RPG, Role Playing Game, é um gênero de jogo muito popular principalmente no mundo dos Video Games, desde a época do NES até a atual geração há jogos RPG em todas as gens.
Para aqueles que começaram mais cedo no mundo dos games, 8-bit ou menos, sabem que introdução do RPG em videogames, antes era jogando com dados e tabuleiros, se deu devido a criatividade dos game designers japoneses (por isso a sigla JRPG, Japonese Role Playing Game), construindo sistemas elaborados envolvendo variáveis, batalha em turnos, batalhas épicas contra bosses, historias cativantes e imersiva, mundos enormes exploráveis, jogabilidade não linear (side quests) e longos gameplays(de 40 a 100 horas ou até mais).
Na gen passada (GC, PS2, XBOX) outro estilo de RPG surgiu, feito no ocidente, mais precisamente na Inglaterra, pelo amado, e ao mesmo tempo odiado, Peter Molyneux, criador de Fable, o primeiro WRPG. Fable criou uma nova forma de se jogar RPG, mudando a forma de como a historia é contada. Dessa vez o jogador tem a escolha de como levar a historia, através de opções de ações e diálogos dando a oportunidade de moldar o personagem principal à personalidade do jogador, você simplesmente não estava mais "levando" o personagem principal pela historia, como acontece nos JRPGs, você virtualmente encarnar no personagem, tornando a experiência de jogo incrivelmente imersiva. Fable foi pioneiro do estilo WRPG ( Westen RPG ou RPG Oeste/Ocidental) e influenciou grandes jogos como a série Mass Effect, Fallout 3, The Elder of Scrolls ( a partir de Morrowind), Star Wars: Knights of The Old Republic e outros.
O que aconteceu na gen atual? Um dos principais motivos nos quais os WRPG se tornaram bem mais populares na gen atual é devido à baixa frequência na qual bons títulos de JRPG são lançados, muito menor do que nas gens passadas. A evolução gráfica não foi suficiente para atrair o jogador, alguns títulos deixaram bastante a desejar, outros perderam o rumo da série, outros são apenas reciclagem, outros são clichês de mais, outros se deram bem.
O JRPG está morto/morrendo? Não, nem perto disso, o gênero conta com vários títulos na gen atual dignos de serem jogados e completados em 100%. O problema é que são poucos títulos e os WRPG tem muito mais destaque e estão crescendo rapidamente.
Então WRPG é melhor que JRPG? Isso depende do o seu gosto, mas é possível gostar dos dois já que a experiência é bem diferente, não oposta, de fato, é até recomendado.
Para aqueles que começaram mais cedo no mundo dos games, 8-bit ou menos, sabem que introdução do RPG em videogames, antes era jogando com dados e tabuleiros, se deu devido a criatividade dos game designers japoneses (por isso a sigla JRPG, Japonese Role Playing Game), construindo sistemas elaborados envolvendo variáveis, batalha em turnos, batalhas épicas contra bosses, historias cativantes e imersiva, mundos enormes exploráveis, jogabilidade não linear (side quests) e longos gameplays(de 40 a 100 horas ou até mais).
Na gen passada (GC, PS2, XBOX) outro estilo de RPG surgiu, feito no ocidente, mais precisamente na Inglaterra, pelo amado, e ao mesmo tempo odiado, Peter Molyneux, criador de Fable, o primeiro WRPG. Fable criou uma nova forma de se jogar RPG, mudando a forma de como a historia é contada. Dessa vez o jogador tem a escolha de como levar a historia, através de opções de ações e diálogos dando a oportunidade de moldar o personagem principal à personalidade do jogador, você simplesmente não estava mais "levando" o personagem principal pela historia, como acontece nos JRPGs, você virtualmente encarnar no personagem, tornando a experiência de jogo incrivelmente imersiva. Fable foi pioneiro do estilo WRPG ( Westen RPG ou RPG Oeste/Ocidental) e influenciou grandes jogos como a série Mass Effect, Fallout 3, The Elder of Scrolls ( a partir de Morrowind), Star Wars: Knights of The Old Republic e outros.
O que aconteceu na gen atual? Um dos principais motivos nos quais os WRPG se tornaram bem mais populares na gen atual é devido à baixa frequência na qual bons títulos de JRPG são lançados, muito menor do que nas gens passadas. A evolução gráfica não foi suficiente para atrair o jogador, alguns títulos deixaram bastante a desejar, outros perderam o rumo da série, outros são apenas reciclagem, outros são clichês de mais, outros se deram bem.
O JRPG está morto/morrendo? Não, nem perto disso, o gênero conta com vários títulos na gen atual dignos de serem jogados e completados em 100%. O problema é que são poucos títulos e os WRPG tem muito mais destaque e estão crescendo rapidamente.
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