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    Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

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    Master Red
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    Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

    Mensagem por Master Red em Sab 06 Jul 2013, 18:09

    IAs (Inteligência Artificial) de FPS online costumam ser criaturas virtuais violentas cujo único objetivo é a destruição do time inimigo. Em Quake III Arena, jogo lançado em 1999, os bots (jogadores controlados pelo computador), não só eram assim como também foram construídos de forma a aprender novas estratégias que levassem à vitória a medida que disputavam diversas partidas. Basicamente o que acontecia era um aprendizado por tentativa e erro, as táticas que geravam resultados melhores eram mantidas e as que provocavam derrotas eram descartadas.

    Curioso para saber como estariam os bots se fossem deixados sozinhos, um usuário anônimo do fórum 4Chan criou um servidor com 16 deles e os deixou jogando desacompanhados. Quatro anos depois, em 2011, ao retornar para checar como andavam as coisas, esperava que eles tivessem tornado-se mestres na arte de matar. Em vez disso, deparou-se com personagens que andavam pelos cenários sem atacar ninguém. Mesmo trocando de mapa, nada dos bots se matarem.

    Os bots de Quake 3 foram desenhados baseados em uma rede neural artificial. Eles iriam efetivamente "pensar" para descobrir o melhor jeito de fazer coisas. Eles iriam ver quais táticas funcionaram e quais não, reutilizando as que funcionaram e descartando as que não. Quanto mais eles tiverem jogado, mas eles iriam aprender sobre você, descobrindo seus padrões, e isso iria se aplicar a outros bots também. Para todos os efeitos eles foram uma das primeiras IAs com aprendizado em um jogo.

    Quando eu descobri isso eu criei um servidor de Quake 3 Arena no meu servidor pirata com apenas 16 bots enfrentando uns aos outros para ver o quão bons eles ficariam. Eu criei o servidor 4 anos atrás, ele ficou rodando esse tempo todo, eu esqueci disso. Eu vou checá-los.

    Hum, um segundo, eu acabei de checá-los mas por algum motivo todos os bots estão apenas parados. Eu vou tentar trocar o mapa (estava trocando de mapas automaticamente, mas eu acho que trancou ou alguma coisa).

    A conversa pode ser lida na íntegra na página da discussão.

    Analisando os arquivos do jogo, foi possível descobrir que cada bot "aprendeu" 512 mb de informação. Provavelmente chegaram à conclusão que ninguém matar nem morrer seria o melhor cenário possível e entraram em equilíbrio. No fim, o jogador humano não resistiu e atirou em um dos bots. Eles revidaram, o jogador foi morto e o servidor caiu.

    E você com medo de uma revolta das máquinas.

    Fonte: Terra

    ----------------------------------------------------------------------

    Isso mostra que a raça humana com mais de 2000 anos de existencia consegue ser menos pacífica que personagens de um jogo de PC que foram programados para matar.
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    Rafinhablo0
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    Re: Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

    Mensagem por Rafinhablo0 em Sab 06 Jul 2013, 18:22

    Vou fazer esse teste
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    VirtualBoy
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    Re: Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

    Mensagem por VirtualBoy em Sab 06 Jul 2013, 18:26

    Máquinas são mais pacificas do que humanos :/
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    Re: Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

    Mensagem por lpslucasps em Sab 06 Jul 2013, 18:57

    The only winning move is not to play.
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    Sero
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    Re: Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

    Mensagem por Sero em Sex 12 Jul 2013, 17:53

    A triste verdade que todos sabemos: humanos são desnecessariamente agressivos. 

    Paz é o caminho, galera. Aprendam com os bots.

    Lembre-se dos bots quando você estiver irritado.
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    Re: Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

    Mensagem por Bferrari350 em Sab 13 Jul 2013, 13:06

    Impressionante Laughing 
    Que bizarro! Foi bem planejada essa IA, pros bots irem aprendendo a como jogar. E aprenderam tanto a jogar que descobriram que não jogar era a melhor opção para não morrerem, lol. Tem algum outro jogo que utiliza a mesma técnica? Pq sla né, todos os jogos que tem bots ele tem meio que uma ação já pré-determinada, eu acho.
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    Re: Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

    Mensagem por rcosfa em Qua 07 Ago 2013, 16:27

    Esse tipo de IA em um jogo de sobrevivência atual, que de início seria competitivo, mas em vez de bots se enfrentarem cooperarem juntos, seria incrível!
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    Re: Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

    Mensagem por JonathanAlis em Qui 08 Ago 2013, 01:27

    Legal.
    Essa IA eh quase uma simulacao da evolucao por selecao natural: testar os comportamentos, manter os que dao bons resultados e eliminar os que dao resultados ruins. Mas mesmo assim, o resultado pode ficar preso sem evoluir num estado de equilibrio. (como o que aconteceu)
    Eu queria ver o resultado se alem disso eles simulassem uma mutacao (que podiam mudar uma variavel do comportamento aleatoriamente, de vez em quando, quando o sistema estivesse estavel) e crossing over(escolher algumas variaveis aleatoriamente dos melhores comportamentos). Sera que a paz continuaria...
    heheh
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    Re: Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

    Mensagem por ERROR em Qui 08 Ago 2013, 02:44

    Quero ver a Record fazer uma reportagem sobre isso.
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    Re: Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

    Mensagem por Convidado em Qui 08 Ago 2013, 08:47

    fizeram até um filme real disso 
    wreck it ralph

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    Re: Sem humanos por perto, bots de Quake III descobrem que a paz é o melhor caminho

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