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    Retrospectiva 2012: relembre os fatos que marcaram o mundo dos games

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    Marcio1000
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    Retrospectiva 2012: relembre os fatos que marcaram o mundo dos games

    Mensagem por Marcio1000 em Dom 16 Dez 2012, 22:45



    O ano de 2012 foi marcado não pelo fim do mundo, mas por diversos acontecimentos que mostram que os jogos estão cada vez mais evidentes na mídia de massa - e não apenas nos veículos especializados. Exemplos não faltam e vão desde feiras e campeonatos de videogames passado em canais de televisão até fenômenos como o Kickstarter sendo discutido em jornais de economia.

    Chegou a hora de relembrar dos fatos que aconteceram no mundo e no Brasil em 2012 e a viagem no tempo começa logo abaixo:



    Em janeiro de 2011 a Sony anunciou o Next Generation Portable, codinome do PlayStation Vita na época. Pouco mais de um ano depois, em 22 de fevereiro de 2012, o portátil chegou às lojas norte-americanas custando US$ 250 (modelo Wi-Fi) e US$ 300 (com acesso a 3G) e acompanhado de um forte catálogo de jogos, como “Uncharted: Golden Abyss” e “Ultimate Marvel vs. Capcom 3”.

    O console chegou ao Brasil no dia 29 do mesmo mês apenas no modelo Wi-Fi. Entre suas características constam uma tela sensível a toque, diversas funções online por rede 3G e jogos ‘tão bonitos quanto os de PS3’ (segundo, claro, a própria Sony). Entretanto, estes recursos não foram suficientes para fazer com que as vendas deslanchassem.

    Segundo os últimos dados divulgados pela Sony, mais de 2,8 milhões de portáteis foram vendidos desde seu lançamento, porém os números não são muito animadores, tendo em vista que no último feriado de ação de graças nos EUA (que acontece em novembro) foram vendidos apenas 140 mil unidades do portátil.


    Neste ano a Microsoft comemorou 10 anos da Xbox Live, a rede online de seus consoles. Do lançamento do Xbox original até agora, muita coisa mudou. Antes havia apenas a possibilidade de jogar online, agora a Live dita tendências e traz também conteúdos extras adicionais (DLC), jogos independentes, filmes e outras coisas que transformam o console em uma central multimídia.


    Uma das principais séries da Capcom deu o que falar em 2012: "Resident Evil: Revelations” uniu ação com o terror clássico da série no 3DS, “Operation Raccoon City” tropeçou ao focar apenas no combate multiplayer e “Resident Evil 6” surpreendeu ao ser lançado menos de um ano após seu anúncio, além de contar com 4 histórias e 7 protagonistas.

    Se isso não bastasse, ainda tivemos dois filmes: “RE5: Retribuição” e a animação “RE: Condenação”.



    O mercado de desenvolvimento de jogos está em constante formação, estúdios abrem, outros fecham. O ano de 2012 não foi diferente e contabilizamos o encerramento das atividades de diversas empresas do ramo, como o Liverpool Studios da Sony – originalmente chamado Psygnosis –, que fechou as portas após 28 anos de existência. Eles eram responsáveis pela série de jogos de corrida “WipeOut”.

    A dança das cadeiras também foi bem movimentada e grandes nomes circularam nas notícias, como Peter Molyneux, que saiu da Microsoft para fundar o estúdio independente 22Cans. Em poucos meses, o criador de “Fable” e “Black & White” lançou seu primeiro game para iOS, “Curiosity”.

    Já Kaz Hirai, conhecido como líder da divisão PlayStation na Sony, foi promovido e agora é o presidente global da companhia, ocupando o lugar de Howard Stringer. Sua missão é tirar a Sony do vermelho, fazendo com que os eletrônicos da companhia sejam lucrativos, assim como fez com a linha de videogames. Ele já começou o trabalho em abril deste ano e os primeiros resultados em seu no novo cargo serão conhecidos em fevereiro de 2013.




    Grandes continuações dominaram o mundo dos jogos neste ano, principalmente terceiros capítulos, casos de “Far Cry 3” e “Assassin’s Creed III”. Outros sucesso antigos que voltaram com destaque foram “Max Payne 3” e “Diablo III”, há anos esperados por fãs.

    A volta do RPG de ação gerou, inclusive, uma conquista para a Blizzard, pois o termo "Diablo 3" figurou entre os mais pesquisados no Google.

    “Mass Effect 3” encerrou a trilogia do capitão Shepard e causou revolta entre os fãs. Isso porque eles não gostaram do final original apresentado pela Bioware: muitos disseram que foram ‘esquecidas’ as decisões feitas pelos jogadores ao longo dos games. O barulho foi tanto que a produtora lançou uma atualização gratuita para alterar o final do jogo.


    Campeonatos milionários, milhões de espectadores e dedicação de jogadores ao redor do mundo causaram o ressurgimento do e-sport.

    Hoje em dia, competições internacionais como a MGL (Major Gaming League), ESL (Electronic Sports League), Evo (Evolution Championship Series) ganham destaque na mídia e mostram quem joga profissionalmente títulos como “League of Legends”, “StarCraft II”, “Super Street Fighter IV”.

    O Brasil tem aparecido cada vez com mais força neste segmento, caso de Carlos Leonardo Cruz, o 'Levin', que participou da final do campeonato mundial de "StarCraft II", que aconteceu em Xangai, em novembro.



    Os jogos independentes (os chamados indies) estão cada vez mais presentes no mercado de games. Parte disso se deve pelas novas propostas apresentadas, novas formas de distribuição e até mesmo no sucesso de alguns títulos que superam as expectativas de seus desenvolvedores.


    O Kickstartarter, por exemplo, é uma plataforma de financiamento popular (crowd funding) que atraiu muita atenção de desenvolvedores indies como uma forma de angariar recursos para projetos. O exemplo mais marcante é o do estúdio Double Fine, do lendário game designer Tim Schafer.

    O jogo ainda sem nome apresentado no site arrecadou mais de US$ 3 milhões e, com isso, outros estúdios entraram na onda, como “Wasteland 2”, da inXile entertainment, e “Project Eternity”, da Obisidian, que também foram financiados com o apoio de fãs e entusiastas.

    Além de jogos, o Kickstarter também foi casa do Ouya, um videogame com o tamanho de um Cubo Mágico e que usa a plataforma Android (de celulares e tablets) como sistema operacional. O projeto arrecadou mais de US$ 8 milhões e as 63.416 pessoas que acreditaram na ideia esperam receber o console em março de 2013. O Ouya é o projeto de maior sucesso do Kickstarter, que no no ano de 2012 financiou mais de 700 projetos ligados a videogames.

    Porém o mundo dos produtores independentes não se resume ao Kickstarter e ganhou também apoio do Steam, da Valve, que passou a distribuir alguns games indies com o selo Greenlight. Nesta plataforma, projetos são apresentados e os usuários do Steam votam se eles devem seguir em frente ou não. Até o momento, cerca de 11 jogos foram lançados com a ajuda desse sistema.



    A 18ª edição da Electronic Entertainment Expo, a E3 2012, aconteceu entre os dias 5 e 7 de junho e foi marcada pela grande quantidade de jogos e revelação completa do Wii U, o primeiro console de alta definição da Nintendo que tem como principal diferencial um controle tablet.

    Porém, tanto Sony quanto Microsoft não perderam tempo para mostrar como vão fazer para estender a experiência de seus jogos para além da televisão.

    A Microsoft mostrou o aplicativo SmartGlass, para tablets e smartphones, enquanto a gigante japonesa exibiu a integração do PS Vita com o PS3, usando um sistema chamado cross play.

    A E3 2012 foi também responsável por mostrar novas franquias para a atual geração de consoles, casos de “Beyond”, “The Last of Us”, “ZombiU”, “Dishonored” e “Watch Dogs”. Este último, inclusive, foi eleito como o melhor jogo da feira pela equipe de UOL Jogos.

    Em termos de eventos globais, o ponto negativo do ano ficou para o fato de que, após a E3, Nintendo e Microsoft não estiveram presentes em outras feiras internacionais. Tanto a Gamescom quanto a Tokyo Game Show ficaram sem a presença das duas grandes empresas.

    A Microsoft disse que focaria sua atenção em eventos menores. Já a Nintendo, que já normalmente não participa da TGS, declarou que decidiu não montar um estande na Gamescom 2012 para “se concentrar na estratégia de divulgação do Wii U para a imprensa e representantes do mercado”. Em contrapartida, a produtora japonesa consolidou o Nintendo Direct, pequenas transmissões em vídeo em que os presidentes da empresa e outros executivos revelam novidades.

    Vale notar também, para a alegria do público brasileiro, todas as três grandes produtoras de consoles estiveram presentes na Brasil Game Show 2012.



    Realizado pela primeira vez em São Paulo, o BGS bateu recordes de participação e de público, se firmando como o principal evento de games no calendário brasileiro.

    Única feira de games aberta ao público em 2012 que contou com a participação das 3 fabricantes de consoles (Sony, Nintendo e Microsoft), o BGS foi um termômetro do mercado brasileiro, com a presença de produtoras como Activision, Namco, Capcom e Ubisoft, entre outras.

    O público pôde testar o Wii U e mais de 30 jogos antes do lançamento, além de assistir aos empolgantes torneios de "Street Fighter" e "League of Legends", mas também sofreram com a falta de organização, filas, preços salgados e o assédio de cambistas e outros golpistas. Para 2013, a feira promete uma estrutura maior e mais agradável.

    Confira os números do Brasil Game Show 2012:

    • 4 dias de duração
    de 12 a 14 de outubro
    • 1h30: tempo médio na fila para entrar.
    • 100 mil visitantes • 180 expositores
    • 6 torneios de videogame • 70 estações de jogo
    • 3 fabricantes de consoles • 33 jogos inéditos disponíveis para teste antes do lançamento
    • US$ 80 mil
    Prêmio do Campeonato de "League of Legends"
    • 3 convidados internacionais
    Harada (Tekken), Phillipe DuCharme (Assassin's Creed), Kiki Wolfkill (Halo 4)

    • 40 mil ingressos
    esgotados no primeiro dia

    • 1 console inédito
    disponível para teste: Wii U



    O ano foi marcante para os brasileiros fanáticos por futebol no videogame: “Pro Evolution Soccer 2013”, enfim, conseguiu a façanha de reunir os 20 times da série A do Campeonato Brasileiro, desejo antigo dos fãs de “Winning Eleven”. Para completar, o jogo trouxe reproduções oficiais dos estádios do Morumbi e da Vila Belmiro.

    Por outro lado, “FIFA 13” entrou em campo desfalcado: só metade das 20 equipes eram de fato oficiais – as demais tinham escudos e nomes genéricos, como S.Recife (Sport) e P. Campinas (Ponte Preta). Semanas após o lançamento, equipes como Palmeiras e Botafogo foram acrescentadas via DLC.

    Em compensação, após anos de narrações gringas, “FIFA 13” voltou a ter vozes em português, com a estreia de Tiago Leifert e Caio Ribeiro, como narrador e comentarista, respectivamente. O trabalho dividiu opiniões – houve quem não gostasse muito do clima de “piada interna" -, mas certamente foi algo bem-vindo à série da EA.



    O jogo de tiro da Activision Blizzard mais uma vez quebrou recordes do mundo do entretenimento. Segundo dados divulgados, o game arrecadou mais de US$ 500 milhões de dólares nas primeiras 24 horas após seu lançamento mundial.

    Esse número supera a bilheteria do fim de semana de estréia de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", o antigo detentor do recorde que arrecadou US$ 483 milhões em seu final de semana de estreia.

    Os números não param por aí: segundo a Activision, o game arrecadou US$ 1 bilhão em 15 dias, quebrando o recorde de "Modern Warfare 3", que alcançou a mesma marca em 17 dias.


    O ano de 1987 foi marcado pelos nascimentos de grandes séries presentes até os dias de hoje: “Street Fighter”, “Mega Man” e “Metal Gear”. A Capcom comemorou o aniversário de “Street Fighter” lançando uma caixa com diversos jogos da série, um documentário e uma estatueta de Ryu. “Mega Man”, por outro lado, não teve tanta atenção por parte da produtora e só foi lembrado em um game feito por fãs, em que ele luta contra os World Warriors em “Street Fighter X Mega Man”.

    Já a série de espionagem de Hideo Kojima comemorou com a revelação de “Metal Gear Solid: Ground Zeroes”, novo game que usa a Fox Engine. A Konami tambem anunciou que vai fazer uma adaptação cinematográfica de “Metal Gear” em parceria com a Sony Pictures, com a produção de Avi Arad, o produtor de "O Homem de Ferro".



    Em novembro, o Steam começou a vender seus games com preços em Reais e diversas opções de pagamentos para o público brasileiro por intermédio do Boa Compra, empresa do grupo UOL. O serviço não possui uma tabela de conversão fixa do dólar para Real - cada publisher define esse parâmetro como preferir -, mas alguns jogos chegam a sair mais barato do que pelo câmbio atual.

    Agora, os brasileiros podem aproveitar promoções de jogos que geralmente acontecem nas férias de janeiro, junho e em épocas festivas, como o natal e pagando em reais com cartão de crédito, débito ou mesmo boleto bancário.



    Em 18 de novembro o Wii U finalmente chegou às lojas dos EUA. Na primeira semana, mais de 400 mil unidades do console foram vendidas. Como não poderia ser diferente, muitas pessoas dormiram em frente às lojas para não perderem um minuto sequer para ligar o videogame.

    Entretanto, o console requer uma atualização de sistema que, além de consumir um espaço considerável de armazenamento do disco, demorava horas para ser instalada – tanto que a própria Big N se desculpou publicamente pelos transtornos causados por esta atualização.

    Fonte: Uol
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    Felipe JJ
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    Re: Retrospectiva 2012: relembre os fatos que marcaram o mundo dos games

    Mensagem por Felipe JJ em Seg 17 Dez 2012, 10:33

    Belo tópico, e bela retrospectiva.

    De todos, o lançamento do Wii U foi o mais marcante pra mim, mas esse ano foi uma porcaria gamística em termos de jogos. Deer God.
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    Universo
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    Re: Retrospectiva 2012: relembre os fatos que marcaram o mundo dos games

    Mensagem por Universo em Seg 17 Dez 2012, 10:50

    belo tópico, e eu concordo com o Felipe, em 2012 faltaram jogos de qualidade, mas eu acredito que tudo que não tivemos esse ano, teremos triplicado no ano que vem, em termos de jogos de qualidade.
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    Re: Retrospectiva 2012: relembre os fatos que marcaram o mundo dos games

    Mensagem por Igor Lucas em Seg 17 Dez 2012, 10:51

    Acho que deveria lançar jogos de peso,o único de peso que tem pro 3DS é o Resident Evil.Em 2013 poderia lançar mais jogos de peso,pois esse ano já teve muitos jogos clássicos como New Super Mario Bros 2.Acho que a nintendo poderia dar um tempo nos "Mario(s)" e lançar jogos de peso,pois o 3DS é um console de ultima geração...Acorda Nintendoo......
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    Re: Retrospectiva 2012: relembre os fatos que marcaram o mundo dos games

    Mensagem por silverreis em Seg 17 Dez 2012, 12:52

    Nossa, grande tópico. Muito bom. Karmado.

    Foi um bom ano.
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    Re: Retrospectiva 2012: relembre os fatos que marcaram o mundo dos games

    Mensagem por Alergico em Seg 17 Dez 2012, 13:21

    Foi um ótimo ano pra mim, comprei meu 3ds, entrei no fórum e conheci vocês I love you kkkk

    Re: Retrospectiva 2012: relembre os fatos que marcaram o mundo dos games

    Mensagem por ●●●●●●●●●●● em Seg 17 Dez 2012, 13:25

    Belo tópico, realmente esse ano foi bom mesmo. Esperando ansioso pelo Wii U ano que vem no Brasil, e que ele chegue menos de 2000.
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    Victor Henrique
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    Re: Retrospectiva 2012: relembre os fatos que marcaram o mundo dos games

    Mensagem por Victor Henrique em Seg 17 Dez 2012, 15:05

    Ótimo ano, e o melhor de tudo foi o lançamento do WiiU abrindo as portas pra nova geração de consoles de mesa.

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    Re: Retrospectiva 2012: relembre os fatos que marcaram o mundo dos games

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