Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Compartilhe
    avatar
    Newtão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2167

    [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por Newtão em Qui 20 Set 2012, 13:41


    Pokémon é o jogo que mais utiliza tiers em seus campeonatos.
    Tier lists (ou simplesmente tiers) pra quem não conhece é a maneira de classificar personagens, itens, monstros (no caso de Pokémon), etc. em certo jogo para balancear os campeonatos. Jogos com notável utilização deste sistema são Pokémon, Super Smash Bros. entre outros. Muitas pessoas são a favor das tiers, enquanto outras não.

    A questão "qualquer um pode ser bom, dependendo de como usado"
    Esse argumento pode ser dito como falho por alguns e como válido por outros. Porém, em jogos de luta, como SSB, a tier list só pode mudar de jogo para jogo, por serem personagem fixos com golpes fixos. De outro lado existem jogos com mais liberdade para "montar" seu personagem/monstro, como em Pokémon que tem várias combinações de EVs, itens e golpes, que podem mudar drasticamente uma tier list quando novas estratégias são descobertas. Um exemplo da tier Uber de Pokémon DP para Pokémon BW:

    DP:
    Arceus
    Darkrai
    Deoxys
    Deoxys-A
    Deoxys-D
    Deoxys-S
    Dialga
    Garchomp
    Giratina
    Giratina-O
    Groudon
    Ho-Oh
    Kyogre
    Latias
    Latios
    Lugia
    Manaphy
    Mew
    Mewtwo
    Palkia
    Rayquaza
    Salamence
    Shaymin-S
    Wobbuffet
    Wynaut
    BW:
    Arceus
    Blaziken
    Darkrai
    Deoxys
    Deoxys-A
    Deoxys-S
    Dialga
    Excadrill
    Garchomp
    Giratina
    Giratina-O
    Groudon
    Ho-Oh
    Kyogre
    Lugia
    Manaphy
    Mewtwo
    Palkia
    Rayquaza
    Reshiram
    Shaymin-S
    Thundurus
    Zekrom
    Percebeu as diferenças? Deoxys-D, Latios, Latias, Mew, Salamence, Wobbufett e Wynaut foram retirados dessa tier, enquanto Blaziken e alguns novos Pokémons de BW foram adicionados a ela.

    Não existe apenas uma tier list por jogo
    Cada jogo pode possuir mais de uma tier list, podendo ser dividida de diversas formas. Cada comunidade de certo jogo cria sua própria tier list de acordo com quesitos escolhidos por elas, como frequência de utilização. Vale ressaltar que isso é porque, na maioria das vezes, não existem tiers oficiais (criadas pela produtora do jogo).

    O banimento
    Em SSBB, existe um único personagem na melhor tier (a tier S), Meta Knight. Este personagem é banido de torneios, algo que causa muita polêmica. Isso é devido a seus poderosos ataques, e a maioria com grande prioridade (quando dois golpes colidem, o com maior prioridade continuo, o com menor é cancelado). Em outros jogos, não é muito comum o banimento de personagens/monstros, como em Pokémon em que a maior tier que pode ser usada é definida.

    ---
    Esse foi meu primeiro tópico de discussões. Pode ter alguns erros, mas espero que tenham gostado ^^
    avatar
    thi-bone
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 412
    Posts Posts : 3632

    Re: [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por thi-bone em Qui 20 Set 2012, 13:51

    Cara tiers list foram criadas exatamente por isso para não haver desequilibrio no jogo ,eu só sou contra do ban de algumas coisas já que para min o tier já separa os bomzões ,dos classe media e dos pobres . Laughing
    avatar
    Fujoxas
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1970
    Posts Posts : 4561

    Re: [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por Fujoxas em Qui 20 Set 2012, 13:58

    A minha opinião, e algo que a própria Smogon disse, é que as Tiers são necessárias para equilibrar UM POUCO o metagame, por que todos sabemos que o metagame de Pokémon é, atualmente, desequilibrado...

    O metagame atual está me lembrando muito o da primeira geração... Nesta, Pokés psíquicos eram Deuses e nada poderia pará-los... A segunda geração veio e introduziu dois tipos para equilibrar o tipo psíquico... Mas a partir da terceira, os dragões receberam uma atenção especial e essa atenção só foi aumentando de lá para cá. Eu acho que já está na hora da Game Freak pensar a respeito. Eu sei que são dragões e que eles têm de ser naturalmente fortes, mas vejam bem: Apenas o tipo steel resiste ao tipo dragon... Ao meu ver, isso não é muito equilibrado -q

    Mas enfim, eu acho que as tiers servem também para manter os jogadores na linha. Não seria nada legal encontrar gente que usasse Pokés como Arceus ou Giratina aos montes e quando quisessem. As tiers são importantes para "limitar" as opções para os jogadores. Logo, eu acho que é algo bom, independente do jogo ou da franquia.
    avatar
    LiveinRiot
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 950
    Posts Posts : 2206

    Re: [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por LiveinRiot em Qui 20 Set 2012, 14:03

    Tier list é feito por jogadores, é claro que terá erros, afinal nós temos uma grande capacidade de se adaptar ao "inimigo".

    Agora, se todos concordam que certo personagem é "roubado", é claro que no meta atual, ele será o top tier.

    Eu vi muito disso jogando Yu-Gi-Oh! e Street Fighter. Não acho que devemos seguir fielmente uma tier-list, mas com certeza esse lance de "qualquer um pode ser bom, dependendo de como usado" não existe.
    avatar
    Wind Ice
    Boy with Earphones
    Boy with Earphones

    Karma Karma : 1471
    Posts Posts : 3643

    Re: [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por Wind Ice em Qui 20 Set 2012, 14:07

    Eu não entendo muito isso. Por exemplo, dos personagens que eu jogo em Super Smash Bros. Brawl, eles estão relativamente mal-rankeados. (Yoshi-Ice Climbers-Sonic-Link-Wolf) O melhor rankeado nos meus personagens seria os Ice Climbers (Rank B), mas eu sempre jogo melhor com Yoshi (sempre jogo melhor com ele -q). O Mat, por exemplo, que expert em Super Smash Bros. Brawl, o melhor dele, de acordo com a Tier List é o Captain Olimar (Rank B). Mesmo assim, os outros personagens dele (se não me engano Toon Link-Kirby-Pit-E mais alguém que acho que não estou lembrando) também não estão lá muito bem rankeados. Pegar, por exemplo, o Meta Knight não significa nada, se você souber jogar com seu personagem. Acho muito relativo isso. Enfim, apenas opinião. De Pokémon eu não entendo muito... xD
    avatar
    Lucasxarope
    Membro Nv.31
    Membro Nv.31

    Karma Karma : 60
    Posts Posts : 332

    Re: [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por Lucasxarope em Qui 20 Set 2012, 14:09

    Quando eu jogava Pokémon TCG existiam várias tiers list (não sabia do nome) em cada loja que sediava algum tipo de torneio. Lembro que tinha conseguido trocar um Snesal que tinha um golpe muito apelativo, que você tirava cara e coroa por 6 vezes e cada cara tirava 20 de dano e ainda mais algma coisa que já não me recordo. Quando fui feliz da vida para utilizá-lo no competitivo... não foi permitido... =(

    Mas eu acho que são importantes sim, e devem ser mantidas.

    Veja o exemplo de Counter Strike, por exemplo. Qualquer um que vá jogar outros mods de HL (eu jogava Day of Defeat, um mod de II Guerra) ou outros jogos do gênero, como Battlefield, não consegue voltar por muito tempo para CS, nem para jogar for fun.

    Depois de um ou dois rounds, todo mundo no servidor já está com a sniper (AWP salvo engano) e você só consegue competir jogando com ela também, o que é um saco. Que é extremante overpowered comparada com as snipers dos outros jogos.

    Na maioria dos outros FPS online, há várias travas que impedem que um número muito grande de jogadores peguem a mesma arma, garantindo maior equilíbrio de fluxo de jogo.


    Última edição por Lucasxarope em Qui 20 Set 2012, 14:11, editado 1 vez(es) (Razão : repetição de palavras)
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por Convidad em Qui 20 Set 2012, 15:01

    Tier List não funciona para jogos de luta, infelizmente...primeiro, o fato é que cada um tem sua estratégia, e quando você conhece o lado ruim do personagem e consegue se familiarizar com ele, você aprende a contornar isto, e o problema do MK não é ele em si, mas sim o pessoal que usa o controle de GC para trapacear usando ele.

    Quero ver uma tier list para o Street vs. Tekken, o jogo é tão desbalanceado, que acho díficil colocar todos os personagens por ranking. Laughing

    Aliás, não existe jogo de luta completamente balanceado, o que existe é um balanceamento fixo e que deixe o jogo menos desbalanceado possível.

    Ou seja, quem deveria ser banido NÃO É o personagem, mas o jogador que se aproveita da capa de sumiço do Meta Knight e que usa truques, oras.

    Ao meu ver, não passa de besteira usar a tier list para jogos de luta, sabe? Mas Pokémon, eu achei bem justo o uso...além de forçar o jogador a não apelar com pokémons OPs, isto incentiva a criação de times e estratégias, gerando competição.

    Não adianta querer colocar tier list em qualquer jogo, jogos de luta nunca dará certo, essa é minha opinião.
    avatar
    Giygas
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 487
    Posts Posts : 1667

    Re: [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por Giygas em Qui 20 Set 2012, 16:34

    Tier List só funciona quando ambos os jogadores tem o mesmo nível e jogam competitivamente.

    Do contrário é praticamente inútil. Digamos, no Smash Bros. Brawl por exemplo, eu não vejo nada de overpower no Meta Knight como todas as tier lists dizem.

    Enfim, não tem mais tantos campeonatos de SSB hoje em dia no RJ, antigamente tinha vários, inclusive do Melee.

    avatar
    lacertoss
    Membro Nv.1
    Membro Nv.1

    Karma Karma : 4
    Posts Posts : 34

    Re: [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por lacertoss em Qui 20 Set 2012, 18:23

    Em Pokémon acho necessário sim, os stats de cada pokémon são muito determinantes e , até porque existem TANTOS pokémons, é impossível balancear eles, o que eu acho um erro da Nintendo, mas enfim...

    Em SSB é completamente desnecessário... Jogo de luta não combina com tier, assim como MMORPG e MOBAs, simplesmente porque retira a possibilidade de um jogador desenvolver estratégias ou skill superiores usando determinado lutador/personagem/hero considerado um tier abaixo.
    avatar
    Viteco
    Veterano Nv.15
    Veterano Nv.15

    Karma Karma : 271
    Posts Posts : 766

    Re: [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por Viteco em Qui 20 Set 2012, 18:28

    Mas é claro que é bom né, ou você quer ver aquele lindo Excadrill/Blaziken entrando na sua frente dando um Swords e te sweppando todo? rs
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por Convidad em Qui 20 Set 2012, 19:03

    Não entendi o que tem para discutir nisso, lol.

    Isso de "qualquer personagem" é bom não tem sentido já que se tu comparar dois personagens eles tem atributos diferentes, logo existem sim personagens superiores.

    Pode ser que uma pessoa tenha mais habilidade e consiga ganhar utilizando personagens piores, mas há um desequilíbrio em grande parte dos jogos competitivos.
    avatar
    Yagosbl
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 560
    Posts Posts : 2545

    Re: [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por Yagosbl em Sex 21 Set 2012, 08:56

    DTL-kun escreveu:Tier List não funciona para jogos de luta, infelizmente...primeiro, o fato é que cada um tem sua estratégia, e quando você conhece o lado ruim do personagem e consegue se familiarizar com ele, você aprende a contornar isto, e o problema do MK não é ele em si, mas sim o pessoal que usa o controle de GC para trapacear usando ele.

    Quero ver uma tier list para o Street vs. Tekken, o jogo é tão desbalanceado, que acho díficil colocar todos os personagens por ranking. Laughing

    Aliás, não existe jogo de luta completamente balanceado, o que existe é um balanceamento fixo e que deixe o jogo menos desbalanceado possível.

    Ou seja, quem deveria ser banido NÃO É o personagem, mas o jogador que se aproveita da capa de sumiço do Meta Knight e que usa truques, oras.

    Ao meu ver, não passa de besteira usar a tier list para jogos de luta, sabe? Mas Pokémon, eu achei bem justo o uso...além de forçar o jogador a não apelar com pokémons OPs, isto incentiva a criação de times e estratégias, gerando competição.

    Não adianta querer colocar tier list em qualquer jogo, jogos de luta nunca dará certo, essa é minha opinião.
    estratégia em pokemon pra que? é só encher um time com pokemon de água e por um politoed de lead Hah

    outra coisa que vem enchendo desde mario kart wii são aqueles personagens e carros com stats fudidos, vulgos funky kongs e metal mario + b-red monster dasher

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Discussão]Tier lists: algo bom ou ruim?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 17 Ago 2017, 16:31