Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

[DESCOMPLICADO] Petit computer

Compartilhe

[DESCOMPLICADO] Petit computer

Mensagem por pedrinholuizf em Dom 02 Set 2012, 17:39

Neste tópico eu vou descomplicar o software Petit Computer, que permite a criação de programas utilizando a linguagem de programação BASIC. Vamos em partes, mais antes disso sugiro que vá testando tudo que eu for mostrando aqui.

Parte 1 - Decifrando a coisa:

Nessa primeira parte, mostrarei coisas básicas. Como print e essas coisas.

Print: Esse comando é usado para mostrar algo na tela. Pegue seu DS, vamos começar a programar! =]

Abra seu petit computer e clique em "write program" aparecerá uma rela preta com algumas coisas escritas, clique em EDIT e digite:

CLS
    PRINT "HELLO WORLD"

Aperte Run e veja o que acontece.

Deve aparecer assim:

HELLO WORLD
    OK

Bem, o Print escreveu o que estava entre as aspas. O OK significa que o programa foi finalizado.

Input: Este comando pode criar uma variável. Se você já programou antes, sabe o que é uma variável. Sem elas, os programas não seriam nada. Você entenderá na pratica. Novamente vamos a tela edit.

CLS
    INPUT "DIGITE UM NUMERO";NUM
    PRINT NUM

Aperte RUN e vai aparecer isso:

[quote]
    DIGITE UM NUMERO?
    [quote/]

Repare que o OK não apareceu, por que o programa ainda não acabou. Agora ainda na tela RUN
    digite um número, por exemplo 12 e pressione enter e ficará assim:

DIGITE UM NUMERO?
    12
    12
    OK

O que esse programa fez, pegou a variável que você criou e escreveu-a na tela

Bem, vamos resumir o que aprendemos aqui:

Print: Escreve algo na tela
    Input: Cria uma variável com o que você escreve.
    CLS:Limpa a tela.

DICA: Se você colocar um cifrão no fim do nome da variável ela aceitará letras e símbolos, não só números

Última edição por pedrinholuizf em Dom 16 Dez 2012, 17:17, editado 4 vez(es)
    V_Myamoto
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35

Karma Karma : 306
    Posts Posts : 1369

Re: [DESCOMPLICADO] Petit computer

Mensagem por V_Myamoto em Seg 03 Set 2012, 09:38

Obrigado. xD
    Convidad
    Convidado

Mensagem por Convidad em Qui 06 Set 2012, 19:27

pedrinholuizf escreveu:Este vai ser um tutorial de programação no Petit Computer, um aplicativo de programação para 3DS e DSi.

Tags de programação:

Tags, serão muito úteis na ora de programar!

INPUT "Pergunta";VARIÁVEL: Cria uma variável numérica
    PRINT "Frase/desenho": Escreve algo na tela

Eu irei postando as tags assim que for conhecendo-as.

Comandos:

Bem, o que cada comando faz será explicado aqui.

SAVE "nome do programa": Salva o programa com o nome digitado entre as aspas. (Uso na tela RUN)
    LOAD "nome do programa": Abre um programa já salvo anteriormente. (Uso na tela RUN)
    CLS: Limpa a tela do programa. (Uso na tela RUN e EDIT)

Eu irei postando mais comandos assim que for conhecendo-os. Razz

Seu primeiro programa:
    Para começar, entre no Petit computer e toque em write program, você verá uma tela com várias coisas escritas, elas não servem para nada, contanto, toque no botão de edição, que se encontra em azul na sua tela touchscreen.

Para tirar aquelas coisas escritas na tela (e para que eas não apareçam no seu programa) digite CLS na linha 1. Para eu não ter que ficar falando e falando, linha por linha, eu vou escrever o código aqui:

CLS
    COLOR 5
    PRINT "CALCULADORA: ADICAO"
    COLOR 0
    INPUT "INSIRA O PRIMEIRO NUMERO";NO
    INPUT "INSIRA O SEGUNDO NUMERO";YES
    COLOR 3
    NO=NO+YES
    COLOR 9
    PRINT "RESULTADO DA SOMA:"
    PRINT NO
    END

Agora, para ver se funcionou, pressione RUN, e aperte o botão START do seu console, o programa rodará, se der algum erro, confira se está igual á citação acima.

---------------//-------------------
    Dica: quando terminar de testar o programa, sem sair da tela RUN, digite SAVE "calculadora" Não é necessário que o nome seja calculadora, o que estiver entre as aspas, é o nome com que o programa será salvo.
    Perceba: Ao mudar o caractere entre NO e YES você altera a operação que a calculadora fará. (+, -, * e /)

Se eu não me engano já existe um tópico assim! E além do mais, muito mais equipado e instrutivo: Link

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 18 Out 2017, 14:38