Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    DISCUSSÃO:Quais as vantagens e desvantagens do recurso Off-TV Play?

    Compartilhe
    avatar
    DIEGOELRIC2005
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35

    Karma Karma : 164
    Posts Posts : 1260

    DISCUSSÃO:Quais as vantagens e desvantagens do recurso Off-TV Play?

    Mensagem por DIEGOELRIC2005 em Sab 10 Ago 2013, 21:20

    DISCUSSÃO:Quais as vantagens e desvantagens do recurso Off-TV Play?

    por Rayner Lacerda em 10/08/13





    Eu nunca tive um Wii (sim, podem me julgar e apedrejar), logo, perdi uma leva enorme de ótimos títulos. Com a vinda dessa nova geração, decidi começar pela Nintendo, então recentemente comprei um Wii U. Ao menos para mim, a falta de jogos foi positiva, pois pude aproveitar tudo o que o seu antecessor tinha de bom. Fiquei fascinado com a genialidade de Super Mario Galaxy e me diverti horrores com Kirby: Return to Dream Land. Fora outros títulos imperdíveis.
    Mas deixando a digressão de lado, resolvi escrever essa matéria por causa de algo que me incomodou um pouco. O Wii U é um console bem incrível, com um potencial tremendo. O principal responsável por isso é o GamePad que, como todos sabem, é um controle para lá de inovador, possuindo a capacidade de ser usado de tantas maneiras diferentes que só outra matéria conseguiria explicar.

    Off-TV? Que troço é esse?

    Logo no lançamento, a Nintendo revelou um detalhe que prometia revolucionar a praticidade dos jogadores. Chamado de Off-TV Play, ele prometia ser um recurso aos jogadores desesperados e uma salvação para os pais que sempre perdem o domínio da TV. Através dele, seria possível continuar jogando mesmo com o televisor desligado ou em outro canal.




    Imaginem aquele pai que está louco para assistir o jogo, ou aquela mãe que está perdendo a novela, tudo por causa do amor do filho pelos games. Esse recurso poderia ser realmente uma salvação, não é mesmo? Basta que o GamePad esteja no raio de alcance do console (coisa de alguns metros) e pronto, você não precisa mais da TV para jogar.

    O uso ou não desse recurso fica restrito às decisões das produtoras. Logo, muitas optam por um uso mais original e criativo para o controle. Porém, os jogos que possuem a função ficam com uma praticidade enorme. Em muitos momentos eu simplesmente pequei o GamePad que estava ao lado da cama e fui jogar Mario, sem ter a necessidade de ligar a TV.



    Seguindo a lógica da praticidade, esse recurso é realmente atraente e bem útil, afinal, agora não há mais desculpas para as brigas pelo domínio da sala de estar. Mas nada nunca é tão simples assim. E por mais que uma parcela do público seja privilegiada, outra pode se sentir prejudicada com isso.

    Os que não tiveram escolha

    Vou explicar usando o meu exemplo. Comprei o Wii U junto com o New Super Mario Bros. U. O jogo é lindo, divertido e oferece tudo o que se pode esperar do gênero plataforma. O Off-TV também funciona perfeitamente. Mas depois de 30 minutos jogando, eu já me senti incomodado. O motivo é simples, você não consegue desligar o recurso.

    Não existe uma opção para desligar essa função. Você só pode fazer isso se tiver controles adicionais para jogar o título. Lembram que eu não participei da geração Wii? Pois é, então eu não tinha esse luxo e a facilidade de ter um Wii Remote na minha gaveta. Para quem está nessa triste situação, não há escolha a não ser ignorar o jogo mostrado na sua mão, e tentar se concentrar no que está acontecendo na TV.

    Isso não é frescura mascarada em forma de argumento. É algo que realmente incomoda a longo prazo. Mas isso não é nem de longe o motivo principal. Se você também possui um Wii U, sabe o quanto a bateria do GamePad pode te deixar na mão, não durando mais do que 4 horas. Tudo bem, sabemos que há uma tela no controle, mas isso não vem ao caso agora e nem está em discussão.

    O fato é que se tivesse um jeito de desligar a tela, logicamente a bateria duraria mais tempo. Já perdi as contas das vezes em que estava envolvido com os enigmas de Trine 2, ou em um mundo maluco do Mario, e tive que interromper a jogatina para recarregar o controle. Tudo isso porque esqueceram de implementar uma função para desligar o Off-TV.




    Quer desligar o Off-TV? Compre um desses.


    O grande problema, ao meu ver, é que ao implementarem o recurso, pensaram apenas em uma parcela do público gamer. E aqueles que não precisam dividir a TV com alguém, como ficam? Não tive outra solução a não ser comprar um Wii Remote. É claro que mais cedo ou mais tarde eu iria comprá-lo, mas isso é um pouco estranho, vocês não acham? Ter que comprar um controle para não ser obrigado a usar um recurso do outro.

    Outras visões

    Para não deixar a matéria unilateral demais, convidei três membros da equipe para opinarem sobre o Off-TV Play. Vamos ver o que o Thomas Schulze pensa:
    Thomas Schulze escreveu:
    Sempre que eu utilizo o recurso me sinto jogando um portátil enorme. E quer saber, eu acho isso realmente legal, pois é como ter um 3DS XL bem mais potente em minhas mãos. Várias vezes sinto vontade de jogar algo tarde da noite e tenho preguiça de ligar a televisão, então fico debaixo das cobertas jogando meu Earthbound no Virtual Console. Em momentos assim a experiência é gratificante e perfeita. Por outro lado, quando estou jogando algo somente pelo Wiimote eu realmente gostaria de poder deixar a telinha do GamePad em standby para economizar bateria. Acho que tenho algum TOC e me incomoda ver uma tela ligada em vão.
    Já o Gabriel Vlatkovic considera que:

    Gabriel Vlatkovic escreveu:
    A função Off-TV Play é uma excelente carta na manga da Nintendo. Jogar jogos em alta definição na tela do GamePad quando o televisor está em uso ou mesmo pelo fator novidade foi uma grande sacada. Com o lançamento do Virtual Console a funcionalidade se tornou ainda mais interessante, já que na telinha do controle os gráficos dos jogos antigos ficam muito mais definidos e arredondados do que em uma telona de 40 polegadas. E cá entre nós, é muito legal poder jogar Earthbound ou até mesmo o novíssimo Pikmin 3 sem ter que usar a televisão. O único problema é não poder desligar a função. A bateria do GamePad não dura muito tempo e poderia ser bastante poupada caso fosse possível desativar o recurso quando o console é utilizado no televisor.
    Por fim, o Alex Sandro:

    @Alex Sandro escreveu:
    Sou um usuário assíduo do recurso Off-TV Play, principalmente em Trine 2, New Super Mario Bros. U e principalmente no Challenge App de Rayman Legends. Costumo jogar no multiplayer e, mesmo com a tela do controle exibindo a mesma cena da TV, prefiro olhar para o GamePad. Mas, jogando singleplayer e também jogos do Virtual Console, o recurso me incomoda um pouco. Além de ser desnecessário exibir a mesma imagem da tela da TV, isso acaba consumindo a bateria do GamePad. Eu particularmente gostaria que houvesse uma forma de desligar a tela do GamePad, entretanto, acho um recurso interessante e útil, principalmente na minha casa, onde o Wii U divide a TV com meu Wii, assim, caso meus irmãos ou amigos queiram jogar Wii, basta transferir o jogo para a tela do GamePad (isso se o jogo em si tiver suporte ao recurso, se não tiver é briga pela TV na certa).
    Parece ser unânime, o Off-TV Play é uma avanço enorme para a jogabilidade, como todos disseram. O seu único problema é uma pequena questão de funcionalidade, que pode ser facilmente resolvida.

    Questão de escolha

    Como vocês perceberam, o propósito aqui não é criticar por criticar o recurso bem pensado da Nintendo. Ele é ótimo, e tem uma praticidade enorme, como os amigos ali de cima mostraram. O único problema é que ele praticamente obriga os jogadores a usá-lo, caso não tenham outras formas de burlar a função.

    Isso não é culpa apenas da Nintendo. As outras produtoras que utilizam o Off-TV Play poderiam ter adicionado uma opção para quem não quer usá-lo. Mas o exemplo deveria ter começado com o New Super Mario Bros. U, que foi a grande propaganda da empresa sobre isso. Até o momento, ao menos pelo que eu sei, o único jogo que permite que o recurso seja desligado é o Resident Evil: Revelations.

    A solução é muito simples: não ditem as regras de forma tão unilateral. Deixem os jogadores decidirem por si mesmos o modo como jogam seus títulos.

    E você, caro leitor, o que acha disso? Compartilhe sua opinião e discuta com a gente.

    Revisão: Alan Murilo
    Capa: Vitor Nascimento


    Fonte:Nintendoblast

    Duco
    Veterano Nv.33
    Veterano Nv.33

    Karma Karma : 845
    Posts Posts : 1210

    Re: DISCUSSÃO:Quais as vantagens e desvantagens do recurso Off-TV Play?

    Mensagem por Duco em Sab 10 Ago 2013, 21:51

    O off tv pra mim é inútil porque já tenho uma sala só pra jogos então não tenho a necessidade de ceder a TV pra ninguém. 

    Seria útil pra mim se desse pra usar o recurso mais longe da TV, podendo jogar em outros cômodos da casa, como isso não é possível acabo não usando mesmo.

    Sobre não poder desligar o GamePad é um incomodo, acabei comprando Wii Remote + Nunchuck e um WiiU Pro Controller originais por essa razão, dureza é que acabou saindo caro, mas paciência, o Pro Controller é um excelente controle.

      Data/hora atual: Qua 13 Dez 2017, 11:22