso para aproveitar um jogo AAA em toda a sua glória?

    Imersão, essa é a chave

    Você pode jogar God of War III na sua TV de tubo numa boa, ninguém te impede disso, mas ao jogar esse mesmo jogo em uma plasma de 50″ com um home theater 7.1 ele deixa de ser God of War III e se transforma “no” God of War III.

    Os jogos de PS3 e 360 foram (e ainda são) concebidos para serem aproveitados em alta definição de som e imagem. Ninguém é obrigado a ter recur$o$ para montar um HT em casa só para jogar videogame, mas os que conseguem tal façanha não voltam mais atrás. É uma via de mão única! Eu jogo em uma 32″ com o PS Wireless Stereo Headset – nada de mais se comparado – e quando preciso mover meu PS3 para a 26″ do quarto, e/ou quando acaba a bateria do headset é um deus nos acuda. Metade da experiência vai embora. A diferença do som da TV para o headset oficial da Sony é tão grande, que até na Netflix aposentei o som da TV. Depois que você prova um bife de chorizo padrão Marcos Bassi, vai fazer cara feia sempre que mastigar um patinho à milanesa. Repetindo: é uma via de mão única e sem volta.
    E exatamente aqui está o problema do Vita (não me refiro ao patinho e nem ao chorizo), na imersão, aliás, na falta dela.

    Vita não é o PS3

    O Vita é um excelente portátil, com um hardware incrível e é possível se divertir muito com ele, mas não dá para ter uma experiência similar a Uncharted 2 jogando Golden Abyys, por exemplo.
    Quem não se lembra desses momentos?

    • a luta de Kratos contra Poseidon – God of War III;
    • ver um Big Daddy em ação pela primeira vez – Bioshock;
    • o primeiro olhar na Wasteland, assim que você escapa da Vault 101 – Fallout 3;
    • a emboscada contra John Marston – Red Dead Redemption;
    • matar um dragão pela primeira vez – Skyrim;
    • a cutscene de apresentação do Tower Knight – Demon’s Souls.


    Por mais que os devs se esforçassem, os singelos momentos acima (e muitos outros que não deu pra listar) não funcionariam no Vita com o mesmo impacto que funcionaram no PS3 pelo abismo audio/visual que existe entre um console de mesa e um portátil.

    Não é que o Vita não possa ter suas próprias versões de Uncharted, God of War ou Killzone, ele tanto pode, como deve; o que não pode é alguém querer passar a imagem de que o Vita precisa desses jogos para sobreviver. Ele não precisa nem um pouco e acredito que tanto a Sony como suas third parties já se tocaram disso.



    O Vita tem muito jogo de primeira linha e grande parte deles são distribuídos apenas em formato digital. Se você ainda não comprou seu Vita porque acha que ele não tem bons jogos, ou está muito mal informado, ou então se encontra preso no dilema que dá título a esse texto. Vou listar dez jogos excelentes que existem para PS3 e Vita e que funcionam muito melhor na versão portátil:

    • Hotline: Miami
    • Limbo
    • Machinarium
    • The Pinball Arcade
    • Rayman Origins
    • Retro City Rampage
    • Sine Mora
    • Sly Cooper: Thieves in Time
    • Terraria
    • Zen Pinball 2


    Esses eu joguei, mas ainda existem outros super elogiados que ainda não tive o privilégio, tais como: Dragon’s Crow, Guacamelee!, Sonic & All-Star Racing, Oddworld: Stranger’s Wrath HD… Também poderia citar ótimos exclusivos: Gravity Rush, Persona 4 Golden, Zero Escape 2, LBP, Velocity Ultra, Soul Sacrifice.

    O Vita tem muito jogo bom, acredite.

    O futuro está nos indie games, ou não…

    A grande vantagem do Vita comparado ao 3DS, seu principal (e teoricamente, único) adversário, é a facilidade em jogar todos esses indie games que se estabeleceram definitivamente na PSN. Reparou que dos dez jogos citados na lista mais acima, sete se encaixam nesse perfil? O mercado de indie games hoje é tão forte que a Sony colocou um dos nomes mais renomados desse movimento na apresentação oficial do PS4 e na E3 multiplicou a dose por oito, com oito apresentações simultâneas.

    E como a mesma Sony não cansa de repetir que o Vita será o parceiro ideal do PS4, basta a gente somar 2 + 2 pra entender onde ela quer chegar com seu portátil. Ela não está falando apenas do Remote Play, acreditem.

    As franquias de sucesso precisam ser repensadas antes de serem portadas para o Vita. Não adianta você replicar a mesma fórmula vencedora de Uncharted do PS3 que ela não vai funcionar no Vita. Por isso Golden Abyss é um jogo meia-boca. Tudo bem que ele veio naquela pressão de carro abre alas junto com o Vita, além de não ter o dedo da Naughty Dog, mas mesmo assim é um jogo que não convence. Parece Uncharted, mas não é, igual o comercial daquele famoso anti-caspa.



    Agora vejam a proposta de Batman: Arkham Origins Blackgate que sai pra Vita e 3DS. Em vez da Warner tentar adaptar o mesmo jogo para os portáteis, ela pegou o mesmo universo e jogou em uma plataforma 2,5D (jogabilidade 2D com background e transições em 3D). O resultado no gameplay da E3 é fantástico. E o mais legal é ver que ao optarem por trazer o Batman para um modelo plataforma, os devs conseguiram manter uma ótima qualidade gráfica, deixando o visual do jogo bem parecido com os consoles.

    Isso não quer dizer que as publishers precisam recriar todas as nossas franquias favoritas como jogos de plataforma 2D, mas é evidente que elas precisam encontrar outro caminho. porque o que deu certo no console, pode não dar certo no portátil. O portátil exige uma dinâmica nos jogos diferente de um console. Quando você senta a bunda no sofá pra jogar Skyrim ou Battlefield vai ficar duas, três, quatro horas jogando sem parar, numa boa. Mas como fazer isso com o Vita que te obriga a ficar com a cabeça curvada e a vista focada em uma tela de 5″? Não dá…

    Entretenimento é (e sempre foi) sobre o conteúdo certo na mídia certa. Os filmes do Uwe Boll são a anti-prova cabal dessa máxima.

    O Vita vale a pena?

    Em primeiro lugar, é preciso saber o que você espera dele. Você espera jogar com a mesma qualidade do PS3? Esqueça. Você quer jogos mais dinâmicos, mas que tenham cara de games de verdade e que possam ser jogados com controles de verdade? Ok, o Vita pode ser um caminho. Compare os jogos do Vita com os jogos do 3DS e decida quais os que mais te agradam.

    Depois você precisa decidir se o investimento vai doer valer ou não. O Vita além de não ser muito barato ($250 nos E.U.A.) ainda requer um investimento em cartões de memória exclusivos que variam entre 4GB e 32GB. O de 8GB, que pode ser considerado um bom espaço para armazenamento dos jogos comprados na PS Store, está saindo por $29.99 dólares, ou seja, a brincadeira começa em 280 doletas e isso comprando lá fora. Adicione o imposto local dos E.U.A., IOF se comprar no cartão de crédito e taxa de importação no Brasil, se for o caso. Para economizar em jogos a longo prazo é altamente recomendável que você assine a PlayStation Plus; se você já for assinante, melhor ainda, o preço já estará diluído, além de já contar com uma biblioteca de jogos garantida para os primeiros meses de jogatina, sem gastar um centavo com jogos.

    Se você entendeu o foco do Vita e o custo está dentro do seu orçamento, vai fundo que ele não irá te decepcionar. É um p*** portátil e feito para quem gosta de videogames.
    ——-
    A biblioteca de jogos do Vita está aí. Não é extraordinária, mas está longe de ser medíocre ou ruim. Poderia ser melhor? Poderia, mas por enquanto é o que temos e dá pro gasto com sobra. Se continuar no ritmo atual, a tendência é melhorar cada vez mais.

    -----------------
    Texto do grande Emerson da Gamegen, que faz excelentes colunas para o site. Recomendo que visitem:  www.gamegen.com.br

    Além de concordar com cada mínima parágrafo deste texto, eu obviamente não deixarei minha opinião de fora, conforme abaixo. Boa leitura!

    Eu concordo, é sim um excelente portátil. Falar que não tem jogos realmente é uma falácia. Acho que só Souls Sacrifice, Graviity Rush e Dragons Crown já valem a compra do Portátil. E em pouco tempo, a Plus acaba pagando o investimento que você teve com ele, dando jogos de graça e altos descontos, coisa que não existe de forma alguma no portátil da Nintendo.
    E vamos lembrar que, nenhum título best-seller do PSP, saiu para o Vita até então. *GTA's da Take-two que vendeu horrores no Vita;
    *Monster Hunter que tenho certeza que a Capcom fará quando o portátil der uma melhorada nas vendas;
    *FF Dissidia da Square, um Kingdom Hearts;
    *Os diversos exclusivos Sony, como Daxter, Ratched & Clank, God of War, Patapon, Gran Turismo,
    *Metal Gear Solid da Konami

    Ou seja, os títulos que fizeram o PSP vender seus 80 milhões de unidades, não estão presentes no Vita. Se estivessem presentes e mesmo assim não fizessem o portátil vender, seria muito ruim.

    Citando também, um pequeno extra do portátil. O mesmo acessa os jogos da PS Mobile. A Square-Enix fez um jogo chamado Chaos Ring para essa seção e é um ótimo jogo também, vale a pena.

    Se compararmos o custo do Vita com o 3DS, vemos que a longo prazo, o Vita é sim o que é mais em conta, devido a Plus. Até agora eu tenho os seguintes jogos gratuitos:
    Zombie Tycoon 2
    Retro City Rampage
    Wipeout 2048
    Uncharted Golden Abyss
    Ninja Gaiden Plus
    Chronovolt
    Jetpack Joyride
    Tales from Space Mutant Blobs Attack!!!
    Plants vs Zombies
    Disgaea 3
    Gravity Rush
    Knytt Underground
    BlazBlue Continum Shift Extend
    Germinator
    Virtue's Last Reward
    Dokuro (no qual estou jogando e é magnifico)

    E os jogos que paguei muito barato, com descontos de mais de 50% na Plus:
    Playstation All Stars Battle Royale
    Sly 4 Thieves in Time
    Metal Gear Solid 3 HD Collection
    Little Big Planet PS Vita

    E eu uso um cartão de 4GB, sem problemas, pois o Vita tem um aplicativo que lhe permite deixar os jogos guardados no PC ou PS3. Eu deixo tudo salvo no meu iPod 160GB. Se preciso de tal jogo, transfiro em 2min. Oque já elimina custos com cartões maiores.

    Concluindo, a médio/longo prazo, se você compra um Vita que está custando uns 600,00 no Mercado Livre que já vem com um cartão de 8GB e assina a PS Plus Anual (algo em torno de 120 reais convertendo), você terá o portátil console mais econômico do mercado. E dificilmente, um cara que possui 3DS, conseguirá ter o mesmo numero de software que você terá para o Vita, por que haja dinheiro.

    Esperaremos a GamesCom dia 21/08, que a Sony diz que será um show do Vita, onde teremos novos anúncios de jogos e um provável corte de preço para o Ocidente. Depois que o Japão teve corte, o Vita se mantém como 2º lugar nos ranks de vendas, perdendo somente para o 3DS (e com uma larga vantagem).

    Eu acredito no sucesso do console e só venderei o meu, se demorarem para anunciar um novo FF Dissidia e um novo God of War ou inFamous. (sorry for the walltext)
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por Convidado em Ter 13 Ago 2013, 01:13

    Concordo em termos com o artigo e com sua opinião. O Vita é um portátil poderoso, mas que carece sim de jogos de peso. Dragon's Crow, Soul Sacrifice e Gravity Rush não são nem de longe motivo o bastante pra ter o portátil.

    Onde estão God of War, Um Resident Evil de peso e exclusivo, um Metal Gear que utilize bem as funções do portatil, um jogo de luta exclusivo ou até mesmo um shooter frenético com um multiplayer fantástico?

    O Vita tem capacidade pra isso tudo, mas a verdade ninguem diz. O poderoso e intocável NGP não foi feito com planejamento, foi feito as pressas, apenas tipo..Façam um PSP mais poderoso e coloquem o logo SONY.. Não foi o suficiente. Enquanto o Vita carece de jogos de qualidade, o seu maior e único rival esbanja na mesma área. Enquanto o Vita tem esses 3 jogos, mais Uncharted dos quais você citou que valem tanto a pena, o 3DS tem Mario 3D Land, New Super Mario Bros U, Luigi's Mansion 2, Resident Evil Revelations, Monster Hunter 3 Ultimate, Ocarina of Time 3D, Mario and Luigi Dream Team, Mario Kart 7, Kid Icarus, Castlevania Mirror of Fate, Animal Crossing New Leaf, fora os diversos games no Virtual Console, e alguns exclusivos na E-Shop.

    Pra efeitos de comparação, só esse ano o portátil ainda recebe Pokemon X e Y, Monster Hunter 4, The Legend of Zelda: A Link Between Worlds, Yoshi's New Island, e ano que vem tem Smash Bros.

    Vendi meu Vita a quase 2 meses e não me arrependo nem um pouco, pois o dinheiro está sendo muito bem investido nos jogos imperdíveis que 3DS e Wii U recebem até o fim do ano.

    Se a Sony não anunciar pelo menos uns 5 títulos renomados, exclusivassos e de muito peso, o portátil morrerá precocemente, sendo esmagado pelo seu concorrente.

    Quando comprei meu Vita, fiquei super feliz e ancioso, gastei uma grana preta,  e fiquei todo esse tempo com apenas 3 jogos que realmente valiam a pena... Já o 3DS, não por ser da Nintendo, mas recebe um título de peso a cada mês, e os lançamentos futuros são absolutamente animadores, e me fazem acreditar verdadeiramente que o Vita, infelizmente, será um fracasso extremo da Sony
    avatar
    LiveinRiot
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 950
    Posts Posts : 2206

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por LiveinRiot em Ter 13 Ago 2013, 01:16

    Texto de muita qualidade, e precisa ser lido com calma para conseguir entender o raciocínio. É muito interessante essa divisão de entretenimento entre consoles de mesa e portáteis. Como também, é interessante ressaltar que há jogos triple A para o console.

    A Sony tem até o fim do ano para salvar o Vita, depois disso eu acredito que o console dificilmente achará mercado, por conta do concorrente mais estabelecido, além dos smartphones sempre receber uma grande melhora gráfica a cada ano, por mais que não tenha um controle próprio, o que não falta é casual indo para os smartphones.
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por Convidado em Ter 13 Ago 2013, 01:21

    O Vita tem alguns jogos que amaria experimentar. Nunca joguei a série Disgaea, mas pelo o que vi Disgaea 3 é um RPG tático, confirma? Já ouvi falar muito de Soul Sacrifice e Gravity Rush, dizem que são ótimos jogos. Alguns da lista nem me chamam atenção, mas talvez pegue um Vita só para ter o prazer de jogar Persona 4 Golden e outros jogos. Smile 
    Discordo quando dizem que o portátil está morto ou não tenha jogos... acho esses comentários muito superficiais. É como quando estava falando com um vizinho meu, só falei que queria comprar um iPhone... ele me olhou torto e falou que estava maluco, que GalaxyS3 é muito melhor. Sério mesmo, a expressão dele me assustou!

    E sobre a sua assinatura, qual é a pergunta que faria
    avatar
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por JonathanAlis em Ter 13 Ago 2013, 01:42

    Muito bom texto e sua opinião, concordo com ambos.

    Tenho 3DS, adoro seus jogos, mas fica muito caro. No ps3 pude ver a vantagem da psn plus.

    Ah, e mesmo se o Vita não vender, se virmos esses grandes jogos, vale a pena ter.

    E sobre a matéria, agora quero um headset oficial da sony pro meu ps3, heheh.
    Gostaria de adentar o apreço que tenho a warner, por apostar nesse jogo do batman dessa forma no Vita.
    avatar
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero

    Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por Robert Prado em Ter 13 Ago 2013, 02:04

    @JonathanAlis escreveu:Muito bom texto e sua opinião, concordo com ambos.

    Tenho 3DS, adoro seus jogos, mas fica muito caro. No ps3 pude ver a vantagem da psn plus.

    Ah, e mesmo se o Vita não vender, se virmos esses grandes jogos, vale a pena ter.

    E sobre a matéria, agora quero um headset oficial da sony pro meu ps3, heheh.
    Gostaria de adentar o apreço que tenho a warner, por apostar nesse jogo do batman dessa forma no Vita.
    Cara, sobre o headset, é o melhor que já ví na vida. Sério, sem exagero algum. 7.1 e você escuta coisas que normalmente não escutaria no som normal. Por exemplo, em Last Of Us eu escuto os estaladores antes mesmos dos personagens falarem que escutaram! rsrs É uma imersão fascinante. Quero até mesmo trocar o meu Headset 7.1 pelo novo, o Pulse 7.1 da Sony também, que diz ter um baixo até melhor.
    avatar
    Jamian
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 619
    Posts Posts : 2596

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por Jamian em Ter 13 Ago 2013, 08:45

    Concordo com muitas ideias contidas no artigo, mas não com todas. Realmente, o Vita é um excelente portátil, e possui sim bons jogos, mas não tem nenhum System Seller, como God of War, ou um Uncharted descente. Contudo, discordo um pouco sobre a parte que fala sobre os jogos de portáteis terem de ser repensados. Acho que o motivo de os desenvolvedores terem de retrabalhar os jogos, não lançando a mesma versão para os consoles e os portáteis, deve-se, somente, à diferença de poder entre eles, e não a um possível desconforto que se sente ao jogar. O Vita possui uma ergonomia excelente, e vc não se cansa de jogar, de verdade.
    avatar
    J.Biermann
    Veterano Nv.27
    Veterano Nv.27

    Karma Karma : 559
    Posts Posts : 1060

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por J.Biermann em Ter 13 Ago 2013, 08:54

    O dia que tiver algo na linha (e com a qualidade) de Animal Crossing e Pokémon valerá o investimento.

    O público não é o mesmo, logo os jogos devem ser outros.
    avatar
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero

    Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por Robert Prado em Ter 13 Ago 2013, 12:36

    @Jamian escreveu:Concordo com muitas ideias contidas no artigo, mas não com todas. Realmente, o Vita é um excelente portátil, e possui sim bons jogos, mas não tem nenhum System Seller, como God of War, ou um Uncharted descente. Contudo, discordo um pouco sobre a parte que fala sobre os jogos de portáteis terem de ser repensados. Acho que o motivo de os desenvolvedores terem de retrabalhar os jogos, não lançando a mesma versão para os consoles e os portáteis, deve-se, somente, à diferença de poder entre eles, e não a um possível desconforto que se sente ao jogar. O Vita possui uma ergonomia excelente, e vc não se cansa de jogar, de verdade.
    Discordo. Jogar em um portátil com a cabeça curvada é bem mais cansativo do que jogar com o controle na mão, olhada para a TV, tendo uma postura reta. São experiencias diferentes, logo o conteúdo tem que ser diferente.
    avatar
    gamersvidrados
    Veterano Nv.7
    Veterano Nv.7

    Karma Karma : 170
    Posts Posts : 551

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por gamersvidrados em Ter 13 Ago 2013, 13:01

    Bom artigo, mas ainda não estou disposto a ter um Vita.Tem bons jogos, mas tá faltando alguma coisa que me de vontade mesmo de comprar (o que senti para ter um 3ds).
    avatar
    skybite
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 268
    Posts Posts : 1637

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por skybite em Ter 13 Ago 2013, 13:04

    gostei da psn+ ter dado alguns jogos p vita, isso vale a pena vc ter psn + com ps3 + psvita, a meu ver e melhor aproveitado
    avatar
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus

    Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por lpslucasps em Ter 13 Ago 2013, 13:38

    Acho o argumento de que imersão é diretamente proporcional à qualidade gráfico-sonora é fundamentalmente errado. Dizer, por exemplo, que "metade da experiência vai embora" ao ir de uma TV maior para uma menor me soa ridículo, pessoalmente falando.

    Em minha opinião, a imersão esta muito mais ligada à narrativa e fluidez da jogabilidade do que qualquer outra coisa. Esses fatores independem do tamanho da tela. A imersão fica com você, não vai embora só porque você sai da sala para o quarto.

    Sobre o Vita, não tenho muito a opinar, visto que não tenho um.
    avatar
    skybite
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 268
    Posts Posts : 1637

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por skybite em Ter 13 Ago 2013, 14:23

    @lpslucasps escreveu:Acho o argumento de que imersão é diretamente proporcional à qualidade gráfico-sonora é fundamentalmente errado. Dizer, por exemplo, que "metade da experiência vai embora" ao ir de uma TV maior para uma menor me soa ridículo, pessoalmente falando.

    Em minha opinião, a imersão esta muito mais ligada à narrativa e fluidez da jogabilidade do que qualquer outra coisa. Esses fatores independem do tamanho da tela. A imersão fica com você, não vai embora só porque você sai da sala para o quarto.

    Sobre o Vita, não tenho muito a opinar, visto que não tenho um.
     concordo a imersão não se faz com tv grande ou gráficos e/ou sons bons, tanto que tive imersão no GBC e SNES e PSX numa tv de 14 polegadas...

    a meu ver, se o jogo é bom em vários fatores, só ele e responsável por seu divertimento.

    ainda não tenho psvita, mas reconheço seu potencial, so falta jogos pra ele...

    um defeito acho o cartao do psvita que só a sony faz, 32GB ta quase 200 reais
    avatar
    Jamian
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 619
    Posts Posts : 2596

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por Jamian em Ter 13 Ago 2013, 14:33

    @lpslucasps escreveu:Acho o argumento de que imersão é diretamente proporcional à qualidade gráfico-sonora é fundamentalmente errado. Dizer, por exemplo, que "metade da experiência vai embora" ao ir de uma TV maior para uma menor me soa ridículo, pessoalmente falando.

    Em minha opinião, a imersão esta muito mais ligada à narrativa e fluidez da jogabilidade do que qualquer outra coisa. Esses fatores independem do tamanho da tela. A imersão fica com você, não vai embora só porque você sai da sala para o quarto.

    Sobre o Vita, não tenho muito a opinar, visto que não tenho um.
     Diretamente proporcional não é, mas há uma certa relação. Depois que comprei o Pulse, não consegui mais jogar sem ele. E, depois que peguei uma Plasma, foi difícil voltar para o LED quando a Plasma apresentou problemas... Concordo também que a narrativa e a fluidez da jogabilidade influenciam mais, mas uma tela melhor e maior, principalmente para 3D, ajuda muito, muito mesmo!
    avatar
    ari789
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1975
    Posts Posts : 6452

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por ari789 em Ter 13 Ago 2013, 18:13

    Como assim Vita não ser um portatil .-. ?

    PQP Vocês viu ... So o fato de poder levar o console para onde quizer ja torna ele um portatil...

    Tem muitas coisas que prefiro no Vita ao 3DS , Ele pode ser conectado a TV como o antecessor [ Caso a tela quebre é muito util ] , Ele recebe ports diretos de PS3/X360 ou seja não fica com versões Menores , Com menos conteudo , ou Seja Mini como o 3DS [ Like a Sonic and All Star Racing Transformed ] , Seu Hardware fodarastico , Funções [ Skype lol ] , Full HD.

    Mais infelizmente ele não tem oque mais importante , Exclusivos de Peso.
    Sem falar no preço caro...

    Mais sério.. falar que ele não é um portatil ? , na boa.. se o Vita estivesse com um preço acessivel e com ótimos jogos queria ver o que vocês falariam...

    Conteúdo patrocinado

    Re: Vita: “Ser ou não ser um portátil, eis a questão”

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 14 Dez 2017, 06:26