O que são jogos Indie?
Jogos Indie, assim como o nome sugere são feitos de maneira independente, ou seja, sem o apoio de publishers ou grandes empresas. Geralmente são criados por apenas uma pessoa ou uma equipe pequena, e frequentemente focam em inovação. Nos últimos anos o número de jogos independentes tem aumentado consideravelmente, muito devido a popularização do método de distribuição digital.
Embora sejam feitos de maneira independente, alguns conseguem atingir o sucesso, o principal caso foi Minecraft, criado em 2009 pelo sueco Markus "Notch" Persson, se tornou um jogo extremamente popular, batendo de frente com grandes nomes do cenário Triple-A.
Alguns jogos famosos
Minecraft
Criado em 2009 pela Mojang Minecraft é um sandbox sem um objetivo pré-determinado, você tem liberdade para fazer o que quiser, adicionando a isso o fato de que o mundo é aleatoriamente gerado e feito de bloco que podem ser retirados e recolocados surgiu um dos maiores sucessos recentes, tanto que passou dos 20 milhões de unidades vendidas..
Existem três modos de jogo, Survival onde você deve sobreviver e explorar o mundo, coletando recursos, fazendo construções e tudo mais que você queira, mas cuidado, durante a noite monstros sedentos por sangue sairão de suas tocas e farão de tudo para te destruir, caso você morra todos os itens que estava carregando ficarão no chão e você irá renascer no seu "Spawning Point", que pode ser ou o lugar que você surgiu quando criou o mapa ou no último local que você dormiu. No modo criativo o foco deixa de ser sobreviver e passa a ser construir, tanto que o jogo lhe dá recursos ilimitados para suas construções. O modo Hardcore é muito semelhante ao Survival, entretanto aqui a morte é permanente, morrer significa ter seu mapa e todo o seu progresso deletado.
Quando dizem que é possível fazer qualquer coisa no Minecraft é quase verdade, mesmo as coisas que não existem no jogo podem ser conseguidas com uso de MODs, como construir aviões funcionais, novos biomas, novos itens, novos monstros, novos minérios, e mais uma infinidade de coisas.
Super Meat Boy
Criado por Tommy Refenes e Edmund McMillen, Super Meat Boy impressiona por sua dificuldade, o que é seu principal atrativo.
O personagem principal é Meat Boy, um garoto feito de carne que tenta resgatar sua namorada, Bandage Girl das mãos do malvado Dr. Fetus, o jogo é relativamente simples, você simplesmente tem que chegar do outro lado da fase, onde se está sua namorada, porém existe uma série de obstáculos que podem facilmente te matar pelo caminho.
Super Meat Boy foi aclamado pelo crítica e vendeu mais de 1 milhão de unidades.
Braid
Braid é um jogo de plataforma com enredo enigmático e cheio de puzzles, que inclusive envolve controlar o tempo.
A história é apresentada de maneira simples, o personagem principal, Tim, cometeu um erro e acabou perdendo seu amor, a Princesa, que agora está nas mãos de um terrível monstro e você deve partir em busca dela. Porém conforme você avança no jogo a história vai ficando cada vez mais profunda e o final deixa o jogador perplexo.
Cave Story
Cave Story é um jogo lançado em 2004 e criado por uma única pessoa, o japonês Daisuke "Pixel" Amaya. O jogo foca no protagonista desmemoriado, que acorda em uma caverna. Através de suas explorações ele descobre um plano do Doutor, um megalomanico que pretende forçar os habitantes da caverna a lutar por ele em sua tentativa de conquistar o mundo, logo o protagonista é posto na posição de salvador e deve se esforçar para derrotar o Doutor.
Indie Game: The Movie
Indie Game: The Movie é um documentário de 2012 feito pelos canadenses James Swirsky and Lisanne Pajot, e mostra a rotina de Edmund McMillen e Tommy Refenes durante o desenvolvimento de Super Meat Boy, Phil Fish e seus problemas durante o desenvolvimento de FZ, e também Jonathan Blow, refletindo sobre o sucesso de Braid.
O filme foi muito bem recebido pela crítica, inclusive chegou a receber diversos prêmios.
Comunidade
O Festival de Jogos Independentes (IGF) é um festival anual fundado em 1998 para ajudar e inspirar inovação no desenvolvimento de jogos e para conhecer os melhores desenvolvedores independentes. IGF foi fundado para criar para a comunidade de jogos independente os mesmos beneficios do Festival de Filmes de Sundance para comunidade de filmes independentes.
Outro ponto muito importante para a comunidade Indie são os eventos onde se deve desenvolver um jogo durante um curto período de tempo, geralmente em um final de semana.
Kickstarter
O Kickstarter é um serviço fundamental para o cenário independente, pois é uma ótima maneira de arrecadar fundos para a criação de projetos que muito provavelmente nunca seriam criados sem esse dinheiro, muitos excelentes jogos saíram do papel graças a esse serviço, que permite aos usuários doar dinheiro para financiar qualquer coisa, recebendo algum tipo de benefício em troca, na hora da criação o desenvolvedor escolhe quanto dinheiro precisa e em quantos dias, caso arrecade o suficiente o financiamento é aceito, caso não consiga o dinheiro é devolvido, ou seja, quem financia não sai perdendo nunca.
Outros Jogos Independentes
- Evoland
- Delver's Drop
- C-Wars
- Chasm
- Owlboy
Conclusão
Eu considero o cenário independente fundamental para a industria atual dos jogos, pois quebra a mesmice das grandes produtoras, pela falta de "nome" eles tem que se focar na criatividade e inovação, que é o que falta ultimamente, por isso acho que é bom que os jogos indie incomodem os AAA, impedindo a acomodação. Por causa disso criei esse tópico, já faz um tempo que eu venho criando tópicos sobre alguns jogos independentes, e acho que criar um tópico pra deixar eles organizados, e também falar mais sobre o cenário indie.
Na parte de jogos famosos eu citei apenas alguns, mas existem vários outros jogos tão ou até mais famosos que aqueles, como Bastion, Limbo, Torchlight, Hotline Miami, Mark of The Ninja e vários outros.
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