Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Compartilhe
    avatar
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por JonathanAlis em Sab 18 Maio 2013, 01:20

    Olá

    Achei esse texto bastante interessante, que trata da relação entre a EA e Nintendo, desde o NES até o Wii U, pelo menos pelo lado da EA: http://www.notenoughshaders.com/2013/03/25/the-sexual-history-between-nintendo-and-electronic-arts/

    Depois de ler, percebi que não é exagero nenhum da EA tratar a Nintendo como está tratando.
    É meio grande, mas eu li tudo e coloquei um resumo, com um pouco de liberdade poética

    Resumo:
    Na era 8/16 bits, a Nintendo detinha o monopolio do mercado de games, e o apoio a jogos de terceiros era pouco, quem quizesse fazer um jogo pro NES devia ir ao japão, pagar um dev kit caro, fazer o jogo, mandar pra nintendo, e se a Nintendo liberasse (caso o jogo não venha a prejudicar os first party da Nintendo), aí sim o jogo era publicado. Por tanta dificuldade a EA escolheu a SEGA.

    Na era 32/64 bits, a EA iniciou no N64 fazendo poucos jogos, pois a Nintendo ainda dificultava, era caro desenvolver pra N64, e o fator de ainda usarem cartuchos. A partir de 1998 a Nintendo fez concessões, e a partir daí se tornou viável, e a EA trouxe jogos em peso pro N64. Apesar disso, as vendas dos jogos da EA no N64 não foram como ela esperava.

    Na era ps2/xbox/GC, começava-se uma briga de 3 empresas, não apenas duas. Esse cenário é interessante para third parties pois elas poderiam lucrar mais colocando seus jogos em vários consoles. Isso poderia ser um alerta pra Nintendo de que seria bom relaxar as condições para as third parties trazerem seus jogos para o seu novo GC. A EA então levou também seus jogos ao GC. Inicialmente as vendas eram equivalentes as dos ps2/xbox, porém com o tempo elas foram caindo apenas no GC, enquanto nos ps2/xbox elas se mantinham. A Nintendo sugeriu incluir em seus jogos características que eram únicas ao GC, como a interação com o GBA, mas isso não se refletiu em vendas.

    Na era ps360/wii, apesar do relativo fracasso do GC, a Nintendo iria lançar uma revolução na forma de jogar, e a EA apostou pesado nisso, trouxe muitos títulos logo nos primeiros anos de wii. Inicialmente as vendas no wii era melhores do que até as vendas nos ps360, pelo menos dos jogos que utilizam o sensor de movimento. O wii era um sucesso, a EA conseguia bastante lucro com ele, e a relação EA-Nintendo era a melhor possível. Mas os desenvolvedores não estavam muitos satisfeitos, pois não aguentavam mais fazer jogos casuais. Após após pessimas vendas de Dead Space Extinsion, com a chegada do PSMove e Kinect, com várias outras thirds deixando de desenvolver pro wii e com as vendas de software do wii serem 2/3 apenas de first parties, a EA cancelou alguns jogos, e em 2010 as vendas de jogos pro wii cairiam drasticamente. E só foi piorando com o tempo. A EA continuou a lançar os casuais ao wii, mas já não tinham tanto sucesso como outrora.

    Com as evidencias do novo console da Nintendo, o wii U, eles sabiam que a Nintendo iria correr atrás daquilo que eles tinham ficado pra muito pra trás: os gráficos HD e a rede online. Apostaram muito na Nintendo, inclusive ofereceram ajuda com a parte online, formando uma parceria. Acreditavam que solucionando esses problemas, as third parties viriam em peso, e era justamente o que faltava a Nintendo pra reconquistar o público perdido a pouco. Rumores disseram que a EA estava oferecendo o seu sistema online, origin, para o wii U, que foi recusado pela Nintendo. Mesmo assim lançaram seus principais títulos na lineup do sistema. Após alguns meses do lançamento do console, viram que num domingo nos EUA, apenas 42 jogadores estavam conectados jogando online o Madden NFL 2013 no wii U, contra quase 3000 no xbox. Os jogos não venderam. Na semana de lançamento do Need for Speed, apenas esse jogo da EA ficou entre os 20 mais vendidos da eshop do wii U. Eles tinham Crysis 3 rodando no wii U, mas a falta de suporte por parte da Nintendo não tornou possível a entrega do jogo ao público. E as relações entre as duas empresas estavam ficando cada vez mais fracas, e por enquanto a EA não quer saber mais da Nintendo.

    Tirei daqui, está muito mais completo do que o que eu coloquei: http://www.notenoughshaders.com/2013/03/25/the-sexual-history-between-nintendo-and-electronic-arts/
    avatar
    ari789
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1975
    Posts Posts : 6452

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por ari789 em Sab 18 Maio 2013, 02:45

    Sei la cara , acho que é meio que um exagero nesta parte ai

    No Snes acho que todos os FIFAS foram lançados para ele , mesmo sendo inferior ao Sega32x

    Muita gente vai me chingar por isso mais...
    Acredito que a EA Games meio que digamos... não tem paciencia para adaptar jogos para Hardware ... Inferiores ou coisa do tipo

    O N64 Tinha o limite de cartucho e várias empresas não lançara games para ele graças a isso .
    O Wii acho que a EA So deu mancada com o ultimo fifa , mais mesmo sabendo que fifa não é uma das melhores franquias que vendem nos consoles da Nintendo ela continuo lançado [ fazendo alegria do meu irmão XD ]

    Um exemplo disso é o Dreamcast , O Dreamcast alem de usar GDs que tinha pouco espaço comparado aos outros e alem de ser inferior em Hardware , Oque a EA Fez ? , Simplismente depois de algum tempo deixou totalmente de apoiar o console .

    O Wii U acho que é isso , alem de ter esses problemas ele ainda tem o problema no lance de vendas , A EA não vai lançar para ele por que não vai ter muito lucro com isso .
    avatar
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por JonathanAlis em Sab 18 Maio 2013, 10:13

    acho que o principal motivo foram as vendas mesmo, mais até do que hardware, pois os jogos estavam lá, em todos os consoles, mas não venderam.
    os tipos de jogos que vendiam continuaram a ser feitos, mesmo no hardware fraco do wii(aqui no caso com os casuais).
    mas eu não conhecia toda essa história da relação da EA com a Nintendo, com o texto pude conhecer, e até entender pq dessa falta de apoio atual. Poxa, jogos bem feitos, que usam o potencial do gamepad do console, e até com features da Nintendo(como o cano do mario no NFS), eles não vendem.
    Mas pela história vemos que é possível as duas empresas se reconciliarem com o tempo, como já aconteceu antes. Talvez esperar aumentar a base instalada do wii U, corte de preço, etc.
    avatar
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero

    Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por Robert Prado em Sab 18 Maio 2013, 10:24

    Ou seja, a menos que a thirdie lance jogo exclusivo para o sistema, a Nintendo não dá um foda para elas.
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por Convidado em Sab 18 Maio 2013, 10:33

    E de lá pra cá quem é a Nintendo? A Maior empresa de games de todos os tempos que possui os melhores exclusivos de sempre.

    E quem é a EA: A pior empresa do mundo por 2 anos consecultivos.

    XUPA EA Razz
    avatar
    Alejandro_
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1404
    Posts Posts : 3901

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por Alejandro_ em Sab 18 Maio 2013, 10:39

    Pera ai cara isso nao tem nada a ver
    A EA ficou com raivinha pq a nintendo não deixou ela controlar os sistemas online[tbm né com esse orings que não presta] ai o acordo foi disfeito agora vem esse funcionario de 7 anos chingando a BigN
    só podia ser da impresa que foi eleita a pior 2X
    O contrato de exclusividade com a nintendo e a sega que com certeza irá durar a mais do que 3 jogos mandou beijos e abraços.
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por Convidad em Sab 18 Maio 2013, 10:46

    Leitura interessante, obrigado por compartilhar.
    avatar
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por JonathanAlis em Sab 18 Maio 2013, 10:55

    N4N G4M3R escreveu:E de lá pra cá quem é a Nintendo? A Maior empresa de games de todos os tempos que possui os melhores exclusivos de sempre.

    E quem é a EA: A pior empresa do mundo por 2 anos consecultivos.

    XUPA EA Razz

    nao pode-se desdenhar assim.
    hoje em dia a Nintendo precisa mais da EA do que a EA precisa da Nintendo, pelo menos por parte do wii U

    EA sem apoiar a o wii U: Lucro nos demais consoles é suficiente, as vendas de seus jogos nao sao suficientes, e a EA leva prejuízo apoiando a nintendo.

    Nintendo sem EA: perde uma boa parte do mercado, principalmente na europa e EUA, que tem os fanáticos por fifa e madden.

    quem ta se ferrando nessa história é a nintendo.
    avatar
    Bruno Costa
    Membro Nv.18
    Membro Nv.18

    Karma Karma : 38
    Posts Posts : 206

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por Bruno Costa em Sab 18 Maio 2013, 11:10

    Uma coisa é a empresa não fazer jogos para um console pois o mesmo não dá o lucro esperado (criar/portar um jogo gasta muita grana e você precisa de garantias que o dinheiro investido será recuperado, e de preferência com o máximo de lucro possível), outra coisa é inventar mentiras para prejudicar a Nintendo ou qualquer outra empresa.
    avatar
    AlexOk
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1233
    Posts Posts : 2998

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por AlexOk em Sab 18 Maio 2013, 12:00

    Apesar de tudo, ainda curto a EA.

    Mesmo sendo a nuba das empresas 3º ainda curto ela pacas.
    Very Happy
    avatar
    Raizen
    Membro Nv.31
    Membro Nv.31

    Karma Karma : 274
    Posts Posts : 334

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por Raizen em Sab 18 Maio 2013, 12:37

    Na matéria diz que o texto foi baseado no que um ex-diretor na EA disse.
    É obvio que ele culpará a Nintendo, é o mesmo que perguntar para a Nintendo sobre o assunto, ela culpará a EA. Resumindo, o texto só prova que existe uma briga, mas não o motivo.

    E outra, querer no lançamento de um console vender ports mal feitos como FIFA 13, é brincadeira. O verdadeiro teste seria com os novos jogos, se esses não vendessem bem, ai eu até concordaria com a EA.
    avatar
    x0exe
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1989
    Posts Posts : 6839

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por x0exe em Sab 18 Maio 2013, 12:41

    Quem é EA para falar isso?
    Ah sim, a empresa nomeada como a pior de todas por dois anos consecutivos, sinto falta dos jogos realmente bons dela, lembro da época que jogava Harry Potter no meu PSX huehue, bons tempos.
    avatar
    Britanniarum
    Membro Nv.9
    Membro Nv.9

    Karma Karma : 224
    Posts Posts : 110

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por Britanniarum em Sab 18 Maio 2013, 12:50

    Não tem como não negar, a EA é uma das maiores empresas no mercado, senão a maior, apesar de seus altos e baixos.

    Se a Nintendo não tiver apoio da EA, os jogos que o Wii U vão perder são: novos jogos do Star Wars, Battlefield 4, novo Mass Effect, Dead Space, FIFA, Madden, NBL, Need for Speed, Burnout e Dragon Age III: Inquisition. Enfim, são só esses que eu lembrei, sem falar que a EA disse que tava produzindo pelo menos 3 novas IPs pra nova geração.

    Quem disse que não vai fazer falta é cego ou não entende nada do mercado de games, quanto maior o apoio, melhor, não tem essa balela de que não vai fazer falta.
    avatar
    x0exe
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1989
    Posts Posts : 6839

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por x0exe em Sab 18 Maio 2013, 13:06

    @Britanniarum escreveu:Não tem como não negar, a EA é uma das maiores empresas no mercado, senão a maior, apesar de seus altos e baixos.
    Vide suas nomeações né?
    @Britanniarum escreveu:Quem disse que não vai fazer falta é cego ou não entende nada do mercado de games, quanto maior o apoio, melhor, não tem essa balela de que não vai fazer falta.
    Não, o DS é o console mais vendido do mundo (Com um grande número de softwares vendidos) graças aos seus bons títulos e não aqueles de "cozinhar" ou "criar dinossauros", e sim pelos seus bons títulos, o que adianta ter vários jogos se não vão ajudar a levantar o console? Se for por isso o Wii U já deveria estar bem alto em questão de marketing e de vendas pois tem bastante jogo já, o 3DS é outro exemplo, creio que ninguém vá comprar o console para jogar Tatris Axis e sim um Resident Evil Revelations ou Super Mario 3D Land, se as empresas jogarem qualquer coisa para o Wii U não terão retorno nenhum e só irá piorar a situação dele tal como levará prejuízo para as empresas produtoras (Que não tiveram retorno) e desanimarão ela a produzirem para o Wii U, Fifa 13 esta aí para provar isto, teve grande prejuízo mesmo sendo um port (Fifa nos consoles Nintendo nem sempre foram bons) e acabaram que decidiram não produzir o Fifa 14 para o Wii U, e a EA é uma das menores empresas em quesito de se esperar um jogo para o Wii U, na atualidade se for para esperar algo bom só mesmo vindo da Ubsoft, Sega ou da própria Nintendo (Há outras menores que possam ajudar também), e aparentemente a EA foi coroada pior empresa do ramo por dois anos consecutivos não só pelo que produziu para a Nintendo e sim para as outras empresas também (Não posso falar muito pois não sei bem da história), então eu reafirmo que não, não adiante empurrar vários jogos para o Wii U se eles não agradarão a muitos pois isso só trará uma biblioteca porca para o Wii U tal como também afastará as empresas pelo prejuízo em ter investido no console, no momento o que o Wii U precisa mesmo é ser impulsionado pelas vendas de jogos da própria Nintendo como o novo Mario 3D, Zelda, Pikimin e Super Smash Bros. pada depois as empresas terceiras verem que pode valer a pena produzir no Wii U caso seja algo bem feito, algo que aconteceu com o Vita, estava bem no fundo e por pouco títulos bons ele se estabilizou e virou um console mediano (Mas ainda não o suficiente para poder competir com o seu "concorrente"), e as melhoras para o Wii U tem que acontecer antes do lançamento de seus rivais ou até mesmo anúncio já que será mais fácil para ele "se levantar" e começar a correr no mercado.
    Acerca do apoio, como eu disse antes, esses jogos poderão fazer falta mas por serem grandes títulos, mas pela base instalada da Nintendo (Mesmo com os fãs que estão com um pé atrás para comprar o Wii U) ainda sim não comprariam o console por esses jogos, e sim jogadores novos, então se as pessoas que compraram o Wii e 3DS foram comprar o Wii U com certeza não será por esses jogos, então eles só servirão mesmo para atrair os jogadores hard-cora (Apesar de a Nintendo também precisar mas também pode se dar muito bem com os jogadores casuais), mas é cedo para falar sobre isto ainda mais com os grandes títulos aí, vamos esperar para ver depois deles e aí sim discutir sobre como será o futuro do Wii U de acordo com análises de suas vendas e apoio das terceiras depois dessa.
    @Britanniarum escreveu:Quem disse que não vai fazer falta é cego ou não entende nada do mercado de games.
    Sempre terá alguém para julgar as pessoas e não os seus atos, poderia muito bem evitar "ofender" alguém no mínimo que seja falando apenas: "É falta de conhecimento sobre o mercado gamer falar que não fará falta"
    Por menos que você tenha ofendido isto lhe dará mais "credibilidade" com quem você esteja discutindo determinado assunto.
    @AlexOk escreveu:Apesar de tudo, ainda curto a EA.

    Mesmo sendo a nuba das empresas 3º ainda curto ela pacas.
    Very Happy
    Huehue, ela tem ótimas séries, só não esta sabendo se portar (Vide funcionários loucos xingando nas redes sociais).
    Eu também curtia muito ela na época do PSX/PS2
    @Bruno Costa escreveu:Uma coisa é a empresa não fazer jogos para um console pois o mesmo não dá o lucro esperado (criar/portar um jogo gasta muita grana e você precisa de garantias que o dinheiro investido será recuperado, e de preferência com o máximo de lucro possível), outra coisa é inventar mentiras para prejudicar a Nintendo ou qualquer outra empresa.
    Disso que eu estou falando, ela perdeu credibilidade comigo porque poderia muito bem parar de produzir por não ter lucro com o Wii U (Sem lançamentos relevantes e tudo mais, até agora só vi ports) mas ela tem que fazer o favor de ficar rebaixando a Nintendo, só mostra o quão é uma empresa baixa e que quanto mais o tempo passa mais vai enfraquecendo.
    avatar
    Britanniarum
    Membro Nv.9
    Membro Nv.9

    Karma Karma : 224
    Posts Posts : 110

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por Britanniarum em Sab 18 Maio 2013, 13:21

    @Luiz
    Maior não quer dizer que é a melhor, saca?
    _______________________________________

    Só te corrigindo, DS deixou de ser o console mais vendido pelo PlayStation 2:

    Fonte: http://www.vgchartz.com/analysis/platform_totals/

    Como você sabe que esses títulos não vão levantar o console? Como se sabe, existem vários públicos no mercado de games, aqueles que preferem FPS e assim vai. Acredito que, FIFA não vendeu bem por ser um port e ter pra PS3 e X360. Então porque um consumidor iria comprar um jogo que já é um port e que tem pra geração passada, e as únicas diferenças são em relação ao GamePad (que a EA nem mudou tanto). Outra desculpa que eu posso dar é que Wii U é um console bebê ainda, nem um ano de vida tem. Acho que é muito cedo pra afirmar que tais títulos de tais empresas não vão fazer falta.

    Conteúdo patrocinado

    Re: EA vs Nintendo - do NES até o Wii U

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 18 Dez 2017, 00:59