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    Iwata Asks: Wii U Hardware

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    AstonVilliera
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    Iwata Asks: Wii U Hardware

    Mensagem por AstonVilliera em Qua 10 Out 2012, 23:20

    A volta do Iwata Asks trás informações sobre a produção, teste, desafios e soluções que a equipe de engenheiros da Nintendo e terceiros tiveram na produção do Wii U.
    Mas não se apresse, não é dado informações técnicas sobre os chips que o Wii U tem, apenas como foi o processo superficial de criação e desenvolvimento.
    Você pode conferir aqui a entrevista do Iwata com seus funcionários, responsáveis pela engenharia do console, em inglês e imagens do chip interno do console.
    Próxima semana será feito um Iwata Asks sobre o Gamepad. Aguardem!


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    Reidosmash
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    Re: Iwata Asks: Wii U Hardware

    Mensagem por Reidosmash em Qua 10 Out 2012, 23:30

    Iwata: Alguém vai abrir mesmo depois que lançar, vamos fazer isso primeiro e fude acabar com esses putos caras!
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    Re: Iwata Asks: Wii U Hardware

    Mensagem por Wind Ice em Qua 10 Out 2012, 23:36

    Acho que isso é que pode ser encarado como "BOMBA"... xD
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    Re: Iwata Asks: Wii U Hardware

    Mensagem por MarcoJunior em Qua 10 Out 2012, 23:52

    Bom notar o sistema de resfriamento, tendo em vista que o aquecimento em excesso foi um dos problemas do PS360. Very Happy
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    Aguardando alguns site fazerem a tradução, mas pelas imagens, esse episódio do Iwata Ask foi bem interessante...
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    AstonVilliera
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    Re: Iwata Asks: Wii U Hardware

    Mensagem por AstonVilliera em Qua 10 Out 2012, 23:57

    @MarcoJunior escreveu:Bom notar o sistema de resfriamento, tendo em vista que o aquecimento em excesso foi um dos problemas do PS360. Very Happy
    --------------------------------------------
    Aguardando alguns site fazerem a tradução, mas pelas imagens, esse episódio do Iwata Ask foi bem interessante...

    Eu poderia traduzir mas precisaria de ajuda pois é bastante texto.
    Ps: Nintendo faça isso com Wii U também:
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    ludyan
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    Re: Iwata Asks: Wii U Hardware

    Mensagem por ludyan em Qui 11 Out 2012, 00:54

    Sei que não tem relação nenhuma com o tópico mas fiquei muito feliz, acho que vou poder comprar um Wii U muito mais facilmente agora. As freeshops vão passar a existir no Brasil também, vai dar pra comprar produtos sem impostos por aqui mesmo e fazer umas zikas pra mandar eles entregarem.
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    Re: Iwata Asks: Wii U Hardware

    Mensagem por Mat Lee em Qui 11 Out 2012, 01:22

    Sobre o hardware, podemos ficar despreocupados. Console da Nintendo da para comprar no lançamento dando risada. Agora console da Tia Sonya e da M$, só os bons (diga-se de passagem ricos) podem se arriscar.

    Não sei se vocês sabem, mas o Vita quando está muito quente, ele desliga. É... Isso mesmo! xD

    Enfim... Gostei muito do que vi no tópico. Fico no aguardo de alguém traduzir. Receberá de brinde o meu karma. tongue
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    Re: Iwata Asks: Wii U Hardware

    Mensagem por hermano.augusto em Qui 11 Out 2012, 01:47

    Os Japas são fodas, dá pra ver de cara que o projeto está muito bem feito, entrada de ar, localização do HEAT PIPE, fora que tudo bem reduzido pra consumir o minimo possivel, com isso gerando bem menos calor.

    Pra quem não lembra o primeiro modelo de X360, tinha o DRIVE de DVD em cima do HEAT PIPE da GPU, coisa de macacos mesmo.
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    Re: Iwata Asks: Wii U Hardware

    Mensagem por Lucasxarope em Qui 11 Out 2012, 11:23

    AHAHHAHA Essas histórias do Vita são muito boas!
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    Re: Iwata Asks: Wii U Hardware

    Mensagem por AstonVilliera em Qui 11 Out 2012, 11:42

    Irei traduzir uma das partes que achei mais importante:

    Iwata: Qual é a chave para conseguir baixo consumo e alta performance nesse tempo?

    Takeda: Primeiro de tudo, a adoção de uma CPU multi core pela primeira vez. Tendo múltiplos núcleos de uma CPU em um único chip LSI(chip com milhares de transistores), os dados podem ser processados entre os núcleos da CPU e com memorias de alta densidade no chip podemos conseguir alta performance com consumo baixo.

    Takeda: Nós adotamos o MCM ( um modulo com vários chips).

    Takeda: Dessa vez, nós usamos totalmente a ideia de usar um MCM para o nosso console. Um MCM é onde o dito chip Multicore CPU e a GPU é colocado em um único componente. A GPU por si também contem uma grande parte de memoria no chip. Por causa disso o MCM, o pacote custa menos e nós podemos aumenta a velocidade de transferência de dados entre os dois chip LSI enquanto diminuindo o consumo. E também a divisão de trabalho em geral fica muito mais efetiva pelo custo.

    Iwata: O grande desafio dessa vez foi colocar chips de silício feitos de diferentes semi condutores plantados em um pacote. Shiota-san, a pessoa que fez isso acontecer, que barreiras você encontrou?

    Shiota: Os chips LSI foram feitos por diferentes empresas, então quando um defeito surgia, era difícil de isolar a causa. Na analise de defeito, o problema estava dentro do MCM, então para descobrir o defeito era bem difícil.

    Iwata: Quando estava rodando, está tudo dentro uma única caixa, então não pode ser facilmente observada o que está acontecendo.

    Shiota: Certo. Nós realmente nós banhamos pela sabedoria de Renesas(produtora de semi condutores no japão), IBM e AMD, que cooperaram conosco. Para isolar o problema nós divididos o caminho para ter o mínimo de sinais que viajam por fora do MCM, então nós poderíamos verificar o problema com o mínimo de desvio de foco.

    Iwata: Então não deve ter sido fácil ter chegado a esse ponto.

    Shiota: Não. Nós tomamos decisões enquanto nós pegávamos dados em nossas experiencias passadas, mas não notamos certas coisas até que nós realmente rodamos o sistema, então deveríamos dar a resposta e trabalhar em cima daquelas áreas.

    Takeda: Eles eram todos empresas diferentes, então quando um defeito surgia, era tipo: "isso não é nossa responsabilidade" (falando das parceiras IBM,AMD e Renesas)

    Iwata: Usualmente quando há defeitos, você iria consertá-los para não acontecer em primeiro lugar. No momento que os programadores rodam o sistema que eles criaram, eles tem o pensamento: "Claro que isso irá rodar!" e quando você diz à eles que não roda, eles pensam: " O problema deve ser em outro lugar." De qualquer forma, quando você coloca chips feitos por diferentes produtores de semi condutores, é somente natural que todos pensem: "O problema deve estar em outro lugar." Shiota-san, como você lidou com isso?

    Shiota: Simplesmente, eu adotei a politica de "Prove sua própria inocência"

    Iwata: Oh, isso é interessante! (risos)

    Shiota: Primeiro, antes de pensarmos na inclusão dos chips LSI em um único pacote, nós tentamos estabelecer uma maneira de testar sem perder nada, e cada empresas desenhou um método extramente robusto. Dessa maneira eles conseguiram reduzir drasticamente as possibilidades de defeitos. Eles foram gentis o suficiente para providenciar todas as informações importantes na analise de defeitos baseado nos dados que nós montamos.

    Iwata: E foi tudo bem?

    Shiota: Levou tempo para atingir esse ponto. No começo, ouve discussão sobre o efeito que se nós colocássemos uma certo processo, nós não iramos conseguir fazer muito, ou aquele investimento na produção seria desastroso. Mas se nós colocássemos nossas mentes juntas, as solução iria aparecer, então por modificar um pouco o local de testes, nós achamos uma maneira extramente eficiente de padrão de teste e conseguimos fazer.

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    Talvez eu traduza mais depois, tem muita coisa interessante que eles falaram.

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    Re: Iwata Asks: Wii U Hardware

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