Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Compartilhe
    avatar
    Hisiru
    Veterano Nv.4
    Veterano Nv.4

    Karma Karma : 654
    Posts Posts : 489

    Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Hisiru em Dom 09 Set 2012, 17:28

    Uma gigante caindo de forma brutal e silenciosa


    Quem olha de fora, vendo rankings e notícias superficiais pensa que a empresa ainda é a gigantesca empresa de eletrônicos de 10 anos atrás, e acredita que os problemas financeiros não afetarão os gamers, será que isso é verdade? Parece que a grande companhia está decaindo de uma forma rápida, mas silenciosa para nós que não acompanhamos o dia a dia dela. Pode o Playstation Vita ser descontinuado? Pode a empresa se recuperar? O que acontecerá com um possível PS4? Como ela realmente está indo financeiramente? Esse artigo tenta responder algumas dessas perguntas.

    Finalmente minha amiga Emily postou o grande artigo da Sony mostrando o quão ruim a empresa está fazendo, e como eu havia prometido a alguns de vocês, aqui estou eu postando. Não pretendo colocar linguagens muito complicadas, para que todos possam entender o quanto a situação está verdadeiramente complicada para a empresa, que já não é mais a grande empresa de antes. Pretendo também falar um pouco sobre a situação atual do Playstation Vita, um pouco do Playstation 3 e também sobre alguns estúdios que foram fechados. Por favor entendam que esse não é um tópico só para falar de vendas (e vir aqueles espertões pra falar "não me importo com vendas), também não me importo se a Sony ou a Nintendo perder dinheiro (pois não é o meu dinheiro), mas qualquer gamer que realmente gosta dos jogos da Sony ou de seus consoles deve se preocupar, pois se ela parar de ter condições de fabricar consoles ou até mesmo de participar do mercado de jogos, poderá ser chato para essas pessoas que gostam desses jogos.

    Nesse artigo ela recolheu data desde 2002 para cá, são 10 anos de informações que apontam um perigoso declínio para a empresa, e que podem significar que a empresa poderá ter problemas para desenvolver consoles no futuro.

    Um dado que certamente chama atenção é que a companhia é mais de 9 vezes menor do que ela era em 2000. Apesar de ela ter alguns produtos de qualidade e um nome conhecido, vem cada vez mais se afundando em dívidas e nenhum desses produtos conseguem tirar a empresa do vermelho.

    Cada vez mais a companhia vale menos no mercado


    Esse é um dado interessante que mostra uma caída absurda no no valor da empresa perante o mercado:
    -Em 2000, a empresa valia $100 bilhões
    -Em 2007 ela passou a valer $54 bilhões.
    -Em 2011, um curto tempo, a empresa passou a valer $18 bilhões.
    -Agora, em Setembro de 2012 a empresa vale $11.69 bilhões

    Viu a queda brusca e preocupante? De $100 bilhões a empresa passou a valer $11 bilhões, e isso faz com que ela perca uma boa parte de seu dinheiro para investir em jogos. Alguns provavelmente irão querer comparar com a Nintendo. Outros vão dizer que seria injusta essa comparação, já que a Sony vende diversos produtos, enquanto a Nintendo está somente no mercado de jogos. O que eu digo? Preocupante... A Nintendo já possui um valor de mercado maior do que o da Sony (Nintendo tem $15.9 bilhões), e enquanto o valor da Nintendo vem aumentando cada vez mais, o valor da Sony vem diminuindo com o decorrer dos trimestres, só que a gora a velocidade de desvalorização da empresa está maior. Logo isso será preocupante no mercado de jogos.

    Estúdios fechando, gente indo embora...


    Embora sempre tenha um pra falar que não se importa com vendas e quer mais que as companhias se explodam, é aqui que nós, gamers, somos prejudicados. Imagine se a Nintendo perdesse tanto dinheiro a ponto de ter que desistir do mercado de jogos fazendo com que não tivéssemos mais seus jogos? A Sony certamente não chegou ainda em um ponto tão crítico, mas já foi obrigada a fechar alguns de seus estúdios.

    A companhia recentemente fechou o estúdio que desenvolvia uma de suas mais reconhecidas franquias, Wipeout. O estúdio também desenvolveu Alundra, Lemmings, Destruction Derby, Discworld e outros. Além disso, mandou mais de 10 mil funcionários embora.

    Outras perdas da companhia incluem:
    -Zipper Interactive (desenvolvedora de Soccom, MAG e outros)
    -BigBig
    -Incognito Entertainment (desenvolveu Warhawk e algumas versões do Twisted Metal)
    -Estúdios de Tuscon, Seattle e Denver.

    Eu havia lido que a Santa Monica (desenvolvedora de God of War) perdeu alguns sub estúdios, mas como não tenho mais a fonte, não irei adicionar a lista.

    Fumito Ueda, um dos grandes desenvolvedores da Sony já informou que deixará a companhia, e Kenji Kaido, um dos maiores desenvolvedores por trás de Last Guardian, Shadow Of the Colossus, Ico e outros, já saiu da empresa

    Obrigações financeiras e muitas dívidas


    Para começar, essas são as obrigações financeiras de cada companhia:
    Electronic Arts: $2.27 Billion
    Google: $21.33 Bilhões
    Apple: $51.15 Bilhões
    Microsoft: $54.91 Bilhões
    Sony: $135.61 Bilhões

    Alguns de vocês provavelmente vão falar "A Apple e a Microsoft também estão mal". Isso não é verdade. Apesar de ter que pagar um alto valor em obrigações/dívidas, as duas empresas estão tendo lucros, enquanto a Sony, além de estar tendo vários prejuízos ainda tem uma obrigação a pagar maior do que todas as outras (mencionadas acima) juntas.

    Agora a parte realmente preocupante desses dados. Vocês sabem o que são ativos? Ativos são tudo que a empresa tem (incluindo propriedades, dinheiro no banco, dinheiro que a companhia pegou emprestado, prédios da companhia e etc).

    Se a gente fosse comparar o que a empresa realmente tem de ativo com o que ela tem que pagar, ficaria assim:
    -Apple tem $162.90 bilhões de ativos e pagaria tranquilamente os $51.15 bilhões.
    -Microsoft tem 121.27 bilhões de ativos e também pagaria tranquilamente os $54.91 bilhões.
    -Agora a parte da Sony... O total de ativos da empresa é de $166.22 bilhões e ela tem $135.61 bilhões a pagar. Sabe o que isso significa? Que a Sony teria que VENDER/dar 80% de tudo que a companhia tem atualmente só para pagar suas obrigações! Complicado...

    A pior coisa nessa parte, é que as obrigações que a Sony tem que pagar não mostram nenhum sinal de declínio, a Sony continua adquirindo mais e mais prejuízo, mais e mais obrigações a pagar. Se atualmente a empresa já teria que vender 80% de tudo que ela possui, imagina como será em um futuro próximo caso o Vita continue não dando o retorno desejado ou um possível PS4 seja caro demais para os consumidores aderirem?

    E as coisas estão cada vez mais tensas entre os grandes da Sony. Agora a culpa está caindo sobre Kaz Hirai, mas antes, Howard Stringer (ex presidente e CEO da Sony) também provou um pouco desse veneno.

    Em um dos encontros de investidores (em Junho de 2012), uma das pessoas presentes perdeu a paciência e falou: -" Que trabalho, senhor Stringer! Alguém pode me dizer porque nós devemos apontar você -que construiu um débito de quase 1 trilhão de yenes- a presidente do conselho? Será que a Sony está tão carente de pessoal?"

    Quando Kaz Hirai assumiu a companhia, ele mostrou o plano dele para recuperar a mesma, que consistia em:
    -Acelerar na inovação (tentar trazer produtos inovadores o mais rápido possível).
    -Focar na parte central da empresa (Divisão de jogos e imagem digital).
    -Cortar custos mudando o portfolio de negócios da Sony.
    -Racionalizar os negócios relacionados a parte de TVs.

    Será que o plano do senhor Hirai funcionou? Não. Desde que ele chegou a empresa se afundou em mais dívidas e perdeu mais valor de mercado. Samsung e LG assumiram como líderes no ramo de TVs; Samsung, Google e Apple assumiram na parte de Smartphones; O Playstation 3 gerou um grande prejuízo; Playstation Vita não vende (e a parte de software também não está convincente), e as coisas parecem só piorar.

    A empresa perdeu bilhões com o Playstation 3, não está conseguindo uma boa performance com o Vita, e a companhia provavelmente irá "explodir" se um possível Playstation 4 for caro para desenvolver e os consumidores não aderirem, mas se a Sony lançar um "Wii" (console não tão poderoso, mas com algo inovador) na próxima geração, será que a base de usuários dela iria aceitar? Já vimos que a Sony simplesmente falhou ao tentar capturar o mercado que a Nintendo capturou. Então um possível Playstation 4 é um risco para companhia de um jeito ou de outro, mas será um risco maior ainda caso ele seja realmente caro e poderoso.

    Os gestores de ativos da empresa estão totalmente insatisfeitos com a performance de Kaz Hirai. Não haviam gostado do plano dele, não gostaram da execução, e estão gostando menos ainda dos resultados.

    Será que a empresa voltará a ser gigante como antes?


    Um dos próprios ex-executivos da Sony acredita que os dias dela estão contados. No dia 15 de Abril (2012), Yoshinaki Sakito disse "é quase game over para a Sony. Eu não vejo como a Sony poderá se recuperar agora.". Sakito também trabalhou para a Walt Disney, Bain & Company, Apple e outras empresas.

    Yuuki Sakurai, CEO da Fukoku Capital Management Inc (empresa de administração conhecida lá "no outro lado"), diz que ele não acredita que a Sony possa se recuperar, ele disse: -" Eu vejo chances maiores de um renascimento da Panasonic do que da Sony", e disse também: -"Sony ainda não mostrou nenhum caminho para seu renascimento".

    Hirai então anunciou um plano para cortar 10 mil empregos na Sony, reduziu o número de modelos de TV, entre outras coisas. Nesse mês, Sony anunciou que cortou 15% da força de trabalho na parte de smartphones/celulares. Alguns dos gestores acham que cortar empregos e custos não será o suficiente para fazer com que a companhia volte a ter lucros de novo.

    Ichiro Takamatsu disse: -"Eles não tem nenhum produto de sucesso na parte de TVs, e a demanda por novas TVs não vai existir no momento" (o que é verdade, as pessoas demoram para trocar de TVs).

    Não sei se compartilho da mesma opinião que esses senhores, mas eles claramente entendem do assunto mais do que eu, e parece que a empresa dificilmente voltará a ser grande como antes.

    Será que o Playstation Vita poderá ser descontinuado?


    Para cortar custos, Hirai mencionou que a Sony iria analisar quais produtos não estão adicionando muito valor a empresa, então ele decidirá descontinuar a produção desses produtos ou descobrir formas de reduzir custos atravéz de colaborações com outras empresas.

    Por inúmeros anos, Hirai foi emocionalmente ligado a divisão de jogos da empresa. Descontinuar o Playstation Vita seria basicamente uma admissão de que ele lançou um produto falho durante o tempo dele na empresa, e embora não seja impossível o PSV ser descontinuado, o Hirai prefere cortar empregos ou racionalizar outras divisões antes de descontinuar o PSV.

    Aparentemente, se as coisas continuarem tão complicadas e o PSV continuar com a mesma performance, ver a descontinuação do produto não será impossível. Não é surpresa pra ninguém que o produto infelizmente não está ajudando a companhia como deveria, e o que impede uma tragédia com o pobre vita é a paixão de Hirai pela parte de jogos.

    Conclusão

    Na parte de videogames, a Sony terá grandes problemas em um futuro próximo. Lançar um PS4 "fraco" (pra investir mais em algo inovador) perante o x720 pode significar que ela perca um pouco de sua base de usuários (já que esse é um dos pontos de venda dos produtos dela, hardwares potentes e atuais), e o PS Move falhou em trazer o mercado casual para a Sony; se ela lançar um PS4 "forte" ou "competitivo" com o x720 poderá significar um hardware bastante caro, e mesmo que ela venda consoles subsidiados (como fez com o PS3), ela além de perder dinheiro por cada unidade vendida teria um console caro em uma economia atual cheia de problemas. O PSV já provou que nem tudo que tem Sony/Playstation escrito venderá facilmente. A Sony certamente não tem mais capacidade para aguentar o mesmo prejuízo que ela aguentou no PS3, ou pior. Não é atoa que quando se fala de um PS4, a empresa se esquiva pra falar que um PS4 é desnecessário no momento. A Microsoft tem dinheiro e parcerias com várias empresas, e tem um bom plano para vender seu próximo console subsidiado, então não passará pelos mesmos problemas que a Sony.

    Existe uma frase do escritor James Surowiecki (para o The New Yorker) que diz: -"O desejo da Sony de controlar tudo fez com que eles não controlassem nada", e embora isso pareça ser uma audácia (pois a Sony controlou o mercado de jogos na época do Playstation 1 e Playstation 2), a Sony adquiriu tantos mercados diferentes, que quando os prejuízos vieram, eles vieram de todos os lados. Todo o dinheiro que a Sony ganhou na época do PS1/PS2 foi praticamente torrado. E até Kaz Hirai está inseguro sobre o futuro da empresa.

    Bom, é isso pessoal. O artigo original foi escrito por uma das pessoas que eu tenho contato, mas eu tentei escrever com minhas palavras e adicionei alguns de meus pensamentos. Não falarei que a Sony irá virar third party, que sairá do mercado de consoles ou nada disso, apenas falarei que a empresa está em uma situação horrível e que é quase impossível sair dela do jeito que as coisas andam, o engraçado é que muitos de nós nem sabemos dessas informações. Parece que as franquias da Nintendo e o dinheiro e as parcerias da Microsoft sempre irão salvar as duas, mas e a Sony? Não acredito que demoraremos muito para saber o que irá acontecer. Tudo que disse aqui eu tentei tirar do artigo (que tem fontes). Espero que não fique muito técnico para alguns de vocês. Existem muitos outros pontos negativos no artigo, mas eu decidi pegar somente os pontos mais importantes. Vale lembrar que esses dados não são especulações, foram pesquisas feitas que apontam uma grande tragédia para uma empresa que era gigantesca. Espero que gostem da leitura.

    Fonte


    Última edição por Hisiru em Seg 10 Set 2012, 14:58, editado 2 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Convidado em Dom 09 Set 2012, 17:31

    VENDE A PARTE DE GAMES PRA NINTENDO!


    Seria incrível...








    Seria...

    ---

    Eu pouco me lasco para a Sony, só me importo com as séries de filmes e os games dela, que são bons, não queria que ela fosse enterrada com essas duas partes fantásticas dela.
    avatar
    Kooppa-Trooppa
    Membro Nv.31
    Membro Nv.31

    Karma Karma : 41
    Posts Posts : 337

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Kooppa-Trooppa em Dom 09 Set 2012, 17:51

    Muita gente fala que o Vita é ruim e tal...
    Mentira,o Vita é um ótimo console,e até melhor que o 3DS em alguns aspectos.O problema são os games.Ninguém compra um console por comprar,sempre tem um motivo.No caso do 3DS a biblioteca de games é ótima.E no caso do Vita...
    A Sony precisa aumentar sua biblioteca de games.Se não o “Vita” será o motivo de sua falência.No início seria fácil aumentar a biblioteca,agora... Com as dívidas que só aumentam pra Sony o jeito é torcer para que as pessoas comprem o Vita por comprar.Porque investir em algo novo a esta altura do campeonato não vai dar.
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Convidado em Dom 09 Set 2012, 17:54

    Kooppa-Trooppa escreveu:Muita gente fala que o Vita é ruim e tal...
    Mentira,o Vita é um ótimo console,e até melhor que o 3DS em alguns aspectos.O problema são os games.Ninguém compra um console por comprar,sempre tem um motivo.No caso do 3DS a biblioteca de games é ótima.E no caso do Vita...
    A Sony precisa aumentar sua biblioteca de games.Se não o “Vita” será o motivo de sua falência.No início seria fácil aumentar a biblioteca,agora... Com as dívidas que só aumentam pra Sony o jeito é torcer para que as pessoas comprem o Vita por comprar.Porque investir em algo novo a esta altura do campeonato não vai dar.
    Exato.

    O Vita tem títulos AAA vindo, mas são poucos, apesar de serem melhores que muitos do 3DS. O Vita parece meio desligado em relação ao 3DS, como se a Sony não apostasse muito nele ou está guardando algo, como a Nintendo com o WiiU, porém muitas e simples ações poderiam ser tomadas pela Sony para alavancar o Vita, oh, but no.
    avatar
    feichaw
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1077
    Posts Posts : 2304

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por feichaw em Dom 09 Set 2012, 18:16

    Recuperar-se de um prejuízo assim levará muito tempo e será preciso muito trabalho, mas confio em Kaz Hirai. Soube administrar muito bem a divisão de jogos, fará o mesmo com a companhia toda.
    avatar
    Angeloverlord
    Veterano Nv.17
    Veterano Nv.17

    Karma Karma : 77
    Posts Posts : 820

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Angeloverlord em Dom 09 Set 2012, 19:06

    Hisiru meus créditos a você e seus colegas que fizeram essa analise, tem pontos ai que eu nunca imaginei, é duro ver uma gigante que eu admiro tanto cair desse jeito, mas sempre há uma saída ^^, enfim minhas palmas e meus parabéns. Razz
    avatar
    Mat Lee
    Alface
    Alface

    Karma Karma : 1925
    Posts Posts : 5959

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Mat Lee em Dom 09 Set 2012, 19:11

    Excelente artigo, gostei muito do que li, ainda karmei com gosto! tongue

    Vejamos... Se eu fosse a Sony, ficaria apenas na parte de consoles de mesa no setor de games. Ela não tem estúdios para abastecer os dois mercados, então que foque em apenas um. O perigo disso, é deixar os dois consoles sem nada MUITO atraente, apenas com algumas coisas boas. Digo, sem muitos exemplos de jogos de cair o queixo, apenas uma coisa aqui e outra lá.

    Não vejo futuro para a própria... Ainda mais no mercado de games. Desculpa fãs, por ser sincero... Mas eu preferiria ver a Sony como third, pois console dela é mais potência que inovação. Então eu não sentiria falta de um hardware. Ou seja, fazendo jogos para consoles já existentes seria muito melhor, assim não precisaríamos vender periquito, papagaio, casa e outras coisas particulares. rs

    E também não vejo uma saída para o PS4... Se ela tentar copiar a ideia do GamePad, o Vita morre. Se usar o Vita, fica caro demais. Deixar o portátil (acessório) opcional? Sabe o que vai acontecer? O mesmo do Move, ninguém usa. Laughing Se fizer um console fraco tipo o Wii, ela não vai conseguir pegar nenhum casual, nem franquias para isso ela tem. Se fizer console forte, morre em dívidas...

    A Sony terá mais do que nunca pensar 2x... 3x... 4x... Que seja! Pois qualquer deslize ela cai fora. silent


    Última edição por Mat Lee em Dom 09 Set 2012, 19:23, editado 1 vez(es)
    avatar
    Ghutto®
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 89
    Posts Posts : 3184

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Ghutto® em Dom 09 Set 2012, 19:22

    A Sony vem cavando a própria cova a anos. Só não via quem não queria ver. Ela deu vários sinais disso, mas o ponto final foi tratar seus consumidores como meras fontes de renda ao tentar enfiar um console caríssimo no mercado com uma promessa falsa ser algo jamais visto (sendo que o 360 já fazia a mais de um ano a mesma coisa) e acreditando que apenas pela marca "Playstation" as pessoas arrumariam até um segundo emprego para obter-lo. Depois disso, queda livre ladeira a baixo.

    Ta ai o resultado.
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Convidad em Dom 09 Set 2012, 19:34

    O caso da sony é complicado, ele parece não oferece muito espaço...

    Estranhamente, jogos fora do PS vendem melhor... Skyrim por exemplo vendeu muito mais no Xbox do que no PS...
    Até Tales of the Abyss, que foi lançado no play 2 em boa fase vendeu mais no 3DS...

    É estranho :<

    Enfim, acho que boa parte da crise é culpa da crise internacional...
    avatar
    Fabbrini20
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1260
    Posts Posts : 8909

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Fabbrini20 em Dom 09 Set 2012, 19:39

    Eu acho que não. Tem a ver um pouco, mas, seguindo essa linha de raciocínio, um monte de empresa estaria no buraco também, o que não acontece.
    avatar
    x0exe
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1989
    Posts Posts : 6839

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por x0exe em Dom 09 Set 2012, 19:45

    Lukepaz99 escreveu:
    VENDE A PARTE DE GAMES PRA NINTENDO!
    Pouco me importo com os jogos, nem compraria caso fossem vendidos, mas para a Nintendo seria uma ajuda considerável, se é que ela quer esses jogos, pois não é ela que vive falando que quer outros personagens (de empresas rivais) em seus jogos
    EDIT:
    Ótimo tópico, excelente na verdade ^^
    avatar
    Scraffty
    Veterano Nv.12
    Veterano Nv.12

    Karma Karma : 202
    Posts Posts : 697

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Scraffty em Dom 09 Set 2012, 19:47



    Última edição por Scraffty em Dom 09 Set 2012, 20:03, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Convidado em Dom 09 Set 2012, 19:53

    Luiz escreveu:
    Lukepaz99 escreveu:
    VENDE A PARTE DE GAMES PRA NINTENDO!
    Pouco me importo com os jogos, nem compraria caso fossem vendidos, mas para a Nintendo seria uma ajuda considerável, se é que ela quer esses jogos, pois não é ela que vive falando que quer outros personagens (de empresas rivais) em seus jogos
    As franquias da Sony são bastante elogiadas, são algumas das maiores dos games. Nas mãos da Nintendo? Vish...

    Não seriam não apenas mais famosas como provavelmente melhores em si, mais do que já são.

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Alicia, Boo,Luxio and Pit em Dom 09 Set 2012, 19:56

    Luiz escreveu:
    Lukepaz99 escreveu:
    VENDE A PARTE DE GAMES PRA NINTENDO!
    Pouco me importo com os jogos, nem compraria caso fossem vendidos, mas para a Nintendo seria uma ajuda considerável, se é que ela quer esses jogos, pois não é ela que vive falando que quer outros personagens (de empresas rivais) em seus jogos
    EDIT:
    Ótimo tópico, excelente na verdade ^^

    Também nem me importaria, muito menos compraria ... Sim, é verdade que ajudaria um pouca a Nintendo, pois ela quer "aumentar" os números de franquias para seus consoles, que não foram feitos por ela mesma, sendo exclusivos ou não.

    P.S.= Tópico muito bom de ser ler, aliás, esta contando de uma coisa que já acontece faz tempo, mas que ninguém soube realmente sobre a verdade dessa "história", mas agora é oficial ...
    avatar
    x0exe
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1989
    Posts Posts : 6839

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por x0exe em Dom 09 Set 2012, 20:02

    Uma coisa ruim é que o VITA passou a vender com prejuízo, e mesmo quanto mais ele vende mais prejuízo trará, o 3DS vendia com prejuízo mas era antes dos jogos bons chegarem e levantarem vendas, depois disso ele passou a vender com lucro, já o VITA teve uma subida nas vendas e ainda dando prejuízo :/

    Conteúdo patrocinado

    Re: Sony: A queda silenciosa e brutal de uma grande empresa

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 18 Out 2017, 10:47