Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Desenvolvedor indie culpa Donkey Kong 64 pelo sumiço dos games de plataforma 3D com colecionáveis

Compartilhe
    Lucasmon
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 2970
    Posts Posts : 6039

Desenvolvedor indie culpa Donkey Kong 64 pelo sumiço dos games de plataforma 3D com colecionáveis

Mensagem por Lucasmon em Seg 10 Jun 2013, 00:07

Na década de 90, o gênero dos jogos de plataforma 3D estava no seu auge, impulsionado pelo lançamento em 1996 do revolucionário Super Mario 64, e a épica aventura tridimensional em busca das 120 Estrelas e da bela Princesa Peach. Ainda no Nintendo 64, tivemos o lançamento em 1998 de Banjo Kazooie, da Rare, que evoluiu o gênero graficamente e trouxe também uma jogabilidade melhorada em relação a Super Mario 64, além de muitos itens para se coletar, como notas musicais e jiggies (peças de quebra-cabeças). Seguiu-se então o lançamento da grandiosa (ou nem tanto) aventura selvagem de Donkey Kong 64 em 1999, com cinco personagens selecionáveis, mundos gigantescos e também muitos itens para se coletar.

Na década passada, os jogos de plataforma 3D com itens colecionáveis perderam um pouco de sua força, mas voltaram aos holofotes graças ao estrondoso sucesso dos dois Super Mario Galaxy, para Wii. Games como Super Mario 64 e Banjo Kazooie foram a fonte de inspiração do estúdio indie dinamarquês Gears for Breakfast na concepção do game A Hat in Time, que possui uma campanha no site Kickstarter visando arrecadar fundos para seu lançamento (acesse aqui). Um dos desenvolvedores deste game, o dinamarquês Jonas Kaerlev, disse em entrevista ao site Polygon qual ele acredita ser a razão para que games de plataforma 3D com itens colecionáveis não tenha tanto destaque hoje em dia; para surpresa geral, ele atribuiu a culpa ao game Donkey Kong 64, conforme você pode ler abaixo.

Eu não quero colocar toda a culpa em Donkey Kong 64, mas é parcialmente por sua causa. Donkey Kong 64 fez muitas coisas erradas, onde era muito tedioso coletar todas as coisas para avançar no jogo. Muitas pessoas não querem isso. Elas querem poder explorar o game livremente se assim desejarem, mas também há pessoas que querem colecionar tudo, e ficarem melhores e mais fortes.

Eu acho que os games modernos são como uma montanha-russa. Você começa no ponto A, e vai até o ponto B. Eles linearizaram a experiência o tanto quanto possível, e eu acredito que os estúdios não consideram que algumas pessoas querem andar por aí e tentar de tudo.

Ainda segundo Kaerlev, A Hat in Time será parecido mais com Super Mario 64 e Banjo Kazooie, e menos com Donkey Kong 64. O visual cartunizado do jogo e as mecânicas de jogabilidade também lembram bastante The Legend of Zelda: The Wind Waker, clássico do GameCube. Caso atinja sua meta no Kickstarter, o game deve ser lançado para PC no início de 2014; uma versão para a eShop do Wii U está também nos planos do estúdio indie.

Fonte
    Yagosbl
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 560
    Posts Posts : 2545

Re: Desenvolvedor indie culpa Donkey Kong 64 pelo sumiço dos games de plataforma 3D com colecionáveis

Mensagem por Yagosbl em Seg 10 Jun 2013, 01:36

concordo com ele, era muito trabalhoso coletar aquela moeda do jogo antigo da rare e aquele outro item do jogo antigo do DK, e o pior era que vc era obrigado a pegá-los para enfretar K.Rool, nunca consegui completar o jogo 100% graças a isso
    Healingsong
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35

Karma Karma : 558
    Posts Posts : 1327

Re: Desenvolvedor indie culpa Donkey Kong 64 pelo sumiço dos games de plataforma 3D com colecionáveis

Mensagem por Healingsong em Seg 10 Jun 2013, 06:18

Sempre quis jogar, mas sempre vejo gente falando mal.. Talvez um dia de uma chance. De qualquer forma, queria ver a Nintendo tentando de Novo com Donkey Kong 3D, Country Returns foi ótimo, mas assim como Mario Galaxy foi, New Mario Bros também...
    Convidad
    Convidado

Mensagem por Convidad em Seg 10 Jun 2013, 08:36

@Yagosbl escreveu:concordo com ele, era muito trabalhoso coletar aquela moeda do jogo antigo da rare e aquele outro item do jogo antigo do DK, e o pior era que vc era obrigado a pegá-los para enfretar K.Rool, nunca consegui completar o jogo 100% graças a isso

Imo, a moeda Rare é um passeio no parque. Eu pelo menos consegui fazer o lance para pega-la no Jetpack de primeira. Já a moeda DK realmente é um inferno por não ter mais de uma vida extra(eu morri mais de 45 vezes para pega-la. Sim, eu contei.), mas também penso que é uma reclamação um pouco banal, já que existiam coisas mais difíceis do que esse game no passado.

Ao meu ver, essa declaração é boba. Posso parecer meio suspeita em dizer isso pois DK64 é o meu Plataformer 3D favorito, mas acho que os jogos de plataforma ''collect-a-ton'' ficaram com uma presença menos intensa por um tempo por que a geração seguinte tinha foco em outros tipos de títulos. Já podia se observar nas transições NES-SNES-N64, onde o gênero praticamente ''reinava'', que, ''à conta-gotas'', outros jogos foram ganhando destaque além das plataformas e essas ''gotas'' viraram um ''oceano'' quando as gerações GC-PS2-XBOX/Wii-360-PS3 bateram à porta.

Em cada época, há um genêro que aparece mais, imo. Antigamente eram plataformers, agora são FPS, Hack n' Slash(que praticamente substituíram os Beat n' Ups em 99% dos casos)e entre outros.

Última edição por Mazza em Seg 10 Jun 2013, 08:51, editado 2 vez(es)
    Tadeu
    Membro Nv.16
    Membro Nv.16

Karma Karma : 54
    Posts Posts : 180

Mensagem por Tadeu em Seg 10 Jun 2013, 08:38

E eu aqui ainda esperando algum jogo nos moldes de DK64:

- Mundos enormes (embora não gostei no DK64 de serem poucos);
    - Personagens variados com habilidades únicas;
    - Toneladas de colecionáveis (se não me engano é o jogo com o maior número de colecionáveis);
    - Uma ótima dificuldade.

Muitos podem criticá-lo por esperarem na época um sucessor da trilogia Country, mas eu o considero um dos melhores títulos do N64 e um dos melhores platformers 3D de todos os tempos.
    Tadeu
    Membro Nv.16
    Membro Nv.16

Mensagem por Tadeu em Seg 10 Jun 2013, 08:44

@Mazza
    Falou tudo.

E eu ainda sonho com o dia que Platformers 3D voltarão a aparecer em peso novamente e FPS/Hack'n Slash vão sumir um pouco do mapa (sonhar é bom e AINDA não tem imposto em cima Very Happy).

#Saudades:
    - Super Mario 64
    - Banjo Kazooie/Tooie
    - Donkey Kong 64
    - Conker's Bad Fur Day
    - Rayman 2: The Great Escape
    - N64 ♥

EDIT: Foi mals....me esqueci da regra do double post =/
    Não me alertem, sou inocente e entusiasta XD
    justiceiro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1071
    Posts Posts : 1801

Mensagem por justiceiro em Seg 10 Jun 2013, 10:03

Pra ser bem sincero eu nunca curti plataformes 3D, eu tenho muito problema em saber dar um pulo certo por causa da 3ª dimensão. Mas mesmo assim ainda deu rpa zerar mario 64, Agora DK realmente achei bem ruim.
    YoshiBruno
    Veterano Nv.5
    Veterano Nv.5

Karma Karma : 20
    Posts Posts : 502

Mensagem por YoshiBruno em Seg 10 Jun 2013, 10:04

acho que o pessoal ta tão acostumado a jogos fáceis ou com puzzles facéis que quando aparece algo um pouco mais elaborado saem falando mal... :S

é um tremendo jogo!!! Very Happy
    Weber
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 526
    Posts Posts : 3817

Mensagem por Weber em Seg 10 Jun 2013, 10:14

Concordo com a publicação. Em um gênero plataforma 3D, o que eu quero mesmo é explorar, e não ficar coletando colecionáveis.
    Além disso, ainda tem o fato dos minigames não serem opcionais, mas sim obrigatórios. Como aquele fliperama do vovô Kong...
    Convidad
    Convidado

Mensagem por Convidad em Seg 10 Jun 2013, 10:16

@Tadeu:
    Amei todos esses games e os joguei até meus olhos lacrimejarem. I love you

O mercado e a industria mudam durante o tempo e penso que a pessoa que escreveu essa declaração não levou isso em conta. O que era o máximo antes, não é mais amanhã e vice-versa. Alguma coisa pega o lugar dele e é isso que está acontecendo com os plataformers.

Era uma tendência e um dos gêneros mais presentes nos anos 90, mas agora foi passado para trás em favor de outro tipo de game que faz sucesso atualmente.

Outro exemplo da mudança nesse meio é que há jogos antigos que só estão ganhando reconhecimento atualmente e outros que antigamente eram destaque, mas que não envelheceram bem na opinião de certas pessoas. A mente do povo se transforma com o passar dos anos.

Ex: Sonic Adventure. Um dos títulos principais do Dreamcast:
    Review de 1999:
    http://www.ign.com/articles/1999/09/09/sonic-adventure
    Review de 1998:
    http://www.gamespot.com/sonic-adventure/reviews/sonic-adventure-

Review de 2010:
    http://www.ign.com/articles/2010/09/23/sonic-adventure-review
    review-2540626/
    2010 too:
    http://www.destructoid.com/review-sonic-adventure-xbla--184892.phtml

Quando eu era mais nova, a mídia e os gamers não paravam de mimar esse jogo. Now, parece que as mesas mudaram de lugar e, de repente, ele é um jogo ruím(eu, sinceramente, depois de tanto tempo ainda adoro : 3).
    Schweppes
    Citrus
    Citrus

Karma Karma : 2004
    Posts Posts : 6427

Mensagem por Schweppes em Seg 10 Jun 2013, 10:18

Eu adorava o jogo mas nunca consegui terminar por causa daquela moeda. Não sabia aonde conseguir. ;/
    Tadeu
    Membro Nv.16
    Membro Nv.16

Mensagem por Tadeu em Seg 10 Jun 2013, 10:23

@Weber
    Mas comigo a fórmula funcionou perfeitamente:

Toneladas de colecionáveis = "Vou explorar este cenário de cabo a rabo p/ ter certeza que não estou deixando nada p/ trás".
    Tudo bem que uma coisa levou a outra, mas os dois fatores acabam juntos.

#Momento desespero nostálgico:
    Aquele momento que você está jogando Banjo-Kazooie e após pegar a última leva de notas musicais você percebe que ficou com 99......aí você se lembra do tamanho ou complexidade do cenário e começa a chorar '-'
    ari789
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1975
    Posts Posts : 6452

Mensagem por ari789 em Seg 10 Jun 2013, 12:51

Quero muito esse jogo , gostei muito XD [ Espero que tenham mais jogos assim ]

Mais na boa ... Eu curti Donkey Kong 64 .-.
    RiderBlack
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8

Karma Karma : 416
    Posts Posts : 576

Mensagem por RiderBlack em Seg 10 Jun 2013, 12:56

Falar até eu posso falar...deixemos a obra dele falar por ele.
    TheFate
    Veterano Nv.28
    Veterano Nv.28

Karma Karma : 597
    Posts Posts : 1096

Mensagem por TheFate em Seg 10 Jun 2013, 16:05

Eu NUNCA gostei de colecionáveis. Deturpa a jogatina, faz você ficar procurando 10000000 coisas em um lugar pra completar as missões.

É sempre a pior parte de qualquer jogo, pra mim, ficar olhando cada canto dos cenários procurando alguma porcaria de colecionável.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 21 Ago 2017, 20:44