Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Compartilhe
    avatar
    Convidad
    Convidado

    [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por Convidad em Seg 10 Set 2012, 19:09

    O artigo escrito por Steven Peterson fala um pouco sobre o novo console da Nintendo, principalmente no que diz respeito ao marketing do console. Lembrando que o artigo é a opinião de alguém, portanto, não deve ser considerada uma verdade absoluta.

    No artigo, o autor conta com a opinião e de alguns nomes da indústria. Os entrevistados falam sobre a Nintendo e a Apple, como a Nintendo deveria se portar ao lançar o Wii U, as preocupações que assolam o início da nova geração e quais táticas ela deveria tomar. Além disso

    A tradução do artigo é própria, se alguém quiser ler o original pode clicar aqui.
    Wii U: Lançando na sombra da Apple:

    O preço e a data de lançamento do Wii U serão revelados essa semana, mas a conferência da Nintendo será ofuscado pela Apple?


    A Nintendo tem uma temporada de feriados muito importante à frente com o lançamento do Wii U, seu console da próxima geração. A venda de consoles nos EUA está caindo bastante (as vendas de hardware de agosto deste ano foram 39% mais baixas que as do ano passado), e o Nintendo Wii é lanterninha das vendas, já que os consumidores esperam o lançamento do Wii U. Depois do controverso lançamento do 3DS, a indústria se pergunta se o lançamento do Wii U será o sucesso que tantos esperam.

    A Nintendo organizará uma grande conferência em New York no dia 13 de setembro, onde é espera-se que sejam revelados o preço e a data de lançamento do Wii U. No dia 12 de setembro, a Apple estará anunciando o novo iPhone em San Francisco. Rumores sugerem que a Apple irá apresentar o iPad Mini, que poderá ter a mesma faixa de preço que o Wii U.

    O marketing da Nintendo cometeu um erro marcando sua conferência um dia depois da conferência da Apple? Como você pode imaginar, os responsáveis pelas relações públicas na indústria de jogos preferem se manter anônimos quando falam de uma grande empresa que não é sua patroa ou sua cliente. Alguns se negaram a comentar o assunto, mas outros forneceram algumas informações sobre os esforços das relações públicas da Nintendo para a GamesIndustry International.

    Um veterano em relações públicas acha que a Nintendo tem mais com o que se preocupar do que este evento. "Acredito que a Nintendo tem um problema de marketing maior que esta conferência. O maior problema que a Nintendo enfrenta é a falta de antecipação ou confiança. Eles não criaram interesse e confiança suficiente para os consumidores e as produtoras, nem deram para as pessoas a sensação de que uma surpresa boa as espera. Parece haver uma nuvem de 'preocupação' em cima deles. Eles não fizeram um bom trabalho depois da E3 para minimizar a queda. Se eles querem que essa conferência seja um sucesso, fazer com que as pessoas acreditem que terão uma surpresa ou provar com a ajuda de uma grande empresa pode ajudar. Destacar seu foco nas third parties ou qualquer outra inovação pode ajudar."

    O veterano continuou, "Parece que a Nintendo não vê a Apple como concorrência, e eles parecem contar que seu foco e desconsideração pelo resto do mercado irá prevalecer novamente. É interessante a Nintendo fazer sua conferência em New York, parece uma apelação a imprensa mainstream e ao mercado de massa. Mas a Apple já é mainstream e não precisa disso, é claro. É possível que a Nintendo acredite que os repórteres que cobrem notícias sobre tecnologia e jogos irão simplesmente cobrir ambos eventos, e como eles não parecem pensar que estão na mesma indústria que a Apple, eles podem se surpreender."

    O executivo foi claro sobre o próximo passo que a Nintendo precisa tomar: "Daqui para a frente eles precisam fechar a fenda, garantir a confiança do consumidor para o lançamento do console."

    Meelad Sadat, diretor de Relações Públicas da [a]list games, diz que o calendário não tem muitas datas para a realização de conferências nesse período do ano. "No que se refere à organização de uma grande conferência de lançamento você tenta evitar conflitos, mas às vezes você precisa puxar o gatilho. Aqui ambos produtos estão chegando no outono (primavera no Brasil) para os feriados e há informações importantes faltando em ambos - com o Wii U, a questão do preço. Em um mês, a imprensa será devorada com o lançamento de um produto depois do outro. Não há muito tempo para perder com conversa fiada."

    O Wii U pode ter sua conferência um dia depois do novo iPhone, mas Sadat acredita que isso não é um grande problema. "Pode ser o caso de vibes diferentes, vibes para tribos diferentes. O lançamento do iPhone certamente será coberto por sites de jogos, mas no final das contas é um smartphone. Terá cobertura de lançamento e uma matéria ou outra falando sobre seu hardware. Com o Wii U, estamos recebendo o primeiro console da próxima geração. Eu acho que tanto a imprensa de jogos como as pessoas que seguem notícias "religiosamente" receberão uma cobertura gigantesca do Wii U."

    Sadat acredita que a Nintendo não deveria mudar seu ritmo agora. "Independente de ser um movimento calculado ou um erro, nenhum deles deve parar. Este é meu conselho. Você consegue imaginar as manchetes? 'Novo iPhone manda a Nintendo embora correndo.' Talvez como manchete ela precise melhorar, mas você entendeu o que eu quis dizer.

    A Nintendo tem trabalho a fazer para aproveitar ao máximo esta conferência, disse Sadat. "Como impacto, infelizmente a Nintendo apresentou um console que só gerou dúvidas. Existem dúvidas sobre a capacidade do sistema comparada com a geração atual, dúvidas sobre o GamePad e como ele pode atrasar o desempenho de um jogo, e, é claro, o preço. A questão é quanto custa para comprar o console com dois controles, seja um GamePad e Wiimote, e um jogo. Varia entre $400-$500. Se eu sou um jogador hardcore, eu gasto dinheiro ou espero o que as empresas powerhouse (Sony e Microsoft) estão planejando?

    Sadat continiou, "Se eu quero fazer esse o melhor Natal do mundo para as crianças, é com este console ou com um iPad (ou até mesmo iPad mini, o que pode muito bem estar na próxima conferência da Apple)? O evento da Nintendo precisa ser muito bem orquestrado, respondendo questões problemáticas. Eu acho que acabei de me convencer a assistir ao live stream."

    Scott Steinberg, diretor da empresa de consulstas TechSavvy, diz que a data da conferência da Nintendo não é a melhor de todas, mas isso não é o pior na história. "Poucas vezes se consegue um bom timing no período, mas o barulho da Apple certamente não irá ajudar. O que quer dizer que bater de frente com outras firmas, especialmente a Apple - o gorrila de 10 toneladas do mundo tecnológico - nunca é recomendado. O timing aqui é infortuno, e provavelmente irá causar um enfraquecimento no impacto. Entretanto, a tração irá depender em quais informações a Nintendo tem para oferecer, e como ela planeja promovê-la. Mesmo assim, não subestime a próxima geração de consoles - a Nintendo pode não receber a atenção total, mas certamente seus anúncios serão notícia.

    O marketing da Nintendo ficará perdido no barulho causado pelo novo iPhone? Steiberg acredita que a resposta é óbvia. "Depende apenas no que a Nintendo revelar. Entretanto, vamos colocar da seguinte forma: "a companhia de tecnologia mais conhecida do mundo irá lançar uma nova edição de um dos produtos tecnológicos mais amados, é seguro dizer que isso será a notícia primeira página."

    Mudar a data da conferência da Nintendo seria uma boa ideia a essa altura do campeonato? Qual seria seu conselho? "Como publicitários veteranos e planejadores podem dizer, mudar datas e eventos importantes é uma proposta difícil, mesmo na melhor das circunstâncias. Nesse sentido, eu aconselharia deixar as informações principais vazarem uns dias antes, deixando um espaço entre os anúncios para garantir cobertura antes da conferência. Salvar algumas surpresas para o evento também é importante, mas informações vitais - preço, lançamento - deveria ser divulgado estrategicamente antes que as portas se fechem.

    O que você aconselharia para a Nintendo fazer na conferência para causar um impacto maior? "Durante o evento, é simples - continue no arroz e feijão mas sirva algo surpreendente na sobremesa. O que quer dizer: para garantir o máximo da atenção da mídia, é hora de responder as questões principais do consumidor e da imprensa, revelar títulos de peso e mostrar uma ou duas cartas que a empresa tinha na manga. Anunciar novas funções, parceiros e informações não será o bastante: tão perto do lançamento, é hora de ver o que a máquina tem para oferecer e porque precisamos comprá-la no dia do lançamento."

    É evidente, baseando-se em anúncios do CEO da Nintendo, Satoru Iwata, que a Nintendo não considera estar concorrendo com a Apple, então parece lógico que a Nintendo não se importa com a agenda da Apple (já que a conferência tinha data aproximada revelada desde julho). Mudar a data agora seria admitir que os produtos da Apple pode sim ter efeito nos negócios da Nintendo. O orgulho da empresa a faz acreditar que a imprensa de jogos irá cobrir seu evento em detalhes, enquanto a Apple receberá algumas notas.

    Isso provavelmente é verdade no que se refere à imprensa de jogos, mas para a imprensa em massa os produtos da Apple são mais importantes. É, afinal de contas, a empresa mais valiosa do mundo. Analistas esperam que os iPhones venderão cerca de 30 milhões de unidades no último trimestre do 2012, o que é o triplo que o Wii U irá vender no mesmo período. O timing das conferências certamente irá ofuscar a cobertura da Nintendo nos sites mainstream, e a equipe de marketing americana da Nintendo provavelmente informou isso, o que não fez diferença.

    Um exemplo recente mostra o pouco que a Nintendo of America consegue influenciar a matriz. Na conferência da Nintendo na E3, o presidente da Nintendo of America Reggie Fils-Aime terminou o show dizendo que a plateia veria um pouco mais de NintendoLand. Naturalmente, a imprensa esperou algo interessante, talvez mais informações sobre a gameplay do jogo. Ao invés disso, o telão mostrou apenas alguns fogos de artifício no jogo. As pessoas começaram a olhar confusas, ainda esperando algo interessante, quando a chuva de fogos acabou e todos foram embora, imaginando o que estava acontecendo.

    Isso não fez sentido a não ser que você saiba que fogos de artifício são muito importantes para a maioria dos japoneses, e eles param qualquer coisa para vê-los. Então, na perspectiva japonesa, uma chuva de fogos seria um jeito incrível de terminar uma conferência. Sem sombra de dúvidas a Nintendo of America deve ter explicado que tal demonstração não teria efeito em uma plateia americana. Mesmo assim, o evento foi encerrado com a chuva de fogos... mostrando como a Nintendo permite a Nintendo of America influenciar seus eventos.

    Ultimamente mesmo se a conferência da Nintendo não é tudo isso, eles ainda conseguem orquestrar um bom lançamento para seus consoles. Se o hardware é visto como de grande valor, o sucesso virá. A ideia de valor precisa de algum software que o justifique, é claro. Como Bing Gordon disse, Shigeru Miyamoto criou softwares valendo $200 ou mais - já que algumas pessoas compram consoles apenas para jogar seus jogos. Super Mario Bros. para o NES, Zelda: A Link to the Past para o SNES, Super Mario 64 para o N64; são todos títulos que venderam hardware. Até agora, nenhum título do Wii U parece estar nesse nível, talvez tenhamos que esperar meses para um software matador ser lançado (assim como esperamos com o 3DS).

    Vale lembrar que a Nintendo tem mais de $10 bilhões guardados, e mais bilhões em ações. Ela pode se manter por alguns anos perdendo meio bilhão ou algo do tipo. O dano causado por um lançamento ruim atingirá mais as third parties, que certamente não querem esperar para ver vendas significantes nos jogos do Wii U. Um começo lento no Wii U significa menos investimento das thirds em jogos para o Wii U, que significa menos motivos para comprar um Wii U.

    A Nintendo tem muito o que fazer nessa conferência, e a indústria inteira estará assistindo para ver o quão animados a Nintendo pode nos deixar com o Wii U. A Microsoft e a Sony estarão observando atentamente, analisando o êxtase que a Nintendo está criando para determinar qual passo eles darão em resposta. Como saberemos o que a Microsoft e a Sony pensam sobre o Wii U? Espere o que eles tem a dizer no próximo mês. Se vermos um corte no preço dos consoles or bundles, é um sinal de que a Sony e a Microsoft acham que precisam de ajuda extra para vender nessa temporada de feriados.

    Para a Nintendo, o tempo está acabando antes que o console chegue ao mercado. A reação a esta conferência será um provável indicador das vendas do Wii U no Natal. Nintendo, o mundo estará observando, se eles conseguirem tirar os olhos do seu novo iPhone, é claro.
    -----------------------------------------------------------------------
    E você, também acha que a maior concorrente da Nintendo no lançamento do Wii U será a Apple?


    Última edição por Pochama em Seg 10 Set 2012, 20:10, editado 1 vez(es)
    avatar
    Mew.
    Veterano Nv.5
    Veterano Nv.5

    Karma Karma : 68
    Posts Posts : 500

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por Mew. em Seg 10 Set 2012, 19:16

    Karmado só pelo disposição de ter traduzido um texto imenso X))

    ------
    Não acho que irá fazer alguma diferença as duas conferências serem uma atrás da outra, na verdade eu to bem animado com isso, em dois dias grandes inovações tecnológicas vão ser anunciadas, eu não consigo me segurar com tanta empolgação, \o/ sem duvida vai ser um bela semana xD
    avatar
    leonardo01
    Membro Nv.25
    Membro Nv.25

    Karma Karma : 55
    Posts Posts : 271

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por leonardo01 em Seg 10 Set 2012, 19:40

    A conferência terá 6 horas de duração, certo? Para que uma conferência tão longa? 6 horas reservadas para Nintendo Land?? Duvido!! Eu até que tentei não criar uma expectativa em cima desse evento, para não me desapontar depois, mas não consigo! Dia após dia minha ansiedade aumenta!! Coisa boa vem aí...

    Gostei muito do tópico e do que li!
    O cara aí (esqueci o nome do peste) está muito certo! A Nintendo tem a chance definitiva de arrebentar nesse evento e DEVE arrebentar, fazer o consumidor e os críticos "BABAR" pelo Wii U!! Fazer concorrentes dizerem "FUDEU", "MOIÔ", "VAMOS TER QUE TRABALHAR MAIS E MAIS PARA SUPERÁ-LOS". É esse tipo de reação que a Nintendo deve impor em todos, principalmente naqueles que à criticam e descem o sarrafo nela!!


    Última edição por leonardo01 em Seg 10 Set 2012, 19:51, editado 2 vez(es)
    avatar
    Bferrari350
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 856
    Posts Posts : 5283

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por Bferrari350 em Seg 10 Set 2012, 19:43

    Não acho que a Apple ofuscará a Nintendo. Uma conferência assim, que apresentará praticamente tudo de um novo video-game não acontece todo ano. Mas todo ano tem uma conferência da Apple anunciando um novo iPhone e mais algum novo produto...
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por Convidad em Seg 10 Set 2012, 19:47

    Ofuscado?

    Acho dificil. Mas nunca se sabe...

    -----------------------
    Algo me diz que será lançado um DLC para NSMB 2 nesse dia...
    avatar
    AstonVilliera
    Veterano Nv.5
    Veterano Nv.5

    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 511

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por AstonVilliera em Seg 10 Set 2012, 20:02

    Eu dei uma scaneada rápida no artigo, e posso dizer algumas coisas:
    1ªA apple pode lançar quantos ipads ela quiser, um ipad é um gadget feito para ser cheio de utilidades e conveniente para se carregar, uma delas é jogar, o Wii U é um console desenhado inteiramente para jogos.
    2ªDito o que está no 1º, eu posso afirmar que quem compra um Wii U vai jogar, eu não posso afirmar que todos que comprarem um Ipad vão jogar.
    3ªComparar as vendas de ambos é como comparar as vendas de batata frita com as vendas de milk shake, os dois são alimentos, mas realmente competem entre si?
    4º Os jogos de Ipad são jogos que qualquer site de jogos de flash já tem há anos, o que é novo é a conveniência, newgrounds está lotado desses jogos, muito melhores até, agora o Wii U vai ter jogos colossalmente superiores a qualquer jogo de Ipad.
    5º Perto do console, o Wii U gamepad pode fazer tudo o que o Ipad pode, as vezes até melhor.
    6ºSe a apple fosse diminuir as vendas da Nintendo, por que será que as vendas de 3DS só crescem? São mercados diferentes, os consumidores alvos são diferentes, os interesses dos donos são diferentes, são produtos diferentes. é como comparar um jato com uma bicicleta.


    Acho que já fiz meu ponto.
    Obs: Bom trabalho por traduzir isso tudo, você só errou o nome do Iwata.
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por Convidad em Seg 10 Set 2012, 20:15

    Vou ali rezar três ave-marias por esse pecado. DDD:

    Então, a questão do artigo não é tanto os dois produtos como concorrentes diretos, já que como o Aston falou, o iPad é um tablet e o iPhone é um smarphone. É muito mais uma questão da disputa pela atenção da imprensa e pelos consumidores do feriado, até porque tem MUITA gente que compra esses produtos como presente, então a Nintendo tem que criar mecanismos que façam com que os consumidores queiram presentear as pessoas com um Wii U e não com um produto da Apple.

    Não podemos esquecer que se não fosse esse público casual o Wii estaria destinado ao fracasso, então quando mais rápido a Nintendo conseguir garantir o dinheiro deles melhor.

    É claro que o pessoal aqui do fórum estaria cagando para o iPhone, mas nem todos acessam um fórum de jogos, até porque nós temos um perfil "gamer", enquanto o casual precisa que a Nintendo receba a atenção da mídia (no geral) para ter acesso e interesse a esse tipo de produto. Até porque muita gente que comprou o Wii comprou pelo marketing de console família do que por ser um videogame em si.
    avatar
    AstonVilliera
    Veterano Nv.5
    Veterano Nv.5

    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 511

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por AstonVilliera em Seg 10 Set 2012, 20:27

    Pochama escreveu:Vou ali rezar três ave-marias por esse pecado. DDD:

    Então, a questão do artigo não é tanto os dois produtos como concorrentes diretos, já que como o Aston falou, o iPad é um tablet e o iPhone é um smarphone. É muito mais uma questão da disputa pela atenção da imprensa e pelos consumidores do feriado, até porque tem MUITA gente que compra esses produtos como presente, então a Nintendo tem que criar mecanismos que façam com que os consumidores queiram presentear as pessoas com um Wii U e não com um produto da Apple.

    Não podemos esquecer que se não fosse esse público casual o Wii estaria destinado ao fracasso, então quando mais rápido a Nintendo conseguir garantir o dinheiro deles melhor.

    É claro que o pessoal aqui do fórum estaria cagando para o iPhone, mas nem todos acessam um fórum de jogos, até porque nós temos um perfil "gamer", enquanto o casual precisa que a Nintendo receba a atenção da mídia (no geral) para ter acesso e interesse a esse tipo de produto. Até porque muita gente que comprou o Wii comprou pelo marketing de console família do que por ser um videogame em si.

    Na questão da mídia, eu tenho certeza que existe MUITA gente trabalhando na mídia o suficiente para cobrir dois eventos como esses, principalmente por que existe a mídia especializada em smartphones e gadgets e a mídia especializada em games, acho que tem mídia o suficiente.

    Na questão dos presentes e jogadores casuais, a Nintendo continua mantendo o marketing da família com o Wii U, agora ela adicionou um marketing para os gamers e os hardcores, e sinceramente, quem tem dinheiro para comprar um produto apple certamente pode juntar dinheiro para comprar um Wii U em outra ocasião, não é como se alguém que comprasse um apple e ficasse impedido de comprar um console depois.
    A Nintendo não espera vender 10 milhões de unidades em um mês como a Apple espera que os produtos dela vendam, mesmo assim se os casuais forem comprar um apple ao invés do Wii U, os gamers e hardcores não fazem essa troca, o que afetaria muito pouco das vendas.
    avatar
    ZoruaLink
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 317
    Posts Posts : 1627

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por ZoruaLink em Seg 10 Set 2012, 20:28

    Eu concordo q a atençao talvez possa ser disputada mas acho dificil,pois como sao produtos com finalidades diferentes facilmente dividirao a atençao da imprensa.
    Mas uma coisa é certa se a Nintendo nao apresentar maravilhas na conferencia, ja era a atençao da imprensa,pois o povo da tecnologia(empresas analistas e tal) estao criando um hype mto grande nesse iphone e ele promete mta coisa,e ja q se trata da Apple...é melhor ficar esperto.
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por Convidad em Seg 10 Set 2012, 20:39

    @Aston

    Sim, mas é aqui que está o x da questão. A Nintendo precisa fazer com que os casuais continuem fieis ao Wii U ao mesmo tempo que os hardcores queiram comprar o console, porque mesmo com 10 bilhões no banco, é super importante que o console vá bem no início para garantir mais interesse.

    O problema é que sabemos pouco sobre o Wii U e, tirando a gente, quem não procura esse tipo de informação talvez receba informações sobre iPhone.

    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por Convidad em Seg 10 Set 2012, 20:41

    Só eu que acho que a apple é uma empresa mercenario que tem mais grife do que qualidade de fato?
    avatar
    ZoruaLink
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 317
    Posts Posts : 1627

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por ZoruaLink em Seg 10 Set 2012, 20:49

    Raspberry Slime escreveu: Só eu que acho que a apple é uma empresa mercenario que tem mais grife do que qualidade de fato?
    Mtos acham mas geralmente é so birra de quem nao tem pq é caro.
    Mas na minha opiniao tem mta qualidade,tem uma certa grife ?
    Tem,mas eu acho q a qualidade é o ponto principal
    avatar
    AstonVilliera
    Veterano Nv.5
    Veterano Nv.5

    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 511

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por AstonVilliera em Seg 10 Set 2012, 20:49

    Pochama escreveu:@Aston

    Sim, mas é aqui que está o x da questão. A Nintendo precisa fazer com que os casuais continuem fieis ao Wii U ao mesmo tempo que os hardcores queiram comprar o console, porque mesmo com 10 bilhões no banco, é super importante que o console vá bem no início para garantir mais interesse.

    O problema é que sabemos pouco sobre o Wii U e, tirando a gente, quem não procura esse tipo de informação talvez receba informações sobre iPhone.

    A Nintendo vai perder casuais mas é por outro fator, muitos casuais não estar nem ai para o Wii U por causa que eles que já estão satisfeitos com o Wii, eles não verão vantagem nenhuma visto que para eles se já tem algo que faz bem a sua função, para que gastar mais dinheiro em algo só pq é mais morderno, essa é a logica principalmente das pessoas mais velhas.

    @ZoruaLink escreveu:
    Raspberry Slime escreveu: Só eu que acho que a apple é uma empresa mercenario que tem mais grife do que qualidade de fato?
    Mtos acham mas geralmente é so birra de quem nao tem pq é caro.
    Mas na minha opiniao tem mta qualidade,tem uma certa grife ?
    Tem,mas eu acho q a qualidade é o ponto principal

    A famosa qualidade da Apple morreu há tempo, desde que ela começou a tercerizar a fabricação dos componentes dos seus produtos,a samsumg é quem fabrica maior parte dos componentes do ipad e do iphone, agora a única coisa que a apple tem de especial é o software, que de bom só é para quem não sabe configurar ou tem preguiça de fazer isso(aka: leigos)
    A pergunta é: valhe a pena pagar um produto que tem 75% do preço aplicado no lucro? somente pelo software fácil de usar mas limitado?
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por Convidad em Seg 10 Set 2012, 20:57

    @ZoruaLink escreveu:
    Raspberry Slime escreveu: Só eu que acho que a apple é uma empresa mercenario que tem mais grife do que qualidade de fato?
    Mtos acham mas geralmente é so birra de quem nao tem pq é caro.
    Mas na minha opiniao tem mta qualidade,tem uma certa grife ?
    Tem,mas eu acho q a qualidade é o ponto principal

    Eu poderia ter comprado Ithings, dinheiro não é o que me falta, é só que, eu não ligo para marcas, pode ser um vestido de brechó ou de uma super marca, eu só escolho o que eu achar melhor. Não entendo como por exemplo, garotos compram bonés de qualidade mediana por centenas de reais só por que ele é de certa marca (fala sério, são exatamente iguais a qualquer maldito boné)

    Iphone foi inovador e tudo, eu até entendo, mas de resto... Apple tem uma qualidade boa, mas não magnifica. Em muitos casos ela é até pior que algumas empresas mas é "Apple" logo é melhor. É tipo os fanboys aqui das áreas dos consoles :V

    E eu acho mercenária por outros motivos, e não só o preço super faturado, ela usa taticas bem baratas para detonar as chances de outras empresas, todo mundo sabe que ela molhou a mão de vários bloggers para apoiar ela no caso da samsung.
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por Convidad em Seg 10 Set 2012, 21:07

    @Raspberry

    Publicidade é isso. Fazer com que as pessoas queiram (e paguem) pelo seu produto independente dele valer ou não o preço que você exige.

    A Apple foi muito feliz no seu marketing, o iPhone virou referência em séries, filmes e outros veículos da indústria cultural, logo, para pertencermos a esse nicho, precisamos ter produtos como um iPhone ou um boné mal costurado que tem tal marca nele.

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Opinião] Wii U: Lançando na sombra da Apple

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sab 19 Ago 2017, 12:17