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    Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

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    jrcdz01
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    Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por jrcdz01 em Sex 15 Jun 2012, 22:56

    Os eventos de Resident Evil Reveltations se passam entre os Resident Evil 4 e Resident Evil 5, funcionando como um "prologo" do Resident Evil 5. Ele conta a história do inicio da formação da BSAA. Tudo começa quando Chris Redfield e Jessica Sherawat saíram em uma missão e acabam perdendo contato com a base da BSSA. Então após ficar horas sem novas informações o diretor Clive O’Brian manda Jill Valentine e Parker Luciani para o local que indicavam as últimas coordenadas dadas por Chris. Esse local é o cruzeiro Queen Zenobia.

    Queen Zenobia – O Transatlântico Abandonado
    O cruzeiro fantasma abandonado no meio do Oceano Atlântico é o palco perfeito para transmitir a sensação de claustrofobia presente na velha mansão do primeiro jogo, ou seja, o "sonho realizado" dos fãs, que preferem o estilo survivor horor que permeava os primeiros títulos da franquia.
    A ambientação é sombria, com pouca iluminação, corredores silenciosos, a trilha sonora na maior parte do tempo é ausente ou quase inaudível ou tem um tom mais grave, os sons presentes são dos seus passos, do vento de fora e dos movimentos e "voz" dos monstros que às vezes parece vir de dentro dos dutos de ar e fazem você ficar se perguntando de onde o monstro pode sair ele está realmente a frente ou dentro de alguma sala próxima?
    O efeito 3D proporciona uma imersão incrível gerando uma sensação de profundidade, muito boa, nos corredores e acaba contribuindo para aumentar o clima de tensão, fazendo-nos pensar se existe algum monstro ali na quina onde o corredor da acesso a outro corredor. Também temos de volta mais puzzles, com um nível de dificuldade média.
    Esse é o "principal" cenário do jogo, é onde ficam os capítulos mais longos, os outros cenários são mais focados na ação e levam um tempo, consideravelmente, mais curto para serem finalizados.
    (Pra você que não sabe; claustrofobia é o medo de locais isolados como: elevadores, aviões, entre outros assim como o transatlântico Queen Zenobia)

    Tentando agradar a gregos e troianos
    Mas a Capcom não quis apenas trazer de volta o clima do survivor horror, ela também colocou, nesse título, cenários focados na ação. E consegue fazer isso com muita maestria dosando ação e terror. Nessas partes voltadas mais para a ação, controlamos Chris, que é acompanhado por Jessica, e também controlamos Keith que é auxiliado por Quint, e também há um capítulo onde controlamos Parker que é acompanhado por Jessica.

    Conservando e adicionando novidades ao gameplay
    A jogabilidade continua muito parecida com a dos RE4 e RE5, com a câmera posicionada sobre o ombro, entretanto é possível escolher entre uma mira em primeira pessoa (com essa opção o jogo fica na visão de primeira pessoa somente quando se aponta a arma) ou em terceira pessoa (onde a câmera move -se ligeiramente para a esquerda, obstruindo um pouco a visão nesse ângulo e aumentado a visão no ângulo da direita) e finalmente pode-se andar e atirar ao mesmo tempo. Porém para se andar e mover a mira ao mesmo tempo é necessário ter o circle pad pro(que adiciona um analógico) ou ativar o giroscópio, sendo que achei particularmente o movimento da mira com o giroscópio um tanto quanto lento.

    O Sistema de Capítulos
    O jogo utiliza um sistema de capítulos onde quando terminamos um, ao iniciarmos o seguinte temos uma recapitulação do que aconteceu anteriormente, com direito a uma narração dizendo: “Anteriormente em Resident Evil Revelations...”. Parecendo muito como um seriado, os capítulos terminam em pontos de cume de história mantendo o jogador sempre apreensivo, o que faz com que queiramos continuar jogando sem parar.

    Raid Mod
    O novo mini-game de Resident Evil, agora não possui mais tempo limite para finalizar os estágios e utiliza cenários com possibilidades maiores de serem explorados. Possui apenas um sistema de Rank, sem exibição de pontuação o que acaba tornando a sua vida útil menor que a do The Mercenaries.
    Cada personagem nesse modo possui habilidades com armas diferentes o que faz com que em determinadas fases seja melhor a escolha de um personagem especifico, por exemplo Jill possui habilidade com metralhadoras, enquanto que Chris possui habilidade com escopetas, logo em uma fase onde os inimigos são fáceis de serem detidos* a metralhadora pode ser uma escolha melhor do que a escopeta.
    *Nota: Com detidos me refiro a facilidade de parar um ataque, exemplificando, é mais fácil derrubar um hunter com um tiro de 12 do que com o disparo de uma pistola.

    Uma obra de arte na palma da mão
    O jogo é realmente muito bonito, com efeitos de partícula e iluminações muito bem trabalhados(exceto pelas sombras que quando projetadas em objetos muito próximos ficam pixeladas).Um "problema" é que devido a limitação do cartucho é que as texturas parecem "desbotadas" quando fica-se muito próximo de algo(isso é bem perceptível quando se entra nos elevadores e a câmera fica muito perto do cabelo) e também temos a sensação de cores desgastadas nas cenas de corte(que mesmo assim continuam muito belas). E mesmo com todas essas "ressalvas" sobre a parte gráfica ele ainda sim impressiona. Até o momento esse deve ser o game que possui os gráficos mais bem detalhados e realistas para o 3DS.

    Conclusão
    Com efeitos de som e iluminação muito bom, Revelations consegue trazer de volta toda a tensão e clima do survivo horror. É um titulo "obrigatório" para os donos do Nintendo 3DS. Então apague as luzes e pegue um fone de ouvido quando for joga-lo.

    Texto retirado na integra de
    http://culturadovideogame.blogspot.com.br/2012/06/terror-e-imersao-3d-em-resident-evil.html


    Última edição por jrcdz01 em Sab 16 Jun 2012, 13:44, editado 2 vez(es)
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por TiagoMD em Sex 15 Jun 2012, 23:06

    Excelente review que capta com integridade os principais aspectos do jogo, embora tenha falado muito superficialmente do Raid Mode.
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por x0exe em Sex 15 Jun 2012, 23:14

    Muito bom, eu amei o jogo e já quero outro *-* (mas tem que ser de HORROR u.u)
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por jrcdz01 em Sex 15 Jun 2012, 23:17

    É que quando tava fazendo a análise meu irmão tava me enchendo a paciência e e foi justamente quando tava escrevendo sobre o Raid Mod.
    E ainda devo fazer depois um "dissecamento" da história, usando até informações do Jessica's Report.
    E valeu pela opinião.
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por Convidad em Sex 15 Jun 2012, 23:22

    Gostei da review, acho que você soube vender o produto e analisou os principais pontos do jogo. n_n

    Isso das cutscenes e divisão de capítulos é super verdade, eu fiquei horas jogando direto de tão envolvido que estava com a história.

    Revelations é realmente uma obra prima, um dos meus preferidos da franquia.

    Só corrige hunter ali. :B
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por x0exe em Sab 16 Jun 2012, 10:40

    Cara, corrige só uma coisa ai, para andar e atirar não é necessário o Cicle-Pad Pro ou ativar o Giroscópio, precisa somente segurar o botão "L"
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    jrcdz01
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por jrcdz01 em Sab 16 Jun 2012, 13:49

    pochama escreveu:Gostei da review, acho que você soube vender o produto e analisou os principais pontos do jogo. n_n

    Isso das cutscenes e divisão de capítulos é super verdade, eu fiquei horas jogando direto de tão envolvido que estava com a história.

    Revelations é realmente uma obra prima, um dos meus preferidos da franquia.

    Só corrige hunter ali. :B

    Já ta corrigido, e valeu pela opinião e pelo aleta do "hunter". O envolvimento com a história é mesmo incrível, cheguei a ficar jogando até tarde quando precisava acordar cedo no outro dia

    Luiz escreveu:Cara, corrige só uma coisa ai, para andar e atirar não é necessário o Cicle-Pad Pro ou ativar o Giroscópio, precisa somente segurar o botão "L"
    É me expressei mal nesse ponto, o que queria dizer é que pra mirar e andar é preciso do Circle-Pad Pro ou ativar o giroscópio, segurando o "L" ficamos com a mira travada

    vinicius3
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por vinicius3 em Sab 16 Jun 2012, 13:52

    muito bom review...
    gostei do comentário na parte gráfica em que é mais especificado e não fala que só tem o melhor gráfico de 3DS
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por jrcdz01 em Sab 16 Jun 2012, 19:40

    vinicius3 escreveu:muito bom review...
    gostei do comentário na parte gráfica em que é mais especificado e não fala que só tem o melhor gráfico de 3DS
    Que bom, até porque acho que gráficos belos são relativos, por exemplo colocar o tipo de arte do Rayman Origins ou do Zelda Wind Waker em um jogo de FPS tal vez não fique tão legal, afinal esse tipo de jogos tentam passar a ideia de realismo.
    Ainda sim, pensei que um jogo de terror ficaria bom com uma arte semelhante a do Okami utilizando uns tons mais escuros.
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por Sum41 em Sab 16 Jun 2012, 19:55

    Legal, curti muito o jogo, só achei fácil demais o Raid Mode esperava algo mais desafiador para o modo online, de resto o jogo é super recomendado sem dúvida.
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    gms
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por gms em Sab 16 Jun 2012, 20:03

    jrcdz01 escreveu:
    vinicius3 escreveu:muito bom review...
    gostei do comentário na parte gráfica em que é mais especificado e não fala que só tem o melhor gráfico de 3DS
    Que bom, até porque acho que gráficos belos são relativos, por exemplo colocar o tipo de arte do Rayman Origins ou do Zelda Wind Waker em um jogo de FPS tal vez não fique tão legal, afinal esse tipo de jogos tentam passar a ideia de realismo.
    Ainda sim, pensei que um jogo de terror ficaria bom com uma arte semelhante a do Okami utilizando uns tons mais escuros.
    Acho que não pois se fosse mais escuro não daria pra ver nada acho que ta bom desse jeito mesmo.
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    jrcdz01
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por jrcdz01 em Sab 16 Jun 2012, 20:22

    gms escreveu:
    jrcdz01 escreveu:
    vinicius3 escreveu:muito bom review...
    gostei do comentário na parte gráfica em que é mais especificado e não fala que só tem o melhor gráfico de 3DS
    Que bom, até porque acho que gráficos belos são relativos, por exemplo colocar o tipo de arte do Rayman Origins ou do Zelda Wind Waker em um jogo de FPS tal vez não fique tão legal, afinal esse tipo de jogos tentam passar a ideia de realismo.
    Ainda sim, pensei que um jogo de terror ficaria bom com uma arte semelhante a do Okami utilizando uns tons mais escuros.
    Acho que não pois se fosse mais escuro não daria pra ver nada acho que ta bom desse jeito mesmo.
    O tom de cor de Okami é escuro mesmo em boa parte... mas sei lá imaginei um jogo de terror usando esse tipo de direção de arte
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por Guilherme Alves em Sab 16 Jun 2012, 21:14

    gostei da análise, RE: reveletions, na minha opinião, é o segundo melhor jogo da série depois de RE4

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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por Sora_DR em Sab 16 Jun 2012, 21:26

    Guilherme Alves escreveu:gostei da análise, RE: reveletions, na minha opinião, é o segundo melhor jogo da série depois de RE4

    Eu joguei pouco e para mim já se tornou um dos melhores RE que já joguei, só perde pra RE2 e RE4.
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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

    Mensagem por RuisuKiral em Sab 16 Jun 2012, 22:01

    Tem escrito "Resident Evil" nem precisa falar. É comprar na hora.

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    Re: Terror e Imersão 3D em Resident Evil Revelations - Análise

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