Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Compartilhe
    avatar
    Hamburger
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1234
    Posts Posts : 4601

    [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por Hamburger em Ter 11 Jun 2013, 18:37

    Finalmente chegou a época do ano que todos esperávamos. Fãs de todo mundo chegam a deixar seus empregos e outras ocupações para sentar-se em um bom computador e delirar na frente do que pode ser a fonte de sua felicidade e a ruína dos seus bolsos.

    Mas será que é sempre assim? Na E3 2013, o foco foram os consoles next gen - o XBOX ONE e o PlayStation 4 - cuja meta foi trazer mais potência gráfica, mais conectividade e expandir os limites de jogos sandbox.

    As conferências de todas as empresas (first ou third-parties) foram um sucesso fenomenal (talvez não tanto para a Microsoft, mas enfim), e logo era a vez da Nintendo.

    O que esperávamos
    Vendo a decepção que foi a E3 2012 da Nintendo e tudo o que vimos nas conferências da Sony e da Microsoft, nossas esperanças se resumiam em uma conferência gigante, revelando novos IPs first-party no melhor estilo hardcore em nível AAA, mais jogos de antigas franquias e, é claro, o que a Nintendo já havia revelado com as silhuetas em seu site.

    Eu, pessoalmente, aguardava a Nintendo exibindo o potencial máximo do Wii U com um novo Zelda (algo no estilo da incrível tech demo de 2011) e ver meu sonho de um novo Metroid gigantesco com cheiro de Frostbite/Unreal 3/CryEngine sendo realizado.

    Enfim, o hype de todos foi ao extremo, e nosso sangue ferveu ao Iwata aparecer na tela após a contagem regressiva chegar a zero.

    O que ganhamos
    A conferência, que começou confirmando rumores apresentando o novo tipo Fairy em Pokémon X e Y, nos revelou tudo o que a Nintendo havia prometido. Mario Kart 8, Rayman Legends, Super Mario 3D World, Pikmin 3, The Legend of Zelda: A Link Between Worlds, The Wonderful 101, Wii Fit U, X, Bayonetta 2 e Super Smash Brothers para Wii U e 3DS, além de surpreender-nos com Donkey Kong Country Tropical Freeze e a entrada de Megaman, Villager e Wii Fit Trainer no novo Smash multiplataforma. Foi incrível em certo ponto, pois o Wii U venderá o dobro assim que alguns desses incríveis jogos forem lançados. Mario Kart 8, Super Mario 3D World, Bayonetta 2 e A Link Between Worlds são um belo exemplo. Mas será que é o bastante?

    O que decepcionou
    Não sei se posso chamar de perspectiva ou realidade ao comparar a conferência da Nintendo com as outras, mas vejam bem:

    A Sony contou com uma apresentação incrível e carismática, dando a todos um conforto imenso ao usarmos um videogame que é uma máquina mortífera de entretenimento quase infinito. Sua apresentação durou quase duas horas e nos deu uma enxurrada de títulos AAA novíssimos mostrando tudo o que o incrível PS4 é capaz de fazer. O fanservice foi arrasador, a empresa apoiou o agora antigo PS3 com novos jogos e ainda enterrou a Microsoft após seu semi-suicídio com os sistemas "anti-pirataria" do XBO.

    Tá legal. Sabendo de tudo isso, vamos ver o que a Nintendo fez. Mostrou apenas alguns títulos 'leves' que já sabíamos que iam aparecer em uma apresentação que durou míseros 40 minutos. Isso mesmo, 40 minutos, sabendo que nem uma hora é suficiente. Sei muito bem que quantidade =/= qualidade, mas convenhamos, uma longa apresentação nos daria a chance de ver gameplays ao vivo do novo Smash, de Mario Kart 8 e até mesmo de X. Perceberam que todas as empresas chegam a um ponto em que alguém pega um bendito controle e começa a jogar por uns dez minutos, ao invés de encher linguiça com alguns segundos de gameplay?

    Segundo, não é possível que tanto a Sony quanto a Microsoft (ou pelo menos a Sony) nos apresentaram pelo menos 5 IPs hardcore exclusivos enquanto a Nintendo não saiu do arroz com feijão de Mario e party games. Isso está se tornando um loop insuportável que quase joga na nossa cara que a Nintendo está fazendo tudo por um desejo judaico por dinheiro fácil. Onde estão os shooters e os open world? Ah, claro, Bayonetta 2 e X... só? E mal podemos contar Bayonetta 2, pois o primeiro jogo da franquia nem chegou aos consoles da Nintendo. Outra coisa que deveria ser feita é sair um pouco do infantil e cartunesco (Mario/Pikmin) e dar um jeito de trazer um "jogo-filme" como Uncharted, Tomb Raider, Beyond Two Souls e o incrível The Last of Us. É claro que ela já tentou isso com Metroid: Other M, mas aquilo foi para Wii há 4 anos e... ninguém quer falar sobre esse jogo, quer? Resumindo, a Nintendo precisa da sua própria Naughty Dog.

    A demanda
    O que a Nintendo precisava mesmo fazer era ouvir os verdadeiros fãs. Não aqueles que só querem Mario pra perder tempo, mas aqueles que necessitam de videogame; vivem por videogame. Cumprir a promessa que foi feita acerca do Wii U no ano passado: atingir todo tipo de jogador.

    Metroid Prime 4, estou falando única e exclusivamente de você. Um shooter AAA com sede por gráficos, potência, inovação, exploração... que simplesmente é ignorado.

    O que está acontecendo é simples: os fãs da Nintendo fariam qualquer coisa por ela e comprariam qualquer produto, e a Nintendo está usando isso como vantagem pra relaxar e ficar na mesmice. Fácil, rápido e lucrativo. Porém decepcionante.

    Overall
    Não é fácil dizer se a apresentação da Nintendo foi boa ou ruim, mas dá pra dizer que foi mediana, satisfatória; o nível de prós e contras é igual. Eles nos deram bons jogos, mas isso chegou perto de ser metade do que queríamos. Além disso, ver como a apresentação da Sony foi tão melhor (e definitivamente 'venceu' a E3) deu uma sensação de "meh" na da Nintendo. Faltou atuação, faltou cenário, faltou imagem e principalmente tempo.

    + RUMOR...?
    Há algo que estive pensando. A tendência ao introduzir um personagem antigo no Smash Bros. é usar seu visual de um jogo anterior ou da geração passada. O visual de Link em Meelee apareceu como o de OoT (afinal, Wind Waker nem sonhava em existir). Em Brawl, ele veio como o de TP e também contou com Toon Link, pertencentes ao início da vida do Wii e de um principal do GameCube, respectivamente. Agora... o visual de Link no novo Smash está completamente novo. Não é como o de SS por usar a roupa de TP e não é de TP por Link ter um cabelo loiro e liso. Além disso, ele também parece ter uma expressão mais única. Será que isso poderia ser uma amostra do visual do Link dentro do novo Zelda que sairá em breve? Será que veremos algo novo recentemente?


    Última edição por Hamburger em Ter 11 Jun 2013, 18:43, editado 1 vez(es)
    avatar
    crfleo
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 636
    Posts Posts : 1582

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por crfleo em Ter 11 Jun 2013, 18:39

    Nintendo Direct de hoje legendado em português pra quem quiser ver/rever:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nFJfwHfCaEU
    avatar
    Raizen
    Membro Nv.31
    Membro Nv.31

    Karma Karma : 274
    Posts Posts : 334

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por Raizen em Ter 11 Jun 2013, 19:00

    Bom, o novo Zelda desde o inicio do ano a Nintendo deixou claro que o jogo está no inicio de seu desenvolvimento, o máximo que eles devem ter hoje é a ideia de como será todo o jogo, então ja era de se esperar que ele não seria mostrado nesta E3.

    Você comparou com a conferencia da Sony, mas você viu se todos os jogos anunciados por ela serão lançados ainda este ano? Seria o mesmo se a Nintendo mostrasse todos os jogos que mostrou hoje junto com os que foram anunciados no lançamento do Wii U, ela teria vários jogos em desenvolvimento, mas nem todos títulos de lançamento.

    Agora sobre os jogos da Nintendo, se ela está vendendo bem estes jogos, são estes que ela desenvolverá, pois se o consumidor compra é pq ele gosta, então ela só esta atendendo os seus consumidores.

    Sony e Microsoft fazem jogos diferentes? Sim, mas são jogos que eslas conseguem vender. Você não acha que eles fazem pq amam seus consumidores né?

    Toda empresa precisa de dinheiro, quando a Nintendo achar que deve lançar um jogo diferente do estilo dos jogos atuais dela, ela lançará, mas antes precisa estar segura, pois sem dinheiro ela pode morrer e se morrer, nem os jogos "infantis" vamos ter.


    Última edição por Raizen em Ter 11 Jun 2013, 19:22, editado 2 vez(es)
    avatar
    Flpgneves
    Veterano Nv.10
    Veterano Nv.10

    Karma Karma : 555
    Posts Posts : 627

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por Flpgneves em Ter 11 Jun 2013, 19:13

    Logo que o Direct acabou, eu achei horrível, principalmente por o novo jogo da Retro ser Donkey Kong. Mas agora, vendo vários vídeos de X ,Bayonetta 2, Smash Bros, Mario Kart 8, Wind Waker... Todos parecem estar excelentes e posso dizer que gostei do Direct. Só o que faltou mesmo foi pelo menos uma nova IP.
    avatar
    Wolflink
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2220
    Posts Posts : 3585

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por Wolflink em Ter 11 Jun 2013, 19:16

    Raizen escreveu:Bom, o novo Zelda desde o inicio do ano a Nintendo deixou claro que o jogo está no inicio de seu desenvolvimento, o máximo que eles devem ter hoje é a ideia de como será todo o jogo, então ja era de se esperar que ele não seria mostrado nesta E3.

    Na verdade a noticia de que o novo Zelda WII U esta em desenvolvimento já vem desde o ano passado, porem E3 do ano que vem ou N.Direct quem sabe não temos uma previa de como o jogo esta ficando *-*
    avatar
    AlexOk
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1233
    Posts Posts : 2998

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por AlexOk em Ter 11 Jun 2013, 19:19

    tanto anúncio bom e pessoal reclamando, lol


    PEssoal criaram expectativas exageradas antes do evento, infelizmente.
    avatar
    Athos
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 910
    Posts Posts : 2634

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por Athos em Ter 11 Jun 2013, 19:40

    DECEPÇÃO

    PQP EM

    avatar
    A Boy Blue
    Membro Nv.16
    Membro Nv.16

    Karma Karma : 83
    Posts Posts : 188

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por A Boy Blue em Ter 11 Jun 2013, 19:45

    Poisé... mas enfim.. não iam ter anúncios a semana toda? Podemos esperar algo mais?
    avatar
    Hekonzord
    Veterano Nv.20
    Veterano Nv.20

    Karma Karma : 755
    Posts Posts : 882

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por Hekonzord em Ter 11 Jun 2013, 19:49

    Nintendo precisa de sua Naughty Dog.

    Naughty Dog é a Rare da época da exclusividade com a Nintendo.

    A Rare é da Microsoft.

    A Microsoft encarcerou a Rare num calabouço.

    Nintendo e o mundo fica sem Rare.

    Nintendo precisa de um estúdio cheio de moleques com ideias ousadas e sem medo.
    -x-

    Sobre a conferência, não foi ruim, foi bem boa, mas o que mais é chato é esse feijão com arroz, pelo menos mostrasse coisas novas, ou nem anunciava o que iria mostrar para gerar mais hype em torno, pois todos já sabiam o que iria aparecer, assim é difícil de promover surpresas.
    avatar
    Mordoskul
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35

    Karma Karma : 1364
    Posts Posts : 1256

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por Mordoskul em Ter 11 Jun 2013, 19:50

    Eu gostei
    avatar
    Nujaka Knight
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 712
    Posts Posts : 3902

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por Nujaka Knight em Ter 11 Jun 2013, 19:52

    A Boy Blue escreveu:Poisé... mas enfim.. não iam ter anúncios a semana toda? Podemos esperar algo mais?
    EXATAMENTE! Saiu a mulher do WiiFit logo depois do Direct.
    avatar
    Hamburger
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1234
    Posts Posts : 4601

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por Hamburger em Ter 11 Jun 2013, 22:19

    Raizen escreveu:Bom, o novo Zelda desde o inicio do ano a Nintendo deixou claro que o jogo está no inicio de seu desenvolvimento, o máximo que eles devem ter hoje é a ideia de como será todo o jogo, então ja era de se esperar que ele não seria mostrado nesta E3.

    Você comparou com a conferencia da Sony, mas você viu se todos os jogos anunciados por ela serão lançados ainda este ano? Seria o mesmo se a Nintendo mostrasse todos os jogos que mostrou hoje junto com os que foram anunciados no lançamento do Wii U, ela teria vários jogos em desenvolvimento, mas nem todos títulos de lançamento.

    Agora sobre os jogos da Nintendo, se ela está vendendo bem estes jogos, são estes que ela desenvolverá, pois se o consumidor compra é pq ele gosta, então ela só esta atendendo os seus consumidores.

    Sony e Microsoft fazem jogos diferentes? Sim, mas são jogos que eslas conseguem vender. Você não acha que eles fazem pq amam seus consumidores né?

    Toda empresa precisa de dinheiro, quando a Nintendo achar que deve lançar um jogo diferente do estilo dos jogos atuais dela, ela lançará, mas antes precisa estar segura, pois sem dinheiro ela pode morrer e se morrer, nem os jogos "infantis" vamos ter.
    Excelente raciocínio, cara. Devo concordar em praticamente tudo. Mas, guardando proporções, a Sony irá lançar uma quantidade incrível de jogos logo no lançamento do PS4, ou perto dele, ainda em 2013 ou no início de 2014. O novo Smash foi anunciado em 2011, e ainda será lançado em 2014, assim como Mario Kart 8.

    A Boy Blue escreveu:Poisé... mas enfim.. não iam ter anúncios a semana toda? Podemos esperar algo mais?
    Hã? Hein? O quê? Fala mais disso. Eu não sabia.
    avatar
    ToonLink
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 932
    Posts Posts : 3519

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por ToonLink em Qui 13 Jun 2013, 03:19

    Olha, eu devo admitir que esperava mais. Quando a Nintendo lançou o Wii U, tanto eu como muitos fãs pensaram nas várias possibilidades dos exclusivos com visuais estonteantes e em alta qualidade que qualquer um gostaria de ver. Mas estou vendo que ela ainda está seguindo a política de jogos party e multiplayer casual. Por um lado ok, ela está vendendo com isso, mas será que isso agrada a fanbase de um modo geral?

    Raizen escreveu:Agora sobre os jogos da Nintendo, se ela está vendendo bem estes jogos, são estes que ela desenvolverá, pois se o consumidor compra é pq ele gosta, então ela só esta atendendo os seus consumidores.

    Sony e Microsoft fazem jogos diferentes? Sim, mas são jogos que eslas conseguem vender. Você não acha que eles fazem pq amam seus consumidores né?

    Toda empresa precisa de dinheiro, quando a Nintendo achar que deve lançar um jogo diferente do estilo dos jogos atuais dela, ela lançará, mas antes precisa estar segura, pois sem dinheiro ela pode morrer e se morrer, nem os jogos "infantis" vamos ter.



    É mais que óbvio que todos querem vender. Mas é óbvio também perceber uma atitude mais aconchegada da Nintendo na entrega de novos jogos. Veja o que está acontecendo com Mario. Os títulos novos são simplificados e casuais, a mesma empresa que nos ofereceu um instant classic épico como Mario Galaxy agora está entregando pseudo-extensões de jogos já lançados, que é o caso desse Novo Mario, do NSMBU, e do NSMB2. Onde está a mudança brusca de temática e jogabilidade que estávamos acostumados? Onde está a ousadia de antes?

    A Nintendo está com medo de ousar e isso tem sido bem claro. Ela preferiu criar softwares semelhantes aos anteriores que fizeram sucesso porque ela sabe que vai vender. Afinal, se fez sucesso uma vez, vai fazer de novo, certo? Ceeeerto, isso acontece mesmo, com várias franquias que vemos por aí. Só que seguindo esse caminho a Nintendo consequentemente cairá no mesmismo e na falta de tempero com jogos novos. Vai ficar tudo com a mesma cara e vai desinteressar jogadores que até então eram fiéis a ela.

    Eu ainda espero me surpreender com a Nintendo nos próximos meses. Yoshi Yarn e o novo Smash estão sim interessantes. E com Zelda ela quase nunca nos decepcionou. Mas digo que o que ela tem feito com Mario tem me embrulhado o estômago, sou fã antigo da franquia e tenho sentido a qualidade decair com o passar do tempo. Aliás, qualidade sempre teve, diria que está começando a ficar sem sal. E se a Nintendo está fazendo isso com a sua franquia chefe... me preocupo com o que ela fará com as demais daqui a um tempo.
    avatar
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por JonathanAlis em Qui 13 Jun 2013, 04:05

    Bem, sobre a sony, ja conheciamos knack, infamous, drive club e killzone, tudo na conferencia de fevereiro.
    De novos jogos exclusivos só foram the order e os indies(alguns deles bem zoados).

    A nintendo trouxe varios exclusivos que nao tinhamos visto ainda, como mario 3d world mario kart 8 , DK e smash, todos lindos. 
    E isso que ela nem mostrou coisas que ja sabemos que estao por vir como shin megami tensei X fire emblem, pikmin, w101, yoshi yarn, zelda novo, metroid, mario 3D(a la galaxy)...

    A MS mostrou uma penca de exclusivos novos, alguns deles bastante interessante, como sunset overdrive, killer instinct, titanfall, ryse, e o inovador project spark!

    Por isso que digo que em termos de novos jogos exclusivos, quem perdeu a conferencia foi a sony. Ela ganhou no geral por causa do preço que foi a maior surpresa dessa e3, e tbm pela politica dos jogos usados e internet(que por sinal nem foi cogitado na nintendo).

    No geral eu nao procupo com a nintendo, eles lançam jogos que vendem consoles e dao dinheiro pra ter grana e base instalada pra fazer os jogos AAA, que sempre aparecem.

    Conteúdo patrocinado

    Re: [E3'13] Revisando a conferência da Nintendo - Sucesso, Decepção ou Controvérsia?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 22 Out 2017, 17:26