Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Compartilhe
    avatar
    Marcelo
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 641
    Posts Posts : 2579

    [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Marcelo em Ter 08 Jan 2013, 14:40



    Espero que gostem do tópico e que seja útil ^-^


    ___________________

    Sobre a Franquia Portal




    A Valve Corporation conseguiu inovar muito bem com a franquia Portal, criando uma proposta de jogo boa, mas com muitas chances de dar errado. Felizmente deu certo, e Portal é considerado um dos melhores games da história.

    O seu estilo de jogo inovador, conseguiu juntar uma arma, sem ter guerras e mortes, e te fazendo pensar para concluir as fases com perfeição.

    O jogo ainda consegue ser engraçado, mais uma novidade, pois hoje em dia, dificilmente encontramos jogos engraçados. O jogo consegue nos envolver, com a psicopata da GLaDOS e o mistério sobre Chell e o que ela faz naquele lugar.


    F.A.Q.


    O que é Portal?

    R.: Portal é uma série de dois jogos de ação/puzzle em primeira pessoa desenvolvidos pela Valve Corporation. O primeiro jogo foi lançado em um pacote chamado The Orange Box para Microsoft Windows e Xbox 360 em 9 de outubro de 2007 e para PlayStation 3 em 11 de dezembro do mesmo ano. A versão para Windows do jogo é também disponível separadamente via o sistema de distribuição de conteúdo da Valve, Steam, e foi lançado em 9 de abril de 2008. Uma versão separada intitulada "Portal: Still Alive" foi lançada na Xbox 360 Live Arcade em 22 de outubro de 2008; esta versão inclui 14 fases bônus. O segundo jogo da série, Portal 2, foi lançado em abril de 2011 para Microsoft Windows, Xbox 360 e PlayStation 3.

    Beleza, o que eu faço nesse jogo?

    R.: Em Portal, seu objetivo é simplesmente criar portais com a ajuda de sua ASHPD (Aperture Science Handheld Portable Device, mais conhecido como Portal Gun), para assim vencer desafos e terminar os níveis que lhe são submetidos. Existem 2 tipos de portais, os portais azuis (entrada), e os laranjas (saída). Com o tempo, os puzzles vão ficando mais difíceis, com a inclusão de cubos, esferas de energia, etc.



    Jogos


    Portal

    Plataforma: PC, X360, PS3
    Ano: 2007
    Gênero: Action/Puzzle, FPA


    Portal 2

    Plataforma: PC, X360, PS3
    Ano: 2011
    Gênero: Action/Puzzle, FPA




    Portal


    Portal é um jogo de ação e puzzle, onde você utiliza sua portal gun para criar portais e passar das câmaras de teste. O jogo foi lançado em 2007 e seu sucessor foi lançado em 2011.

    Enredo


    OBS.: ANTES DE COMEÇAR A LER, JÁ AVISAMOS QUE O TEXTO CONTÉM SPOILER DO JOGO.

    Colocamos em Spoiler porque o texto estava muito grande =p

    Spoiler:
    Portal se ambienta no "Centro de Enriquecimento" dos "Laboratórios da Aperture Science”, a corporação de pesquisas responsável pela criação do Aperture Science Handheld Portal Device (ou "Portal Gun/Arma de Portais").

    A história de Portal é contada ao jogador via mensagens de áudio proferidas por GLaDOS e por escrituras nas paredes de salas escondidas nos últimos estágios. O jogo se inicia com Chell acordando de uma cama de êxtase ouvindo instruções e advertências de GLaDOS sobre o teste experimental do qual Chell logo irá participar. Esta parte do jogo envolve diversas "câmaras de teste" que, em sequência, vão introduzindo aos jogadores as mecânicas do jogo. Os anúncios de GLaDOS servem não somente para instruir Chell e ajudá-la no seu progresso pelo jogo, mas também para criar uma atmosfera e desenvolver a IA como um personagem. É prometido a Chell um bolo e terapia como recompensa, caso ela consiga completar todas as câmaras de teste.

    Chell procede pelo Centro de Enriquecimento vazio, interagindo somente com GLaDOS. Ao longo do jogo, pistas dos objetivos de GLaDOS são revelados, mostrando que estes são mais sinistros do que o seu comportamento prestativo sugere. Apesar de ela ser designada para aparecer prestativa e encorajante, as ações e discursos de GLaDOS sugerem falsidade e insensibilidade em relação à segurança e bem-estar das cobaias. As câmaras de teste se tornam cada vez mais perigosas, seguindo o progresso de Chell, e GLaDOS ainda direciona Chell a um "curso de fogo livre designados para andróides militares" devido às câmaras de teste comuns estarem "sob reparo". Em outra câmara, GLaDOS introduz a fidelidade e importância do "Companion Cube" ("Cubo Companheiro”), um grande cubo metálico com um único e grande coração rosa em cada lado, para poder completar a câmara. Contudo, ao fim da câmara, GLaDOS declara que ele "infelizmente deve sofrer eutanásia" em um "incinerador de inteligência de urgência" antes que Chell possa continuar. Algumas das últimas câmaras possuem andróides com armas laser e vozes de crianças, as Turrets, que atiram em Chell, simpatizando-se com a mesma após serem desativados ("Eu não lhe culpo" e "Sem ressentimentos"). Após terminar todas as câmaras de teste, Chell é surpreendida não com um bolo, mas sim com um incinerador, que a mataria. No entanto, Chell consegue de alguma forma escapar e, por áreas de fora da sala de teste, chegar a GLaDOS. Após uma longa batalha, Chell derrota e destrói GLaDOS.

    Personagens


    Chell



    Spoiler:
    Chell é a protagonista do jogo. Não se sabe muito sobre ela, visto que ela é uma protagonista muda, e o jogo é narrado praticamente apenas por GLaDOS. Chell foi capturada, ainda quando criança, pela Aperture Science (empresa responsável pela ASHPD e vários outros objetos que fazem parte do jogo), e documentada como “Sujeito de Teste #1498”. No entanto, Doug Rattmann a transferiu para Sujeito de Teste #1, acreditando que ela tinha potencial para derrotar GLaDOS, que estava fora de controle. O jogo começa com Chell sendo acordada de sua Relaxation Vault por GLaDOS para que os testes pudessem começar.

    Chell reaparece como protagonista de Portal 2.

    GLaDOS



    Spoiler:
    GLaDOS (Genetic Lifeform and Disk Operating System) é uma inteligência artificial criada pela Aperture Science para servir como núcleo central para o “centro de enriquecimento” dos laboratórios da Aperture Science. No entanto, em um sexto de picossegundo após ser ligada, GLaDOS se tornou hostil, tentando matar todos ao seu redor. Ela foi desligada, e esse processo se repetiu muitas vezes, até que no primeiro dia anual de “Traga sua filha ao trabalho” da Aperture Science, ela foi inserida com um núcleo de moralidade e, após ser ligada, alegou “ter perdido todo o interesse em matar”. No entanto, em maio de 200-, no dia de “Traga seu gato ao trabalho”, ela se tornou hostil novamente e fechou toda a instalação, prendendo todos os trabalhadores dentro e inundando a instalação com neurotoxina. O único sobrevivente dessa catástrofe, Doug Rattmann, conseguiu manter-se vivo devido à sua paranoia e conseguiu acesso aos arquivos dos sujeitos de teste de GLaDOS. Rattmann encontrou, entre os sujeitos, Chell, que foi recusada devido à sua “persistência extraordinária”, e a colocou em primeiro da lista. Logo depois, durante os eventos do primeiro jogo, Chell é acordada por GLaDOS, que começa a testá-la em 19 salas de teste, cada qual com seus próprios desafios, variando o nível de dificuldade, e prometer um bolo no final.

    GLaDOS reaparece como antagonista e deuteragonista de Portal 2.




    Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow Arrow


    Este post foi para o Portal 1, em breve colocaremos sobre Portal 2 no próximo post =p.

    Este tópico foi feito por Monagma e Marcelo!


    Última edição por Marcelo em Ter 08 Jan 2013, 18:07, editado 3 vez(es)
    avatar
    Marcelo
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 641
    Posts Posts : 2579

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Marcelo em Ter 08 Jan 2013, 14:40

    PORTAL 2



    Portal 2, como o nome já diz, é a continuação do sucesso Portal. O jogo agora possuí um modo multiplayer. O jogo lançado em 2011, foi um sucesso total que não te decepciona em nenhum momento do jogo, e que te envolve.

    ENREDO




    Assim como o enredo de Portal, este também é grande, então preparem um toddynho pra tomar enquanto leem.

    ENREDO:
    Cinquenta dias após os eventos de Portal, Chell é acordada por uma voz não-identificada. Chell é instruída a fazer exercícios mentais e físicos. Então ela é instruída a voltar para a cama.
    Muitos anos depois, Chell é acordada novamente, e informada de que ela esteve em estase por muitos anos. Chell então encontra Wheatley pela primeira vez. Ela descobre que a energia reserva da instalação acabou. Wheatley, com medo de levar a culpa pelo incidente, planeja escapar. Ele quebra a câmara por uma parede e diz à Chell para procurar por uma “arma que faz buracos” (ASHPD). Durante a escapatória, GLaDOS é acidentalmente acordada e prontamente quebra Wheatler e força Chell a completar câmaras de teste.
    Enquanto Chell passa pelas câmaras de teste, ela descobre que Wheatley está vivo e planejando um plano para escapar. Depois de passar por todos os testes, GLaDOS tenta matá-la, mas ela e Wheatley fogem. Eles eventualmente sabotam a torreta de GLaDOS e as instalações de fabricação de neurotoxina. Chell e Wheatler forçam uma transferência de núcleo em GLaDOS para que Wheatley possa controlar a instalação e os dois possam escapar.
    Entretanto, Wheatley fica louco com o poder, ficando bravo com Chell por botá-lo para fazer tudo. Ele se irrita com GLaDOS também, quando a mesma diz que ele não fez nada, e sim Chell. Ele então transfere GLaDOS em uma bateria de batata. GLaDOS o chama de “otário”, fazendo-o ficar furioso, jogando as duas no elevador e batendo nele até que ele quebre, fazendo com que elas caiam em queda livre no profundo poço dos Laboratórios Aperture.
    Chell e GLaDOS caem nas áreas de teste de Aperture Science dos anos 50, quando os Laboratórios Aperture eram conhecidos como “Aperture Science Innovators”, e se separam uma da outra. Chell é guiada por mensagens pré-gravadas de Cave Johnson (antigo CEO da empresa).
    Chell consegue achar GLaDOS, sendo comida por um corvo. Sem outra opção, Chell a prende em sua Arma de Portais, e continua pelas áreas de teste. Enquanto elas sobem as Esferas de Enriquecimento, elas descobrem que Aperture Science foi pertendo dinheiro pelos anos, com a qualidade das câmaras de teste caindo drasticamente. Enquanto elas ouvem mais gravações de Cave Johnson, GLaDOS consegue de volta a parte suprimida de sua personalidade, baseada na fiel assistente de Johnson, Caroline.
    Chell e GLaDOS retornam à superfície do refeiro Centro de Enriquecimento de Wheatley.
    GLaDOS tenta destruir Wheatley com um paradoxo lógico, mas falha por causa da falta de senso de lógica de Wheatley. Chell é forçada a continuar a passar por câmaras de teste.
    Depois de muitos testes, Wheatley descobre sobre ATLAS e P-Body, e tenta matá-los. Chell consegue escapar devido à sua habilidade com a Arma de Portais.
    Finalmente, as duas chegam à sala onde Wheatley está, e uma batalha começa. Chell redireciona bombas a Wheatley enquanto GLaDOS entrega núcleos corrompidos. Depois de três núcleos, Wheatley fica completamente corrompido. Elas tentam fazer uma transferência de núcleos, mas resulta em um beco sem saída. Chell alcança o botão de Beco sem Saída substituto, mas Wheatley esperava por isso e coloca bombas como armadilhas. Chell é jogada para o outro lado da sala, e o reator faz a sala tremer. Chell vê a lua por uma brecha no teto, e atira um portal em sua superfície. O vácuo do espaco suga Chell, Wheatley e a ASHPD, enquanto Chell se segura no núcleo amarrado de Wheatley para sobreviver. GLaDOS então consegue, com sucesso, fazer a transferência de núcleos e estabilizar os reatores. Ela tranca Wheatley no espaço e traz de volta Chell, sã e salva, antes de fechar o portal.
    Chell acorda em um elevador e é cumprimentada por GLaDOS, ATLAS e P-Body. Depois de um discurso, GLaDOS deixa Chell ir embora, com a condição de que ela não voltasse mais.

    PERSONAGENS


    Wheatley



    Spoiler:
    Wheatley, antes uma Esfera Amortecedora de Inteligência presa à GLaDOS, é um núcleo de personalidade e um deuteragonista da campanha single-player de Portal 2. Ele é um dos núcleos vistos sendo acordados ao fim de Portal.

    Wheatley é o companheiro e guia de Chell durante a primeira metade do jogo. Ele assume controle do Centro de Enriquecimento durante a segunda metade do jogo e imediatamente se torna louco com o poder, virando o antagonista de Portal 2.


    Atlas e P-Body



    Spoiler:
    ATLAS e P-body, referidos como "Azul" e "Laranja" por GLaDOS, são um par de androides bípedes da Aperture Science e protagonista da campanha multiplayer co-op de Portal 2.

    Feitos por GLaDOS em certo tempo durante a campanha single player, eles foram feitos para completar a "Iniciativa de Teste Cooperativa" do Centro de Enriquecimento de Aperture Science, que não fora completa pelos humanos sujeitos de teste.



    _______________________________________________________________

    Créditos: Monagma (ajudou bastante com o tópico, com informações e imagens), Half-Life Wiki (a maior parte das informações veio de lá).

    What a Face What a Face What a Face




    Obrigado a todos que estão lendo este tópico, espero que ele ajude vocês.

    UM BOLO PRA VOCÊS!



    Última edição por Marcelo em Qua 09 Jan 2013, 21:39, editado 2 vez(es)
    avatar
    Charles M I
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 81
    Posts Posts : 1531

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Charles M I em Ter 08 Jan 2013, 14:46

    Amigo, a franquia é HλLF LIFE, Portal e Portal 2 são uma espécie de sub-franquia, uma espécie de spin-off. Desculpa o incomodo.
    E no perfil de Chell deveria estar escrito Chell ao invés de GlaDOS na última frase do Perfil. Razz


    Última edição por Charles M I em Ter 08 Jan 2013, 14:54, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Convidado em Ter 08 Jan 2013, 14:48

    @Charles M I escreveu:Amigo, a franquia é HλLF LIFE, Portal e Portal 2 são uma espécie de sub-franquia, uma espécie de spin-off. Desculpa o incomodo.
    Portal já não está mais relacionado a Half Life, virou uma franquia separada.
    avatar
    lukazz
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 586
    Posts Posts : 2426

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por lukazz em Ter 08 Jan 2013, 14:51

    Muito bom, gostei, eu zerei ontem o Portal 2, e posso dizer, essa seria é incrível, eu racho de rir das falas da GlaDOS, ela é demais, kkkk, e as musicas que ela canta nos créditos, hilario.
    avatar
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus

    Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por lpslucasps em Ter 08 Jan 2013, 14:52

    Eu acho uma franquia fantástica. Inteligente, com personagens muito engraçados e diálogo/script extremamente bem montados.

    Aliás, destaco novamente os diálogos/script. Portal não seria metade do que é sem o humor ácido e a "ciência" over the top da Aperture Science.

    Falando na Aperture Science, que organização maluquinha, né? De longe a melhor representação da trope "FOR SCIENCE" que já vi.
    avatar
    Soler
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 396
    Posts Posts : 1604

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Soler em Ter 08 Jan 2013, 15:17

    Lukepaz99 escreveu:
    @Charles M I escreveu:Amigo, a franquia é HλLF LIFE, Portal e Portal 2 são uma espécie de sub-franquia, uma espécie de spin-off. Desculpa o incomodo.
    Portal já não está mais relacionado a Half Life, virou uma franquia separada.
    Mas eles fazem parte do mesmo universo, com ligações diretas, em uma linha do tempo seria mais ou menos assim:
    Half Life se passa no começo dos anos 2000, Half Life 2 se passa mais ou menos em 2020, Portal fica entre os dois half life e Portal 2 se passa centenas de anos depois do primeiro.
    avatar
    Charles M I
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 81
    Posts Posts : 1531

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Charles M I em Ter 08 Jan 2013, 15:20

    @Soler escreveu:
    Lukepaz99 escreveu:
    @Charles M I escreveu:Amigo, a franquia é HλLF LIFE, Portal e Portal 2 são uma espécie de sub-franquia, uma espécie de spin-off. Desculpa o incomodo.
    Portal já não está mais relacionado a Half Life, virou uma franquia separada.
    Mas eles fazem parte do mesmo universo, com ligações diretas, em uma linha do tempo seria mais ou menos assim:
    Half Life se passa no começo dos anos 2000, Half Life 2 se passa mais ou menos em 2020, Portal fica entre os dois half life e Portal 2 se passa centenas de anos depois do primeiro.
    Para mim seria:

    Half Life>Portal>Portal 2> Half Life 2

    (Não acho que Portal 2 seja tantos anos depois de Portal, talvez uns 10)
    avatar
    Daunted
    Veterano Nv.12
    Veterano Nv.12

    Karma Karma : 55
    Posts Posts : 683

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Daunted em Ter 08 Jan 2013, 15:34

    Bom tópico, até que demorou pra aparecer aqui, huehue... então alguém tem ideia ou sabem de algum rumor sobre um Portal 3? Falem ae as suas teorias ou algo do tipo Very Happy
    avatar
    Sheik
    Toilette Princess
    Toilette Princess

    Karma Karma : 524
    Posts Posts : 4340

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Sheik em Ter 08 Jan 2013, 15:38

    @Charles M I escreveu:
    @Soler escreveu:
    Lukepaz99 escreveu:
    @Charles M I escreveu:Amigo, a franquia é HλLF LIFE, Portal e Portal 2 são uma espécie de sub-franquia, uma espécie de spin-off. Desculpa o incomodo.
    Portal já não está mais relacionado a Half Life, virou uma franquia separada.
    Mas eles fazem parte do mesmo universo, com ligações diretas, em uma linha do tempo seria mais ou menos assim:
    Half Life se passa no começo dos anos 2000, Half Life 2 se passa mais ou menos em 2020, Portal fica entre os dois half life e Portal 2 se passa centenas de anos depois do primeiro.
    Para mim seria:

    Half Life>Portal>Portal 2> Half Life 2

    (Não acho que Portal 2 seja tantos anos depois de Portal, talvez uns 10)
    MEU!!!
    VC NÃO PRESTOU ATENÇÃO?
    É 9 dias depois do Portal 1.
    Os dias que a chell ficou desacordada.
    -
    Pega um foto melhor da Chell, nessa ela ta muito feia
    avatar
    Soler
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 396
    Posts Posts : 1604

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Soler em Ter 08 Jan 2013, 15:40

    Talvez nem todo mundo saiba, mas "Portal" surgiu como um projeto de faculdade da DigiPen com o nome "Narbacular Drop", então a Valve contratou os caras pra criar Portal, é interessante saber sobre isso.

    Gameplay de Narbacular Drop:
    Spoiler:
    Obs: Esse jogo é free.
    avatar
    silverreis
    Veterano Nv.33
    Veterano Nv.33

    Karma Karma : 402
    Posts Posts : 1222

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por silverreis em Ter 08 Jan 2013, 16:03

    @Marcelo escreveu:[...] documentada como “Sujeito de Teste #1498”. No entanto, Doug Rattmann a transferiu para Sujeito de Teste #1, acreditando que ela tinha potencial para derrotar GLaDOS, que estava fora de controle.

    Isso foi após ela derrotar Glados, então Doug à colocou em hibernação e ativou o antagonista do dois, que no inicio parece bonzinho. Está no HQ e ele explica direitinho isso. Pena que Doug o único cientista que sobreviveu quando saiu morreu por cansaço. Sad

    Ela dormiu por 50 dias. Botem em 1:20 min


    Depois ela dormiu por 9 9 9 9 acho que anos. ^-^
    avatar
    Monagma
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 727
    Posts Posts : 5264

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Monagma em Ter 08 Jan 2013, 16:18

    Só fui comentar agora porque caiu a internet... Mas é isso aí, o Marcelo acabou organizando os jogos separadamente, mas tudo bem, lol.

    Ah, Half-Life e Portal podem fazer parte do mesmo universo e terem histórias um pouco interligadas, mas são jogos completamente diferentes, e dá pra ver que, a partir do segundo jogo, Portal se tornou uma franquia independente. É como Mario e Donkey Kong. -q
    avatar
    Soler
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 396
    Posts Posts : 1604

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Soler em Ter 08 Jan 2013, 16:20

    @Monagma escreveu:Só fui comentar agora porque caiu a internet... Mas é isso aí, o Marcelo acabou organizando os jogos separadamente, mas tudo bem, lol.

    Ah, Half-Life e Portal podem fazer parte do mesmo universo e terem histórias um pouco interligadas, mas são jogos completamente diferentes, e dá pra ver que, a partir do segundo jogo, Portal se tornou uma franquia independente. É como Mario e Donkey Kong. -q
    É independente, mas se passa no mesmo universo, por exemplo o fato da Aperture e Black Mesa serem concorrentes.
    avatar
    Marcelo
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 641
    Posts Posts : 2579

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Marcelo em Ter 08 Jan 2013, 16:28

    Coloquei uma imagem melhor da Chell. E Gente o tópico é de Portal, e não de Half-Life. Se o jogo tem ligações com ele, tudo bem, mas é sobre PORTAL.

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Especial/Discussão] Franquia Portal

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 12 Dez 2017, 16:18