Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    A História do SEGACD

    Compartilhe
    avatar
    Convidado
    Convidado

    A História do SEGACD

    Mensagem por Convidado em Qua 31 Jul 2013, 18:20



    O SEGA CD (ou Mega CD, como é conhecido no Japão e Europa) é um periférico para o Mega Drive que permitia a execução de jogos gravados em CD-ROM. Foi lançado em 1991 no Japão e em 1993 nos Estados Unidos, Europa e Brasil. Apesar de Revolucionário, não obteve o sucesso que merecia.


    Um dos acessórios mais conhecidos de todos os tempos - o SEGA CD


    Um Pouco da História

    No final dos anos 80 três principais consoles concorriam no mercado japonês: o Sega Mega Drive, o Nintendo Famicom e o NEC-Avenue PC-Engine (abreviado como PCE). O PCE fazia muito sucesso em terras nipônicas, e no inicio de 1988, acabara de ganhar o seu mais novo acessório, que permita ler jogos em CD, sendo assim o primeiro videogame da história a utilizar esta mídia.


    Uma das versões do PCE, que vinha com o suporte de CD incluso

    Em um desenvolvimento ultrassecreto, em que os próprios engenheiros não sabiam exatamente o que estavam fazendo, a SEGA produziu o Mega CD, sendo anunciado na Tokyo Toy Show de 1991. O Objetivo inicial da equipe de engenheiros era produzir um sistema melhor e mais barato que o PCE. Acabaram fazendo um sistema poderoso e caro.


    Bootup da versão do Sega CD (com sua música viciante)

    Apesar das boas vendas iniciais nos Estados Unidos e Japão, o acessório se configurou como um fracasso, devido aos vários erros da SEGA, dos quais pode-se citar:

    - O Alto preço do Acessório. No lançamento custava 299 dólares o que, somado ao preço de 189 dólares do Mega Drive, custava o equivalente a 800 dólares nos valores de hoje.
    - A escassez de jogos bons. As produtoras ainda não estavam preparadas para tecnologia do CD - os jogos de Mega Drive ocupavam um espaço de poucos Mb e a tecnologia do CD permitia espaço até 500 Mb. Evidentemente as produtoras ainda não sabiam como "preencher" todo esse espaço, e assim sendo, os jogos lançados para o SEGA CD não apresentavam novidades satisfatórias ao ponto de se investir tão caro em um acessório.
    - A disputa interna do SEGA CD com o Saturno.


    Existiram duas versões do Sega CD

    Mesmo com o incentivo da SEGA, o Sega CD foi descontinuado em 1996. Apesar disso, a atitude da SEGA em abrir mão da segurança dos cartuchos e iniciar o caminho para a próxima geração dos videogames é admirável.

    Principais Jogos

    Earnest Evans (Wolfteam, 1991)

    Earnest Evans é um jogo de Plataforma lançado em 1991 pela Wolf Team para o Mega CD. Conta a história de Earnest Evans, um caçador de tesouros que busca três tesouros capaz de destruir a terra, caso caiam em mãos erradas, pretendendo assim a paz do mundo. No entanto, um caçador de tesouros rival chamado Brady Tresidder também procura os ídolos para trazer a destruição do mundo. Desta forma Evans deve encontrar os tesouros antes Tresidder. Durante sua jornada, Evans se depara com a bela Annet Myer e uma misteriosa figura com o nome de Sigfried, que tem motivos desconhecidos.



    Snatcher (Konami, 1993).

    Snatcher é adventure escrito e dirigido por Hideo Kojima, lançado pela Konami para os computadores domésticos NEC PC-8801 e MSX2. Foi relançado em 1992 para o PC Engine e em 1994 para Sega CD, sendo esta a única versão lançada fora do Japão. Você joga como Gillian Seed, um homem que foi encontrado junto de sua esposa, Jamie Seed, na Zona Neutra Siberiana em 2044 d.C. Ambos em completo estado de amnésia, foram levados em custódia protetora pela 17ª Força de Investigação Siberiana. Em 2045, perdido em uma completa névoa mental e após tentar reatar em vão seu casamento, Gillian se separa de Jamie.



    Sonic CD (SEGA,1993)

    Sonic the Hedgehog CD é um jogo de Plataforma lançado em 1993 pela SEGA para o Sega CD. A história se passa no Little Planet em quatro tempos diferentes: passado, presente, futuro bom e futuro ruim. O enredo se passa com Dr. Eggman criando Metal Sonic, réplica metálica do Sonic, que captura Amy Rose. Cabe a Sonic salvá-la, destruir Metal Sonic e acabar com os planos de Eggman.



    Lords Of Thunder (Hudson Soft, 1995)

    Lords Of Thunder é um jogo shoot 'em up desenvolvido pela Hudson Soft lançado em 1993 para o TurboDuo e portado para o Sega CD em 1995.O jogo é centrado em torno do confronto do mal deus Deoric e seus generais negros e o lendário cavaleiro Duran munido de sua armadura Drac. O jogo é bastante aclamado por sua ótima trilha sonora.



    Outros Jogos

    Existem alguns outros jogos para o Sega CD que são considerados igualmente bons. São eles:

    - Earth Worm Jim CD
    - Final Fight CD
    - Lunar The Silver Star
    - Silpheed
    - Shining Force CD
    - Eternal Champions

    Conclusão

    O Sega CD certamente foi um bom acessório, e creio que geralmente quem fala que ele não presto, pouco o jogou. Possuia um séries de Defeitos, mas mesmo assim, possuía jogos incríveis, principalmente para quem gosta de RPGs. Foi uma atitude arriscada que a Sega tomou, e mesmo não sendo a pioneira no ramo de jogos em CD, ela certamente foi uma das responsáveis pela popularização dessa mídia.
    avatar
    Gheartz
    Membro Nv.14
    Membro Nv.14

    Karma Karma : 14
    Posts Posts : 167

    Re: A História do SEGACD

    Mensagem por Gheartz em Qua 31 Jul 2013, 23:15

    Belo tópico.
    Aliás,esse Mega CD é igual ao Wii U: Quis inovar,se ferrou XD
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: A História do SEGACD

    Mensagem por Convidad em Qua 31 Jul 2013, 23:57

    Acho que uma das coisas que contribuiu para morte desse Add-on, além dos itens já citados, foram as desenvolvedoras querendo lucrar com o hype de se poder jogar games interativos com FMV(Só o Dragon's Lair de Arcade, animado pelo Don Bluth, tinha feito isso antes se não me engano), ou, basicamente, interagir/se sentir em um desenho ou filme. Haviam jogos nesse formato que ao meu ver foram criados mais para demonstrar o ''poderio'' do Sega CD em si e a tal interatividade do que ser uma experiência gamística real.

    Also, um dos títulos desse formato, Night Trap, deu uma baita de uma polêmica nos EUA- graças à uma cena que infelizmente não me recordo-e queimou bastante a imagem da empresa e do aparelho em si. Não duvido muito que as vendas da Sega tenham descido bastante naquele período graças a esse incidente.
    avatar
    fernandomfrs
    Veterano Nv.16
    Veterano Nv.16

    Karma Karma : 320
    Posts Posts : 790

    Re: A História do SEGACD

    Mensagem por fernandomfrs em Qui 01 Ago 2013, 00:50

    Gheartz escreveu:Belo tópico.
    Aliás,esse Mega CD é igual ao Wii U: Quis inovar,se ferrou XD

     Sua comparação é no mínimo tosca...

    E o wii U não se ferrou por quer inovar, ele ta se ferrando porque o ritimo de jogos lde peso lançado para o console é nula...
    Alem disso o wii U já vendeu o triplo do sega CD...¬¬
    avatar
    ari789
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1975
    Posts Posts : 6452

    Re: A História do SEGACD

    Mensagem por ari789 em Qui 01 Ago 2013, 14:54

    O Sega CD Foi uma ótima ideia , ele possibilitou coisas que o Mega jamais poderia fazer sozinho
    Como reproduzir incriveis músicas [ ou sons em .mp3 ] no SegaCD e alem de CenasCGs

    O Problema é que ele foi mal executado
    A Sega lançou praticamente junto o SegaCD , Sega32x e o Sega Saturn , Os Fans da Sega teriam que escolher apenas um para comprar e ficou um bolo isso lol

    Mais enfim , sem SegaCD não teriamos isso lol :

    avatar
    Fenirax
    Veterano Nv.24
    Veterano Nv.24

    Karma Karma : 141
    Posts Posts : 976

    Re: A História do SEGACD

    Mensagem por Fenirax em Qui 01 Ago 2013, 15:40

    Um belo tópico.

    O projeto e a ideia eram boas, mas o mundo não estava preparado.
    avatar
    rcosfa
    Veterano Nv.31
    Veterano Nv.31

    Karma Karma : 89
    Posts Posts : 1166

    Re: A História do SEGACD

    Mensagem por rcosfa em Sab 03 Ago 2013, 17:33

    Podia incluir na lista aí a sequência de out of this world, que saiu na época exclusivamente pra sega cd e ainda é até hoje. Ainda não joguei Ootw, mas dizem que é um ótimo jogo, percursor do genero cinematográfico nos games, acho que a sequencia merecia entrar Smile
    avatar
    Razorkaos
    Membro Nv.10
    Membro Nv.10

    Karma Karma : 86
    Posts Posts : 125

    Re: A História do SEGACD

    Mensagem por Razorkaos em Dom 04 Ago 2013, 19:27

    Só vi esse tópico agora. Acabei de fazer um tópico falando sobre Snatcher, que é uma obra-prima do Kojima, e na minha opinião (e na de muita gente) é um dos melhores jogos já criados até hoje.

    A música de startup do SEGA CD (da BIOS 2.00, pq a anterior eu não curto) é tão sensacional que eu uso no celular hahahah

    Conteúdo patrocinado

    Re: A História do SEGACD

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 23 Out 2017, 04:27