Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Entrevista MIYAMOTO] Frase incrível que ele disse

    Compartilhe
    avatar
    BetoSantos
    Membro Nv.15
    Membro Nv.15

    Karma Karma : 594
    Posts Posts : 175

    Re: [Entrevista MIYAMOTO] Frase incrível que ele disse

    Mensagem por BetoSantos em Qua 12 Jun 2013, 15:58

    Sou um grande admirador e tiro o meu chapéu para o Miyamoto e também para o Iwata. Sempre os achei muito sensatos e coerentes nas suas colocações e exemplos de postura no mercado.

    Simplesmente o que o Miyamoto disse, é a pura verdade. Alguns designers priorizam a beleza gráfica em detrimento do gameplay, porque infelizmente é o que vende e chama atenção atualmente. A qualidade gráfica é importante, mas precisa ser balanceada com uma boa jogabilidade, dificuldade, enredo e replay.

    Acho que não é surpresa para ninguém que a Nintendo, nunca foi de seguir "tendências" de mercado. E é isso que a faz tão diferente das demais, seja pelo hardware dos seus consoles, pelas suas franquias ou a sua ousadia em quebrar conceitos e se diferenciar no mercado. Não é obra do acaso que a mesma segue firme no mercado, mesmo com concorrentes de peso (Sony e MS). 

    Pessoalmente, prefiro mil vezes jogar um jogo produzido pelo Miyamoto -como Mario ou Zelda por exemplo- do que um produzido com os melhores gráficos da geração, cheio de trique-traques, mas com um enredo genérico ou gameplay ruim.

    Jogos acima de tudo são diversão e entretenimento. E nesse quesito, a BigN e Miyamoto, proporciona-os com maestria.
    avatar
    pablogramazio
    Membro Nv.6
    Membro Nv.6

    Karma Karma : 17
    Posts Posts : 80

    Re: [Entrevista MIYAMOTO] Frase incrível que ele disse

    Mensagem por pablogramazio em Qua 12 Jun 2013, 16:05

    @Rabbit_br escreveu:
    @pablogramazio escreveu:
    @Rabbit_br escreveu:
    @pablogramazio escreveu:
    @Rabbit_br escreveu:Eu acho justo isso. O que me parece é que a tendência hoje é vender jogos como vendemos FILMES... Mas jogos não são filmes, e eu acho que o foco realmente deve estar no gameplay antes de qualquer coisa, para vendermos jogos como JOGOS.

    Quantas vezes vocês ja não ouviram os jargões "cinematic, incredible, astonishing" pra discrever jogos?

    Por isso que a nintendo foca tanto em "experience the game, fun experience, play to believe", etc.

    O Cinema comercial e a indústria de games "mainstream" se assemelham em muitas coisa... daí vem isso de games sendo vendidos como blockbusters cinematográficos, infelizmente.

    Mas enfim, bem como no cinema, no mundo dos games existe todo um universo abaixo da superfície, onde vemos produtoras indies capazes de verdadeiras obras-primas feitas com recursos escassos - que dão um banho em 99,9% do que os grandes estúdios fazem. 

    A Nintendo me parece estar em um meio termo, o que é bem justo, afinal, como organização ela precisa gerar lucro, o que justifica games completamente sem espírito e grande apelo comercial como os da série New Super Mario Bros. e etc. Porém, continua mantendo a ideia primordial no que se refere a criação de jogos, que é a experiência que estes proporcionam, como o mestre Myamoto bem colocou em sua entrevista.


    Exato, concordo com você, só gostaria de fazer uma correção:
    Essa desenvolvedoras Indies que fazem verdadeiras obras primas, nem de longe (literalmente nem de longe!!) fazem isso com recursos escassos.

    Só pra deixar isso claro, mas de resto, te entendo =)
    É escasso quando comparado ao que os grande estúdios gastam... claro, pra pessoas "normais" é dinheiro pra caramba.
    Não foi isso que eu quis dizer. 70% do custo de produção de um jogo é FOLHA DE PAGAMENTO. Um estúdio menor, tem menos recursos e por isso ele é menor.

    Se você for colocar em números absolutos, claro que um estúdio gigante vai gastar muito mais, por ter um time muito maior e por isso fazem jogos muito maiores.

    Mas em um comparativo, essas obras primas de estudios menores, na escala delas, não são nem um pouco baratas. A gente tem uma impressão geral de que  desenvolvedores indies são empresas muito pequenas de uma ou duas pessoas.. mas a grande verdade é que esses são os casos à parte e quando são assim (pequenas mesmo) demoram MUITO pra lançar seus jogos (salvo excessões). Esses estúdios não são tão pequenos ou gastam tão pouco quanto nos parece.

    Vou te dar um exemplo:
    O game Favela Wars (http://www.favelawars.com/en.html) É de um estúdio independente (eles não tem uma publicadora injetando dinheiro neles), que teve sua equipe com 13 pessoas em seu auge e gastou +/- no total cerca de 1 milhão de reais até hoje no jogo.

    Esse é mais ou menos o verdadeiro plano geral das desenvolvedoras indies com projetos bons e lucrativos no mundo. O resto que foge disso praticamente nem consegue lançar seus jogos ou são grandes excessões.


    Ah sim, entendo esta parte de proporções, apesar de não ter grande conhecimento dos números totais, e sua explicação foi esclarecedora quanto a isso. 

    Mas enfim, não consigo distinguir um jogo entre "maior" ou "menor", para mim um jogo é um jogo, não levo em consideração pessoas envolvidas ou recursos gastos com cada detalhe e etc. O que importa é minha experiência com o jogo. Por isso acabei  usando os termo genérico "recursos escassos". No fim, acho que estamos focando em pontos diferentes do assunto.
    avatar
    Rabbit_br
    Membro Nv.19
    Membro Nv.19

    Karma Karma : 59
    Posts Posts : 216

    Re: [Entrevista MIYAMOTO] Frase incrível que ele disse

    Mensagem por Rabbit_br em Qua 12 Jun 2013, 17:40

    @pablogramazio escreveu:Mas enfim, não consigo distinguir um jogo entre "maior" ou "menor", para mim um jogo é um jogo, não levo em consideração pessoas envolvidas ou recursos gastos com cada detalhe e etc. O que importa é minha experiência com o jogo. Por isso acabei  usando os termo genérico "recursos escassos". No fim, acho que estamos focando em pontos diferentes do assunto.

    Você está mais do que certo! ˆ_ˆ
    avatar
    x0xmateusx0x
    Membro Nv.20
    Membro Nv.20

    Karma Karma : 38
    Posts Posts : 224

    Re: [Entrevista MIYAMOTO] Frase incrível que ele disse

    Mensagem por x0xmateusx0x em Qua 12 Jun 2013, 22:47

    Os gráficos realistas não são o ponto alto, eh preciso interatividade num game, vc tem q se sentir na pele do personagem, eh como a história de um livro/filme soq vc esta dentro do personagem, vc pode participar das batalhas q aparecem na história. Essa interatividade eu vi principalmente em games como Zelda. E eh isso q a Nintendo faz, ela coloca interatividade em seus jogos, os jogos atuais tem graficos realistas, mas são relativamente curtos, mas a Nintendo tenta prolongar esses jogos com a interatividade, com modos onlines viciantes, sei q o Nintendo Wi-fi Connection/Nintendo Network são mais fracos doq o PSN e XBOX Live, mas jogos como Mario Kart e Pokémon de jogos de console, qnd se joga online são os mais viciantes e Pokémon eh realmente complexo as batalhas online, vc tem q ter um time pronto. E então essa foi a minha humilde e modesta opinião.
    avatar
    cakito123
    Membro Nv.2
    Membro Nv.2

    Karma Karma : 13
    Posts Posts : 48

    Re: [Entrevista MIYAMOTO] Frase incrível que ele disse

    Mensagem por cakito123 em Qua 12 Jun 2013, 23:41

    Realmente...
    A BIG N é a única empresa que faz games únicos com jogabilidade loucamente divertida, e não pensa somente em gráficos, gráficos e gráficos... A única empresa que eu acho além dela que tem isso é a Media Molecule(são da sony) , os criadores de LittleBigPlanet e Tearaway. Que na verdade são os únicos 2 jogos que eu gosto da Sony.
    Sério, tudo da nintendo é perfeita, a única coisa que eu odeio nela é que ela não gosta de colocar online multiplayer em jogos cooperativos (Tipo Mario 3D World).
    O pior é quando games com boa jogabilidade e games divertidos são Taxados de infantis, que devem ser jogados por crianças e nada mais... Tenho váááários amigos assim que quando me veêm jogando LittleBigPlanet Já me olham de cara feia. Não estou dando exemplos de jgos da nintendo porque não tenho um Wii ou sequer um Wii U ainda, mas vou ter em breve.
    avatar
    marcusEx
    Iniciante Nv.7
    Iniciante Nv.7

    Karma Karma : 9
    Posts Posts : 15

    Re: [Entrevista MIYAMOTO] Frase incrível que ele disse

    Mensagem por marcusEx em Qui 13 Jun 2013, 03:26

    Incrível as declarações de Miyamoto, a Nintendo realmente parece ser a única empresa preocupada em manter a “essência” gamer. É muito bonito ver o avanço e tecnologias do XOne e PS4, você vê tudo aquilo e diz: - Uau que gráficos!!! mas aquela sensação que eu sentia quando jogava meu “nintendindo” 8bits, aquele gosto especial... parece que só a Nintendo se preocupa em manter... os video games estão cada vez mais comercial (filmes, anúncios, empresas, internet, taxa). Saudades da época que era somente colocar o cartucho e ligar o aparelho. Obrigado Nintendo!
    avatar
    Rabbit_br
    Membro Nv.19
    Membro Nv.19

    Karma Karma : 59
    Posts Posts : 216

    Re: [Entrevista MIYAMOTO] Frase incrível que ele disse

    Mensagem por Rabbit_br em Qui 13 Jun 2013, 03:28

    Um PERFEITO EXEMPLO AQUI galera, vcs chegaram a ver o multiplayer competitivo de Pikmin 3? O_O



    PARECE MUITO DIVERTIDO! O_O

    Caramba como eu queria ter mais amigos com wii u por aqui.. eu só tenho um e ele não é muito hardcore.. EU PRECISO DE ALGUÉM PRA JOGAR INFINITAMENTE ESSE MODO CONTRA!! Parece muito balanceado e divertido isso, queria muito campeonatos desse modo (de preferencia com narração) como acontece em Starcraft 2. Muito muito bom!! mais uma vez clap clap clap clap Nintendo.. parabéns

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Entrevista MIYAMOTO] Frase incrível que ele disse

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 24 Ago 2017, 04:08