Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+4
shadowfly
Samato
mustacheman
Soler
8 participantes

    Jogos Indie

    Soler
    Soler
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 396
    Posts Posts : 1604

    Jogos Indie Empty Jogos Indie

    Mensagem por Soler Ter 16 Abr 2013, 20:35

    Jogos Indie Indie654

    O que são jogos Indie?


    Jogos Indie, assim como o nome sugere são feitos de maneira independente, ou seja, sem o apoio de publishers ou grandes empresas. Geralmente são criados por apenas uma pessoa ou uma equipe pequena, e frequentemente focam em inovação. Nos últimos anos o número de jogos independentes tem aumentado consideravelmente, muito devido a popularização do método de distribuição digital.

    Embora sejam feitos de maneira independente, alguns conseguem atingir o sucesso, o principal caso foi Minecraft, criado em 2009 pelo sueco Markus "Notch" Persson, se tornou um jogo extremamente popular, batendo de frente com grandes nomes do cenário Triple-A.

    Alguns jogos famosos


    Minecraft
    Jogos Indie Modloader-minecraft-02-700x406

    Criado em 2009 pela Mojang Minecraft é um sandbox sem um objetivo pré-determinado, você tem liberdade para fazer o que quiser, adicionando a isso o fato de que o mundo é aleatoriamente gerado e feito de bloco que podem ser retirados e recolocados surgiu um dos maiores sucessos recentes, tanto que passou dos 20 milhões de unidades vendidas..
    Existem três modos de jogo, Survival onde você deve sobreviver e explorar o mundo, coletando recursos, fazendo construções e tudo mais que você queira, mas cuidado, durante a noite monstros sedentos por sangue sairão de suas tocas e farão de tudo para te destruir, caso você morra todos os itens que estava carregando ficarão no chão e você irá renascer no seu "Spawning Point", que pode ser ou o lugar que você surgiu quando criou o mapa ou no último local que você dormiu. No modo criativo o foco deixa de ser sobreviver e passa a ser construir, tanto que o jogo lhe dá recursos ilimitados para suas construções. O modo Hardcore é muito semelhante ao Survival, entretanto aqui a morte é permanente, morrer significa ter seu mapa e todo o seu progresso deletado.
    Quando dizem que é possível fazer qualquer coisa no Minecraft é quase verdade, mesmo as coisas que não existem no jogo podem ser conseguidas com uso de MODs, como construir aviões funcionais, novos biomas, novos itens, novos monstros, novos minérios, e mais uma infinidade de coisas.

    Super Meat Boy
    Jogos Indie Meatboylogo

    Criado por Tommy Refenes e Edmund McMillen, Super Meat Boy impressiona por sua dificuldade, o que é seu principal atrativo.
    O personagem principal é Meat Boy, um garoto feito de carne que tenta resgatar sua namorada, Bandage Girl das mãos do malvado Dr. Fetus, o jogo é relativamente simples, você simplesmente tem que chegar do outro lado da fase, onde se está sua namorada, porém existe uma série de obstáculos que podem facilmente te matar pelo caminho.
    Super Meat Boy foi aclamado pelo crítica e vendeu mais de 1 milhão de unidades.

    Braid

    Jogos Indie Braid
    Braid é um jogo de plataforma com enredo enigmático e cheio de puzzles, que inclusive envolve controlar o tempo.
    A história é apresentada de maneira simples, o personagem principal, Tim, cometeu um erro e acabou perdendo seu amor, a Princesa, que agora está nas mãos de um terrível monstro e você deve partir em busca dela. Porém conforme você avança no jogo a história vai ficando cada vez mais profunda e o final deixa o jogador perplexo.

    Cave Story
    Jogos Indie Cave-story-wiiware2

    Cave Story é um jogo lançado em 2004 e criado por uma única pessoa, o japonês Daisuke "Pixel" Amaya. O jogo foca no protagonista desmemoriado, que acorda em uma caverna. Através de suas explorações ele descobre um plano do Doutor, um megalomanico que pretende forçar os habitantes da caverna a lutar por ele em sua tentativa de conquistar o mundo, logo o protagonista é posto na posição de salvador e deve se esforçar para derrotar o Doutor.

    Indie Game: The Movie


    Jogos Indie Indie-game-the-movie-documentary

    Indie Game: The Movie é um documentário de 2012 feito pelos canadenses James Swirsky and Lisanne Pajot, e mostra a rotina de Edmund McMillen e Tommy Refenes durante o desenvolvimento de Super Meat Boy, Phil Fish e seus problemas durante o desenvolvimento de FZ, e também Jonathan Blow, refletindo sobre o sucesso de Braid.
    O filme foi muito bem recebido pela crítica, inclusive chegou a receber diversos prêmios.

    Comunidade


    O Festival de Jogos Independentes (IGF) é um festival anual fundado em 1998 para ajudar e inspirar inovação no desenvolvimento de jogos e para conhecer os melhores desenvolvedores independentes. IGF foi fundado para criar para a comunidade de jogos independente os mesmos beneficios do Festival de Filmes de Sundance para comunidade de filmes independentes.
    Outro ponto muito importante para a comunidade Indie são os eventos onde se deve desenvolver um jogo durante um curto período de tempo, geralmente em um final de semana.

    Kickstarter


    O Kickstarter é um serviço fundamental para o cenário independente, pois é uma ótima maneira de arrecadar fundos para a criação de projetos que muito provavelmente nunca seriam criados sem esse dinheiro, muitos excelentes jogos saíram do papel graças a esse serviço, que permite aos usuários doar dinheiro para financiar qualquer coisa, recebendo algum tipo de benefício em troca, na hora da criação o desenvolvedor escolhe quanto dinheiro precisa e em quantos dias, caso arrecade o suficiente o financiamento é aceito, caso não consiga o dinheiro é devolvido, ou seja, quem financia não sai perdendo nunca.

    Outros Jogos Independentes


    - Evoland
    - Delver's Drop
    - C-Wars
    - Chasm
    - Owlboy

    Conclusão


    Eu considero o cenário independente fundamental para a industria atual dos jogos, pois quebra a mesmice das grandes produtoras, pela falta de "nome" eles tem que se focar na criatividade e inovação, que é o que falta ultimamente, por isso acho que é bom que os jogos indie incomodem os AAA, impedindo a acomodação. Por causa disso criei esse tópico, já faz um tempo que eu venho criando tópicos sobre alguns jogos independentes, e acho que criar um tópico pra deixar eles organizados, e também falar mais sobre o cenário indie.
    Na parte de jogos famosos eu citei apenas alguns, mas existem vários outros jogos tão ou até mais famosos que aqueles, como Bastion, Limbo, Torchlight, Hotline Miami, Mark of The Ninja e vários outros.
    mustacheman
    mustacheman
    Veterano Nv.22
    Veterano Nv.22


    Karma Karma : 662
    Posts Posts : 938

    Jogos Indie Empty Re: Jogos Indie

    Mensagem por mustacheman Ter 16 Abr 2013, 21:29

    O problema dos jogos indies é que eles ainda estão numa fase early 90's, eles combatem o fato dos jogos AAA estarem regredindo a um statos anos 80 de "high scores" e outras bobagens, mas ainda estão numa fase que lembra o começo dos anos 90, se tem a noção de que no jogo importa a aventura e a estilização, mas a execução ainda é estranha... Sonho no dia em que eles chegarão ao mid 90's ou mais e teremos coisas do nivel Megaman Legends, Breath of fire ou Majora Mask vindo dos indies. Ai vai ser lindo.

    Por enquanto me contento com os plataformers e actions rpgs a lá mario world e link to the past que vem aos montes ^_^
    Soler
    Soler
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 396
    Posts Posts : 1604

    Jogos Indie Empty Re: Jogos Indie

    Mensagem por Soler Ter 16 Abr 2013, 21:32

    mustacheman escreveu: O problema dos jogos indies é que eles ainda estão numa fase early 90's
    Em que sentido?
    mustacheman
    mustacheman
    Veterano Nv.22
    Veterano Nv.22


    Karma Karma : 662
    Posts Posts : 938

    Jogos Indie Empty Re: Jogos Indie

    Mensagem por mustacheman Ter 16 Abr 2013, 21:43

    Soler escreveu:
    mustacheman escreveu: O problema dos jogos indies é que eles ainda estão numa fase early 90's
    Em que sentido?

    Eles tem o ouro nas mãos mas ainda não sabem que tem Razz
    Eles sabem que estão fazendo um ótimo trabalho mas ainda não sacam por que...

    Tirando que a quantidade de plataformers 2d é grande Razz
    Samato
    Samato
    Veterano Nv.12
    Veterano Nv.12


    Karma Karma : 216
    Posts Posts : 694

    Jogos Indie Empty Re: Jogos Indie

    Mensagem por Samato Ter 16 Abr 2013, 22:26

    Gosto muito de jogos indie, mas muitas vezes por prezar pela simplicidade (não que isso seja ruim, gosto muito disso), às vezes falta um 'algo a mais'.
    É como o mustacheman falou aí, eles sabem o que é importante em um jogo, mas não sabem executar direito.
    Sem contar que ultimamente tá lotado de jogos de plataforma 'retrô'.

    Acho que os únicos jogos indie que me agradaram por completo foram Cave Story, Braid e Bastion.
    Aliás, Bastion foi incrível. A ambientação, o visual, a história, a trilha sonora, a jogabilidade... e foi anunciado também um jogo novo pelos produtores de Bastion, pra 2014. Esse estou contando os dias para lançar.
    Soler
    Soler
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 396
    Posts Posts : 1604

    Jogos Indie Empty Re: Jogos Indie

    Mensagem por Soler Ter 16 Abr 2013, 22:30

    Samato escreveu:e foi anunciado também um jogo novo pelos produtores de Bastion, pra 2014. Esse estou contando os dias para lançar.

    O novo jogo da Supergiant Games é o 'Transistor'.
    shadowfly
    shadowfly
    Veterano Nv.15
    Veterano Nv.15


    Karma Karma : 379
    Posts Posts : 756

    Jogos Indie Empty Re: Jogos Indie

    Mensagem por shadowfly Qua 17 Abr 2013, 12:11

    Braid é um jogo incrível.
    gamersvidrados
    gamersvidrados
    Veterano Nv.7
    Veterano Nv.7


    Karma Karma : 170
    Posts Posts : 551

    Jogos Indie Empty Re: Jogos Indie

    Mensagem por gamersvidrados Qua 17 Abr 2013, 13:49

    Eu gosto de Minecraft
    Ganonhero
    Ganonhero
    Membro Nv.13
    Membro Nv.13


    Karma Karma : 50
    Posts Posts : 152

    Jogos Indie Empty Re: Jogos Indie

    Mensagem por Ganonhero Qui 18 Abr 2013, 12:31

    Pesadelo *-* muito bom alguem chegou a jogar...?
    Peixe e Fritas
    Peixe e Fritas
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 203
    Posts Posts : 1421

    Jogos Indie Empty Re: Jogos Indie

    Mensagem por Peixe e Fritas Sáb 20 Abr 2013, 22:05

    Eu procuro sempre jogos indie diferentes porque eu não gosto muito de seguir uma rotina

    E também sou muito viciado em Cave Story já zerei 6 vezes
    contento
    contento
    Membro Nv.1
    Membro Nv.1


    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 39

    Jogos Indie Empty Re: Jogos Indie

    Mensagem por contento Dom 21 Abr 2013, 20:23

    É como o mustacheman falou aí, eles sabem o que é importante em um jogo, mas não sabem executar direito.Jogos Indie G

    Conteúdo patrocinado


    Jogos Indie Empty Re: Jogos Indie

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 07:40