Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

[Discussão] Taverna RPG

Compartilhe
    Convidad
    Convidado

[Discussão] Taverna RPG

Mensagem por Convidad em Dom 08 Jul 2012, 18:47

pale

Bem-vindo à Taverna RPG!
    Sobre a Taverna:

Taverna RPG é um tópico criado especialmente para a discussão do gênero e seus jogos. A ideia do tópico, além da discussão dos jogos é que ele sirva de ambiente para a criação de análises. Também serão postadas periodicamente espécies de “matérias” sobre determinado assunto, como por exemplo, RPG Maker, uma franquia em específico ou sobre a história do gênero nos video games... Tem algum assunto que você acharia legal que fosse comentado? Dê a sugestão!

Não deixe de comentar, discutir, participar e mande sua análise! :3

O tópico é uma construção coletiva, portanto quanto maior o número de pessoas participando, maior será a quantidade de opiniões e perspectivas.

rpg?:

RPG é a abreviação de Role-Playing Game, ou seja, um jogo de interpretação de personagens. O gênero está presente em diversas plataformas diferentes, existindo RPGs de tabuleiro, live actions e claro, na mídia eletrônica.

De forma genérica, podemos dizer que nos RPGs assumimos o papel de um personagem central (e sua equipe/party) e seguimos uma série de eventos envolvendo a história do jogo e o seu desenrolar.

Uma dúvida frequente entre os gamers diz respeito à classificação de jogos como RPG ou não. Um bom exemplo disso (principalmente em um fórum da Nintendo) é a série The Legend of Zelda. Antes de começarmos a classificar os jogos, seria interessante caracterizar o gênero: o que é um RPG? Um jogo com uma trama profunda/envolvente? Partindo desse princípio, jogos como God of War poderiam ser classificados como RPG. Jogos com batalha por turno? Também não, já que a franquia Tales of... se caracteriza principalmente pelo sistema de batalhas. Na minha opinião, RPG é qualquer jogo onde existe a possibilidade da evolução dos personagens através de níveis de experiência, ou seja, que seja possível “aperfeiçoar” esses personagens de outras maneiras além da obtenção de itens (que é o caso de Zelda).

Segundo a revista Nintendo World, a polêmica em torno de Zelda (e outros jogos) classificados como RPG se deu porque, nos anos 80 e seu número menor de gêneros de jogos, todo e qualquer jogo com elementos “medievais” era classificado como RPG. Jogos como Zelda e Gauntlet, na verdade, são Action-RPGs, ou seja, jogos de ação com elementos RPG.

História:

A Nintendo e o começo de tudo

Com a popularização dos RPGs de tabuleiro, o gênero logo foi adaptado em jogos do computador. Entretanto, foi apenas no NES que o gênero deu às caras pela primeira vez, com o lançamento do jogo Dragon Quest (também conhecido como Dragon Warrior). Nem preciso dizer que o jogo foi um sucesso, já que a franquia está presente nos consoles da Nintendo até hoje.

Foi no NES que outra franquia surgiu também, no caso, Final Fantasy. A Square Soft estava em tempos críticos e teve como Final Fantasy sua última cartada. A aposta deu certo, Final Fantasy foi um sucesso e a Square tornou-se uma das empresas referência quando pensamos em RPG.

Se o NES serviu como berço dos RPGs eletrônicos, podemos dizer que foi no SNES que o gênero obteve sua maturidade. A biblioteca de jogos do SNES conta com diversos títulos, entretanto, nem todos deram as caras no ocidente. Dos RPGs que chegaram aqui, destacam-se Final Fantasy VI, Chrono Trigger e os Action-RPG Secret of Mana e Legenda of Legaia. Infelizmente, perdemos títulos como Bahamut Lagoon e a série Romancing SaGa (que podem ser encontrados na internet com pacotes de tradução).

Ainda temos muita história pela frente, mas como esse é o post de “inauguração” da Taverna, deixamos a continuação dessa história para posts futuros.

Análises:

A área de análises é um espaço para todos os usuários do fórum. Através da criação de análises, os membros, além de prestarem uma homenagem a um jogo, estarão fazendo com que outros membros do fórum conheçam o mesmo. Quem sabe assim não criamos mais fãs para aquele RPG que achamos que ninguém conhece? Wink

A única "regra" em relação as análises é que elas devem ser de escrita própria.

Análise de Chrono Trigger: http://forum.nintendoblast.com.br/t15851-discussao-taverna-rpg#465135

Análise de Mother/EarthBound Zero(Mario'95): http://forum.nintendoblast.com.br/t15851p15-discussao-taverna-rpg#468278

misc:

Nessa área do tópico serão postados os mais diversos links, seja para sites, vídeos, imagens... ou qualquer outro link que você queira compartilhar com outros amantes de RPG.

Canal do Youtube do Underworld23: http://www.youtube.com/user/Underworld23/videos?view=1

Square-Enix Audio:
    http://music.square-enix.com/audio/

Neste canal do Youtube existem diversas listas com tops de temas de jogos. São listas das melhores músicas de world map, de batalha, dungeon, etc. É uma lista bem diversa e muito boa, na minha opinião. Mesmo não concordando com algumas posições é bem útil para descobrirmos o nome de uma música que não sabemos ou conhecer outras músicas e outros jogos.

Última edição por pochama em Seg 16 Jul 2012, 00:10, editado 5 vez(es)

Super Mario Fan
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 811
    Posts Posts : 4680

Re: [Discussão] Taverna RPG

Mensagem por Super Mario Fan em Dom 08 Jul 2012, 18:50

Erm... o primeiro RPG não foi Dungeons & Dragons?
    Convidad
    Convidado

Mensagem por Convidad em Dom 08 Jul 2012, 19:04

@Super Mario Fan escreveu:Erm... o primeiro RPG não foi Dungeons & Dragons?

Dragon Quest foi o primeiro RPG lançado para um console. Não sei se Dungeons e Dragons foi o primeiro RPG de tabuleiro ou não, mas com certeza é o mais famoso deles.
    Lebre65
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 231
    Posts Posts : 4740

Mensagem por Lebre65 em Dom 08 Jul 2012, 19:10

Ah, pensei que vocês iriam criar um RPG, como o CdZ Battle, do PSBlast Sad
    Convidad
    Convidado

Mensagem por Convidad em Dom 08 Jul 2012, 19:31

Chrono Trigger (Análise):

Chrono Trigger é um RPG lançado para o SNES pela Square em 1995. O jogo conta a história de Crono, um jovem que tem como missão evitar o fim do mundo. O jogo foi um sucesso da crítica e do público, e é por muitos considerado um dos melhores jogos do SNES e um dos melhores RPGs da Square.

Tal sucesso não é por acaso. Em sua produção, Chrono Trigger contou com um time dos sonhos. The Dream Team (A Equipe dos Sonhos, em inglês) era um grupo composto pelos maiores nomes da indústria de RPGs para consoles do período, contando com a participação de Hironobu Sakaguchi (produtor de Final Fantasy), Yuji Horri (diretor de Dragon Quest), o character designer Akira Toriyama (criador de Dragon Ball e character designer de Dragon Quest) e Nobuo Uematsu (compositor de Final Fantasy). O grupo estava empenhado em criar um jogo épico, missão que foi bem sucedida.

O jogo revolucionou a história dos RPGs com seu sistema de combate único, múltiplos finais e uma das trilhas sonoras mais vendidas da indústria dos games. O sistema de Skills do jogo conta com combinação de técnicas, sendo possível que os personagens desenvolvam técnicas duplas ou triplas (Double e Triple Techs respectivamente).

Do ponto de vista técnico, o jogo é um dos melhores do SNES. Os gráficos são muito bonitos, a jogabilidade, aliada a um sistema de batalha simples, é prática e eficiente. Os menus também são simples e não causam problemas. Na época em que foi lançada, o jogo custava cerca de 80 dólares, enquanto os jogos "comuns" custavam no máximo 50, o que mostra o investimento que o jogo trouxe e justifica a dificuldade em encontrar cópias do mesmo.

No jogo, somos introduzidos a Crono, um jovem habitante do reino de Guardia dos anos 1000 A.D. Durante uma feira que ocorria no reino, Crono conhece Marle e juntos decidem assistir a apresentação da nova invenção de Lucca, melhor amiga do protagonista. Durante a apresentação de Lucca, algo da errado e Marle desaparece. Crono decide então salvá-la e é transportado para o passado. Depois de salvar Marle e voltar para o presente, Crono é preso acusado de sequestrar a princesa. Com a ajuda de Lucca, Crono (e Marle, que decide fugir com eles) acabam indo parar no futuro, onde descobrem o destino do mundo. Depois disso, os personagens da história acabam viajando por diversos períodos do tempo, sempre com a ideia de evitar a destruição do planeta mudando o curso da história.

Com o sucesso do jogo, foi lançado um OVA especial de 20 minutos. O jogo também foi lançado para o PlaySation, onde foram adicionadas animações em CG durante alguns momentos do jogo. Outra versão do jogo foi lançada para o Nintendo DS em 2008, com a adição de um novo final e alguns extras.
    Wind Ice
    Boy with Earphones
    Boy with Earphones

Karma Karma : 1471
    Posts Posts : 3643

Mensagem por Wind Ice em Dom 08 Jul 2012, 20:48

Ótimo tópico! Muito bom mesmo! Gostei demais! Se puder ajudar, vou ajudar também!
    Zero
    Veterano Nv.9
    Veterano Nv.9

Karma Karma : 47
    Posts Posts : 618

Mensagem por Zero em Dom 08 Jul 2012, 20:51

Oba, um dos meus gêneros favoritos de game XD
    Grilo 2899
    Membro Nv.27
    Membro Nv.27

Karma Karma : 17
    Posts Posts : 290

Mensagem por Grilo 2899 em Dom 08 Jul 2012, 20:54

RPG: Se você tem um DS, sorte sua!

O RPG que eu mais gosto é o Seiken Densetsu 3, é multiplayer e para (advinha) SNES, nunca zerei mas já cheguei bem longe e pretendo fazer uma análise.
    EduKurosaki
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 934
    Posts Posts : 3556

Mensagem por EduKurosaki em Dom 08 Jul 2012, 22:45

Vale ressaltar as franquias Última e Wizardry que surgiram antes de Dragon Warrior Quest, e iniciaram os RPGs em computadores domésticos (mesmo que de forma tímida).

--------------------------------------------------------

Atualmente estou jogando Tales of Graces f no PS3 e ADORANDO *-*, embora o enredo seja meio clichê e previsível...ele é bem contado e os personagens esbanjam carisma.

Sem falar no sistema de batalha da franquia, que é viciante.

Rafos
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 704
    Posts Posts : 3486

Mensagem por Rafos em Dom 08 Jul 2012, 23:29

Amo RPG . *-*

Lembra da primeira vez que joguei Dragon Warrior Monsters II , o famoso Dragon Quest Monsters de hoje . Foi meu primeiro RPG , e eu tinha apenas 5 anos de idade . xD

Não é atoa que DQ hoje é a minha franquia predileta , até na frente de TLoZ .

Esses dias to jogando Tales Of The Abyss , jogo épico também . Recomendo .

Mensagem por Mairon W em Dom 08 Jul 2012, 23:35

Seguindo a onda do Rafaa, RPG é meu gênero favorito e coloco DQ como minha série preferida de RPG, porém, não sei se fica na frente de Zelda xD

De qualquer forma, comecei com Pokémon Ruby no emulador, fui logo pra Chrono Trigger (que merece meu respeito eterno, ao lado de Dragon Quest V e VIII, meu RPG preferido), depois passando por várias outras séries, como of Mana, Final Fantasy e DQ.

Dois dias atrás comecei meu mais recente RPG, Final Fantasy XII, que sim, eu nunca testei, mesmo tendo um PS2 a quase 6 anos. Estou adorando o jogo, seus gráficos, a musica, enredo... Só estou tendo complicações para me adaptar ao gameplay da batalha, espero que Dragon Quest X não siga o exemplo...
    Guilherme Alves
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35

Karma Karma : 100
    Posts Posts : 1312

Mensagem por Guilherme Alves em Dom 08 Jul 2012, 23:46

a melhor série de RPG na MINHA opinião é Golden Sun, mas eu gosto de vários outros títulos, algumas pessoas tem preconceito com RPG, dizem que é coisa de nerd, essas pessoas são uns bestas porque RPG é para todos os tipos de pessoas.
    0eriky0
    Veterano Nv.10
    Veterano Nv.10

Karma Karma : 53
    Posts Posts : 639

Mensagem por 0eriky0 em Seg 09 Jul 2012, 14:22

Acho que o primeiro RPG que joguei foi pokémon, e desde então, me apaixonei pelo estilo(meu favorito).
    Atualmente jogo SKYRIM, e estou me divertindo muito.
    Ótimo tópico, parabéns...
    ToonLink
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 932
    Posts Posts : 3519

Mensagem por ToonLink em Seg 09 Jul 2012, 14:45

@Guilherme Alves escreveu:a melhor série de RPG na MINHA opinião é Golden Sun, mas eu gosto de vários outros títulos, algumas pessoas tem preconceito com RPG, dizem que é coisa de nerd, essas pessoas são uns bestas porque RPG é para todos os tipos de pessoas.

Discordo, não é para todos. É um dos gêneros mais hardcores que temos, ou seja, que pede uma alta dedicação do jogador. Casuais nem chegam perto de um RPG, só pela apresentação do jogo já cansariam. E olha, dá pra dizer que é coisa de nerd sim, afinal, a temática/sistema são típicas de coisas ditas como "nerds" lol.

-------------------

Pochama, boa ideia de tópico, estava com uma dessas há tempos/e você roubou a minha ideia -qn

Eu sempre tive RPG, mais especificamente o J-RPG, como meu gênero favorito. Para mim, não há nada mais mágico como viajar no tempo em Chrono Trigger, ou então por dimensões no Cross, ou até desvendar o mistério por traz de Sephiroth. É um gênero que instiga a sua curiosidade, seu senso e gosto pela fantasia, pelo mundo único e diferente. Que faz você se sentir acompanhando um filme ou livro, observando os personagens que preenchem aquele mundo, tão vivo quanto o nosso.
    Kalayude
    Veterano Nv.24
    Veterano Nv.24

Karma Karma : 395
    Posts Posts : 997

Mensagem por Kalayude em Seg 09 Jul 2012, 14:58

RPG é meu gênero favorito também,estou jogando Chrono Cross atualmente,e tem vários RPGs que me marcaram.
    Super Mario RPG
    Final Fantasy VI
    Chrono Trigger
    Paper Mario The Thousand-year Door
    e muitos outros.
    Mas o que eu mais gosto e sempre que posso jogo ele de novo é o
    Baten Kaitos,tudo nesse jogo é perfeito,desde a trilha sonora até o sistema de luta.
    Espero ansiosamente por uma sequencia da série,de preferencia no Wii U.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 21 Ago 2017, 01:48