Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+10
tauanegri
matheus97
Maverick_Hunter
MarcoJunior
Wiilington
ATQF
Bredy
Lucas Bros.
Weber
Tchuk-ex
14 participantes

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Tchuk-ex
    Tchuk-ex
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 415
    Posts Posts : 1417

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Tchuk-ex Qua 28 Mar 2012, 04:06

    Oi pessoal, mesmo tendo uma quantidade razoável de posts, nunca fiz um tópico, e queria começar com algo útil, logo, se o tópico for inútil ou se desviar de seu objetivo, peço para que seja excluido.

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do Nintendo 64.
    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00807bv
    Então, estamos aqui para falar de um dos controles mais amados por algumas pessoas, e odiado por mais pessoas ainda, porém mesmo assim ele é um dos meus controles favoritos, mas devo admitir que o direcional analógico dele não foi feito para durar! Então se você passava horas e mais horas no Mario Party espancando o analógico, ou virava a noite no Goldeneye 007, ou então dava falcon kick's como se não houvesse amanhã no Super Smash Brothers, se você concordou com alguma das citações anteriores, esse tutorial é certamente para você!
    Atenção: a parte inicial do tutorial serve para introduzir as pessoas que nunca abriram um controle de videogame, caso você já tenha uma noção básica, pode pular tranquilamente para o passo 3.

    Passo 1:

    Bom, com o controle em mãos, a primeira coisa a fazer é obviamente, desparafusa-lo, só não se esqueçam dos dois parafusos circulados em vermelho, por serem mais escondidos, algumas pessoas podem esquecer deles, e acabam forçando a carcaça do controle, e consequentemente ela se quebra.

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00808i

    Agora, com o controle desparafusado, retire somente a parte traseira do mesmo, para evitar bagunça, então desconecte o conector circulado em verde, retire a parte interna do botão Z, circulada em azul (é só abrir as duas travas e puxar), e então retire os parafusos circulados em vermelho.

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00809z
    E então teremos o direcional analógico separado do restante do controle!

    Passo 2:

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00811yo

    Com o direcional separado do restante do controle, nos resta agora abri-lo, existe um parafuso na parte traseira que deverá ser retirado, porém durante e depois da retirada, mantenha as duas partes plásticas pressionadas uma contra a outra.

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00814j

    Agora com a parte traseira solta, vamos soltar as travas que nos impedem de abrir o direcional (circuladas em vermelho), basta puxa-las, porém não muito, já que por serem de um plástico rígido elas podem quebrar!

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00815u

    Passo 3:

    Agora, com a caixa do direcional analógico desmontada, separe os componentes internos, além dos componentes mostrados abaixo, ainda há o circuito interno do direcional dentro da caixa, porém esqueça-o por enquanto, não é necessário se preocupar com a ordem de montagem que será feita posteriormente, pois será dado um passo a passo disso também.

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00818ad

    Agora vamos a uma pequena explicação: O analógico do Nintendo 64 se desgasta tanto, pois há muito atrito entre a alavanca e as peças internas que mostram ao circuito onde a alavanca está, com isso essas peças internas se desgastam rápido, especialmente o eixo que determina a posição vertical da alavanca, que aparentemente tem um contato mais severo com a mesma.

    Note que na imagem abaixo (do eixo que determina a posição vertical da alavanca) um dos lados possui pouquíssimo desgaste, enquanto o outro, por pouco não quebrou...

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00819hi

    E, comprovando o que eu disse antes, uma imagem do eixo que determina a posição vertical da alavanca, que por ter um contato menos intensivo com a mesma, os desgastes acabam por ser menos aparentes:

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00820wx

    Bom, esses desgastes têm algumas consequências que afetam quem joga com um controle assim, já que o eixo perde um pedaço isso afeta no número de posições que o analógico pode abranger, resumindo, com um controle assim você não vai conseguir fazer o Mario correr de jeito nenhum...

    Agora, para consertar essas irregularidades nós vamos consertar essas irregularidades nos eixos usando... FITA ISOLANTE!

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00822q

    fita isolante?
    Sim, fita isolante, testei outras coisas, mas a fita isolante foi o que deu o melhor resultado, recomendo que se use uma fita isolante de boa qualidade, porque essas mais baratas são muito parecidas com fitas adesivas, que não proporcionam o resultado que queremos!

    O procedimento é simples, você irá pegar uma pequena tira de fita isolante e envolver a parte desgastada nela, sempre pressionando a fita isolante contra a parte desgastada para deixa-la da forma mais justa possível, caso o seu eixo esteja como o da foto, que só um lado está desgastado, basta nivelar o lado desgastado com o lado que está em bom estado, porém caso os dois lados estejam muito desgastados, basta usar a parte da alavanca que fica no interior da caixa como referência!
    Esse procedimento foi feito com o eixo que vê a posição vertical da alavanca, porém, com o eixo que vê a posição vertical o procedimento é o mesmo.

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00823qn
    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00825lo

    Agora vamos montar a caixa para testar esse analógico, pegue a parte mais escura da caixa, encaixe a alavanca e deixe o pino interno na vertical, como na foto abaixo:

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00826w

    Agora pegue a mola, coloque a parte com maior área para baixo, e coloque a argola na parte superior, pra quem não percebeu, essa mola serve para forçar os eixos a colocar a alavanca na posição inicial após você larga-la.
    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00827my

    Agora você irá pegar o eixo que vê a posição horizontal da alavanca e encaixe-o no sentido vertical, então gire a alavanca 90 graus para que ela fique na posição horizontal, tal como na foto abaixo:

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00828p

    Caso você ache necessário, pode-se encapar a ponta do pino da alavanca para aumentar o contato do mesmo com o eixo que vê a posição vertical da alavanca, que será colocado agora, conforme a foto abaixo:

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00829w
    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00830c


    Agora basta você recolocar o a placa de circuito na outra peça da caixa, para então monta-la novamente, antes de remontar todo o controle, recomendo testar o analógico, vendo se ele retorna a posição inicial, ou se ele não trava, é muito difícil que fique perfeito na primeira vez, porém caso queira refazer o processo, o resultado irá melhorar sucessivamente.
    Bom, agora é só montar o controle invertendo as instruções do passo 1, para então fazer altas curvas em Mute City, ou atravessar a galáxia atrás Andrews, ou então salvar Hyrule o/.

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00832y

    Observações:
    -Críticas construtivas são mais que bem vindas;
    -Caso haja alguma dúvida sobre o tutorial, pergunte, isso foi feito para sanar dúvidas, e não cria-las.
    -Caso o problema do seu analógico não seja o retratado acima, relate o problema, que eu, dentro das minhas possibilidades, tentarei responder^W^.

    Epero que tenham gostado Embarassed


    Última edição por Tchuk-ex em Qua 01 Ago 2012, 18:39, editado 1 vez(es)
    Weber
    Weber
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 526
    Posts Posts : 3817

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Weber Qua 28 Mar 2012, 09:44

    Ótimo tutorial, mas eu achei meio complicado =P
    No meu caso é o seguinte:

    Eu tenho três controles, um com o analógico quebrado, o outro as vezes o analógico funciona somente para uma direção, de forma automática, e o último funciona perfeitamente.

    Existe alguma forma de eu substituir o stick do analógico por outra coisa?
    Grato Very Happy
    Lucas Bros.
    Lucas Bros.
    Membro Nv.34
    Membro Nv.34


    Karma Karma : 8
    Posts Posts : 366

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Lucas Bros. Qua 28 Mar 2012, 09:59

    otima ideia para topico...podia ser de um videogame mais antigo
    Lucas Bros.
    Lucas Bros.
    Membro Nv.34
    Membro Nv.34


    Karma Karma : 8
    Posts Posts : 366

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Lucas Bros. Qua 28 Mar 2012, 09:59

    quer dizer, mais recente
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Convidad Qua 28 Mar 2012, 10:01

    a nintendo fez um controle porco! quase todos os jogos usam esta alavanca. nem sei pra quê criaram o direcional em cruz se nem utilidade tem .

    espero que algum user teste essa gambiarra ai e comente pra nós se realmente vale a pena.
    Tchuk-ex
    Tchuk-ex
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 415
    Posts Posts : 1417

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Tchuk-ex Qua 28 Mar 2012, 13:21

    Weber escreveu:Ótimo tutorial, mas eu achei meio complicado =P
    No meu caso é o seguinte:

    Eu tenho três controles, um com o analógico quebrado, o outro as vezes o analógico funciona somente para uma direção, de forma automática, e o último funciona perfeitamente.

    Existe alguma forma de eu substituir o stick do analógico por outra coisa?
    Grato Very Happy
    Bom, o seu controle que funciona em uma direção o problema deve ser o desgaste mesmo, mas quanto ao seu stick quebrado, repor ele é difícil, e os vendedores do ML metem a faca, caso você more em uma cidade do interior da pra catar essas partes e controles bem baratos nas antigas locadoras, já que os donos costumam liquidar os videogames mais velhos (comprei um dreamcast por 30 reais numa locadora, LOL), mas caso você não tenha essa sorte de conseguir controles baratos o que eu recomendo caso a quebra tenha sido na base do stick é que você fure as duas partes que se separaram com a quebra com uma broca BEM pequena, e então você pode colocar um pino metálico com o mesmo diâmetro do furo para uni-las, e então você pode selar isso com uma cola instantânea, o problema desse método é que você vai ter que ter equipamentos mais sofisticados para faze-lo, como um equipamento para segurar as peças enquanto você as fura (morsa), mas caso você não tenha como fazer o que eu acabei de dizer, um pouco de cola epoxy, se bem aplicada, talvez resolva o problema.

    Uma coisa interessante que eu vi num forum gringo é que um cara colocou o analógico de ps1 (menos preciso, porém BEM mais durável) no controle de n64, porém ele usou alguns equipamentos que eu nem sonho em ter Laughing

    Espero ter ajudado.

    Lucas Bros. escreveu:quer dizer, mais recente
    Esses controles novos são muito caros, não tenho dinheiro pra ficar dissecando eles, sendo que sempre há a chance de matar o controle enquanto se estuda ele, mas há a possibilidade do controle de x360, já que uma colega minha ta pedindo que eu conserte o controle dela.

    Hitsugi escreveu:a nintendo fez um controle porco! quase todos os jogos usam esta alavanca. nem sei pra quê criaram o direcional em cruz se nem utilidade tem.

    espero que algum user teste essa gambiarra ai e comente pra nós se realmente vale a pena.
    Não que o controle seja porco, porém por ser o primeiro direcional analógico, é obvio que ele irá apresentar apresentar problemas que os que os que vieram depois não vão, quanto ao direcional em cruz, ele sempre esteve lá, as desenvolvedoras não usaram porque não queriam, mas também axo que ele deveria ter sido mais usado...
    Bom, eu e meus primos usamos isso faz tempo, e nunca tivemos problemas.

    Caso alguém não tenha conseguido acompanhar o tutorial escrito, avise nos comentários que eu tento fazer um vídeo ^w^
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Convidad Qua 28 Mar 2012, 13:26

    Quando tive N64, em uma semana o Mario andava sozinho, com aquele analógico porco. Lembro que tinha que apertar 3 botoes para fazer parar, mas mal triscava no analógico e já voltava.

    Foda era meu pai brigando comigo, falando que já tinha quebrado o controle, sendo que eu tomava o maior cuidado.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Convidad Qua 28 Mar 2012, 13:32

    Acho estranha essa história do analógico do controle do N64 durar pouco, pois tive um N64 por anos e nenhum controle apresentou problemas, no máximo deixaram de ficar tão "duros", mas nada de andar sozinho ou algo que estragasse a jogabilidade, porém sempre escuto o pessoal reclamar sobre... o.O

    Editado: Mesmo assim ótimo tutorial!
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Convidad Qua 28 Mar 2012, 13:56

    Fabricio Bits escreveu:Acho estranha essa história do analógico do controle do N64 durar pouco, pois tive um N64 por anos e nenhum controle apresentou problemas, no máximo deixaram de ficar tão "duros", mas nada de andar sozinho ou algo que estragasse a jogabilidade, porém sempre escuto o pessoal reclamar sobre... o.O

    Editado: Mesmo assim ótimo tutorial!

    Pois é cara, juro que 1 semana tava andando sozinho. O meu era aquele meu lilás, para fazer parar de andar tinha que apertar os l+R+Start, se não me falhe a memoria.
    Bredy
    Bredy
    Membro Nv.MÁX
    Membro Nv.MÁX


    Karma Karma : 52
    Posts Posts : 393

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Bredy Qua 28 Mar 2012, 14:02

    robert.prado2 escreveu:
    Fabricio Bits escreveu:Acho estranha essa história do analógico do controle do N64 durar pouco, pois tive um N64 por anos e nenhum controle apresentou problemas, no máximo deixaram de ficar tão "duros", mas nada de andar sozinho ou algo que estragasse a jogabilidade, porém sempre escuto o pessoal reclamar sobre... o.O

    Editado: Mesmo assim ótimo tutorial!

    Pois é cara, juro que 1 semana tava andando sozinho. O meu era aquele meu lilás, para fazer parar de andar tinha que apertar os l+R+Start, se não me falhe a memoria.
    Joguei por 2 anos na casa do meu primo e nunca deu problema. Sorte? Talvez 8)
    Tchuk-ex
    Tchuk-ex
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 415
    Posts Posts : 1417

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Tchuk-ex Qua 28 Mar 2012, 14:07

    robert.prado2 escreveu:
    Fabricio Bits escreveu:Acho estranha essa história do analógico do controle do N64 durar pouco, pois tive um N64 por anos e nenhum controle apresentou problemas, no máximo deixaram de ficar tão "duros", mas nada de andar sozinho ou algo que estragasse a jogabilidade, porém sempre escuto o pessoal reclamar sobre... o.O

    Editado: Mesmo assim ótimo tutorial!

    Pois é cara, juro que 1 semana tava andando sozinho. O meu era aquele meu lilás, para fazer parar de andar tinha que apertar os l+R+Start, se não me falhe a memoria.
    No meu caso o Mário não andava sozinho, mas ficava dando moonwalk Laughing
    Nos jogos de corrida isso também encomodava, o carro ficava indo pro lado que você não queria Rolling Eyes

    #Bredy
    Saiba que você e o seu primo são MUITO sortudos Wink
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Convidad Qua 28 Mar 2012, 14:35

    Ótimo tutorial, Tchukex. Tenho 2 controles com os analógicos quebrados e a muito tempo gostaria de conserta-los. Assim que eu puder, irei seguir o que diz aqui para ver se dá certo mesmo.

    Oh, btw, um desses controles também está com problemas no botão ''B''(não funciona). Recomenda alguma coisa?
    ATQF
    ATQF
    Membro Nv.8
    Membro Nv.8


    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 102

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por ATQF Qua 28 Mar 2012, 14:58

    N-Blast
    Vei, Da hora...
    Tchuk-ex
    Tchuk-ex
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 415
    Posts Posts : 1417

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Tchuk-ex Qua 28 Mar 2012, 15:31

    Mazza escreveu:Ótimo tutorial, Tchukex. Tenho 2 controles com os analógicos quebrados e a muito tempo gostaria de conserta-los. Assim que eu puder, irei seguir o que diz aqui para ver se dá certo mesmo.

    Oh, btw, um desses controles também está com problemas no botão ''B''(não funciona). Recomenda alguma coisa?
    Oi mazza, que bom que você gostou do tutorial (^∀^)/º
    Quanto ao seu botão "B", creio que tenha acontecido a mesma coisa que aconteceu no meu gameboy, então vou exemplificar usando a minha cobaia, digo, o meu controle de n64 ^^'

    Bom, para desmonta-lo não tem mistério, é só seguir o que eu coloquei acima, porém desta vez após desconectar a caixa do analógico do controle nós vamos destacar a placa do controle:

    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00834bm
    (cuidado na hora de retirar a placa, para não deixar os botões cairem, senão é muito chato ficar recolocando eles (ºAº))

    Na imagem abaixo temos a parte referente ao contato do botão "B", esses contatos muitas vezes ficam sujos, e com isso ele para de reconhecer os comandos, recomendo que se remova essa sujeira com um cotonete molhado com alcool isopropílico, mas caso a camada de sujeira seja muito resistente, tambem pode ser retirada usando um palito de dentes, sem fazer muita força, é claro.
    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00835og

    Outra coisa que pode causar problemas são essas borrachas que fazem o contato do botão com a placa, caso haja um desgaste nessas borrachas pretas, essa parte deverá ser trocada, mas lembre-se: é MUITO raro haver um desgaste significativo nessa borracha, mas mesmo assim não é uma possibilidade a ser descartada.
    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Dsc00836gh

    Espero ter ajudado Wink
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Convidad Qua 28 Mar 2012, 19:25

    Tomara que não seja mesmo um desgaste, pois não sei aonde arrumar essas borrachas extras ou como fazer/encontrar um substituto.

    Muito obrigada mesmo, Tchux. Mais que agradecida. Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64. Empty Re: [TUTORIAL] Consertando o analógico do n64.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 06:35