Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Compartilhe
    avatar
    Newtão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2167

    Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por Newtão em Sab 21 Jul 2012, 00:59

    O Básico
    O que é um "EV"?
    EV significa Effort Values, que em português significa Valores de Esforços. Eles determinam quantos pontos de stats seu Pokémon obtém ao subir um Level e seu obtidos cada vez que um Pokémon que garanta EXP (Experience Points, ou Pontos de Experiência). Veja um exemplo:

    Derrotar um Patrat garante 1 EV em Atk (Attack ou Ataque) para cada Pokémon participante da batalha;
    Derrotar um Frillish garante 1 EV em SpD (Special Defense ou Defesa Especial) para cada Pokémon participante na batalha.

    No fim do tópico, você poderá conferir uma lista dos melhores locais para treinar EVs em Pokémon Black & White. Mas vamos focar agora em conhecer as mecânicas de EVs.

    Como os EVs afetam os stats?

    Para cada 4 EVs obtidos, o stat de seu Pokémon aumenta em 1 ponto. Basicamente, se o seu Tepig derrotar 4 Patrats, o Attack base dele aumentará um ponto (já que cada Patrat derrotado rende 1 EV de Attack).

    Os EVs são calculados precisamente como 4 EVs = 1 Ponto no Stat apenas no Lvl. 100. Portanto, você não verá o beneficio completo em um Level inferior a 100.

    Existe um limite na quantidade de EVs que eu possa dar a meu Pokémon?

    Sim. Você pode dar 510 EVs no total, sendo que cada stat pode receber no total 255 EVs. Isso dá um total de +63 no stat afetado (ao Lvl. 100) se você maximizou os EVs nesse stat. Se você derrotar 255 Patrats com um Tepig, você dará +255 EVs em Attack, e Tepig ganhará um bônus de +63 no seu Attack ao atingir o Lvl. 100.

    Você pode ter notado que o número 4 não é divisor de 255, por isso 3 EVs foram desperdiçados. Você está exatamente certo. O melhor número de EVs para distribuir a 1 stat de um Pokémon é 252. Isso será explorado com mais cautela mais tarde.

    Quando é o melhor momento para começar um treinamento de EVs em um Pokémon?

    O melhor momento para EVTreinar um Pokémon é logo quando você obter o Pokémon, tanto capturado quanto via breeding.

    Se você utilizar um Pokémon de breed, você provavelmente não poderá lutar com ele imediatamente. E aí que o item Exp. Share entra. Diferente de EXP, EVs não são divididos entre os Pokémons que batalham.

    Usando nosso Tepig novamente, vamos supor que ele está no Lvl. 1 e queremos EVs de ataque nele. Tepig não está preparado para lutar contra Patrats ainda, por isso iremos dar o EXP. Share para ele segurar e então colocamos outro Pokémon como lead da sua equipe. Nós iremos procurar por um Patrat e derrota-lo com um Pokémon de Level mais alto que nosso Tepig (no casso, seria o lead). Ao derrotarmos o Patrat, os dois Pokémons (lead e Tepig) receberão 1 EV de Attack, sem Tepig entrar na batalha.

    Simplificando, quando um Pokémon obtém EXP em uma batalha, indiferente do método de obtenção, este Pokémon receberá todos os EVs que o Pokémon derrotado poderá dar.

    Isso parece ter um monte de trabalho. Qual o beneficio?

    O melhor método de mostrar os benefícios é usar um exemplo. Vou usar dois Volcaronas. Um foi totalmente EVTreinado, e o outro foi usado in-game, batalhando contra Pokémons aleatórios e recebendo diversos EVs. Vamos ver se você sabe qual é qual:

    Stat -- Volcarona A -- Volcarona B
    Level -- 60 -- 74
    HP -- 182 -- 240
    Attack -- 72 -- 122
    Defense -- 87 -- 120
    Sp. Attack -- 209 -- 233
    Sp. Defense -- 134 -- 157
    Speed -- 194 -- 205

    Se você acha que o Volcarona A é o que foi propriamente EVTreinado, você está absolutamente certo. Foram colocados 252 EVs no Sp. Attack, 252 EVs. na Speed e 4 EVs em HP. A diferença é mais notada na Speed. Apesar de Volcarona A estar 14 Levels mais baixos que Volcarona B, a diferença da Speed é apenas 11.

    Os benefícios do Treinamento por EVs é que ele permite você treinar seu Pokémons de alguma maneira que cubra suas necessidades. O Volcarona é um ótimo Special Swepper (um Pokémon que ataca com ataques especiais), por isso, a distribuição vista acima é muito boa.

    O Avançado

    A regra do 252

    Foi mencionado no início do tópico que é inútil colocar mais que 252 EVs em um stat. Eu irei explicar as razões disso.

    Cada stat recebe +1 por cada 4 EVs colocados nele. O máximo de EVs que podem ser colocados em um stat é 255.

    255 / 4 = 63,75

    Obviamente, um stat não pode ter ,75 adicionado a ele. Logo, o jogo arredondada para 63, um número que pode se atingido com 252 EVs. Por isso, você estará gastando 3 EVs se você colocar mais que 252 EVs em um stat. Simples, certo? Ok, agora vamos aplicar o fato que você pode ter 510 EVs por Pokémon:

    510 / 4 = 127,5

    Por causa que a quantidade máxima de bônus pro EVs que podem ser adicionadas a um stat é 63, você termina com uma possível sobra de 1,5. Novamente, ,5 em um stat não existe, por isso a sobra é arredondada para 1. Por isso, não importando o que você faça, 2 de seus EVs são desperdiçados. Se você verificar o Volcarona de novo, verá que a soma 252 + 252 + 4 tem como resultado 508.

    Simplificando tudo, nunca coloque mais que 252 EVs em um stat.

    Acelerando o processo de EVTraining

    VS. x252
    Vamos ver nosso Tepig novamente. Nós queremos 252 EVs em ataque para ele, mas derrotar 252 Patrats pode ser algo cansativo e demorado. A boa notícia é que existe várias maneiras de acelerar o processo.

    1° maneira - Vitaminas

    Se você for para o Shopping Mall Nine na Route 9, você poderá achar um vendedor que vende diversas vitaminas vendidas por $9.800 cada. Na descrição delas in-game, é dito "aumenta o [STAT] base". O efeito delas é listado abaixo:
    Sprite -- Nome -- Efeito
    -- HP Up -- + 10 EVs de HP
    -- Protein -- + 10 EVs de Attack
    -- Iron -- + 10 EVs de Defense
    -- Calcium -- + 10 EVs de Sp. Attack
    -- Zinc -- + 10 EVs de Sp. Defense
    -- Carbos -- + 10 EVs de Speed
    Também é possível troca-los por 1BP no Battle Subway

    Você pode usar esses itens até 10 vezes. Então nós vamos alimentar Tepig com 10 Protein e então Tepig automaticamente obterá 100 EVs em Attack. Agora nós cortamos em 100 os Patrats que devemos derrotar, ficando 152. Vamos buscar mais maneiras para diminuir esse número.
    VS. x152

    2° maneira - Power Items

    Existem certos items que podem ser segurados por um Pokémon para aumentar os EVs obtidos em cada batalha. Você pode troca-los por 16BP no Battle Subway, já o Macho Brace é obtido em Nimbasa City:

    Sprite -- Nome -- Efeito
    -- Macho Brace -- Dobra os EVs obtidos na batalha, mas diminui a Speed pela metade.
    -- Power Weight -- + 4 EVs de HP após cada batalha, independente do Pokémon derrotado, mas diminui a velocidade pela metade.
    -- Power Brace -- + 4 EVs de Attack após cada batalha, independente do Pokémon derrotado, mas diminui a velocidade pela metade.
    -- Power Belt -- + 4 EVs de Defense após cada batalha, independente do Pokémon derrotado, mas diminui a velocidade pela metade.
    -- Power Lens -- + 4 EVs de Sp. Attack após cada batalha, independente do Pokémon derrotado, mas diminui a velocidade pela metade.
    -- Power Band -- + 4 EVs de Sp. Defense após cada batalha, independente do Pokémon derrotado, mas diminui a velocidade pela metade.
    -- Power Anklet -- + 4 EVs de Sp. Defense após cada batalha, independente do Pokémon derrotado, mas diminui a velocidade pela metade.

    Já que queremos treinar nosso Tepig no Attack, vamos equipa-lo com um Power Bracer. Agora se nós irmos batalhar contra um Patrat, nós receberemos 5 EVs de Attack ao invés de 1! Agora nós reduzimos o número de Patrats necessário para apenas 30!

    Note o fator "independente do Pokémon derrotado" desses itens: se nós derrotarmos um Frillish, por exemplo, nós ganharemos os 4 EVs de ataque do Power Bracer e mais 1 EV de Sp. Defense do Frillish.
    VS. x30
    3° metódo - Wings

    Nas Driftveil e Marvelous Bridge, nos ocasionalmente veremos sombras na ponte. Nessas sombras poderão ter Duckletts, Swannas ou itens. Esses itens são os seguintes:

    Sprite -- Nome -- Efeito
    -- Health Wing -- + 1 EV de HP.
    -- Muscle Wing -- + 1 EV de Attack.
    -- Resist Wing -- + 1 EV de Defense.
    -- Genius Wing -- + 1 EV de Sp. Attack.
    -- Clever Wing -- + 1 EV de Speed

    Diferente de Vitaminas, não existe um limite de uso para Wings. O único ponto fraco delas e que o tempo gasto procurando por elas é enorme.

    4° maneira - PokéRus

    Você já deve ter ouvido falar do PokéRus, mas existe uma grande chance de você não o ter visto. É um vírus extremamente raro (tem a mesma taxa de aparição de um shiny) que os Pokémons adquirem ao batalhar contra Pokémons selvagens. Se você for sortudo o bastante para encontra-lo, você vera como eles são maravilhosos para EVTreinar.

    As enfermeiras que curam seus Pokémons nos PokéCenters te dirão se algum Pokémon seu tem PokéRus. Nos stats de seu Pokémon, aparecerá também uma caixinha lilás escrito "PKRS", o que indica que ele está infectado com Pokérus.

    Mas qual a utilidade disso no EVTraining?

    O Pokérus duplica os EVs obtidos na batalha e pode ser usado em conjunto com os itens acima. Vamos pegar nosso Tepig. Nos o alimentamos com 10 Proteins, o que faz ele já ter 100 EVs de Attack. Logo após, nós demos o Power Bracer para Tepig segurar, o que faz ele obter 4 EVs de Attack bônus por batalha. Agora vamos dizer que fomos sortudos o suficiente e Tepig foi infectado com o PokéRus. Agora vamos batalhar contra um Patrat (lembrando que Patrats dão 1 EV de Attack).

    Se você já estiver fazendo as contas, você verá que Tepig obterá 10 EVs por Patrat derrotado, cortando o número de Patrats que devemos derrotar para meros 15.
    VS. x15

    Quandos os EVs forem calculados, posso reseta-los?

    Com Black & White, a forma na qual os EVs são calculados foi modificada. Antes era a cada vez que o Pokémon ganhesse um Level, agora é depois de uma batalha. Isso significa que é possível EVTreinar um Pokémon Lvl. 100.
    Também é possível diminuir EVs com certas Berries, veja:

    Sprite -- Nome -- Efeito
    -- Pomeg Berry -- -10 EVs de HP
    -- Kelpsy Berry -- -10 EVs de Attack
    -- Qualot Berry -- -10 EVs de Defense
    -- Hondew Berry -- -10 EVs de Sp. Attack
    -- Grepa Berry -- -10 EVs de Sp. Defense
    -- Tamato Berry -- -10 EVs de Speed
    Essas berries são obtidas apenas no Dream World

    Essa tabela diz que diminui os valores em 10, porém, na 4° geração, se o EV estiver acima de 100, este volta para 100. Tendo isso em conta, é necessário 11 Berries para resetar totalmente o EV de certo stat.
    Infelizmente, um Black & White, essa Berries não diminuem automaticamente para 100. Por isso, são necessárias 26 Berries para resetar totalmente os EVs de certo stat.

    Melhores lugares para EVTreinar em Black & White

    Stat -- Local -- Pokémon
    HP -- Icirrus City -- Stunkfisk (2)
    Attack -- Route 1 -- Patrat (1) e Lillipup (1)
    Defense -- Relic Castle -- Yamask (1) e Cofagrigus (2)
    Sp. Attack -- Celestial Tower (2F) -- Litwick (1)
    Sp. Defense -- Route 17 -- Frillish (1)
    Speed -- Route 3 -- Basculin (1)

    Dicas
    • Rare Candies são ótimos para usar quando você terminar de EVTreinar seu Pokémon. Pokémons não perdem seus stats ao subir Levels com Rare Candies quando tiverem EVs suficientes;
    • Para checar se seus Pokémons estão com EVs no máximo, você pode falar com uma pessoa em Opelucid City em uma casa ao norte do PokéCenter.


    Fonte: Serebii

    Adaptado por mim.


    Última edição por Newtão em Sab 21 Jul 2012, 01:38, editado 5 vez(es)
    avatar
    Marcelo
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 641
    Posts Posts : 2579

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por Marcelo em Sab 21 Jul 2012, 01:11

    Clap Clap Clap

    Muito bom o tópico New! Vai me ajudar muito a treinar pokémons!
    Tenho uma dúvida : Mesmo no lvl. 70, posso treinar meu Volcarona e outros pokémons?
    avatar
    Schweppes
    Citrus
    Citrus

    Karma Karma : 2004
    Posts Posts : 6427

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por Schweppes em Sab 21 Jul 2012, 01:13

    Muito obrigado.. Eu nunca tive ânimo pra começar a treinar com EV.
    avatar
    Newtão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2167

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por Newtão em Sab 21 Jul 2012, 01:14

    @Marcelo escreveu: Clap Clap Clap

    Muito bom o tópico New! Vai me ajudar muito a treinar pokémons!
    Tenho uma dúvida : Mesmo no lvl. 70, posso treinar meu Volcarona e outros pokémons?
    Use as berries de redução de EV pra zerar os EVs e começar do zero. Mas eu recomendaria breedar ovos, mas aí você escolhe Wink

    Estou arrumando as tabelas falhas, pessoal!
    avatar
    lukazz
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 586
    Posts Posts : 2426

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por lukazz em Sab 21 Jul 2012, 01:18

    nossa muito bom! finalmente um guia de evs que eu consegui ler até o final! parabens new, vou karmar XDD
    avatar
    Weber
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 526
    Posts Posts : 3817

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por Weber em Sab 21 Jul 2012, 01:28

    Bom tópico Newtão! Vai ajudar alguns que ainda não entendem esse tipo de treinamento, apesar de eu nunca ter treinado EV, e afins para competitivo. Pois, acho algo muito chato e trabalhoso, isso sem citar nas Natures...

    Talvez um dia eu embarque nesse mundo competitivo, mas por enquanto, pretendo continuar na forma casual mesmo. -q
    avatar
    Newtão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2167

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por Newtão em Sab 21 Jul 2012, 01:30

    @Weber escreveu:Bom tópico Newtão! Vai ajudar alguns que ainda não entendem esse tipo de treinamento, apesar de eu nunca ter treinado EV, e afins para competitivo. Pois, acho algo muito chato e trabalhoso, isso sem citar nas Natures...

    Talvez um dia eu embarque nesse mundo competitivo, mas por enquanto, pretendo continuar na forma casual mesmo. -q
    Eu me lembro que, quando eu era leigo nisso, fiquei uma tarde toda EVTreinando um Turtwig em HP. Eu fiz a loucura de derrotar 252 Bidoofs direto XD

    E realmente, é um trabalho duro montar um Pokémon.
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por Convidad em Sab 21 Jul 2012, 01:35

    Na verdade não é tão trabalhoso assim.

    Com pokérus e os power itens, mais as vitaminas, você consegue effortar um pokémon precisando enfrentar apenas uns 20.

    O jogo foi se adaptando bastante para tornar o metagame mais interessante e até mesmo mais prático na medida do possível, entretanto a adição dos IVs tornou ter um pokémon "top" uma tarefa BEM mais complicada.

    Parabéns pelo tópico. :3

    avatar
    MrC
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 378
    Posts Posts : 2134

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por MrC em Sab 21 Jul 2012, 01:36

    muito bom o tópico, se eu começar a jogar o bw 2 irei usa-lo para me ajudar Very Happy
    avatar
    Newtão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2167

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por Newtão em Sab 21 Jul 2012, 13:40

    pochama escreveu:Na verdade não é tão trabalhoso assim.

    Com pokérus e os power itens, mais as vitaminas, você consegue effortar um pokémon precisando enfrentar apenas uns 20.

    O jogo foi se adaptando bastante para tornar o metagame mais interessante e até mesmo mais prático na medida do possível, entretanto a adição dos IVs tornou ter um pokémon "top" uma tarefa BEM mais complicada.

    Parabéns pelo tópico. :3

    Pois é, mas é demorado conseguir os itens também (já que precisa de pelo menos 6 rounds pra adquirir os BPs necessário para 1 item).

    E o PokéRus é a mesma frequência de um shiny, mas deve ser comum pra saves com muitas horas de jogo.

    A propósito, o próximo capítulo será sobre IVs Wink

    ---

    Obrigado a todos que gostaram do tópico!
    avatar
    Schweppes
    Citrus
    Citrus

    Karma Karma : 2004
    Posts Posts : 6427

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por Schweppes em Sab 21 Jul 2012, 13:46

    É bom ter um pokémon com pokerus reserva no box..
    avatar
    Alergico
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35

    Karma Karma : 168
    Posts Posts : 1478

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por Alergico em Sab 21 Jul 2012, 13:51

    Aee, muito bom, esperando o capítulo 2 Serra
    avatar
    LiveinRiot
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 950
    Posts Posts : 2206

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por LiveinRiot em Sab 21 Jul 2012, 13:55

    Era esse tipo de coisa que faltava aqui! Parabéns Newtão!! Very Happy
    avatar
    GuiNh
    Membro Nv.9
    Membro Nv.9

    Karma Karma : 8
    Posts Posts : 110

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por GuiNh em Sab 21 Jul 2012, 13:55

    Comecei a ler e me tirou umas duvidas, bom tópico. Depois que eu voltar eu leio o resto, tenho que levar o 3DS para passear ele está com tédio. Smile
    avatar
    Newtão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2167

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por Newtão em Sab 21 Jul 2012, 13:57

    André. escreveu:É bom ter um pokémon com pokerus reserva no box..
    Eu tinha um no meu Platinum (era um Budew XD).

    Lembrando que o PokéRus passa mesmo estando no Box, mas demora mais. É sempre bom contaminar um Pokémon quando for capturado.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Guia de treinamento Pokémon - Capítulo 1 - EVs

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 23 Ago 2017, 13:05