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    [Análise] Luigi's Mansion: Dark Moon (3DS)

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    Monagma
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    [Análise] Luigi's Mansion: Dark Moon (3DS)

    Mensagem por Monagma em Qua 17 Jul 2013, 20:10


    Olá, sejam bem-vindos à minha análise do jogo Luigi's Mansion: Dark Moon, para 3DS. Como de costume em análises de games, separei o texto em categorias, e as avaliei separadamente.

    Gráficos
    Muito bem, o que dizer sobre os gráficos de Dark Moon? Eles estão lindos. Os cenários são coloridos e bem vivos, a movimentação e a expressão facial do Luigi, dos Toads, do E. Gadd e dos fantasmas são todas muito bem feitas e a iluminação está... impecável! Infelizmente, nem tudo são rosas, e Dark Moon também tem seus defeitos. As texturas têm baixa resolução (é possível notar pixels borrados no boné e olhos de Luigi e na cabeça dos Toads), e as sombras são bem serrilhadas.
    O efeito 3D não é muito bem utilizado, mas ao ser ativado deixa tudo mais colorido e menos "desbotado". Na tela de loading e em uma certa boss battle, o efeito é realmente bonito, mas na maior parte do gameplay ele dá apenas uma leve noção de profundidade.
    No geral, os visuais estão bem bonitos para um jogo de 3DS.

    Som
    As músicas são bonitas e combinam com a atmosfera de mistério e suspense do jogo. A música que toca quando o Dual Scream de Luigi toca é viciante, e a dublagem, embora pouco presente (ouvimos apenas sons dos Toads, dos fantasmas e do E. Gadd. Luigi fala pouco.) também é bem feita.
    A falta de dublagem na maior parte do tempo pode irritar alguns, especialmente aqueles que se incomodam com ter de ficar lendo texto o jogo inteiro. Mas isso, é claro, não é novidade na série, tampouco no universo Mario, e é questão de tempo para que o jogador se adeque com o "silêncio".

    Jogabilidade
    Dark Moon trás uma proposta de jogabilidade um tanto diferente. Fora os controles comuns (Circle Pad movimenta Luigi, X interage com o cenário quando seu ícone aparece, B ao movimentar-se faz Luigi correr), é possível sugar objetos e fantasmas com R e soltar pó com L (isso serve para soltar itens que estiver carregando com seu Poltergust, entre outras funções). Além disso, você pode controlar a direção da lanterna e do Poltergust 5000 movimentando o 3DS (ou utilizando X para olhar para cima e B para olhar para baixo). Para capturar fantasmas, você deve pressionar A na direção deles para paralisá-los, então aspirar segurando R. Enquanto você aspira o fantasma, tente movimentar o Circle Pad na direção contrária ao espectro para diminuir seus pontos de vida e carregar uma barra que, quando cheia, permite que Luigi dispare uma descarga elétrica que facilita a captura do fantasma. Essa nova sequência facilita muito em alguns momentos e é bem simples de ser executada.
    Pois bem, foi também adicionada uma nova mecânia: A Dark-Light. Ao adquirir essa função, pressionando Y Luigi pode revelar objetos ocultos, ou perseguir o rastro de Polterpus e Boos.
    Terminada a aula, vamos à análise dos controles do jogo: Tudo funciona perfeitamente, e as novas mecânicas foram muito bem executadas. Pode ser um pouco difícil de se jogar no começo, mas tudo ocorre tão fluidamente que qualquer jogador pode se acostumar rapidamente com os controles do jogo.
    Você coleta moedas, notas e barras de ouro e junta Treasure, que pode ser juntado para adquirir upgrades para o Poltergust 5000 e a Dark-Light.
    A câmera é travada em pontos específicos, e não é possível mudá-la de posição. O que pode parecer um incômodo é na verdade uma ótima jogada, visto que, por termos um espaço de movimentação limitado (seja dentro ou fora das mansões), não há problemas com a câmera se ela seguir Luigi de um ângulo fixo. Ponto para a Nintendo.
    A tela tátil, recurso meio "ofuscado" no 3DS, é muito bem usada em Dark Moon. Ela serve como mapa, além de ser usada para atender às chamadas de E. Gadd no Dual Scream. Acontece que o mapa é extremamente útil, visto que as mansões estão cheias de labirintos de salas. Ela se faz ainda mais útil no multiplayer: no modo, os andares são pequenos, e por isso cada sala deve ser revisada pelos jogadores para verificar se há alguma entrada por ali, se aquela porta está trancada, ou se é... uma armadilha. O mapa apresenta todas essas funções e sua presença na tela tátil facilita muito. Mais um ponto para a Nintendo.

    Replay
    A campanha de Dark Moon (chamada de "Dark Moon Quest") não é muito longa, variando de 7 a 12 horas, dependendo do tipo de jogador que você é. Após terminar todas as cinco mansões (com uma média de 5 fases e um chefe cada, as exceções sendo Secret Mine, com três fases e um chefe, e Treacherous Mansion, com 5 fases e dois chefes), você pode ainda voltar para coletar todas as Gems, itens secretos espalhados pelas fases, e para capturar todos os Boos (há um Boo em cada fase). Após todos os Boos de uma mansão serem capturados, é liberada uma fase bônus, com um número grande de fantasmas a serem capturados e tempo curtíssimo.
    Há, ainda, o modo multiplayer do jogo, apelidado de "ScareScraper". Nele, há 4 modos de jogo: Hunter, no qual jogadores devem capturar todos os fantasmas de um andar para subirem para o próximo; Rush, no qual os jogadores devem correr para pisar nas plataformas de um andar antes que o tempo acabe, subindo para o próximo; Polterpup, no qual os jogadores devem capturar todos os Polterpups de um andar para subirem para o próximo; e, por fim, Surprise, que é uma combinação aleatória dos outros três.
    Esse modo é muito divertido para se jogar com os amigos ou até mesmo com estranhos ao redor do mundo, e aumenta e muito o fator replay do jogo. O mais divertido é que os jogadores podem encontrar segredos nas fases (como portas trancadas que levam a salas cheias de dinheiro ou objetos revelados com a Dark-Light), além de poderem coletar Treasure para adquirirem upgrades para seus equipamentos, como na campanha single-layer.

    Conclusão
    Luigi's Mansion: Dark Moon é um ótimo jogo. Ele tem seus defeitos, como qualquer outro jogo, mas suas qualidades se destacam mais. Apesar de relativamente curto para aqueles que não gostam de completar 100%, todo o tempo gasto vale a pena, e o modo multiplayer aumenta ainda mais a diversão e o tempo de jogo.
    Isso, ao lado das novas mecânicas e da jogabilidade simples porém fluida, torna Dark Moon um jogo obrigatório para todos os donos do 3DS.


    Notas
    Gráficos: 9.
    Som: 9.
    Jogabilidade: 10.
    Replay: 9.
    Nota Final: 9,25.
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    Re: [Análise] Luigi's Mansion: Dark Moon (3DS)

    Mensagem por Mat Lee em Qua 24 Jul 2013, 19:57

    Eu daria uns 8,5 para o jogo... Bem cômico certas partes... Mas... Achei ele bem repetitivo algumas vezes. Tanto que não foi o tipo de jogo que eu joguei o dia todo para zerar. Joguei... Parei por algum tempo ou dias... Voltei! E assim fechei!

    20h de jogo. Na verdade, não sei se foi isso tudo, pois joguei o modo Multiplayer com meus amigos. Mas, não passa de 1h de jogatina em grupo.
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    Re: [Análise] Luigi's Mansion: Dark Moon (3DS)

    Mensagem por p_loc em Qua 24 Jul 2013, 20:47

    Jogo um pouco por fim de semana. Medo é foda Razz 

    Gosto bastante do jogo e concordo, mas acho ele um pouco repetitivo também, além de achar apelativo a questão de pegar leve durante o jogo inteiro e aí, chega na última mansão e no final boss, dá um medo do capeta. HUAEHUEH, sacanagem...
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    Re: [Análise] Luigi's Mansion: Dark Moon (3DS)

    Mensagem por Mat Lee em Qua 24 Jul 2013, 22:16

    lopes.catharina escreveu:Jogo um pouco por fim de semana. Medo é foda Razz 

    Gosto bastante do jogo e concordo, mas acho ele um pouco repetitivo também, além de achar apelativo a questão de pegar leve durante o jogo inteiro e aí, chega na última mansão e no final boss, dá um medo do capeta. HUAEHUEH, sacanagem...
    Você falando isso, me fez lembrar de uma coisa que esqueci de citar... Eu tomei muito susto. Laughing Laughing Não era toda hora, claro... Mas de vez em quando eu dava uns pulos.

    Tem jogo que da vontade de fazer 100%, esse eu não tenho a mínima vontade. Pois é frustrante demais você tomar um "peido" na fase e já ganhar uma medalha 2 estrelas. E o gameplay não é tão divertido para ficar voltando toda hora...

    Deixar claro que é um excelente jogo... Só estou citando alguns problemas. xD
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    Re: [Análise] Luigi's Mansion: Dark Moon (3DS)

    Mensagem por AlexOk em Qua 24 Jul 2013, 22:29

    @Mat Lee escreveu:
    lopes.catharina escreveu:Jogo um pouco por fim de semana. Medo é foda Razz 

    Gosto bastante do jogo e concordo, mas acho ele um pouco repetitivo também, além de achar apelativo a questão de pegar leve durante o jogo inteiro e aí, chega na última mansão e no final boss, dá um medo do capeta. HUAEHUEH, sacanagem...
    Você falando isso, me fez lembrar de uma coisa que esqueci de citar... Eu tomei muito susto. Laughing Laughing Não era toda hora, claro... Mas de vez em quando eu dava uns pulos.

    Tem jogo que da vontade de fazer 100%, esse eu não tenho a mínima vontade. Pois é frustrante demais você tomar um "peido" na fase e já ganhar uma medalha 2 estrelas. E o gameplay não é tão divertido para ficar voltando toda hora...

    Deixar claro que é um excelente jogo... Só estou citando alguns problemas. xD

     Jogo aqui parado por 2 meses e sem nenhuma vontade de jogar(nem zerei)

    nem do champs tive vontade de participar ,por quer o online dele é muito chato.

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    Re: [Análise] Luigi's Mansion: Dark Moon (3DS)

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      Data/hora atual: Ter 22 Ago 2017, 19:51