Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 7 - Montando o seu time parte 2 (movesets)

    Compartilhe
    avatar
    Newtão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2167

    Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 7 - Montando o seu time parte 2 (movesets)

    Mensagem por Newtão em Dom 12 Ago 2012, 11:59

    Agora que já sabemos as classes dos Pokémons em um time, devemos colocar movesets neles. Pokémons fortes não precisam necessariamente ter golpes poderosíssimos que causam estrago extremo, mas sim de uma movepool (que é todos os moves que esse Pokémon pode aprender) diversificada, que cubra vários tipos e, principalmente, suas fraquezas.
    Primeiramente, devemos saber os tipos de golpes:

    Physical: Golpes que estabelecem contato físico. O cálculo é feito com o Atk do atacante e a Def do defensor.

    Special: Golpes que não estabelecem contato físico. O cálculo é feito com o SpA do atacante a SpD do defensor.

    Status: Golpes que não causam dano. Podem aumentar ou diminuir stats do usuário ou do adversário, por exemplo.

    Nesse tópico, iremos formar um moveset para um Gyarados. Primeiro, vamos checar seus stats base:

    HP: 95
    Atk: 125
    Def: 79
    SpA: 60
    SpD: 100
    Spd: 81
    Analisando bem, vemos que o Gyarados tem a característica de um Physical Sweeper. Por isso, vamos descartar os golpes físicos nesse caso. Mas lembre-se, a distribuição de natures e EVs pode fazer o Gyarados desempenhar algum outro papel, essa regra vale para todo Pokémon. Mas agora vamos focar apenas no lado físico. Agora precisamos checar que moves na movepool do Gyarados possuem STAB (Same-type Attack Bonus) que são golpes do mesmo tipo do Gyarados, no caso, Water e Flying. Existem duas opções do tipo Água: Waterfall e Aqua Tail. Ambos são ótimos moves, mas existe algo em levar em consideração ao decidir. Veja:

    Waterfall
    Power: 80
    Acc.: 100
    PP: 15
    Efeito adicional: 20% de chances de causar flinch no alvo.

    Aqua Tail
    Power: 90
    Acc: 90%
    PP: 10
    Efeito Adicional: Move sem efeito adicional.

    Pelo lado do poder, Aqua Tail é melhor. Mas veja, Waterfall tem 20% de chances de causar flinch e tem uma Acc. maior. Além disso, tem mais PP (o que in-game é ótimo). E com o STAB, que aumenta em 50% o poder do golpe, Waterfall é a melhor escolha.

    Agora que já temos um slot com um golpe, precisamos cobrir nossas fraquezas. Gyarados possui fraqueza a Rock (x2) e a Electric (x4). Existe um belo golpe que cobre ambas, Earthquake. Claro que, não podemos fazer que o Gyarados seja imbatível, já que Pokémons com outros tipos podem aprende-los, mas já cobrimos contra Pokémons Rock e Electric.

    Certo. Já temos 2 slots prontos. E agora podemos ocupar com o que? Podemos usar Status Moves para aumentar nossos stats, como Calm Mind, Amnesia, Nasty Plot, etc. Para o Gyarados, o ideal seria um Dragon Dance, que aumenta o Atk e a Spd em 1 nível. A Spd do Gyarados não é lá essas coisas, e com seu Atk alto por natureza, Gyarados fica um poderoso Sweeper.

    Agora que já temos 3 slots prontos, falta um. O que podemos colocar? Bom, o 4° slot é algo mais livre, podemos optar por Stone Edge que possui chances mais altas de Critical Hit ou até mesmo Ice Fang. Existem infinitas escolhas.

    Certo. Mas agora você se pergunta: E como eu faço com um Pokémon mais defensivo? É mais fácil usar um exemplo. Vamos usar uma Clefable. Primeiro, analisamos os base stats:

    HP: 90
    Atk: 70
    Def: 73
    SpA: 85
    SpD: 90
    Spd: 60
    A Clefable não tem stats ofensivos muito bons. Porém, os stats defensivos e o HP são ótimos. Por isso, é bom utilizar golpes com dano indireto e deem suporte ao time, como moves de cura.

    Checando o moveset de Clefable, vemos Toxic. Toxic faz o Pokémon adversário ficar com o status Badly Poisoned, o que faz o dano aumentar a cada turno. Já temos novo golpe de dano indireto. Além disso, podemos utilizar o Protect para não sofrermos dano e fazer o Poison debilitar o oponente. Mas lembre-se que quando se usa Protect seguidamente, a Acc. baixa. Agora já temos 2 slots ocupados.

    Com o terceiro slot, podemos colocar um golpe de recuperação. Clefable tem Wish, que recupera HP um turno após ser utilizado. Além disso, é possível trocar de Pokémon nesse meio tempo e curá o novo Pokémon ao invés de Clefable. Já temos 3 slots ocupados.

    No 4° e último slot, podemos colocar um move ofensivo. Psychic é uma boa escolha, para cobrir a desvantagem a lutador e dar uma ajudinha para o Toxic. Ou, você pode colocar Aromatherapy para retirar Status Ailments dos Pokémons.

    Clefable tem uma movepool bastante grande, podendo empenhar diversos papéis. Tente todos até achar o melhor para você.

    ---

    Baseado em: Tópico da Pokémon Mythology

    Próximo capítulo: Itens.

      Data/hora atual: Ter 12 Dez 2017, 02:44